A MALDIÇÃO, AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO


Joseph DELANEY
Editora BERTRAND BRASIL
2014
288 páginas

SINOPSE: "Você corre perigo, filho", disse minha mãe. "Mas não se esqueça... Quando você for homem, então será a vez de as trevas ficarem com medo... foi para isso que lhe dei a vida...". O CAÇA-FEITIÇO e seu aprendiz viajaram a Priestown para tratar de um assunto pendente. Nas catacumbas da catedral está a criatura diabólica que o Caça-Feitiço não conseguiu derrotar. Chamam-na de FLAGELO. Quando Thomas Ward e seu mestre se preparam para a maior batalha de suas vidas, fica evidente que o Flagelo não é o seu único inimigo no Condado. O Inquisidor acabou de chegar a procura daqueles que lidam com as trevas. Será que eles conseguirão sobreviver ao horror que está a caminho?

Quando se trata de uma série de livros, é sempre difícil manter no leitor a recordação dos acontecimentos anteriores. De forma disfarçada, através de conversas ou de curtos pensamentos de Thomas, o aprendiz do Caça-feitiço, os principais acontecimentos da história anterior são descritos, e isso sem interromper a ação do momento. Detalhes desse tipo, demonstram a preocupação que o autor tem em manter a imersão do leitor no livro.

Nesta segunda aventura, Thomas e o Caça-feitiço precisam acabar com o Flagelo, uma criatura sem forma, encarcerada em uma prisão abaixo de uma catedral, que usa seus poderes para influenciar maleficamente os habitantes de uma cidade. Anos antes, o próprio Caça-feitiço a confrontou, mas não conseguiu sair vitorioso. Na verdade, quase morreu na luta.

“A perna que havia sido amputada ainda estava entalada na fenda do piso da igreja, e o ogro, muito concentrado em chupar o sangue lentamente para prolongar seu prazer. É assim que age um estripa-reses. Simplesmente chupa e saliva sem pesam em mais nada, até perceber gradualmente que cada vez menos quantidade de sangue está chegando à sua boca.”

Além dela, também terão que lidar com o Inquisidor, um homem poderoso, cuja maldade não precisa ser aumentada pelo Flagelo. Através de sua autoridade, ele acusa, condena e executa pessoas inocentes com base na suspeita de bruxaria e se apodera dos bens deixados. Ele odeia todos os caça-feitiços e os persegue com determinação.

Também temos a volta de Alice, de onde vem a improvável esperança para Thomas e o Caça-feitiço conseguirem se salvar e derrotar o Flagelo. Mas no processo, ela, ou os dois companheiros, podem acabar mortos. Pela criatura, ou pelo Inquisidor.

“Alice tinha razão. Percebi alguma coisa no canto e senti frio. Os pelinhos na minha nuca ficaram em pé. Provavelmente, era apenas o estrangulador Matty Barnes outra vez.”

Joseph DeLaney confirma em A MALDIÇÃO sua incrível capacidade para criar uma história curta cheia de suspense, terror, mistérios, ação, confrontos, fantasmas, criaturas incríveis e uma série de eventos de tirar o fôlego. Pequenos trechos onde Alice e Thomas precisam esperar em um porão úmido para escaparem do Inquisidor e do Flagelo, acompanhados por um fantasma que os espreita na escuridão das escadas, apenas esperando eles adormecerem para tentar matá-los, é de gelar o sangue. Ou na batalha final, quando a profecia que indica que um dos três não saíra vivo do confronto, deixa urgente a leitura de todas as páginas para descobrir se ela se cumprirá. Ou mesmo quando Thomas descobre como sua mãe e seu pai se conheceram, numa das passagens mais criativas e emocionantes do livro.

Thomas, embora ainda aprendiz, demonstra mais experiência e maturidade, mas sem perder suas pausas diante do medo. Alice continua enigmática e apaixonante. Mesmo com sua dualidade, ela permanece fiel a Thomas. E desvendamos alguns dos mistérios do passado do Caça-feitiço, como suas duas paixões, ambas proibidas e dolorosas.

“Uma mão invisível me agarrou e me atirou contra a parede com tanta força que me fez expelir todo o ar do corpo. Começou, então, a me pressionar, uma pressão tão forte e constante que senti minhas costelas iriam se partir.”

Enfim, A MALDIÇÃO confirma que é uma das, se não a melhor, série fantástica dos últimos anos. E ainda é incompreensível para mim como permanece desconhecida para a maioria dos leitores. Inclusive, é espantoso que os livros da série, embora tenham conteúdo fortemente de terror, sejam colocados nas seções infantis das livrarias, onde os leitores alvo nem passam perto. Ou é descaso da editora, ou total desconhecimento das livrarias sobre o conteúdo da obra.

Repito o que disse na resenha do primeiro livro. Se você gosta de histórias fantásticas de aventura e terror, não pode perder esta série. Só não se esqueça do aviso mais importante, que é sempre destacado na capa traseira de todos os livros: 

“CUIDADO: Não deve ser lido à noite!”

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

15 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não li esse livro, está bem na minha estante esperando para ser estreiada. Essa resenha me deu vontade de lê-lo que acho que vou abrir agora. Só porque você disse para não ler a noite, vou fazer justamente isso, vou virar a noite lendo. Boa sorte para mim!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de desejados, infelizmente estou atrasada nas leituras e terei que aguentar esperar depois dessa resenha top uashausuahsu
    Tt: @AlohaSattler
    ig: @patysattler

    ResponderExcluir
  3. Oi.. Não conhecia o livro e nem a série... Gosto de histórias fantásticas... Mas terror não é bem o meu forte rsrs. Parabéns pela resenha!
    Ps. Amei a capa do livro!

    ResponderExcluir
  4. Linda capa e lindas citações! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro e por enquanto ele não está na lista. Estou preferindo outros gêneros por agora.

    ResponderExcluir
  6. Oie, a capa é maravilhosa e parabéns pela resenha, mas infelizmente não curto muito esse gênero :/

    TT:@nayane_cida
    IG:@nayane_aparecida

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia e fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha, ficou incrível.

    ResponderExcluir
  9. Sem duvida essa foi uma das melhores resenhas que já li. Costumo ler o que o pessoal está lendo. Mas vou dar uma chance pra esse livro.

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é muito perfeita!!

    ResponderExcluir
  11. Caraca, sabe aqueles livros que você necessita? Tipo esse, quero pra já. Amei tudo.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é um dos meus filhos na estante :) amo muito s2
    Bjos, ig lc.rabiscos

    ResponderExcluir
  13. “CUIDADO: Não deve ser lido à noite!” Adorei, adoro ler esses livros de noite, melhora o suspense!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito completa a resenha. Eu tenho uma incrível dificuldade de relembrar acontecimentos anteriores de séries e odeio quando o autor começa a puxar muito coisas que aconteceram em livros anteriores, o livro se torna repetitivo. Dicas curtas através de diálogos normalmente já é o suficiente. Parabéns pela resenha.
    Instagram: @kianidemonti

    ResponderExcluir
  15. Essa série me persegue por onde quer que eu vá, não tem jeito! haha Como já disse, quero MUITO ler! Parece ser uma história fantástica ^^

    Beijos =*

    ResponderExcluir