MELHORES DE 2015


Fim de ano é sempre lotado de listas. Quem somos nós para sermos diferentes? Eis aqui a nossa lista dos melhores livros lidos em 2015. Lembrando que não são os melhores livros lançados, e sim os que nossos colunistas leram.  

Deixem a opinião de vocês! ;)



MENSAGEM DE UMA MÃE CHINESA DESCONHECIDA
XINRAN

SINOPSE: Em Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, Xinran aborda com delicadeza um dos aspectos mais cruéis e polêmicos da sociedade chinesa contemporânea, e dá voz às mães que não puderam vivenciar a plena maternidade por terem dado à luz bebês do sexo feminino.


SUA RESPOSTA VALE UM BILHÃO
Vikas SWARUP

SINOPSE: Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

POR LUGARES INCRÍVEIS
Jennifer NIVEN

SINOPSE: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



O BEIJO DAS SOMBRAS
Richelle MEAD

SINOPSE: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

DESASTRE IMINENTE
Jamie MCGUIRE

SINOPSE: Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida - ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy. Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as forças ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis 'Cachorro Louco' Maddox vai ser derrotado por uma garota?


CIDADES DE PAPEL
John GREEN

SINOPSE: Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.
Tem resenha no GETTUBhttp://gettub.blogspot.com.br/2015/07/cidades-de-papel.html



MUNDO NOVO
Chris WEITZ

SINOPSE: Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos. Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes. Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

AZUL É A COR MAIS QUENTE
Julie MAROH

SINOPSE: Clementine é uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, "Azul é a Cor Mais Quente" surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.


O APRENDIZ, AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO
Joseph DELANEY

SINOPSE: Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror... e uma grande aventura! O aprendiz, primeiro livro da série de fantasia As aventuras do Caça-Feitiço, escrito por Jospeh Delaney (e traduzido pela prestigiada Lia Wyler, responsável pelo texto em português da saga de Harry Potter), que já vendeu centenas de milhares de exemplares em todo o mundo, é uma história repleta de emoção e muitos, muitos sustos. Por isso, cuidado: não deve ser lido à noite!
Tem resenha no GETTUBhttp://gettub.blogspot.com.br/2015/07/o-aprendiz-as-aventuras-do-caca.html



EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER
Jesse ANDREWS

SINOPSE: Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.

MOSQUITOLÂNDIA
David ARNOLD

SINOPSE: “Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem.” Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Missis - sippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demô- nios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.
Tem resenha no GETTUBhttp://gettub.blogspot.com.br/2015/10/mosquitolandia.html

POR LUGARES INCRÍVEIS
Michelle FALKOFF

SINOPSE: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




SR. DANIELS
Brittany C. CHERRY

SINOPSE: Depois de perder a irmã gêmea para a leucemia, Ashlyn Jennings vê sua vida mudar completamente. Além de ter de aprender a conviver sem parte de si mesma, ela precisa se adaptar a uma nova rotina. Enviada pela mãe para a casa do pai, com quem mal conviveu até então, ela viaja de trem para Edgewood, Wisconsin, carregando poucos pertences, muitas lembranças e uma caixa misteriosa deixada pela irmã. Na estação de trem Ashlyn conhece o músico Daniel, um rapaz lindo e gentil, e a atração é imediata. Os dois compartilham não só o amor pela música e por William Shakespeare mas também a dor provocada por perdas irreparáveis. Ao sentir-se esperançosa quanto a sua nova vida, Ashlyn começa o ano letivo na escola onde o pai é diretor. E não consegue acreditar quando descobre, no primeiro dia de aula, que Daniel, o belo músico de olhos azuis com quem já está completamente envolvida, é o Sr. Daniels, seu professor de inglês. Desorientados, eles precisam manter seu amor em segredo, e são forçados a se ver como dois desconhecidos na escola. E, como se isso já não fosse difícil o bastante, eles ainda precisam tentar de todas as formas superar os antigos problemas e sobreviver a novos e inesperados conflitos.
Tem resenha no GETTUBhttp://gettub.blogspot.com.br/2015/11/sr-daniels.html

BELA DISTRAÇÃO
Jamie MCGUIRE

SINOPSE: Cami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga. Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora. Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre — mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez. Em Bela distração, o leitor vai mergulhar novamente nas emoções do universo de Belo desastre, além de vislumbrar mais alguns momentos do casal mais amado da literatura new adult, Travis e Abby.

ORGULHO E PRECONCEITO
Jane AUSTEN

SINOPSE: O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século 18. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século 18.

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

24 COMENTÁRIOS

  1. Oi Carlos!

    Olha, vou te contar viu... Nunca foi tão difícil escolher só três livros, sem or de misericórdia. Agora que tô vendo aqui minhas escolhas, percebi que além desses três, li outros livros maravilhosos esse ano. Mas enfim, dos outros que vocês escolheram só tenho vontade MESMO de ler Mosquitolândia e Azul é a Cor Mais Quente.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Quero ler muitos desses que indicaram como melhores de 2015, estão na minha lista de desejados, que venha 2016 com muitos livros aushauhsuahaus
    TT: @AlohaSattler
    ig: @patysattler

    Blog: http://livroraturalivros.wix.com/futilporemutil

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal... Super livros, os escolhidos por vocês. De todos eu escolho Orgulho e Preconceito como o melhor!
    Que venham muitos outros em 2016!!!

    ResponderExcluir
  4. Desejo muito ler por lugares incríveis! Parecer ser um livro muito interessante pela sinopse! E ótima seleção de livros! Parabéns 😻

    ResponderExcluir
  5. De todos esses li apenas Sr. Daniels, o beijo das sombras e Desastre iminente, mas só o primeiro nesse ano. Não sei se eu chegaria a classificar o Sr. daniels um dos melhores do ano, é o tipo de livro que preciso pensar. kkkk Eu estava amando completamente até a metade e aí a autora deu um novo rumo a história e achei que ela se perdeu um pouco na narrativa. O final também não me fez suspirar como imaginei que faria. Mas não deixa de ser um livro ótimo.

    Mosquitolandia e Por lugares Incríveis estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. De todos os livros só li Desastre Iminente, Cidades de Papel e Azul é a Cor Mais Quente, eu amei os três, mas se fosse pra escolher desses três o melhor que eu li, eu escolheria Azul é a Cor mais Quente, o livro é simplesmente perfeito *-*

    TT:nayane_cida
    IG:nayane_aparecida

    ResponderExcluir
  7. Dessa lista só li Por lugares incríveis, Mosquitolândia e Cidades De Papel. Que por sinal eu amei!

    ResponderExcluir
  8. Minha lista é a seguinte:
    1. Como Eu Era Antes de Você
    2. O Lado Feio Do Amor
    3. Maybe Someday

    ResponderExcluir
  9. Livros lindos, com histórias mais lindas ainda. Mas para mim a lista de melhores de 2015 foi : - EU SOU O MENSAGEIRO (Markus Suzak);
    -RATOS (Gordon Reece); APRENDENDO EM SEIS (Marcela Campbell) e mais outros que não lembro de cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ver as listas de vocês, já estou vendo livros que estão na minha lista de desejados de 2016!

    ResponderExcluir
  11. Orgulho e preconceito Lacra com certeza todos os outros haushauahau mentira. O&P é muito bom para quem ama romances de époc . Eu me apaixonei quando vi o filme e estou louca para ter aquela edição da Jane Austen em capa dura com aquela capa DIVOSA.

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ganhar Bela Distração ú.u vou começar a ler e terminar ainda esse ano *-*

    ResponderExcluir
  13. Ganhei "Por Lugares Incríveis" de Natal, estou quase surtando, tem uma lista enorme na frente dele, mas preciso ler haha

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum dessa lista!!!!

    Quero muito ler "Por Lugares Incríveis", mas tive que deixar para 2016. Em 2016 queria muito ler algo da Jane Austen também. Estou colocando vários na minha lista!


    ahhahahah

    Beijo para todos!
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  15. Não li quase nenhum dessa lista, mas vários desses estão na wishlist pra 2016. Esse post foi só um incentivo pra mim querer lê-los logo!
    #Vem2016 haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Quando vai ter outra seleção de "MELHORES"???? Podia fazer uma seleção a cada mês para vermos o que os leitores estão lendo por aí e quais suas conclusões sobre ele.

    tt: @AlohaSattler
    ig: @patysattler

    ResponderExcluir
  17. Tem livros nessa lista que nunca ouvi falar .-. tem resenhas sobre eles no blog?????
    tt: @AlohaSattler
    ig: @patysattler

    ResponderExcluir
  18. Vi "Azul é a cor mais quente" na Bienal RJ, só não comprei por causa de dinheiro. Me arrependi de não ter comprado, mas pode deixar que em Janeiro de 2016 ainda lerei!

    ResponderExcluir
  19. Já li alguns da lista, são bons!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. A maioria da lista eu não li... Mas os que li... São perfeitos...
    Cidades de papel s2
    (todos) Belo desastre s2w
    E Orgulho e preconceito

    ResponderExcluir
  21. Adoro a série Vampire Academy e esse Por Lugares Incríveis parece ser muito bom!
    Instagram @kianidemonti

    ResponderExcluir
  22. Já li algum desses , e alguns anotei na lista de desejados de 2016 kk

    ResponderExcluir
  23. E de todos esses eu não tive a oportunidade de ler nenhum, espero que esse ano dê.

    ResponderExcluir