10 YOUNG ADULTS PARA LER EM 2016


Olá, leitores!

Nas férias é comum dar aquela arrumadinha na estante e fazer algumas listinhas de livros lidos, séries a completar... No meu caso, eu resolvi fazer uma lista dos 10 YOUNG ADULTS preferidos, sejam lidos ou não. Vamos conferir? 

Primeiramente, o que é Young Adult?

Literatura Young Adult, abreviada como YA traz temáticas mais adultas como sexualidade e autodescoberta diferenciando-se da literatura infanto juvenil, abrangendo a faixa etária de 14 a 21 anos. Ou seja, são os livros mais conhecidos e lidos na atualidade, principalmente entre os jovens. 

Em 2015, foram lançados ótimos YA, bem como nos anos anteriores. Resolvi trazer aqueles que li e que lerei em 2016 divididos por editora. 

1. EDITORA INTRÍNSECA


CIDADES DE PAPEL e MOSQUITOLÂNDIA são dois livros que contém "road trip" que marcaram meu ano. Quentin e Mim são protagonistas com determinação e humor únicos. As semelhanças entre nós, fez com que a leitura fosse agradável e muitas citações reflexivas e engraçadas foram guardadas. 

Impossível não ler um destes livros sem sentir vontade de viajar em busca da autodescoberta ou de um grande amor.

2. EDITORA NOVO CONCEITO


A PLAYLIST DE HAYDEN é um livro pesado. Bullying, suicídio e traição adolescente recheiam a narrativa. Apesar de ter um quê visceral um tanto exagerado, tornou-se um dos meus preferidos. Mais uma vez, o protagonista com estilo "alternativo" e os elementos geek me cativaram. 

3. EDITORA FÁBRICA 231


EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER foi meu preferido do ano. Com piadas fora de hora e muita cinematografia, Greg, Earl e Rachel se tornaram meus melhores amigos por algumas horas (tempo pelo qual devorei o livro). Trazendo uma releitura com tom de sátira dos sick-lits, mesmo com uma personagem em estágio terminal, consegue ser completamente sem-noção e agradável. Ah, vale lembrar que este foi um livro divisor de opiniões, então vale a pena ler sem ligar muito para a opinião de quem já leu, ok? 

4.  EDITORA PLANETA

ENTRE DOIS AMORES é uma espécie de chick-lit adolescente. Com a personagem principal apaixonada por moda e garotos, o desfecho é inevitável e um tanto óbvio, mas nem por isso deixa de ser uma leitura cheia de emoções e aprendizados. 

5.  EDITORA GALERA JÚNIOR


Não sei se posso considerar A FOFA DO TERCEIRO ANDAR um YA, mas o coloquei na lista por conter elementos parecidos com os livros anteriores. Ana é uma narradora que conta sua história durante um ano. De todos os livros da lista, é o que o personagem principal mais se descobre e se aceita no final. 

6. EDITORA GALERA 


AMY & MATTHEW, o YA com quê de sick-lit, com final previsível e acontecimentos que aparecem muito rápido. Entretanto, é um bom livro para os românticos fãs de personagens inusitados. 

Para concluir, À PROCURA DE AUDREY, sobre o qual eu não vou falar muito pois em breve vai ter resenha aqui no blog. :)

Espero que minhas opiniões tenham servido como dica de leitura. Desejo também um ano novo cheio de paz, felicidade e boas leituras a todos. 

Tags:

Compartilhe este post:

Mylane Damasceno

Além de ser amante da literatura, amo blogar. Gosto de atualidades ou de algo mais retrô. Leio de economia à literatura, de Rick Riordan a José de Alencar. Me emociono facilmente com filmes e livros, e tenho vontade de fotografar quase tudo que vejo. Sou fã de dias chuvosos e músicas calmas.

28 COMENTÁRIOS

  1. Já li Cidades de papel e gostei muito, apesar das pessoas criticarem tanto o livro, também já assisti a adaptação e gostei, não é lá essas coisas todas, mas é legalzinha de se ver.
    Há muito tempo quero ler Amy & Matthew e A Playlist de Hayden, espero que esse ano eu consiga lê-los, temos muitos meses pela frente, acho que dá tempo suficiente ^^
    Irei esperar a resenha de vocês sobre o livro À Procura de Audrey, porque é um livro que já vi pelas redes sociais mas, não sei exatamente sobre o que se trata. Estou bem curiosa com relação a ele, se for tão bom quanto espero que seja, pretendo colocá-lo na minha meta de leitura para esse ano :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mylane! Muito boa a sua lista! Tirando "Entre dois amores", quero ler todos! Alguns estão, inclusive, nas minhas metas desse ano.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler Cidades de Papel, espero que consiga nesse ano!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lista maravilhosa, quero ler a maioria! Desses só li Cidades de Papel e não gostei muito. Comprei a Procura de Audrey esses tempos e já vou passar na frente de vários.

    ResponderExcluir
  7. Mylane me deu vontade de ler, o livro Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer. Parece ser muito bom!
    Já assisti o filme, Cidades de Papel, pra mim não foi aquele filme aquilo tudo rss mas também não foi tão ruim assim haha. Quero ler o livro agora, pra ver o que eu acho rs.

    ResponderExcluir
  8. Mylane me deu vontade de ler, o livro Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer. Parece ser muito bom!
    Já assisti o filme, Cidades de Papel, pra mim não foi aquele filme aquilo tudo rss mas também não foi tão ruim assim haha. Quero ler o livro agora, pra ver o que eu acho rs.

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti o filme Cidade do Papel e não gostei muito mas tô querendo bastante ler Mosquitolandia já li várias resenhas e tal e tô super empolgado

    ResponderExcluir
  10. E sem falar de A Playlist De Hayden que não tenho o livro mas vou le em e-book por que é magnífico 👌💝

    ResponderExcluir
  11. Gostei das escolhas... Desses, eu só li À Procura de Audrey e eu amei.
    Os outros tenho vontade de ler, menos Cidades de Papel, que pra mim, John Green não funcionou muito kkk Não é prioridade.

    Adorei o post! Quero ver mais indicações assim!!

    Bjs
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  12. Não li nenhum desses, mas Mosquitolândia e a playlist de Hayden estão na minha lista!

    ResponderExcluir
  13. Hahhah, Cidades de Papel é maravilhoso, sem dúvida, agora os outros eu nunca li, somente ouvi falar mesmo e adoro demaaaaais todo esse carinho que vocês tem preparando os posts <3

    ResponderExcluir
  14. Desses 10 livros, 8 estavam na minha lista, mas depois desse post acrescentei os outros 2.
    De todos eles, o que eu menos tenho interesse é "Cidades De Papel", porque eu já li ACEDE e O Teorema Katherine e admito que não gostei muito, mas eu quero ler CDP para ver se tem algum livro do John Green que me agrade, nem que eu tenha que ler todos eles rs.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu gosto muito de YA, e quero ler alguns do que você citou este ano, como A Procura de Audrey e Dois Mundos de Astrid Jones, um grande abraço e até mais!

    Diurnos Leitores

    ResponderExcluir
  16. Mylane!
    Bem bacana suas escolhas para leitura em 2016.
    Tenho aqui Amy e Mathew e A procura de Audrey para leitura.
    Gostaria de ler A lista de Hayden.
    E já li Cidades de Papel, falta ver o filme.
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  17. De todos li apenas Cidades de Papel. Quero muito ler Mosquitolandia mas estou esperando o momento certo pra ler. Acho as histórias que tem road trip muito interessantes, estou lendo no momento uma delas, o livro Supreendente do Maurício Gomyde, estou viajando junto com os personagens, me passa um turbilhão de emoções e sem duvida é um livro que gostaria que o blog desse uma atenção (se possível), até pelas lições que tiramos do personagem Pedro. Gostei muito do post e já vou providenciar o meu Mosquitolandia!

    ResponderExcluir
  18. Minha meta para esse ano. Ler todos esses livros ai! Quero muiito ler Amy e Matthew! Parece ser incrivel!
    TOP COMENTARISTA

    ResponderExcluir
  19. confesso que não sou fã de YA, tipo tem uns q eu gosto tem outros que eu não consigo passar do primeiro cap.
    mas tem uns dessa lista que eu quero muito ler como o Mosquitolandia e o Playlist. talvez eu dê uma chance a mais YA, que provavelmente estará na sua lista

    ResponderExcluir
  20. Essas capas são muito fofas. Olhem só para elas. Eu preciso delas.

    ResponderExcluir
  21. Oie,

    Desses livros o único que eu li foi Cidades de Papel e tive uma relação de amor e ódio com ele. A Playlist de Hayden é um dos quais mais me chama atenção por ter uma capa azul <3 Mosquitolândia eu não conhecia e fiquei bem curiosa só pelo titulo e por essa capa super linda.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  22. Desses livros o único que li foi Um Ano Inesquecível, como não amar? Estou louca para ler todos esses livros citados na imagem. A Playlist de Hayden está na minha lista há um tempo, comprarei esse fim de semana. Adorei o post, um dos melhores do blog.

    ResponderExcluir
  23. De todos esses citados li apenas A playlist de Hayden mas tenho bastante interesse em outros dessa lista, inclusive tenho Cidades de papel aqui na minha estante.

    ResponderExcluir
  24. Não sou muito fã do gênero, mas estou pretendendo ler Cidades de Papel, A Playlist de Hayden e À Procura de Audrey, esses com ceerteza estão na lista

    ResponderExcluir
  25. Estou curiosa para ler esses livros, tirando Cidades de Papel que pelo que vi no filme e pelo final terrível fiquei super decepcionada com John Green :/

    ResponderExcluir
  26. Até agora não cheguei a ler nenhum desses. Mas já vou adicionar as próximas leituras.

    ResponderExcluir
  27. Li "Cidades de Papel" e nao gostei nadinha. Ainda nao vi o filme por esse motivo, mas darei uma chance pra ver se a adaptaçao me ganha.
    Tô bem animada pra ler "Mosquitolandia" e "Eu, voce e a garota que vai morrer"
    Nunca tinha ouvido falar desse "A fofa do terceiro andar", mas achei a capa uma gracinha :)
    Preciso ler algo da Sophie Kinsella o mais breve!

    ResponderExcluir