FÚRIA VERMELHA



Pierce BROWN
Editora GLOBO
2014
468 páginas

SINOPSE: Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.

Estou encarregado de resenhar um dos melhores livros que já li na vida.

No começo de tudo, conhecemos o dia-a-dia e um pouco mais sobre Darrow, um Vermelho que vive no subsolo de marte, devido ao fato de que, infelizmente, o planeta não está preparado para receber humanos em sua superfície. Os Vermelhos são chamados de pioneiros, seriam os primeiros humanos a chegar ao astro e deveriam trabalhar no planeta com a intenção de extrair o tão precioso Hélio-3, combustível utilizado no processo de terratransformação, que tornaria a superfície do planeta habitável.


Admito que, no início de toda a leitura, achei o livro relativamente maçante. Muitas descrições e pouca ação e revolução. Com o passar da história, entretanto, Pierce Brown no presenteia com uma verdadeira obra prima do Sci-Fi. Com elementos muitos chamativos, acabamos comparando-o com outros livros já famosos, como O SENHOR DOS ANÉIS, AS CRÔNICAS DO GELO E FOGO, assim como, JOGOS VORAZES.

O mercado literário vem andando abarrotado de histórias sobre distopias. Particularmente, eu gosto muito do gênero, o que só fez meu interesse aumentar mais ainda. Porém, FÚRIA VERMELHA se distingue de outros títulos futuristas ao nos presentear e deleitar, com uma complexa sociedade, um sistema de castas que dividiu as Cores mais importantes das menos importantes.


Cada cor está em uma diferente camada da hierarquia, possuindo os Azuis, Obsidianos, Rosas Marrons, e o topo desta divisão, os cruéis e belíssimos Ouros, aqueles que comandam e administram toda a sociedade. Os Vermelhos, a classe mais baixa, são utilizados de forma escravocrata, sem jamais terem visto a luz do sol, ou sequer um passarinho, e são os trabalhadores braçais. São os “pilares da sociedade” que deveriam se sacrificar para tornar o planeta habitável para a população, que virá depois da transformação do planeta vermelho. Uma coisa interessante, é que todas as pessoas que possuem suas castas, possuem características físicas únicas, como cor dos olhos e cabelos iguais a Cor da sua posição social, e até mesmo algumas formas físicas diferentes, como asas e oito dedos da mão.

“Enrusbeço quando olho para uma mulher nua coberta de fogo azul e laranja. Sua pele lisa não queima. E acho que estou vendo asas nas suas costas.”

Darrow, um garoto de somente 16 anos, se difere de outros protagonistas de distopia ao se mostrar totalmente manipulado pelo governo. De início, ele se demonstra aceitando toda a ladainha empurrada na goela dos Vermelhos e se sente totalmente influenciado pelo sistema opressor imposto pelos Ouros, e só se torna um verdadeiro guerreiro, após o acontecimento das mais terríveis tragédias. O personagem ainda possui um forte senso de família, o que nos mostra uma luta muito mais pelo bem-estar da mesma, do que por qualquer outra coisa. Apesar disso, a luta também é por direitos iguais, por igualdade entre as castas e, o mais importante, o poder de ser livre.

“Quando Eo as beijou, elas ficaram delicadas para o amor. Agora que ela se foi, minhas mãos ficaram duras para o ódio.”

Uma ambientação no mínimo épica. Nos sentimos totalmente sufocados com a descrição das minas de extração, e um alívio tremendo ao descrever o exterior. descrições bem detalhadas, conseguimos afundar completamente na história com descrições belíssimas ou sufocantes. O autor soube realmente manipular o ambiente ao seu favor, para proporcionar ao leitor, o sentimento mais forte possível de submersão.


Com um pensamento interessante sobre preconceito e tirania, somos levados a refletir sobre que caminhos estamos tomando na nossa própria sociedade além de, pensar sobre o preconceito e as formas de política e governo do homem. Um trabalho instigante que nos deixa ansiosos pela continuação.

A trama está sendo adaptada ao cinema pelo diretor Marc Foster, diretor de GUERRA MUNDIAL Z. E podemos ficar tranquilos, já que o roteiro está sendo escrito pelo próprio autor do livro, então teremos um filme que represente seu primogênito com fidelidade!

Compartilhe este post:

Eduardo Carvalho

Sou uma pessoa que vive em muitos mundos: de Percy Jackson, de Jogos Vorazes, de Harry Potter, de Alice, da lua. Ler é um vício extremo que me garante muita raiva e alegria, e já me garantiu o título de louco muitas vezes (principalmente por olharem torto pra mim quado começo a rir sozinho de algo que li).

24 COMENTÁRIOS

  1. Ual! Gostei mto! O que me chamou atenção eh a idéia do livro qdo fla do mundo atual em q vivemos...adorei! Qro conferir em breve! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Desde o post "As Próximas Leituras" eu estava ansiosa pela resenha deste livro. A sinopse me chamou atenção, e agora com a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Parabéns pela resenha! beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muito a leitura. Não vai se arrepender!

      Excluir
  3. Super interessante o tema do livro e super atual, acho importante comentar que as pessoas que lideram nosso mundo estão sempre querendo descobrir algo novo pensando no que de bom pode ser trazido, nesse caso, como você comenta o Helio-3. Mais interessante ainda é o fato de contar sobre a divisão de classes marcante mesmo ser passado no futuro, que levando em consideracao não deveria existir mais. Quero muito ler mesmo sendo uma triologia. Muito boa resenha, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Nossa *-*
    Já quero muito ler! E com um enredo desses, posso dizer que o futuro filme tem tudo pra ser ótimo! Parabéns pela resenha, você conseguiu me convencer a ler novamente um livro do gênero (já li alguns, mas não é algo que eu costume fazer) kkkk

    ResponderExcluir
  5. O livro é bem interessante por ser uma historia que é bem diferente no quesito do lugar aonde acontece os fatos ,que é o planeta Marte , não habitável por nós,por ser subdivido em castas e principalmente pelas características fisícas e emocionais dos personagens!! Tomara que este livro possa me surpreender da mesma forma que foi surpreendente para você,valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do gênero de ficção científica. E agora, creio que ficarei doente por essa série!!! Kkk não só por fazer parte de um dos meus gêneros preferidos, mas também por possuir uma reflexão sobre política, preconceito, e além do mais, ser comparado com Jogos Vorazes. *---*

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei lendo o livro sem saber nada sobre ele, só que era uma distopia e tive a surpresa deliciosa de descobrir um livro INCRÍVEL! Vale a pena ler! Estou ansiosa pelo próximo livro e pelo filme! A história é inteligente, os personagens te conquistam e é gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que o gênero já está um pouco passado para mim, pois costumava ler muitos livros distópicos quando fui apresentada ao gênero. Mas gostei da resenha do livro e me interessei em ler, já que tem muitos elementos interessantes da trama.

    ResponderExcluir
  9. Gostei. Vai para a listinha rs.

    ResponderExcluir
  10. Este livro já estava na lista de leitura a um tempinho. mas ainda não tinha aquela ansia por lê-lo sabe kkk mas quando terminei de ler sua resenha a vontade de le-lo aumentou rsrs ... Parece que a lista de um leitor nunca acaba.. "Ao infinito e além" huashaushau

    ResponderExcluir
  11. Estou seriamente pensando se leio esses livros. Mas pra ler preciso de todos, porque pelo jeito a história é muito boa e viciante e se ficar sem continuação não vai ter graça, então é melhor esperar. Mas caramba, essa ideia é muito legal e o livro já me ganhou na sinopse. Acho que sou outra pessoa que iria amar essa história.
    Não sabia que estavam fazendo um filme dele, que legal!

    ResponderExcluir
  12. Amo muito o gênero de ficção científica, tou com medo de ler e me apegar demais. Tenho que estudar para o ENEM, assim não dou conta... kkkk Não vou resistir, terei que ler!

    ResponderExcluir
  13. Quase nunca leio ficção. Mas tenho um vicio enorme pelos filmes de ficção e logo se vira filme eu quero ler haha logica que só nóis entende!

    ResponderExcluir
  14. Oi Eduardo!

    Eu concordo com você quanto a esse livro ser um dos melhores do genero, nossa. Me deixou sem ar quando eu li.
    O seguinte também é muito bom. Enquanto o primeiro é fúria e guerra, basicamente, o segundo é traição e estratégia. Eu realmente estou ansiosa pelo terceiro livro!

    ResponderExcluir
  15. Olá. Que livro ótimo, me interessei apenas com a resenha. Quem não ama distopia? Eu amoooooo ❤

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito do gênero distópico, e fico ainda mais encantada com o fato que esse enredo em particular se diferenciar tanto de outros livros. A trama e os personagens, bem como a divisão que o autor faz, me parecem muito particulares e originais, e isso me atrai muito.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Esse livro está na minha lista e leitura, vi muito comentários positivos sobre esse livro o que me deixou bem curiosa e lendo a resenha gostei bastante da historia e principalmente esse mundo que a autora criou que parece ser bem interessante e com certeza o Darrow e um protagonista bem diferente no começo !!

    ResponderExcluir
  18. Caramba Eduardo, que resenha!
    faz um tempão que eu tô afim de fazer essa leitura e cada resenha que eu leio me deixa mais afim, espero ter a oportunidade de adquirir o meu exemplar em breve. pois se eu ler mais uma resenha foda feito a tua sobre ele não vai me restar unha nos dedo. Parabéns, tua resenha tá muito bem escrita e explicada, não tem como não ficar afim de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse livro parece perfeito! Já tinha ouvido falar muito bem mas não sabia que era TÃO bom assim :D Acho que nos faz sentir realmente na história, como se vivêssemos nesse mundo. Quero muito ler, amo histórias deste gênero! Abraços, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  20. Quando eu vi o lançamento desse livro, logo fiquei desejando.
    ELE TEM VÁRIAS COISAS QUE EU GOSTO EM UM LIVRO, começando pela temática incrível.
    Quero MUITOOOOOOOOOO comprar logo para lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Uau! Mais um pra lista! Depois que conheci esse site minha lista triplicou.

    ResponderExcluir
  22. Resenha perfeita, parabéns Eduardo.

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser perfeito! Mais um pra minha pequena lista. Resenha diva, parabéns!

    ResponderExcluir