JOGOS VORAZES


Suzzane COLLINS
Editora ROCCO
2010
397 páginas

SINOPSE: Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Que comece a septuagésima quarta edição dos JOGOS VORAZES!

Ele é o primeiro livro da trilogia, composta por JOGOS VORAZES, EM CHAMAS e A ESPERANÇA. Todos estes já foram adaptados para as telinhas de cinema. Eles encantam, e também espantam, muita gente.

Katniss Everdeen tem sido a principal fonte de sobrevivência de sua família, no caso Prim - sua irmã mais nova -, e sua mãe. Ela e Gale caçam além das cercas do distrito, o que é ilegal, porém esta é a forma de manter ambas as famílias vivas. E tem dado certo. Katniss é muito precisa com seu arco, e Gale é ótimo com arapucas.

O dia da colheita se aproxima, são doze distritos e serão vinte e quatro tributos, que serão simplesmente enviados para morrer. 

Nos anos anteriores, apenas ela tinha que se inscrever, mas agora Prim também precisará, pois tem a idade mínima para isso. As inscrições não são voluntárias, pelo menos não no distrito doze, onde a principal preocupação é não morrer de fome. A maioria dos outros distritos quase sempre encara isso como uma honra e, portanto, quase sempre tem voluntários. 

"Está na hora do sorteio. Effie Trinket, como faz todos os anos, diz:
- Primeiro as damas! - E cruza o palco até a bola com os nomes das garotas. Ela se aproxima, enfia a mão bem fundo na bola e retira uma tirinha de papel. A multidão suspira coletivamente e depois o silêncio é tão grande que é possívelouvir até um alfinete caindo no chão. E estou me sentindo nervosa e desejando desesperadamente que não seja eu.
Effie trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everdeen!"

É como sempre dizem, o que está ruim, sempre pode piorar. Katniss precisa salvar sua irmã da morte certa, ela precisa pelo menos tentar. Por isso, diferentemente do que acontece normalmente no distrito doze, ela se voluntaria. Peeta Mellark é o segundo tributo, o filho do padeiro, que havia salvado a vida de Katniss e sua família há alguns anos.

Durante os preparativos para a apresentação, Haymitch, o mentor dos tributos do distrito doze - que está constantemente bêbado -, tem uma ideia que pode salvar a vida de ambos no jogo, mas para isso eles precisarão fingir ser um casal apaixonado. 

"- Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela não sabia que eu existia até a colheita.
Sons de solidariedade ecoam da multidão. Amores não correspondidos com os quais eles se identificam.
- Ela tem namorado?
- Não sei, mas muitos garotos gostam dela.
- Então, olha só o que você vai fazer. Você vence e volta pra casa. ela não vai poder te recusar nessas circunstâncias, vai? - Diz Caesar, incentivando-o
- Não sei se vai dar certo. Vencer... não vai ajudar nesse caso.
- E por que não? - quer saber caesar, aturdido.
Peeta enrubesce e gagueja
- Porque... porque ... porque ela veio prá cá comigo."

Com isto, eles conseguem patrocinadores, e assim as chances de sobreviver aumentam. Quando os jogos efetivamente começam, Katniss começa a se esconder, e a cada dia que passa, mais tributos morrem. Peeta não estava entre os mortos, ou pelo menos não ainda. No momento em que eles se encontram novamente, Katniss tem uma surpresa não muito boa. 

" Uma discussão tem início e só acaba quando um tributo silencia os outros.
- Nós estamos perdendo tempo! Vou lá terminar o serviço nela e a gente segue caminho!
Quase caio da árvore. A voz é de Peeta"

Será que Peeta estava apenas tentando protege-la? Katniss teria que matá-lo? Quem vencerá os Jogos? E além disso, será que o público estará suficientemente convencido deste amor entre Peeta e Katniss?

Compartilhe este post:

ana lu

Sou Ana Lu e uma das coisas que mais gosto de fazer é ler e ouvir música. Meus livros favoritos são Perdida da autora Carina Rissi e Belo desastre de Jamie McGuire. Eu espero poder compartilhar muitas experiências literárias seguindo sempre o lema "a persistência fez os grandes líderes".

23 COMENTÁRIOS

  1. Jogos Vorazes é uma das minhas trilogias preferidas. Ainda não superei todos os acontecimentos, as mortes e o final. Gostei da resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não consegui ler a trilogia ainda, mas qro ler ainda...qro conhecer mais de tanto q falam desse livro rsrs bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a triologia, mas já está na minha lista de desejados! Gosto dos filmes! Beijos

    ResponderExcluir
  4. jogos vorazes foi a melhor trilogia que eu já li, com uma personagem marcante, determinada, independente. Peeta é outro personagem de destaque faz de tudo para proteger a katniss. adorei o post, aguardo a resenha de Em Chamas.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Transmitiu muito do que eu senti lendo o livro (e toda a trilogia, na verdade).
    Apesar de ser best-seller, essa é uma história que me faz pensar muito sobre como a nossa sociedade é organizada.
    Os personagens são cativantes, apesar de muitas vezes no "A esperança" eu ter tido vontade de bater na Katniss e no Gale rsrs. No fim do último livro chorei muito pela forma como terminou porque a história terminou...eu queria mais rs.

    Você já viu os filmes? Achei bem fiéis; cortam algumas partes dos livros, mas não comprometem a história. Mas sem dúvidas prefiro a leitura :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não li a série Jogos Vorazes, mas felizmente, meu box está chegando. \O/ Haha
    Gosto muito de histórias que se passam em um mundo pós-apocalíptico. E eu mal posso esperar para acompanhar o romance entre Peeta e Katniss. <3

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente gostei apenas dos dois primeiros filmes, Jogos Vorazes e Em Chamas.Não tive a oportunidade de ler os livros mas esse ano espero que eu consiga ler, é uma história que me chamou a atenção por ser bastante surpreendente tendo muita ação, e também é algo muito importante é que uma história seja única,não é algo que é comum vermos, algo que nenhum autor já escreveu!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, faz tempo que li! Foi na época do lançamento do primeiro filme, peguei pra saber como seria a história e se iria ver depois nas telonas. Vai ver se consegui parar! Peguei o livro e li numa ligeireza que fiquei espantada. Comia páginas, capítulos voando e a história só me deixando mais sem fôlego. Acho que nenhum outro livro me fez ficar tão grudada nas páginas quando esse xD
    Vale muito a pena *-*

    ResponderExcluir
  9. Confesso que antes de começar a ler e assistir eu criei um certo preconceito por Jogos Vorazes, porque muitas pessoas diriam que seria o novo Harry Potter (em termos de sucesso) haha e sou um Potterhead muiiito louco, mas vi que isso era besteira. Li, assisti e amei.. Histórias completamente diferentes que brilham de jeitos diferentes!

    ResponderExcluir
  10. Apenas assisti aos filmes e tô com os livros aqui e provavelmente lerei agora em abril, esses trechos e sua resenha só me deixaram com mais vontade de lê-los logo!

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    O primeiro livro da trilogia eu achei sensacional! Adoro distopias

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do gênero deste livro, e já li diversas críticas positivas com relação a ele, inclusive já assisti ao primeiro longa adaptado para o cinema. Tenho muita curiosidade em lê-lo, porque acho a trama bastante original, mas infelizmente a oportunidade ainda não surgiu.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Depois de assisti ao filme acabei lendo Jogos Vorazes para poder conhecer a historia melhor e adorei, achei bem interessante alguns pontos que vemos no livro que não mostraram no filme e gosto muito dessa serie !!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana Lu,
    Eu tô com o livro na estante e pretendo ler em breve. Depois de 300 anos eu consegui o meu numa troca maravilhosa no Facebook, hauhauha eu assisti ao filme e gostei muito, por isso não vou fazer a leitura com expectativas erradas, mas como sei que os livros são sempre melhores já sei que vou amar.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. "Só eu que não tenho vontade de ler Jogos Vorazes?" "Sim, só você diferentona!" kkkkk
    Sério, apesar de Jogos Vorazes ser um livro renomado e tal e tudo mais, eu não tenho muita vontade de lê-lo (nem sequer os filmes assisti-só o primeiro, mas nem chamo aquilo de assistir, porque eu nem tava prestando atenção, digo mesmo-). E não, não estou aqui dizendo que a história é ruim, pelo contrario, concordo que a temática é muito boa. Mas é aquela velha história: simplesmente não faz o meu estilo literário.
    Mas vai que acontece a mesma coisa que aconteceu com Crepúsculo? Que eu disse que nunca ia gostar mas acabei achando legal depois de um tempo kkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente amei esse livro, mas por sinal só li ele da trilogia e também só assisti o primeiro filme haha Preciso tirar o meu atraso o quanto antes. Amo distopias ♥ Abraços, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  17. Eu amo esse livro, amo a trilogia, amo distopias <3
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Quem não consegue se apaixonar por essa distopia incrível? Li todos os livros e amei, vi todos os filmes e amei mais ainda. Não me decepcionei com nenhum e fico triste só de lembrar que acabou.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho a trilogia, mas ainda não o li, acredita?
    Pois é.... depois que eu comprei o box, deixei ele guardado e priorizei outras leituras.
    Mas acho que já está mais do que na hora de lê-los, rs.

    ResponderExcluir
  20. Eu penso muito em ler a trilogia, o problema é que vou ficar com o rosto da personagem do filme na cabeça, e eu não simpatizo de forma alguma com ela :/

    ResponderExcluir
  21. Já li a trilogia e recomendo. É meio complicado de entender, mas com o passar dos capítulos a trama vai se conectando e você vai entendo a história. Uma das melhores trilogias que eu já li, super recomendo.

    ResponderExcluir
  22. Se eu não li esse livro ainda foi por causa da atriz protagonista, não gosto muito de sua atuação, seja nesse ou em outros filmes, e fico com medo de ficar lendo só visualizando ela na personagens e não ficar tão feliz. Já ouvir muitas criticas positiva sobre esse livro, que além do filme ser bem fiel a ele ainda é muito melhor. Primeiro mesmo queria ler o livro em que a autora se inspirou para escreve Jogos Vorazes, para saber até onde eça bebeu da fonte.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Já recebi tantos spoiler dessa trilogia, que acabei perdendo a vontade de ler a mesma. Acho a história interessante,só que depois dos spoiler perdi até mesmo o interesse. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir