A 5ª ONDA



Rick YANCEY
editora FUNDAMENTO
2013
368 páginas

SINOPSE: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Gosto bastante de muitos livros. Mas existem alguns especiais, que dividem meu coração. A 5ª ONDA definitivamente é um desses livros.

A obra trata invasões alienígenas de uma forma muito diferente de como estamos acostumados a ver, com aliens cabeçudos, armas de destruição em massa e “contatos de terceiro grau”. Aqui, vemos Os Outros (como costumam ser chamados), de uma forma muito mais discreta e carregando ainda mais mistérios, já que não sabemos ao certo qual o objetivo final deles, com todos estes ataques.

Correr=morrer. Ficar=morrer. É mais ou menos esse o tema dessa festa.

A invasão foi dividida em ondas: a primeira desligou todos os tipos de equipamentos eletrônicos, desde celulares e computadores, até carros e aviões; a segunda causou tsunamis, que destruíram boa parte da vida litorânea no nosso planeta; a terceira nos “presenteou” com uma doença aparentemente incurável, que levava as pessoas à morte das piores formas possíveis; a quarta trouxe consigo humanos aparentemente infectados com os aliens que se apossaram de seus corpos, bem como suas mentes. Com isso, gera-se a grande expectativa pela tão aguardada quinta onda.

A narrativa é dividida entre quatro diferentes personagens. A que mais me cativou, com toda a certeza, foi Cassiopeia, apelidada de Cassie, que é uma das personagens mais bem desenvolvidas em minha opinião. Sem saber muito bem o que fazer na maioria das vezes, mas com uma clara vontade de sobreviver a tudo aquilo, Cassie passa meses vivendo sozinha em uma floresta, tendo de buscar água e comida, e com uma interação humana quase nula, exceto por poucas pessoas encontradas nesse espaço de tempo. Uma personagem totalmente irreverente e cômica, ela dá um charme especial a toda a obra, que passa a ser única ao mesclar cenas de pura tensão, com cenas descontraídas com muitas piadas e reflexões.

Ainda são abordados temas muito mais específicos e conspiratórios, desde a ideia de que o governo teria um sistema de proteção contra a invasão alienígena, até que a doença altamente letal da terceira onda foi criado pelo próprio exército norte-americano. Uma guerra que, inicialmente, é contra Os Outros, e que passa a ser voltada aos próprios humanos, batalhando uns contra os outros, tentando manterem-se vivos, mesmo com sua aparente pouca quantidade de sobreviventes.

Outra coisa que muito intriga, é a abordagem de ataque à terra. Levando em conta que Os Outros são totalmente diferentes de tudo o que sempre se imaginou sobre ET's, ninguém sabe ao certo como combatê-los ou até mesmo que armas usar. o que só causa ainda mais pânico, nos deixando ainda mais com o sentimento de impotência e fragilidade perante a situação.

Admito que desde a leitura de CAIXA DE PÁSSAROS, (clique AQUI para ler a resenha), eu não havia me agarrado tanto sobre uma história e sobre uma personagem, como quanto em A 5ª ONDA. Metáforas inteligentes, além de pensamentos bem fortes, são mostrados ao leitor ao longo da trama. Um deles realmente me deixou intrigado, e me fez gastar algumas horas pensando a respeito:

“quanto tempo? Um segundo? Menos? Mas, naquele milissegundo, a eternidade se enrodilhou em si mesma [...]. Quanto tempo dura a colisão de um automóvel? Dez segundos? Cinco? Não parece tão pouco quando se é a vítima. Parece que dura uma eternidade”

Vale lembrar que já foi lançada uma adaptação para o cinema nas mãos do diretor J. blakeson. Conta com as atuações maravilhosas de Nick Robinson (Jurassic world), Liev Schreiber (spotlight) e Chloë Grace Moretz, a tão amada hit-girl do filme “kick-ass: quebrando tudo”, na pele de Cassiopeia, nossa heroína de 16 anos.

Assista ao seu trailer, abaixo:

Compartilhe este post:

Eduardo Carvalho

Sou uma pessoa que vive em muitos mundos: de Percy Jackson, de Jogos Vorazes, de Harry Potter, de Alice, da lua. Ler é um vício extremo que me garante muita raiva e alegria, e já me garantiu o título de louco muitas vezes (principalmente por olharem torto pra mim quado começo a rir sozinho de algo que li).

46 COMENTÁRIOS

  1. Sabe um livro que não me chamou a atenção? Foi esse. Nem mesmo o filme assisti ainda. Já li várias resenha e não senti aquela vontade de ler, mesmo todas sendo muito positivas. Acho que esse será um livro que só por um acaso do destino pegarei para ler. Mas é inegável que a proposta dele é bem interessante.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de desejados assim que soube do que tratava. Assisti o filme mas eu infelizmente não gostei, passou muito rápido por alguns acontecimentos, não foi muito rico em detalhes, achei meio "sem graça". Mas mesmo assim quero ler o livro, gostei muito da sua resenha, é a primeira que eu leio sobre A 5° onda. Beijos e parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Adoro a sinopse desse livro...
    Já faz tempo q tô pra ler e ainda não consegui...
    Adorei o trailer tbm, me dxo ainda mais anciosa pra ler...
    Adorei a história!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Então, esse é um livro que quero ler, porque minha prima recomendou e nosso gosto é basicamente igual, ela amou o livro e fala muito dele, mas as resenhas que eu tinha visto sobre esse livro ainda não haviam me convencido muito, por isso estava com um pé atrás, mas a sua resenha me fez ficar bem curiosa, até porque você citou "Caixa de Pássaros" (amo muito esse livro) e se for tão bom quanto com certeza merece ser lido!
    Enfim, eu já queria ler esse livro, e a sua resenha me deixou com mais segurança para isso!

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi essa resenha em vários lugares por aí.A história parece ser boa , apesar de não ter conversado com ninguém que tenha lido , eu gosto mt de livros desse gênero ,de ficçao,que nos envolve de alguma forma com alguns fatos ilusórios!

    ResponderExcluir
  6. Omg, o mundo nao sabe o quanto eu quero ler, parece pft💗💗💗💗💗

    ResponderExcluir
  7. Fiquei louca para ler, esse vai ser o próxima da longa lista de leituras para o ano.

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para ler esse livro, desde o começo a historia já me atraiu e vários amigos me recomendaram. Gostei da sua resenha, e já li também "Caixa de Pássaros" e adorei! espero que "A 5ª Onda" seja tão boa quanto *-*

    ResponderExcluir
  9. Pela sinopse e a resenha,parece ser um livro que tem uma ótima história. Já ouvir muitas pessoas falando muuuito bem sobre ele,mas, não tive oportunidade ainda para ler.

    ResponderExcluir
  10. eu adorei esse livro, achei bastante interessante essa versão dos alien, as cenas de ações são ótimas e a forma que o livro é narrado é maravilhoso. e os personagens são super cativantes
    e eu achei o filme uma boa adptação =)
    preciso ler a continuação

    ResponderExcluir
  11. Carambaa que resenha entusiasmadaaa! Já tinha ouvido muuuito sobre esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e a sua me deixou com vontade de sair correndo agora pra comprar! AMEI sua resenha! Acho que amarei o livro também! Espero poder lê-lo em breve!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente sou apaixonada por Cassie, Zumbi e Evan, logo que lançou eu comprei os dois primeiros e os devorei logo de cara. Sou apaixonada por esse gênero, ele me lembra Jogos Vorazes com Caixa de Pássaros. O filme não é tudo aquilo que eu esperava e ele não se encaixou com o que criei na minha mente durante e leitura.

    ResponderExcluir
  13. Caramba. Aí você vê uma resenha tão legal assim e se pergunta que burrice é essa que te deu de esperar pelo ultimo livro pra ler a série toda. Ai ai...
    Mas essa é a ideia e ainda acho que vou ficar com ela até lançar o ultimo, pra poder pegar tudo e ler de uma vez só. Esquecer os detalhes da obra não tem graça e essa é uma história que vale a pena ser apreciada. E pela parte da escrita (já vi muitos quotes que só dão mais vontade de ler e adorei esse ultimo também) é uma leitura que faz pensar, refletir e não desgruda fácil da cabeça. Gostei muito dessa história. E queria ver o filme também, parece que a adaptação ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Eduardo!
    Já tem algum tempo que este livro está na minha lista, mas como até hoje não assistir ao filme vou espera mais um pouco.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bom?
    Confesso que não estava tão entusiasmada para ler esse livro, porém sua resenha abordou pontos que me interessaram muito. A Cassie parece ser uma personagem bem cativante e agora estou realmente curiosa para ler A 5ª ONDA. Ainda não assisti o filme, mas pretendo assisti-lo logo após de ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Lembro da primeira vez que vi uma resenha de a 5° Onda, mds, como achei esse livro desinteressante. Depois que saiu o trailer e vi mais resenhas decidi adicioná-lo a lista. Estou com muita vontade de ler ❤ toda vez que leio uma resenha me deixa com mais vontade :c
    Amei a resenha *-*

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  17. Quando lançou o filme fiquei curiosa para saber a respeito, mas não tinha procurado nada por falta de tempo. A resenha ficou muito boa! Gostei de saber que a abordagem em relação a aliens nesses livro não é aquela "habitual" com contatos de 1° a 4° grau, que sinceramente, já estava passando da hora de inovar. Doida para ler/assistir! xD

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Quando vi a primeira vez o trailer do filme me apaixonei,li o livro em dois dias e amei ❤.
    Ja li o segundo e estou louca pelo lançamento do terceiro livro.
    Amei o filme,achei a escolha do elenco perfeita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu acho sou que umas das únicas pessoas no planeta terra que ainda nn assistiu esse filme :D
    Mas calma! nn me julguem, nn foi pelo fato de eu nn querer assistir, é pq eu comprei o livro e tô esperando chegar, pra dai eu finalmente assistir :D
    Eu realmente espero, que ele chegue logo, pq eu tô mega ansiosa pra assistir, principalmente pelo fato de que a protagonista ser nada mais, nada menos, do que a Diva da Chloë Grace Moretz! <3

    ResponderExcluir
  20. Oi Eduardo!
    Quando lançou o filme eu fiquei curiosa sobre a oba, acabei vendo o filme primeiro e depois lendo o livro. Lendo a sua resenha percebo que deixei várias coisas passarem, acho que pelo fato de ter visto o filme antes de ler passei batida por alguma coisas legais que você apontou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Eu estou louca pra ler A 5ª Onda desde que eu assisti o trailer do filme. Costuma amar todos os livros que leio com o tema pós-apocalípticos e com certeza esse eu vou amar. Também amei Caixa de Pássaro e estou a procura de um livro tão bom quanto ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Então eu jurei que tinha comprado o livro a 5 Onda, mas na vdd eu tinha comprado o Mar Infinito (fiquei com Muita raiva) e uma semana depois fui assistir o filme no cinema (amei o filme apesar do final) então vou comprar o livro, mas ainda sou tentada a ler o Mar Infinito por conta daquele final, mas creio que o livro deve ser ótimo,já tive bastante indicações dele.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Quero muito ler A 5° onda, quando lançou o livro fiquei bem interessada na historia, mas acabou que não li e assistindo ao filme voltei a ficar interessada para ler, achei a historia criativa principalmente por esse novo olhar que temos dos aliens e gostei dos personagens, esse é um livro que com certeza irei ler !!

    ResponderExcluir
  24. Realmente 5 onda deve ser um livro interesse a gente sempre fica na curiosidade para ler para saber o que vai acontecer no final os aliens sempre são mais inteligentes mais no final e ser humano supera e sempre tem um final feliz

    ResponderExcluir
  25. Assisti ao book trailler do livro e amei. Gosto de filmes e livros que falam de extraterrestre e do que podem fazer conosco, uma vez que os terráqueros primeiro atiram e depois perguntam o que vieram fazer aqui. Não é sempre assim que acontece nos filmes e livros? Pois é. Um dia a casa cai e a resposta vem. Mas a ficção nos dá a oportunidade de ler sobre algum sobrevivente que irá lutar contra isso. Então quero saber mais. Amei a resenha e espero ter o livro em mãos para poder ler.

    ResponderExcluir
  26. Oi! O livro ainda não li, mas assisti o filme, gostei bastante...Li que o livro vai ter uma continuação, mas o filme não...Então preciso ler logo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Estou com esse livro aqui e confesso que pulei um pouco sua resenha, pois fiquei com medo de acabar descobrindo algo. Estou louquinha para ler o livro e assistir o filme logo. <3
    Participando!
    Seguindo como Aline M. Oliveira
    alinemartinsoliveira1@gmail.com
    FB: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003246944251
    Bjoss ♥ ♥

    ResponderExcluir
  28. Eduardo!
    Gosto demais de livros de ficção com ameaças de ets e como ainda não li o livro, apesar de ter assistido o filme, quero muito poder apreciar a leitura e ver cada detalhe, porque por vezes os livros são mais detalhados que o filme.
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Eduardo!!
    Adorei a resenha e principalmente a premissa do livro!! Fiquei muito interessada em ler!! E gostei muito também do filme!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  30. Oi Eduardo,
    Eu tinha esperança de ler o livro antes de assistir o filme, mas acabei assistindo a adaptação antes de realizar a leitura. Eu gosto de toda a ideia que o autor desenvolveu, uma ficção científica com um ar de distopia e muitos elementos a serem explorados. Rick Yancey criou uma versão bem única dos ETs, pois suas características diferem de todas as representações que vi em livros e/ou filmes. Outro ponto muito interessante é a forma como eles são inseridos na trama, pois se cria uma expectativa muito grande em saber se eles já se encontram vivendo entre os humanos e quem eles são na história. Eu gostei do filme, mas acredito que o livro seja muito melhor e, por isso, ainda pretendo ler a trilogia completa para saber o que irá acontecer com a humanidade!!

    ResponderExcluir
  31. Só soube que esse o filme possuía um livro, após ir aos cinemas, no qual vi as discussões nas redes sociais, a respeito da obra, e fiquei bastante interessada pela leitura, já que queria saber qual seria a continuação. Essa história e realmente bastante cativante e envolvente, principalmente por aborda duas visões diferentes que se interligam em um momento da trama. Enfim gostei muito dessa ficção cientifica e quero muito ter a oportunidade de lê-la.

    ResponderExcluir
  32. Pois bem, eu li esse livro fiquei bastante satisfeita com leitura. Achei a protagonista mais forte do que pensei que fosse. No inicio pensei que seria daquela garota indefessas, mas não. Foi uma surpresa para mim ver que tinha personalidade forte e faria qualquer coisa para salvar o irmão. Enfim, adorei sua resenhas e seus pontos de vistas. E também assistir o filme, e achei ele legal, e fiel ao livro

    ResponderExcluir
  33. Gosto demais de livros de ficção, já assisti o filme e como ainda não li o livro eu gostaria muito de ler!!! Adorei a sinopse e esse vai pra imensa lista de livros que eu quero ler!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi. Já faz um bom tempo que tenho esse livro na minha lista, mas ainda não na minha estante! Gostei da adaptação e tenho certeza que o livro é muito mais interessante e rico em detalhes. Adoro esse estilo de leitura e espero ter a oportunidade de ler em breve!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e nem do autor, achei a sua resenha incrível e a 5° Onda entrou para a minha lista de leitura desse ano, nem sabia que tinha o filme. Você já o assistiu? quero saber se segue as mesmas coisas do livro. Me encantou muito o livro e assim que eu terminar de ler irei fazer uma resenha no blog.

    ResponderExcluir
  36. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista, mas ainda não tive tempo.Prefiro lê o livro antes de assisti o filme que parece ser bom.Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  37. Desde que li um pouco sobre do que se trada essa história ela já me deixou encantada.. parece aquele tipo de livro que vc pega, a princípio, só pra sair da sua zona de conforto depois de vc ter lido 10 livros seguidos do seu gênero preferido e precisa mudar a fita um pouco, mas acaba viciada em uma história repleta de ação e adrenalina. Definitivamente preciso ler este livro!!

    ResponderExcluir
  38. Nunca li um livro que fale sobre alies, mas li muitas críticas positivas quanto a esse. Acabei de adiciona-lo a minha lista de próximas compras.

    ResponderExcluir
  39. Patricia Queiroz18 abril, 2017

    Esse livro deve ser ótimo com todo esse clima de suspense, adoro livros assim. Adorei Caixa de Pássaros (exceto o final), me prendeu totalmente, fiquei ainda mais curiosa por essa invasão.

    ResponderExcluir
  40. O livro parece conter uma trama bem construída!! Cassie é uma personagem que se destaca bastante no livro, uma personagem totalmente irreverente e cômica!! Como sobreviver a essas ondas? Um enredo cheio de cenas de pura tensão, mas com cenas descontraídas com muitas piadas e reflexões!! Ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  41. Adoro a sinopse desse livro.Já faz tempo q tô pra ler e ainda não consegui...
    Adorei o trailer tbm,ficou muito bom...Chama a atenção para ele.

    ResponderExcluir
  42. Oi! Eu assisti ao filme , e pela sinopse dele eu esperava que a história me envolvesse mais, apesar de ter bastante ação durante todo o filme e a sucessão de fatos que ocorrem com a protagonista no decorrer, eu senti que ficou faltando algo, mais para quem adora uma ficção o livro é uma ótima saída!

    ResponderExcluir
  43. Adorei estou curiosa pra ler, já quero

    ResponderExcluir
  44. Eu já vinha vendo vários posts sobre esse livro, mas nunca tinha dado tanta atenção quanto agora. Não sou muito de ler esse tipo de livro, mas li Caixa de Pássaros e me surpreendi com o tanto que eu gostei e fiquei presa na história. Voce disse que esse também te predeu.. então acredito que o livro seja muito bom mesmo ! Além dessa adaptação que é bem assustadora e bem feita, pelo visto. Quero ler e assistir também :)

    ResponderExcluir
  45. Oi!! Eu não tive a oportunidade de ler o livro, mas ao saber da história fiquei curiosa para ler, eu amo ficção então eu com certeza devo gostar e a adaptação que fizeram para o filme ficou muito boa eu gostei muito, obg pela resenha!!

    ResponderExcluir
  46. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, apesar de não ser um gênero que eu realmente gosto. Parabénss pela resenha!

    ResponderExcluir