ANOTHER


Yukiko AGATSUJI
Editora JBC
2015
392 páginas

SINOPSE: Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: "Esse é um ano que tem!" Grande sucesso no Japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa-metragem em live-action para os cinemas. No Brasil, tanto a animação quanto o mangá chegaram oficialmente em 2013. O mangá, publicado pela Editora JBC, se tornou um dos maiores sucessos do ano, e agora você tem a oportunidade de ler o livro que deu origem a ele!

Este é daqueles livros que, infelizmente, poucos que acessam o blog irão ler. Isso, porque ele é vendido apenas em bancas e Comic Shops, o que dificulta sua aquisição para os leitores que frequentam apenas livrarias. Mesmo assim, gostei demais para não incluir sua resenha.

Koichi é um garoto de 15 anos que sofre de um problema chamado de Pneumotórax espontâneo primário. Ocorre quando uma parte do pulmão se rasga e um pouco de ar escapa para o tórax, provocando dor no peito e dificuldade na respiração. A pessoa precisa ser internada até o tecido se regenerar. Isso ocorre em algumas pessoas, sem uma causa aparente, que sofrem de estresse, ou um grande susto.

Entenderam o drama? Logo em uma história de terror! Rssssssssss


No início da história, Koichi saiu de Tóquio e foi morar com os avós maternos na pequena cidade de Yomiyama. Quando começa a frequentar as aulas no novo colégio, descobre que existe uma maldição, ou um fenômeno, como eles preferem chamar, que mata alunos ou professores, e seus familiares, ligados à turma 3-3, durante todo o ano letivo, a menos que uma contramedida seja tomada para evitar isso.

Esse fenômeno começou 26 anos antes, quando Misaki, o aluno mais popular da sala, morre de forma inesperada. Como todos ficam transtornados, decidem fingir que ele ainda está presente, inclusive os professores. No fim do ano, na foto de formatura, eles descobrem algo que não esperavam: Misaki aparece na foto!

"Devagar, voltei a colocar o celular no ouvido. Então, ouvi um som seco, muito alto. Parecia o som do celular se chocando contra o chão. E, então, o ruído voltou com toda a força. No instante em que a ligação entre os dois aparelhos estava prestes a ser interrompida... Ouvir por um instante, mas claramente, o gemido de dor da (...)."

No ano seguinte, as mortes começam. Sempre um aluno por mês, ou algum seu familiar, de forma acidental. Alguns anos depois, eles finalmente conseguem encontrar uma forma de impedir que alguém morra: precisam fingir que um dos alunos da sala não existe, como se ele fosse o próprio Misaki.

Koichi, sem saber disso, insiste em conversar com Mei, uma menina da sala que usa um tapa-olho, só que ela foi a escolhida para ser ignorada. Ao fazer isso, Koichi interrompe a contramedida e as mortes recomeçam.


Sem dúvidas, os japoneses sabem como criar histórias de terror. As situações que acompanhamos são bem construídas e os personagens cativantes e misteriosos. A leitura aumenta nossa imaginação, e, em certos momentos, cheguei a olhar se não havia alguém atrás de mim! Kkkkkkkkkk

"Uma das regras que a Reiko me contou a noite me veio a mente. Se escutar um corvo grasnar na cobertura da escola, precisa sair de lá começando com... o pé direito? Ou o pé esquerdo? Não me lembrava. Tive a impressão de que era com o pé esquerdo... mas enquanto eu tentava me lembrar, a Mei abriu a porta e desapareceu. Ela entrou com o pé direito."

Uma coisa importante nesse tipo de história, é a descrição do ambiente onde as coisas acontecem. É necessário existir um detalhamento dos lugares, criar a atmosfera propícia para o susto. E o autor soube fazer isso de forma criativa, sem apelar para o óbvio.

As mortes são do tipo que deixam bastante sangue, lembrando um pouco outra obra japonesa, Battle Royale. E o desfecho acaba por surpreender, quando descobrimos quem é o responsável pelas mortes daquele ano. Não posso entrar em detalhes sobre isso, mas não falta ação, correrias, perigos e mortos.


ANOTHER é um dos melhores livros de terror que li nos últimos anos. Ele tem mistérios e situações de arrepiar. Ainda mais quando começamos a descobrir as verdadeiras razões para os assassinatos acontecerem, e que existe entre eles alguém que não deveria estar. ;)

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Se tenho um problema, ele se chama "terror". Não consigo ler livros do gênero (sim, já tentei) tanto que a capa de A coisa ainda me atormenta rsrs.
    A resenha está incrível e a capa de Another é maravilhosa!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse, amo histórias de terror apesar do susto porque mexe com a nossa imaginação e criatividade. Triste não ser de fácil acesso,mas com certeza gostaria de conhecer. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Minha irmã ama esse mangá e o anime.
    Não li o mangá nem vi o anime,mas acho que vou dar uma chance e ler ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carl com medo? O livro deve ser bom mesmo haha.
    Não lembro se já li algum livro que seja considerado "terror", mas acho que não aguentaria, sou muito medrosa. Ainda mais esse, me deu medo só de ler a resenha.

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de dramas, mas quem sabe esse mangá não me conquista???

    ResponderExcluir
  6. Oii Carlos!
    Esse livro tá me instigando viu!
    Desde q li aki a resenha dle tô mto curiosa pra saber cada vez mais...Msm não gostando de mangás, estou curiosa...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. eu assisti o anime e adorei!!!
    eu tenho q concordar contigo os japoneses sabe fazer histórias de terror
    achei muito massa,mais um para a minha lista
    o problema é falta de tempo e $$$

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessada kkkk, simplesmente porque Carl ficou com medo kkkk. A sinopse me chamou muito atenção e a resenha ajudou.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito esse livro, mas nn encontrei pra comprar aqui na minha cidade, já assistir o anime e simplesmente amei <3

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bom?
    Confesso que de primeira não me interessei muito pelo livro, porém ao longo da resenha a minha curiosidade despertou. Acredito que nunca li um livro de terror, mas esse me deixou bem entusiasmada. Não vou mentir, não sei se irei lê-lo agora, pois estou com várias leituras atrasadas, mas vou adiciona-lo a minha lista e espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carlos!
    Eu já ouvir fala do anime, apesar de não ter assistido ainda. Amei a capa, mas não me interessei muito pela historia do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi o anime e gostei muito! Fiquei com vontade de ler o livro justamente por ter gostado bastante do anime, mas eu sou bastante medrosa e não sei se eu conseguiria ler o livro, porque ele deve ser muito mais assustador que o anime!
    Enfim, gostei muito da dica! E até hoje sou traumatizada com subir/descer escadas com guarda chuva/sombrinha! kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos!
    Não curto o gênero de Terror, é chato para quem gostar e quiser ler o livro não o encontrar facilmente por ai. Apesar de não ler esse gênero pelo que leio por ai concordo que os japoneses realmente sabem escrever esse gênero como ninguém. Achei interessante ele te lembrar o Battle Royale, tenho vontade de o ler este último por sua conexão com jogos vorazes.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo terror, então fiquei com muita vontade de ler mas fiquei triste ao saber da dificuldade em adquiri-lo, porém vou procurar em todos os lugares para ver se encontro pois este livro me despertou muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante por esse clima japonês de terror. Os caras sabem mesmo fazer uns negócios medonhos...
    Mas não curto muito o gênero, é meio raro eu ler algum. E sei lá se leria esse. A história parece valer a pena e quem curte mais deve gostar bastante. Mas já é um tanto difícil de achar, então não acho que leio =/

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante esse tema. Entra nos meus gêneros favoritos pelo suspense/terror. Mesmo com essa dificuldade para comprá-lo que você citou, essa história vale a pena ser lida, mesmo que leve um bom tempo para encontrá-la. Já estou morrendo de curiosidade com a história. kkk

    ResponderExcluir
  17. Oi :)
    Não gosto de ler terror pois sou uma pessoa muito medrosa. Gostei da estória do livro mas não irei ler pois vou passar dias pensando depois. Que pena que é difícil comprar esse livro.
    bjs.

    ResponderExcluir
  18. A história parece ser bem interessante,porém não me interesso por livros de terror,mais obrigada por compartilhar a resenha desse livro !!

    ResponderExcluir
  19. Ótimo anime. Já li duas vezes e recomendo.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes e achado a historia interessante, parece ser bem misteriosos, mas como geralmente fujo dos livros de terror pois não é um gênero que gosto não é uma leitura que farei, mas para quem gosto parece ser uma otima historia !!

    ResponderExcluir
  21. Eu amo o anime Another! a história é muito legal, a Misaki é maravilhosa e o final é bem surpreendente! quero ler os mangás...nem sabia que tinha o livro! pena que é de dificil acesso :( mas vou correr atras porque amo o anime de paixão e ter o livro seria incrível *--*

    ResponderExcluir