SEIS ANOS DEPOIS


Harlan COBEN
Editora ARQUEIRO
2014
272 páginas

SINOPSE: Jake e Natalie se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa...durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se aproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Antes de começar, queria explicar que não costumo comprar um livro pela capa. No entanto, a arte de SEIS ANOS DEPOIS chamou minha atenção. Aquele homem sentado sozinho em um banco, com um lago e uma floresta oculta pela neblina, transmitia uma solidão e um abandono que me comoveu. Corri a ler a sinopse e, além de encantado pela capa, também ganhei uma grande curiosidade pelo enredo romântico e sufocante. Quem nunca sofreu de amor que levante a mão. Pois é, ninguém levantou, não é? Enfim, vou ser honesto e, sem qualquer vergonha, admitir que não conhecia nenhuma obra de Harlan Coben, bem como não sabia nada sobre ele. Assim mesmo, comprei o livro. Minha expectativa era grande.

Me enganei completamente! O.O

Calma! O livro é bom. Não é isso que está pensando. Minha surpresa se deve ao fato de que o livro é mais um suspense policial do que um romance. Corri até a Wikipédia e confirmei. É o estilo de Coben criar esse tipo de históras. Tudo bem. Sem problema. Devidamente avisado, continuei minha leitura. ;>)

Jake é obstinado. Persistente. Incansável. E quanto descobre que a mulher de sua vida não se casou com Todd por amor, ele parte em busca dela e de respostas. Sua motivação é a esperança de que ela ainda o ame, afinal o casamento com Todd foi uma farsa.

É fácil gostar de Jake. Os dilemas que ele sofre à medida que os eventos acontecem, e ele vai descobrindo que a insistência em encontrar Natalie pode colocá-la em perigo, e que, talvez, a única forma de a deixar em segurança é dar meia-volta e desistir, me deixou angustiado. Eu também queria encontrar Natalie.

“Meu coração parou. Na tela, havia apenas quatro palavras. Mas rasgaram meu peito como uma foice, tornando quase impossível respirar. Recostei-me na cadeira, perdido, enquanto as quatro palavras na tela pareciam me encarar: Você fez uma promessa.”

Mas o livro não é apenas sobre Jake e Natalie. Tem Benedict, o melhor amigo de Jake e também professor da universidade. Ele é o típico cara que fica ao seu lado o tempo todo. Que gosta de você e faz tudo para ajudar. E que sempre esconde um segredo. Sinceramente? Gostei de Benedict tanto quanto de Jake. Mais na frente explico o motivo.

Existem outros personagens, mais ou menos importantes, que ajudam a compor a história e a desvendar o mistério. Nenhum deles chega a ser tão interessante e nem a despertar alguma emoção maior, mas é por isso mesmo que são secundários. ;>P

O estilo de escrita de Coben é o padrão do mercado hoje em dia. Linguagem fácil, pouquíssimo descritivo, o que deixou o livro fino, permitindo ser lido durante a novela que você não quer ver, ou no ônibus preso no trânsito.

Embora tenha gostado de SEIS ANOS DEPOIS, mesmo não sendo o que esperava quando o comprei, preciso citar alguns deslizes. O primeiro, que mais me incomodou, é que é muito fácil descobrir o motivo da farsa e do desaparecimento de Natalie. Para quem assiste filmes policiais com regularidade, até na sinopse dá para sacar o que houve. Se não conseguir, tem a chance quando descobre a forma como Todd morreu. Aí, meu amigo leitor(a), fica muito evidente.

O segundo problema, é que depois que descobre o motivo, você se pergunta se uma conversa não teria resolvido todo o problema e evitado tanta confusão, sem falar em separar duas pessoas que se amam por tanto tempo. O próprio Jake faz essa pergunta a um outro personagem no meio do livro. A resposta do personagem é: por que não! O.O !!!!!! Beleza. Tudo bem. Vai ver Coben só se deu conta disso no meio do livro e, para não perder o trabalho, deixou por isso mesmo.

“– Por que não? – perguntou Jake. – Por duas razões – respondeu ele. – A primeira, porque isso não se faz. É parte das regras, de como compartimentamos as coisas.”

Por fim, a terceira coisa que me incomodou, mas nem tanto, porque foi de forma positiva, é a história de Benedict. Sério, quando li, fiquei mais emocionado do que com a de Jake. Coben podia ter invertido. Fiquei muito, mas muito comovido pelo personagem. Ele se sacrifica em prol de uma pessoa de uma forma muito mais forte e emocionante do que Jake. Ele me conquistou. O livro valeria a pena só por ele.

Leiam e depois me digam se não é verdade! ;>)

Agora, assistam ao vídeo no nosso canal e cliquem no botão abaixo para assinar :)

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

30 COMENTÁRIOS

  1. Oi, eu até hoje li um único livro do Harlan,um dos da série do detetive Bolytar e adorei, quero ler mais livros dessa série. Achei interessante vc falar que o livro te ganhou pela capa, porque eu detesto as capas que a editora dá pra livros do Harlan, hauhauhauhauha. Esse é um dos que menos me atraiu até hoje, mas sem dúvida eu faria a leitura se tivesse oportunidade abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kris! Eu achei a capa melancólica, solitária, triste....rssss Deu vontade de conhecer a história ;)

      Excluir
  2. Oii Carlos!
    Nossa adorei a sinopse, me interessei mto pelo livro, não conhecia o autor, gostei logo de cara...
    Quero ler e ver o desenrolar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos! Gostei muita da resenha do livro, e confesso que me interessou por fugir um pouco de romances clichês já que envolve um suspense policial,deve ser muito boa pela capa dá para ter uma noção, que como você disse é bem solitária e instiga aos leitores a querer conhecer!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li uma história da Harlan Coben.
    Me interessei por Seis anos depois, pois o livro possui um mistério em relação a Natalie e ao mesmo tempo, Jake é o tipo de personagem que sempre me agrada, gostei muito de ele ser bem persistente.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, parabéns pelo blog, sempre impecável ♥

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o autor. E costumo comprar livros pela capa, claro que leio a sinopse. Me deixou surpresa positivamente saber que não é simplesmente um romance clichê mas sim um suspense policial, infelizmente quando você falou que é algo fácil de ser desvendado me deixou decepcionada porque percebo uma falta de criatividade do autor. Enfim, beijos! E parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Como gosto muito de livros desse autor, acredito que esse livro deve ser daqueles que vai me prender do início ao fim, e muito engraçado ele se dedicar a uma história voltada ao romance, mesmo sendo investigativo. Gostei bastante e quando tiver oportunidade certamente lerei.

    ResponderExcluir
  8. SEIS ANOS DEPOIS É UM LIVRO POLICIAL? ACHEI QUE ERA ROMANCE! QUERO!

    ResponderExcluir
  9. Sempre fiquei na curiosidade pra ler os livros desse autor, esse é o que esta na minha lista e fiquei um pouco desanimada agora que li sobre ele.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. fiquei com muita vontade de ler.. Ainda mais pq nunca li nenhum livro do autor!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha. Parece ser um livro instigante.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos
    Então, eu gosto bastante da escrita do Coben. Li somente um livro dele (Confie em Mim) que foi o suficiente para me apegar a sua forma de escrita e descrição dos eventos.
    Seis Anos Depois também me chama atenção pela capa quando se ignora o autor da obra. kkk
    Um romance ser desfeito de repente levanta muitas dúvidas.
    Mas agora estou um pouco decepcionado. Tenho medo em ficar completamente desapontado ao saber o motivo do afastamento entre Natalie e Jack. Espero que a próxima obra do autor seja mais profunda e não óbvia em seu esclarecimento porque não tem nada de estimulante em saber o final de um enredo antes mesmo de chegar no final.
    Parabéns pela resenha, guri.
    Posso estar desapontado com o desenrolar da história, mas quando tiver a oportunidade de ler lembrarei das suas impressões.
    Abraços.

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carlos!
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas já estou apaixonada pelo Jake e estou ansiosa para saber o desfecho da historia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Muuuuuitas amigas minhas são fãs do Harlan, mas ainda não dei uma chance pro cara, haha.
    Não é muito meu meu estilo. Adorei sua resenha, mas acho que ela serviu para que eu adie um pouco mais uma leitura do Harlan Coben, haha.

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu quase comprei esse livro algum tempo atrás, mas, sinceramente, não imaginava que a história seria exatamente assim.
    Eu nunca li nada desse autor, talvez eu d~e uma chance algum dia, mas não por agora. Ótima resenha, bem esclarecedora.

    ResponderExcluir
  16. Já vi esse livro na livraria e gostei bastante, mas meu dinheiro não cooperou, saiu para dar uma voltinha e nunca mais voltou. Quando tiver oportunidade de novo vou comprar sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
  17. A capa realmente traz um sentimento de abandono e solidão, gostei bastante!
    Nunca imaginaria que é esse é um livro de suspense policial se não houvesse lido sua resenha!kkkkkk
    Fiquei bem curiosa pra ler a estória, embora seja um mistério fácil de resolver, mas fiquei com muita vontade de ler, parece bem legal!
    Enfim, muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  18. Apesar da fama e de muita gente gostar. Ainda não li nada do Coben. Gosto de suspenses, mas não sei se o estilo do autor me agradaria por ele escrever muitos livros seguidos de um mesmo estilo. Tem época que fico assustada pois é livro dela atras de livro sendo lançado. Pela sua resenha vi que se for para começar melhor não ser por esse. A sinopse até me chamou a atenção, mas a trama parece ficar comprometida no meio do livro.

    Abç.

    ResponderExcluir
  19. Olha eu ainda não li nenhuma obra do Harlan Coben, e eu sempre costumo comprar o livro pela capa, claro que também procuro saber se vale ou não a pena comprar... A capa desse livro é misteriosa e eu compraria pra saber o que vai acontecer. Li sua resenha e fiquei com vontade de comprar agora mesmo para ler, adoro um suspense policial!

    ResponderExcluir
  20. O autor é bem famoso, e muitas pessoas gostam dos livros dele, porém, acredito que não faz meu estilo. Posso até pensar em ler mais pra frente,quem sabe.

    ResponderExcluir
  21. quando comecei a ler a resenha eu achei estranho pq parecia a descrição de um livro de amor. e eu penei, mas o coben não é conhecido por livros policiais? eu ainda não li nenhum livro dele, mas sou super curiosa para conhecer as obras dele.
    o fato de vc descobrir os motivos muito fácil é muito ruim para livros policias, mas pelo menos os personagens vale a pena, né?
    essa dele perguntar no meio do livro a conclusão que o leitor teve é muito louco

    ResponderExcluir
  22. Achei engraçado você não conhecer o autor e o estilo de livro dele. Porque a capa engana mesmo, faz pensar em "romance sofrido" e quando você pega e é um livro policial em mãos: há, surpresa!
    Gosto muito dos livros dele e já li tudo que deu pra ler do autor, então já estava preparada pra esse. Mas ele tem uma carga emocional, é bem diferente em alguns aspectos de outros livros do autor por ter uma história voltada pra amor do jeito que foi. Sei lá, talvez ache isso por ter lido outros sem muito disso e dele... Mesmo que não seja aquela coisa melosa, achei interessante. Mas parece com outros livros dele. Tem um jeitinho de dois outros, como se o autor misturasse duas histórias e criasse essa. Pra quem leu mais dele vai entender isso quando ler esse. E quem gosta do gênero e tiver prestado atenção vê mesmo esses deslizes. De toda forma é bom, uma leitura gostosa.

    ResponderExcluir
  23. Hey, tudo bom?
    Confesso que adoro suspenses, ainda não li nenhum livro do Harlan, mas pretendo ler ''Seis anos depois'' em breve. Fiquei bem curiosa em relação ao enredo e a história do Benedict. Uma coisa que você citou e acredito que irá me incomodar também é o fato da farsa e do desaparecimento da Natalie serem descobertos facilmente, isso provavelmente irá acabar com uma parte do mistério do livro.

    ResponderExcluir
  24. Também não conheço muito o autor, mas as vezes é inevitável uma capa não nos convencer a comprar o livro. Fiquei curiosa mais com a história do Benedict do que com o desfecho do Jake e da Natalie. Bom, o jeito agora é ler esse livro em um dia e descobrir! Haha' Muito boa a resenha, Carlos! xD

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Eu nunca li nenhum livro do Harlan Coben,mas confesso que as vezes me bate uma curiosidade de ler.
    Não sou muito fã de ler livros de suspense policial,não sei porque.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Eu nunca li nada do Harlan Coben mesmo ouvindo tantas críticas positivas sobre os livros dele. Eu gostei bastante da estória desse livro, mesmo que o final não seja nada surpreendente como você mencionou. Nunca gostei das capas dos livros dele, então deve ser por isso que nunca senti vontade de ler nenhuma obra, pois eu sou um pouco influenciada pelas artes das capas rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Foi o primeiro livro do Harlan que li e confesso que me surpreendi demais com a escrita dele. Achei totalmente diferente e eu não conseguia largar.

    Logo no início deu vontade de matar Natalie, mas depois achei lindo o que ela fez e o que o protagonista fez pelo amor deles também. Incrível!

    ResponderExcluir
  28. Oi Carolos!
    Como gosto muito de livros desse autor, acredito que esse livro deve ser daqueles que vai me prender do início ao fim, e muito engraçado ele se dedicar a uma história voltada ao romance, mesmo sendo investigativo. Gostei bastante e quando tiver oportunidade certamente lerei.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Ainda não li nada do Harlan Coben, mas ouvi falar tanto do autor que fiquei curiosa para poder ler algo dele, gostei do livro é um dos meus gêneros favoritos e a historia pareceu interessante, mas não gosto quando o mistério e previsível como aconteceu e parece que também temos alguns furos no enrendo, mas quero ler o livro para ver se gosto !!

    ResponderExcluir