UMA CURVA NO TEMPO


Dani ATKINS
Editora ARQUEIRO
2015
240 páginas

SINOPSE: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona? A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente? Durante a leitura deste livro fui tomada por vários sentimentos diferentes e em momentos, me senti quase tão perdida quanto a própria protagonista desta história. Uma Curva no Tempo é uma leitura singular, gostosa e muito rápida que me conquistou.

A história começa com Rachel, e seu grupo de amigos, indo se encontrar em um restaurante, para sua última noite juntos antes de partirem para a faculdade e iniciarem suas vidas adultas. O jantar de despedida acaba sendo bem diferente do esperado, quando um carro em alta velocidade perde o controle e acaba atravessando a janela do restaurante. A maioria acaba com apenas ferimentos leves, porém Rachel fica com uma cicatriz no rosto, que lhe lembraria, para sempre, desse dia fatídico. No entanto, Jimmy, melhor amigo da protagonista, não teve a mesma sorte que os demais e acaba falecendo ao salvar Rachel.

 Ainda parecia forte e bronzeado, como havia poucos minutos, quando encontrara força para me puxar para longe do perigo. Só que agora ele não estava se mexendo. Muito antes de as ambulâncias chegarem até nós, eu me dei conta de que ele jamais voltaria a se mexer.

Cinco anos mais tarde, Rachel está em seu apartamento, em uma região nada glamorosa de Londres, fazendo as malas para voltar à sua cidade natal, para o casamento de sua antiga melhor amiga, Sarah. Esta é a primeira vez que todos irão se reencontrar desde o acidente que levou Jimmy, e é também a primeira vez que Rachel volta para a cidade onde viveu até seus 18 anos.


Durante a sua primeira noite na cidade, ela decide visitar o túmulo de Jimmy, contudo, durante essa visita, ela sofre uma crise e desmaia. Ao acordar no hospital, ela parece estar vivendo uma realidade bem diferente daquela com a qual estava acostumada. Para começar, seu pai, inexplicavelmente, está saudável e não parece sofrer com o câncer que o torturava. Então, para sua surpresa, Jimmy não é mais apenas uma lembrança. Estranhamente, seu amigo está vivo, e ninguém, além de Rachel, consegue entender o quão estranho tudo aquilo é.

Ninguém nunca lhe disse que, quando se cria um mundo de fantasia, ele deve ser melhor que o mundo real... e não mil vezes pior?

A partir deste ponto da história, somos motivados a tentar descobrir o que realmente aconteceu com Rachel. Os médicos dizem que ela está com amnésia e que, com o tempo, ela irá recuperar a memória. O problema é que ela não se esqueceu dos cinco anos que se passaram desde o acidente; ela se lembra bem deles. Porém, lembra deles diferente do que dizem ser real. Vemos a persistência de Rachel em tentar convencer todos de que aquela não é a sua realidade, ao mesmo tempo em que busca respostas e acaba se aproximando cada vez mais de Jimmy.

Não existe garantia de nada na vida, Rachel. Acidentes e doenças acontecem, não podemos fazer nada em relação a isso. (...) Mas não podemos deixar isso reger nossa vida.

Rachel não é a melhor das protagonistas, porém, com tudo o que acontece com a personagem, sua confusão e dificuldade em aceitar as mudanças, que aparecem desde que acordou no hospital, é compreensível. Apesar do final um pouco previsível, acho que não havia uma maneira melhor de encerrar esta história. Esse é um livro ótimo e extremamente cativante.

Talvez meu subconsciente tivesse percebido algo que o restante de mim se recusara a reconhecer. Que uma vida sem Jimmy era como uma morte em vida, e passar por isso era a pior espécie de inferno que eu poderia imaginar.



Compartilhe este post:

Natália Palomare

Quando o assunto são livros e musicas, sou uma das pessoas mais ecléticas que existem. Não tenho livros favoritos, uma vez que me considero muito parecida com o Charlie, de As Vantagens de Ser Invisível, que diz que a cada livro lido, ele encontra um novo favorito – pelo menos até terminar de ler o próximo de sua lista.

25 COMENTÁRIOS

  1. Oii Natália!
    Adoro suas resenhas!
    Me apaixonei por esse livro qdo vi a capa, lendo alguns comentários tbm fui me encantando ainda mais...
    Não vejo a hora de ler!
    Adoreeei a sinopse dle de cara!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem a capa tao linda. A única resenha que tinha visto a menina gostou muito e contou a história de uma forma diferente. Me apaixonei, mas agora com sua resenha percebi que a história é um pouco confusa e curiosa. Amei.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto uma resenha sobre esse livro mas não me interessou tanto quanto a sua resenha Natália, parabéns. Já quero ler. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, esse livro parece bem legal , agora fiquei com vontade de ler, ele não me é estranho, já devo ter visto em alguma livraria,agora após ter lido sua resenha fiquei bastante curiosa a conhecer, valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Natália!
    Apesar de ter gostado bastante da sua resenha, não gostei da historia do livro, ela parece muito confusa. Já li muitos comentários de pessoas que amaram esse livro, mas é uma pena que não vou ser uma delas
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh eu quero ler tanto esse livro. Ele parece ser tão bom. A apa já é maravilhosa, e essa história me pegou.

    ResponderExcluir
  7. Hey!
    Já me indicaram esse livro umas cem vezes, e todas as resenhas que leio me "influenciam" ainda mais, haha!

    Quero ler em breve, adorei sua resenha.

    E essa capa? Acho uma coisa linda. Capas azuis geralmente são lindas, haha!

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei a resenha. Fiquei bastante interessada nessa história. Já tinha visto pessoas escrevendo sobre esse livros, mas nunca me incomodei em ler. Mas hoje resolvi procurar para saber mais sobre a história e acabei me deparando com sua resenha. Sorte a minha. :)

    ResponderExcluir
  9. Preciso ler esse! Gosto muito de livros que abordam esse tema de mudança no tempo, ou o que poderia ter sido/o que é!

    ResponderExcluir
  10. Que livro magnífico!!! Sem palavras.

    ResponderExcluir
  11. Acho linda a capa desse livro! Já conhecia a obra, embora ainda não tenha lido, mas quero muito ler, isso de mudança no tempo sempre me atrai, embora nunca acabe bem! hahaha, sinto que vou chorar nesse livro, mas enfim...
    Ótima resenha, só me deixou com mais vontade de ler do que eu já tinha!

    ResponderExcluir
  12. Acho muito linda a capa desse livro e já li um parte dele. A história é muito comovente, mas tenho medo do desfecho dela, acredito que não irá me agradar muito. Apesar de ter gostado do que li achei a narrativa um pouco lenta e por isso não dei continuidade. Espero em breve voltar para ele e terminá-lo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu quero tanto ler esse livro, ouço muitos elogios! Gostei da resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar muito, muito, mas muito bem desse livro, então pode imaginar como estão minhas expectativas: nas alturas. Não é um bom sinal né? Agora já sei que não devo ir com tanta sede ao pote.

    ResponderExcluir
  15. Eu me encantei com a capa, tanto que já ate comprei o meu só estou esperando chegar! Gostei da resenha, fez com que eu ficasse mais ansiosa pela chegada do meu livro.

    ResponderExcluir
  16. A capa sempre me chamou atenção, assim como a história. Infelizmente nunca tive oportunidade de ler, mas, pretendo ter essa oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  17. já vi várias indicações desse livro. ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas achei legal o fato dessa história parece trabalhar com "e se isso tivesse ou não acontecido" depois dessa resenha eu vou colocar na minha lista de livros de desejados

    ResponderExcluir
  18. O livro tem uma carga emocional forte, consegui me emocionar com essa leitura e até chorar no final, apesar de já ter sacado qual era o problema lá pelo meio da história. Ou ao menos suspeitado. Mas achei muito bonita a escrita da autora, a história. Essa coisa da segunda chance que ela deu para os personagens... A personificação de mundo perfeito para a garota, o que deveria ter acontecido, o que ela queria que acontecesse. Achei bem bonito isso, ainda mais depois que você percebe porque daquilo tudo. E o final, apesar de ser como é, naquelas partes do pai dela foi emocionante e chorei como um bebê. Ahhh, vergonha só de falar isso, mas foi bem cruel aquelas cenas finais dos dois e chorei mesmo. É um livro muito bonito.

    ResponderExcluir
  19. Hey, tudo bom?
    Que vontade de ler esse livro, sério, estou muito curiosa para saber o que aconteceu. Acredito que esse é um tipo de leitura que te prende do inicio ao fim. Ouço muitos elogios sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Esse e um livro que morro de ansiedade para ler e quanto mais ouço os elogios sobre ele mais curiosa fico.
    Espero poder conseguir ler ele logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é um dos que estou mais ansiosa para ler, acho a capa linda, e a história já tinha me conquistado na sinopse, e agora, depois de ler a resenha, ela me ganhou completamente, estou precisando de um livro que me emocione, um livro diferente.

    ResponderExcluir
  22. Oi Natalia!
    Amei o livro desde que vi a capa, a editora acabou de lançar outro dela com uma capa maravilhosa tbm! Tenho os dois mais ainda não tive tempo de os ler.
    Fico curiosa para saber qual das duas realidade é a verdadeira, já ouvi diversos elogios sobre o livro espero que o final seja tão lindo como a capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi :)
    Achei a capa desse livro tão maravilhosa e mesmo que a estória não me agradasse eu iria lê-lo. Gostei bastante da sinopse e quero muito ler esse livro pra saber o desfecho. Não costumo me incomodar quando o livro é pouco previsível então acho que vou gostar dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Quero muito ler esse livro, assim que lançou essa historia fiquei bem interessada mas acabou que fui passado outras leituras na frente e lendo a resenha voltei a ficar interessada e curiosa sobre o que ira acontecer nesse tempo alternativo, gostei muito da capa que está linda !!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro e ótimo antes de eu ler ele foi muito bem recomentado e um ótimo livro e eu super amei ele 😍

    ResponderExcluir