O REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM


Carolina MUNHÓZ e Sophia ABRAHÃO
Editora ROCCO
2014
285 páginas

SINOPSE: Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale à pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.

Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem seria capaz de abandoná-lo?

O REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM é uma parceria entre a autora Carolina Munhóz e a atriz Sophia Abrahão. O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Sophie, uma garota de 17 anos que sofre constantemente de bullyng por ser magra demais e vestir-se de forma diferente. A garota era alvo de piadinhas e insinuações, sendo acusada até de praticar bulimia.

Confesso que, de início, foi bem difícil me acostumar com a personagem, que hora se mostrava bem resolvida e decidida a não se importar com os padrões da sociedade, hora imatura e incapaz de enfrentar algumas situações bastante simples.


A garota se mantinha fechada a novas amizades, ao invés de procurar alguém com os mesmos gostos e afinidades, mantinha a amizade de infância com uma garota totalmente o oposto dela: egoísta e narcisista.

“Por que não posso ser feliz? Porque não posso ser feliz em algum lugar?”

Na noite em que sua vida mudou completamente, Sophie foi envergonhada na frente dos colegas de escola, deixando-a desnorteada. Muitas coisas passavam em sua cabeça, e ela desejou com todas as forças sumir. Quando colocou a cabeça no travesseiro e permitiu que as lágrimas rolassem, o inusitado aconteceu: ela foi sugada. É assim que é descrita a sensação de ser levada para O Reino.

O Reino era outra dimensão, que Sophie, de inicio, achou que fosse sonho, mas, com o desenrolar dos fatos, constatou que era real. Lá ela era amada, idolatrada e podia ser quem era.


Assim é feita a narrativa, revezando entre a vida triste da garota entre humanos e sua vida de princesa em outra dimensão junto com os "Tirus", as criaturas mágicas de todas as espécies.

“Um Tiru é capaz de amar mais que tudo. Capaz de ver além da superfície. Hoje sei que sou capaz disso. De amar e de enxergar. Graças a vocês sou outra pessoa”

Com o passar dos dias, aumenta a vontade de Sophie permanecer para sempre no Reino, entretanto ainda existia um motivo pelo qual viver entre os humanos. Ela conhece e se apaixona por Léo, o único garoto que aceita e gosta de quem ela é por dentro e por fora. A forma como foi narrado esse romance, foi, sem duvidas, a melhor parte do livro.

“Desde a primeira vez que a vira, sabia que ela era como um passarinho com asas quebradas. Não queria consertá-las. Mas gostaria de tentar encorajá-la a se curar e voar.”

Senti falta de um certo aprofundamento nos temas abordados, como anorexia, bulimia e até mesmo o bullying, pois foram tratados de forma leve e superficial demais. Do mesmo modo, faltou um detalhamento maior dos seres que habitavam no Reino. Entretanto, o livro possui uma continuação, O MUNDO DAS VOZES SILENCIADAS, que acredito ser um complemento, unindo algumas pontas soltas que ficaram nesse primeiro volume.


No geral, é um livro de romance/fantasia de leitura fácil e rápida, pra quem está habituado a esse tipo de leitura.

Compartilhe este post:

Brena Carvalho

Sou cearense, amo música, livros, filmes, café, bebês, gatos, viagens (…) adoro escrever. Sonho cursar psicologia, viajar o mundo, enfim, ser feliz! (não necessariamente nessa ordem).

30 COMENTÁRIOS

  1. Olá Brena,
    Livro difícil... este ano tive a oportunidade de ler tanto O reino das vozes que não se calam, como, O reino das vozes silenciadas. Tratando-se do primeiro volume tenho que dizer que não é um livro bom e o segundo não ajuda em nada. Eu comprei eles pelas capas que são maravilhosas e até intriga o leitor a ler ... mas Sophie não parece uma menina com depressão, ou que sofre bullying. São temas muito abrangentes e são narrados como se não fossem nada, como se tudo fosse uma brincadeira. É uma ofensa pra quem já sofreu do mesmo.
    Quanto ao segundo volume.. boa sorte.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oii Brena!
    Gostei do do livro! O que mais me chamou atenção foi o assunto abordado pelas autoras, infelizmente o bullying ainda é mto cometido na sociedade de tantas outras formas né...
    Na minha opinião talvez seja o assunto e o fato de o lugar ser uma fantasia que faz o livro ser rico em tantos sentidos assim...
    Adorei! Qro mto ler!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Brena!
    Essa sinospe fala a vida de muitas adolescentes em poucas linhas. Claro, a parte real de se sentir triste e não ser aceita em algum lugar.
    Bem legal essa parceria, não conhecia o livro, mas foi uma proposta legal! A personagem traz pra gente um sentimento de pena, principalmente por ela ser insegura e passar por tantos momentos tristes.
    Que bom que ela tem alguem que gosta dela do jeito que é, não esperava que tivesse essa parte. Eu, pensando na parte da fantasia, ficaria bem confusa. Fiquei curiosa pra saber p que ela decidiu. Ótima resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para ler esse livro, nunca li um nacional por não achar nenhum que me interessou. Já tinha ouvido faler desse livro, tenho uma amiga que leu e me recomendou mas nem liguei, agora fiquei muito curiosa. Parabéns pela resenha Brena, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa para ler esse livro, nunca li um nacional por não achar nenhum que me interessou. Já tinha ouvido faler desse livro, tenho uma amiga que leu e me recomendou mas nem liguei, agora fiquei muito curiosa. Parabéns pela resenha Brena, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  6. Ja tinha visto muitas resenhas tanto positivas como negativas sobre esse livro, o tema me chama a atenção, mas ainda não consegui decidir se ele vale minha leitura.

    ResponderExcluir
  7. O tema me chama atenção mas pelo que li na resenha o foco não é o bullying e suas consequencias em si, são apenas entrada pra uma história utópica, por isso não me agradou. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria esse livro porque me apaixonei pela capa...vi comentários maravilhosos sobre ele e poucos negativos, essa é a primeira resenha que vejo e me desanimou. Parece ser um livro com um tema muito interessante mas que necessitava ser desenvolvido de uma maneira melhor. Enfim, nao sei se vou ler ele algum dia...mas sempre vou achar a capa maravilhosa kkkk
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Confesso que nunca me interessei por esse livro e agora lendo a sua resenha me desanimei ainda mais, visto que, detesto quando o autor tem um tema "na mão" e fica fazendo rodeios tratando do assunto de forma superficial :(
    Creio que não lerei...
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Esse livro divide bastante opiniões, tenho muita curiosidade pela leitura pois acho a premissa interessante, se um dia tiver oportunidade, irei ler sem muitas expectativas.
    Gostei muito da sua resenha assim como gostei muito do seu blog!
    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de livros em que o leitor é capaz de explorar até última gota os fatos,não tratar de assuntos importantes e que fazem parte da sociedade de uma forma superficial , por esse motivo e por romance não ser o meu forte,não me atraiu a leitura!

    ResponderExcluir
  12. eu acho a premissa desse livro bastante interessante e mesmo com opiniões divididas eu queria ler para tirar minha própria conclusão.
    qt a oscilação da personagem hora madura/hora não acho que isso normal qts vezes a gente não faz isso. quisera eu achar uma porta para um mundo fantástico
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Tive muito preconceito com o livro ao saber as autoras, mas ouvi muita gente falando bem dele, e aí me encorajei, só que depois de ler essa resenha, eu sei que ficaria irritada com esses furos e abandonaria o livro, só que mesmo assim me arriscarei a tirar a prova eu mesma.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Eu sou do tipo que amo livro de fantasia mas sempre fiquei com um pé atrás sobre ler esse livro.
    A diagramação dele como vi aqui no blog é perfeita. Mas fico com medo de me decepcionar com a leitura. Sobre a falta de aprofundamento me deixa ainda mais em dúvida sobre ler ou não pois abordar esses temas é de extrema importância principalmente para os jovens.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me chamou bastante atenção pela capa, a achei bem diferenciada e um pouco fofa -haha-, mas ao saber por quem ele foi escrito, confesso que fiquei com um pouco de preconceito :c Em relação a história eu acho que ou eu amaria muito ou eu odiaria muito, pois eu achei que a Sophie parece ser um pouco bipolar e isso me dá agonia (às vezes eu sou meio louca, eu sei -kkkkkkk-).

    Beijoooooos o/

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não esperava muito do livro, principalmente por não achar que a Sophia escrevia tão bem o quanto parece ! Gostei de tratarem do tema Bullying( mesmo as autoras não tendo aprofundado o tema)com um toque de fantasia, a personagem parece ser bem indecisa, fico pensando como o livro deve ser legal, realmente gostei da premissa e do desenrolar, onde somos apresentados a um mundo que Sophie é totalmente humilhada e um em que é prestigiada, fiquei bem curiosa em saber mais sobre esse romance

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar muito desse livro mas nunca me interessei em ler. Parece ser um pouco clichê mas não deixa de ser interessante.

    ResponderExcluir
  18. Oi :)
    Nunca me interessei por esse livro pois não gosto muito da escritora e mesmo depois de ler a sinopse eu não fiquei com vontade de lê-lo. O tema é interessante mas como você disse, não teve um aprofundamento, então não me interessou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha ouvido falar desse livro há algum tempo e agora, lendo essa resenha, fiquei com muita vontade de ler essa história. Livros de fantasia e romance chamam a minha atenção e achei essa mistura de realidade com outra dimensão muito interessante. Além disso, eu achei a capa e a edição, pelas fotos publicadas na resenha, muita bem feitas. Enfim, gostei da resenha e espero ler esse livro algum dia :)

    ResponderExcluir
  20. O que me fez querer comprar esse livro quando o vi, foi a capa.
    Ainda não o li, mas certamente o lerei. Não é meu tipo de leitura favorita, mas me interessei como a história é contada e gostei muito da resenha, pois me esclareceu mais coisas a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Gostei muito da sua resenha, explicativa e sincera. Não conhecia esse livro. A capa está muito bonita, talvez comprasse apenas por ela! Mas ainda não decidi se quero ler, pois a sinopse ainda não me conquistou. No momento, vou deixar passar. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Brena, no início da resenha você falou que foi um pouco difícil de se acostumar com as faces da personagem. acredito que isso se deu pelo fato de serem duas escritoras escrevendo, e dependendo do aprofundamento a leitura parece falar de duas pessoas um pouco diferentes quando se trata apenas de uma. Eu confesso que não sou muito fã da atriz e isso me deu um certo preconceito de ler o livro, mas achei a premissa bem interessante, especialmente você deixando claro que tem uma continuação que pode juntar as pontas soltas. também gosto muito de livros que trazem uma playlist...

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da resenha, eu já tinha visto este livro antes e confesso que não me interessou nem um pouco, especialmente pelo fato de se tratar da Sophia que é uma atriz e nunca a imaginei escrevendo um livro. O tema parece ser interessante e a capa é linda mas como a abordagem não foi muito aprofundada não gostei :/

    ResponderExcluir
  24. Sempre tive curiosidade de ler esse livro mas nunca coloquei ele não fila de leituras e agora depois de ler essa resenha fiquei sem a menor vontade de ler. Já que os assuntos abordados não foram aprofundados.

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem..
    Ainda nao li o livro,amei a capa so por ela leria ,mas nao li muito bons comentarios em relaçao a esse livro ,na maioria das resenhas sempre ta faltando um aprofundamento nos assuntos abordados,enfim nao e um livro que compraria.
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  26. eu nunca li porem me interessei bastante por falar sobre bullying e depressão algo muito comum na juventude esse livro podia ser apresentado nas escolas por se tratar de assuntos que ocorrem com tanta frequencia neste local, pena que a autora não se aprofundou mais nesses assuntos,tirando isso a capa é linda . parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  27. OOI! Eu gosto de romances porém prefiro livros de ficção-científica , e pelo que eu li sobre o livro tem uma leve ficção mas não é aquela a qual me identifico , e por se tratar de bullying não me atariu muito!!

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Faz um tempo que estou de olho nesse livro, gostei da historia parece ser um romance leve, fiquei curiosa sobre esse mundo criado e seria interessante elas terem focando nos temas que o livro aborda mais profundamente, fiquei curiosa sobre a continuação e gostei dessa capa !!

    ResponderExcluir
  29. Oi Brena, acho que esse livro foi inspirado em Alice no país das maravilhas haha só acho <3
    Só lendo a sua resenha, já vi que a protagonista é um pouco contraditória, e sinceramente isso não me agrada :/ E achei lamentável que o livro abordando temas tão importantes e atuais, isso foi tratado de uma forma superficial, e espero que isso talvez possa ser mais explorado na continação. E sobre o Léo, acho a narração é feita cheia de momentos owns *-*, acertei? kkkk
    Adorei a resenha e talvez eu o leia, beijo!

    ResponderExcluir