TAG: PRIMEIRO E ÚLTIMO


Esta TAG foi indicada pelo blog 10 SEGUNDOS DE LEITURA, da fofa da Ju! Não conhecem? Absurdo! Visitem, agora!  ;)

Só que como a TAG é curta, apenas duas perguntas, chamei alguns resenhistas do blog para participarem. Acabou ficando melhor, com opiniões diferentes e mais indicações de livros. Espero que gostem!



QUAL FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VOCÊ LEU NA VIDA?
O primeiro livro que eu li... não dá pra lembrar, mas o meu primeiro livro favorito, provavelmente, foi o ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA. Eu li para a escola no sexto ano e, naquela época, ele se encaixou tão bem na etapa da minha vida, que se tornou um dos meus primeiro livros favoritos. Eu tenho uma paixão ENORME pelos livros da série VAGA-LUME, porque, além de serem os livros que me fizeram apaixonar pela arte de ler, são curtinhos (mais ou menos, 150 páginas), e com histórias super tranquilas de se ler.




QUAL FOI O ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ LEU?
O último livro que li foi COROA CRUEL (sim, o gênero mudou um pouquinho). Ele é um livro FASCINANTE. Hoje me dia, eu tenho lido livros um pouco maiores do que os da série Vaga-Lume, mas eu lembro que o meu primeiro "grandão"  foi PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS, e, depois dele, minhas bíblias passaram a ficar cada vez maiores. Algumas vezes menores, como em COROA CRUEL, que são contos da minha distopia favorita.






QUAL FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VOCÊ LEU NA VIDA?
Na verdade, eu comecei pelos quadrinhos. Nem sabia ler e já folheava todos os gibis que conseguia ganhar. Só mais tarde é que passei para os livros. E o primeiro foi tão marcante na época, que nunca esqueci, e já li várias e várias vezes: AS AVENTURAS DE XISTO, da autora Lucia Machado de Almeida. Inclusive, tenho ele até hoje. O motivo de tanto amor? A história é incrível! Foi meu primeiro contato com fantasia medieval, o herói principal é normal, igual qualquer um de nós, e existem partes que ficaram gravadas na minha mente de tão impactantes. Ah, vou aproveitar e soltar uma resenha do livro. Tenho até vergonha de não ter feito isso antes. :)


QUAL FOI O ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ LEU?
Finalizei a leitura de BRUTAL, de Luke Delaney, um livro policial bem tenso. A história envolve um serial killer, empresários escusos, policiais corruptos e um detetive no meio de tudo isso. Os trechos que descrevem os assassinatos são viscerais. O autor é minucioso nos detalhes, inclusive na quantidade de sangue. E as vítimas são variadas, desde meninas de 15 anos até homossexuais. Em breve, terá resenha dele aqui no blog. Fiquem de olho. A leitura é muito indicada.





QUAL FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VOCÊ LEU NA VIDA?
O COLECIONADOR, de John Fowles. Lembro que fiquei apaixonada por esse livro. Ele conta a história de um homem que sequestra uma moça por quem era obcecado, e tenta fazer com que ela se apaixone por ele. O livro é dividido em três partes: a primeira, onde Frederick é o narrador; a segunda, onde Miranda narra a história; e a terceira, onde, novamente, é Frederick. Então, é possível ter uma visão bem ampla de tudo o que aconteceu, pois conseguimos saber o que cada um dos dois personagens está sentindo. Além de que também podemos acompanhar as cenas de duas maneiras diferentes. Enfim, é muito bom e se tornou um dos meus livros favoritos. Pretendo reler em breve!


QUAL FOI O ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ LEU?
Foi PÓ DE LUA, de Clarice Freire. É um livro com muitas ilustrações, poemas e poesias, mas achei meio chatinho. Dá para ler em menos de uma hora. Para quem gosta desse gênero, a leitura pode ser um tanto quanto inspiradora.







QUAL FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VOCÊ LEU NA VIDA?
É engraçado descrever como me apaixonei pelos livros e como tudo isso começou. O primeiro livro que li, foi COMO RESOLVI UM PROBLEMÃO: DEPOIMENTOS DE MARIA MIJONA. Ele foi indicado pela minha professora da terceira série, porque eu tinha problemas com a vergonha. Assim como eu, a personagem principal tinha vergonha de pedir coisas (especificamente, ir ao banheiro), com medo de incomodar os outros. E, com o avançar da leitura, ela começa a superar os problemas que atrapalhavam sua vida. A leitura me encantou na época, porque descobri outras histórias além das contadas em novelas. Pretendo achar esse livro de novo e abraçá-lo todos os dias, por me ter mostrado um novo mundo incrível!


QUAL FOI O ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ LEU?
O último livro que li, foi ALÉM-MUNDOS, cuja resenha você pode ler AQUI! Que livro! Coração até acelera de lembrar. A história trata de dois lados: em um deles, vive Darcy, uma escritora de dezoito anos, que está no início de sua carreira editorial; do outro lado, está Lizzie, personagem do livro de Darcy, que adquire poderes sob o submundo a partir de um trauma recente. ALÉM-MUNDOS deixa o leitor sem fôlego.



E você? Qual foi seu primeiro livro? E o último? Deixe um comentário contando! :)

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

6 COMENTÁRIOS

  1. adorei a tag!!!
    é sempre bom lembrar né? eu tb tenho o meu primeiro livro aqui, toda vida q eu mexo na estante q eu o vejo eu tenho q reler =)
    eu li um livro do delaney (que foi o meu último livro), amei!!! agora é uma leitura bem pesada

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ótima tag. E muito bons livros foram citados. Desses só li o da série vaga-lume, que também foram minhas primeiras experiências literárias. Muito bom relembrar, principalmente quando foram livros que nos marcaram de alguma forma. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eita adoei essa Tag, e se dosse eu a responder diria: O primeiro livro que li (ou que me recordo de ter sido um dos primeiros) foi: Azulão (era a história de um açucareiro e de Ritinha uma formiga. Muito fofo, e bem infantil. O último livro que li foi: Alice no país das maravilhas e através do espelho!

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiii a resposta de todos. E confesso que o primeiro livro do Luhran me chamou atenção. Curiosidade. kkkk

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro livro foi Raio de Sol, Raio de Lua, eu era muito criança na época, mas depois que cresci comecei lendo por Depois Daquela Viagem, foi daí que veio minha paixão por leitura. O último que eu li, foi Caixa de Paássaros, e estou lendo A menina mais fria de Coldtown. Adorei a Tag!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Adorei a Tag. Eu também não me lembro qual foi o primeiro livro que eu li, mas um que eu amei foi O caso da borboleta Atiria, tanto que li várias vezes quando pequena. Já o último livro que eu li foi Ruína e Ascensão e estou lendo agora A Batalha do Apocalipse e estou adorando.
    Beijos.

    ResponderExcluir