TRAMA



Michael JENSEN e David Powers KING
Editora ARQUEIRO
2016
304 páginas

SINOPSE: O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.

Dois dos significados mais conhecidos de trama: intriga, enredo, maquinação; ou conjunto dos fios que os tecelões fazem passar com uma lançadeira entre os fios estendidos do urdimento e transversalmente a estes. No caso da obra de Jensen e King, os dois significados se aplicam. Ou melhor, eles se completam.

Todos os componentes da magia no mundo de TRAMA possuem um equivalente com a urdidura. Por exemplo: a realidade se chama de Grande Tapeçaria, que é onde estão todos os fios que representam a vida de uma pessoa. Cada ser vivo, cada objeto, possui um fio, que pode ser cortado, remendado ou manuseado. Um feitiço se chama ponto; uma mágica que afeta a realidade, se chama rasgo; para se consertar um rasgo, se realiza um remendo. E assim por diante. 


Uma coisa importante quando se cria algo original, que é pouco familiar ao leitor, é saber explicar a ideia sem tornar a leitura cansativa. Não existem parágrafos e mais parágrafos explicando como funciona a magia, mas, sim, situações e diálogos entre os personagens no momento certo. Tudo muito orgânico, claro, sem confundir ou afetar o entendimento e o desenvolvimento da história. 

Mas não é só esse acerto que a obra possui. Os dois personagens principais, Tyra e Nels, conquistam o leitor pela forma como interagem. Eles se odeiam, ou melhor, eles acham que se odeiam desde o primeiro momento em que se encontram. Depois que Nels morre, vítima do vilão do livro, e vira um fantasma, Tyra é a única pessoa que consegue vê-lo e, consequentemente, é a única que pode ajudá-lo a encontrar o objeto que poderá restituí-lo a seu corpo. Mas Tyra não suporta Nels. Para convencê-la, ele passa a assombrá-la em todos os lugares. A única forma de deixá-la em paz, é se ela o ajudar.


Depois que os dois partem na jornada em busca do tal objeto, o relacionamento dos dois continua agressivo, mas os autores são habilidosos e conseguem transmitir as nuances de como toda essa raiva começa a se transformar em amor. Eles passam por diversos perigos, encontram personagens curiosos e cativantes, enfrentam o vilão mais de uma vez, criam amigos onde antes pensavam existir inimigos, enfim, todos os capítulos são recheados de ação, o que faz que a leitura seja rápida.


Na verdade, rápida demais, até. O capítulo final, após o clímax da história, ocorre de forma um pouco apressada. Os autores poderiam ter escrito pelo menos mais um capítulo, descrevendo melhor os acontecimentos posteriores ao confronto final com o vilão. Eu queria ficar um pouco mais na companhia de Tyra e Nels! :)

Também existe o prenúncio de um triângulo amoroso, na parte inicial da história, uma vez que Tyra é apaixonada pelo primeiro cavaleiro do reino. Mas logo descobrimos que a coisa não é bem assim, e o que existe, na verdade, é um jogo de interesses. E algumas das partes mais engraçadas ocorrem quando Nels se interpõe entre Tyra e o cavaleiro.


Não sei se TRAMA faz parte de alguma série, ou se terá uma continuação. Os autores deixam um gancho nas últimas páginas, o que indica que haverá. Torço para que sim, uma vez que existe assunto suficiente para pelo menos mais um livro. Sem falar no prazer de poder acompanhar, novamente, as aventuras de Tyra e Nels.

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

20 COMENTÁRIOS

  1. Oooi Carlos! Achei muito interessante esse livro, eu amo livros de aventura e suspene e esse livro só de ler a resenha me fez viajar um pouco dentro da história, fiquei curiosa para ler , parece ser ótimo, obrigada pela resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei curiosa pela leitura. Achei o enredo diferente e criativo. Além disso, eu adoro livros de fantasia e aventura, então já vou colocar essa história na minha lista de futuras leituras :)

    ResponderExcluir
  3. Esse enredo todo, de tapeçaria, cavalheiros, princesa e etc., me leva de volta aos cavalheiros da távola redonda. Que sensação deliciosa. Eu gosto do universo medieval que os livros trazem de volta, e Trama já havia me chamado a atenção desde o vídeo de lançamentos no canal do blog.
    É um livro que quero ler desde já!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que na primeira resenha que li sobre o livro não me interessei muito. Porém, agora até que me agradou.
    O livro parece ter uma pitada sobrenatural, e eu adoro isso. A parte física é impecável e a história parece ser bem original. Com certeza lerei!

    ResponderExcluir
  5. Eu te confesso que não gostei muito dessa sinopse. Já estou vendo muitas resenhas desse livro, mas nada me atrai. Não sei se é porque a historia gira em torno dele morto, enfim, esse livro não é pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Gostei muita da sua resenha. Ainda não li esse livro, mas já tinha conhecimento da sinopse. Por ser um livro com bastante ação, personagens marcantes e mapas nas ilustrações, já me deixaram bem curiosa e interessada. Acredito que será uma leitura muito boa. E se tiver continuação, melhor ainda! Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carlos esse livro em especial me chamou muito a atenção, como gosto de costura à mão conheço um pouco dos meios e entremeios de uma trama, e achei bem legal essa ideia de costurar as histórias com itens de linha e magia. Fiquei super empolgada com essa resenha e já estou juntando meus dinheirinhos (que estão poucos) para comprar meu exemplar. Gostei da forma que você falou que a magia é explicada, durante os diálogos...

    ResponderExcluir
  8. Oi :)
    Livros que possuem mapas já me conquistam de cara. Todos os que eu li até agora foram leituras maravilhosas e tenho certeza que essa também será. Uma coisa que eu amo em fantasias e me encantar com o mundo criado pelos autores e a ação que esses livros têm. Amei sua resenha e já quero pra ontem esse livro rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Amei os aspectos do livro, acho fundamental que o autor explique os componentes do livro de uma maneira que fique clara e não canse, os personagens do livro parecem cativar o leitor e até nos divertir as vezes, não gosto muito de triângulos amorosos, mas fico feliz em saber que isso é apenas algo momentâneo da história, achei a diagramação linda e espero ler em breve

    ResponderExcluir
  10. oi tudo bem.
    Livros com ilustraçoes sempre me ganham ,ainda nao li o livro mas to na duvida (apesar de gostar bastante de fantasia)porque ja ouvi alguns bons comentarios mas ja ouvi muitos comentarios ruins ,exatamente por acharem que no final fica como se faltasse mais do livro ,como se precisasse ter continuaçao,enfim com o tempo decido se leio..rs.
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Eu li Trama recentemente e gostei bastante! Só tive a sensação que poderia ter mais páginas, sabe? Eu queria mais :D
    O Nells é um personagem incrível! Assim como o Bosh ;) (mas eu não gostei da Tyra não, achei ela bem chatinha)

    ResponderExcluir
  12. faz tempo que eu quero ler esse livro, desde que eu soube sobre o lançamento dele
    amo livro de magias e fiquei feliz que eles conseguiram fazer com que a apresentação de como funciona não fosse cansativo, normalmente é o pior problema que tem esses livros
    respondendo sua pergunta:
    Michael Jensen I can tell you that we are not finished with this story. Keep an eye on Wovenbook.com for more details... soon.
    ele só não respondeu quando vai ser isso

    ResponderExcluir
  13. eu amo fantasia e essa história me conquistou , fora a diagramação que parece ser ótima ,gosto também pelo livro ter imagens , a resenha foi show . muito obrigado por me apresentar esse livro por meio dessa resenha , já vou comprar valeu

    ResponderExcluir
  14. A capa é bem bonita, e essa sinopse me prendeu. Eu gosto bastante de livros com esse tema. E ainda tem mapas para ajudar o leitor a ficar imerso de verdade nesse mundo. Enfim eu quero ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  15. Apenas a sinopse me prendeu, imagina o livro. Fiquei super interessada, a historia chamou minha atenção. Adorei a resenha !

    ResponderExcluir
  16. Só ao olhar a capa e a ilustração me deixou convencida que trama deve ser um bom livro de aventura, e depois que li a resenha me deixou mais apaixonada ainda , quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  17. Amei a capa! Para eu ler um livro é preciso que a capa seja atrativa e a história seja legal, e esse livro tem os dois. Amei❤

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha visto esse livro antes, mas nunca me interresei pra saber sobre o que realmente se tratva, mas pelo menos tive a oportunidade de conhecê-lo melhor agora, e já o adicionei na minha lista *-*
    A trama (sem trocadilhos kk) parece que foi toda muito bem desenvolvida, assim como os personagens, e ainda bem que esse triângulo amoroso é só interesse político, pois não gosto muito desse recurso. E adorei saber que temos algumas cenas de humor (amo!!) e não vejo a hora de acompanhar as aventuras de Tyra e Nels *-* E espero que tenha continuação, já que deixaram um gancho em aberto. Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quero muito ler esse livro, gostei muito dessa historia que parece ser interessante e cheia de mistérios, achei bem interessante a estrategia que a autora usa para explicar a magia com certeza faz com que não fiquei uma leitura arrastada, achei legal essa dinâmica dos personagens e principalmente achei diferente temos um protagonista que logo no começo do livro morre !!

    ResponderExcluir