BEAR



Bianca PINHEIRO
Editora NEMO
2014 e 2015
64 e 84 páginas

SINOPSE: A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar.

Bianca Pinheiro começou a publicar BEAR em formato WEBCOMIC, o que ainda faz hoje em dia. Vocês podem conferir, clicando AQUI.  Foi nesse formato que ela conseguiu ter seu trabalho conhecido e, posteriormente, publicado pela editora NEMO. O que também lhe abriu as portas para ser convidada por Maurício de Souza para escrever e desenhar a próxima versão da Mônica.


Mas eu conheci BEAR de outra forma, dois anos atrás, na BIENAL DE MINAS. Foi paixão à primeira vista pelos traços de Bianca, e uma segunda paixão depois de li seu texto. Texto este que combina perfeitamente com a simplicidade e a inocência transmitida pelas formas arredondadas e fofas de cada personagem.


Os dois volumes de BEAR têm, na sua essência, dois dos sentimentos mais nobres do ser humano: amizade e paternidade. Ao se perder de seus pais, Raven, a garotinha, encontra em Dimas, o urso, o suporte que precisa para iniciar uma busca por eles. Nessa jornada, Raven e Dimas encontram muitos outros personagens, que vão desde pessoas normais a animais falantes. Não há diferenciação no mundo criado pela autora, da mesma forma que não existe diferença na mente de uma criança, quando ela conversa com seu animal de estimação, ou melhor, seu animal amigo.


Mas as histórias de BEAR não são apenas sobre os dois sentimentos mencionados acima, mas, também, deixam uma mensagem moral bem definida, clara o suficiente para ser compreendida em qualquer idade. Esse é um destaque importante na obra de Bianca Pinheiro. Não encaixo BEAR no gênero infanto-juvenil, porque os temas abordados por ele são abrangentes em termos de idade, além de serem mais importantes para os adultos do que para as crianças.


As aventuras são recheadas de referências a games, quadrinhos, livros, séries e filmes, além de ótimas sacadas, que misturam a realidade com a fantasia, como quando a própria autora incorpora um dos personagens do livro. Existem outras participações especiais, que vou deixar para o leitor descobrir e se deliciar.


Um fato curioso é que a versão de BEAR como WEBCOMIC, possui alguns detalhes que passam despercebidos na edição impressa. Na WEB, alguns dos desenhos foram feitos usando técnicas de movimentação, o que dá um charme e uma dinâmica maior na leitura. Também existem alguns extras e algumas explicações, dadas pela própria autora, quanto ao processo de criação e de desenvolvimento dos álbuns.


BEAR é um dos melhores quadrinhos nacionais da atualidade, que merece, sem qualquer dúvida, a sua leitura. Apesar de todos os dois álbuns estarem disponíveis para leitura on-line, claro que você também comprará a versão impressa. O capricho da NEMO, inclusive no formato gigante da edição, é muito profissional e de excelente qualidade.


Depois da leitura, você entenderá como é fácil se apaixonar por essa garotinha e seu amigo urso! ;)

Ah, e se você não leu a nossa entrevista exclusiva com Bianca Pinheiro, leia AQUI!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

19 COMENTÁRIOS

  1. Que gracinha! Amei os traços leves da Bianca, com certeza vou querer ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Aiiii é tão fofo! Bear já estava na lista desde a primeira divulgação que vi aqui no blog. Agora então, com essas imagens e ricas <3 Não vou ler online não, quero urgente a versão física.

    ResponderExcluir
  3. Carlos que lindooo!
    Qro leeer! As ilustrações estão mto bacanas!
    Achei a história bastante divertida tbm!
    Adoreei adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo essa estória do Bear ♥
    Adorei o enrendo, tratando sobre o relacionamento da família e suas lições. Os desenhos são super graciosos e divertidos, espero poder um dia ler *-*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!
    Fiquei muito curiosa para ler! As ilustrações são lindas e diferentes, e a história parece ser muito bonita :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei os traços, os desenhos são lindos.

    Não conhecia muito sobre a obra mais achei interessante, adorei a resenha e já entrou na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que livro mais lindo! As ilustrações estão maravilhosas, tudo tão colorido e fofo. Amei! E lendo sua resenha, percebe-se que o livro trás uma mensagem muito bonita e não só para crianças. Adoraria ler. Obrigada por sua ótima resenha e super dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo quadrinhos e já tinha visto esses no canal da tatiane Feltrin o Tinny Litlle Things, e confesso que foi amor à primeira vista. Fiquei encantada com os traços e com a história em si, mas também fiquei confusa se havia de alguma maneira alguma referência à um desenho chamado Marsha e o Urso e ninguém soube me responder! Você sabe?

    ResponderExcluir
  9. oooi Carlos!! Eu não tenho o cstume de ler histórias em quadrinhos, apesar de ler muito Turma da Mônica na minha infância, mas esse livro é muito encantador!!
    E me deixou encantada com esses lindos desenhos, senti falta da infância apesar de saber que a história não é apenas dirigida as crianças, me fez lembrar dos livros com ilustrações que eu adorava quando era pequena, espero poder ler em breve, valeu!!


    ResponderExcluir
  10. Oi :)
    Eu achei tão fofo esse quadrinho, as ilustrações são lindas, ela tem muito talento. Eu nunca li nenhum quadrinho, a não ser alguns da Turma da Mônica na minha infância, pois eu não tenho muita vontade mas depois de saber mais a respeito da estória eu fiquei curiosa pra saber mais a respeito da obra, só não sei quando irei ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de ler quadrinhos, era viciado. Quando observei um pouco Raven, não pude deixar de notar uma semelhança com um personagem de um Game que jogo (Annie, ela tem um urso como amigo) claro que não é a mesma coisa mais só lembrei dela. Nossa, grande trabalho a produção deste livro, qualidade está excelente, está muito bonito os desenhos, tudo.

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei de ler HQ. Com certeza, amaria ler Bear e participar das aventuras com essa dupla. A capa é muito fofa.

    ResponderExcluir
  13. Essas ilustrações são super fofas e a história bem bonita e real. Acho que é fácil de se identificar e deve ser muito gostoso de ler. Ainda mais por ter esse negócio de qualquer idade. Assim poderia até emprestar para a irmã mais nova (acho que ela iria gostar) e estar lendo também. Importantes lições, boas história e belas ilustrações? Ganhou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Que belo trabalho e ainda por cima de uma brasileira. É legal que ver pessoas do nosso país com tanto talento e gosto ainda mais por ver uma mulher ganhando espaço nos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  15. Muito Fofo! Apesar de não ser meu estilo gostei muito!
    Amei a Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei Bear, ainda não conhecia o traço nem a escrita da Bianca Pinheiro mas assim que vi me conquistou, as ilustrações dela são lindas e logo prende o leitor e achei bem interessante a historia e principalmente as mensagens que suas historia dos passam fazendo um livro para todas as idades !!

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia ainda essa hq/webcomic, mas já quero. Recentemente estou viciada em Tobias and the Guy, q infelizmente está em um looooooooooooongo hiatus. Aliás, recomendo. Espero um dia poder comprar os livros da autora, mas por enquanto eu vou acessar o site. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. eu vi essa matéria corri para conhecer a página dela e simplesmente me apaixonei pela história!
    pelos personagens pelo traço
    juntar dinheiro para comprar

    ResponderExcluir
  19. Que livro fofo 😍
    Adorei as gravuras, muito bem feitas! Mas também é muito legal ver que é de uma autora nacional, assim o torna ainda mais especial.

    ResponderExcluir