O PODER DA ESPADA


Joe ABERCROMBIE
Editora ARQUEIRO
2013
474 páginas

SINOPSE: Uma guerra está prestes a eclodir. Assolada por conspirações internas, a União ainda precisa mobilizar seus exércitos para combater os inimigos externos. Nesse momento de incertezas, um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Sua presença tornará a vida de Sand dan Glokta, Jezal dan Luthar e Logen Nove Dedos muito mais difícil. Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou anos sob tortura. Por ironia, agora é nas mãos dele que os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões - sejam culpados ou não. Já Nove Dedos é conhecido por jamais deixar um inimigo viver tempo suficiente para falar uma palavra sequer. Por sua vez, tudo o que o mulherengo Jezal deseja é obter fama e glória vencendo o campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo e jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. O destino desses quatro personagens está prestes a colidir - e, no impacto, a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

O PODER DA ESPADA é o primeiro livro da trilogia A PRIMEIRA LEI, do autor Joe Abercrombie. Narrado na terceira pessoa, o livro trás um mundo medieval, que remete as clássicas histórias sobre guerras, magia, lutas sangrentas e inquisição. A cada página lida, sentia-me dentro dos mundos de O SENHOR DOS ANÉIS e de GUERRA DOS TRONOS. A obra foi muito bem recebida pela crítica, inclusive teve elogios do próprio George R.R. Martin.



Com uma narrativa fácil e envolvente, os personagens principais andam sobre uma linha tênue entre o bem e o mal. Nunca se sabe exatamente o que sentir em relação a eles, principalmente ao chegar ao fim do livro, onde ficou ainda mais difícil, pra mim, separar os sentimentos pelos personagens, que chegaram a raiva, pena, esperança e desilusão. Lógico que, como em todo livro de guerra, tem sempre um tirano que é mais odiado que os outros, e, nesse livro, o único que me fez ter antipatia e um ódio sincero, foi Bethod, um selvagem das terras do norte, que pretende começar uma guerra para ter controle de toda União. Tem várias histórias em paralelo, e a cada novo capítulo o autor intercala entre uma e outra, o que achei legal, e não torna nada confuso ou difícil de acompanhar.

O livro todo tem um toque de humor negro e sarcasmo, que se tornou uma característica única do autor, além, claro, das personalidades marcantes de cada personagem. Um deles, o inquisidor Glokta, é um dos meus favoritos. Ele foi um campeão e grande espadachim, mas acabou a vida de uma forma miserável, quando foi capturado pelo exército inimigo e sofreu tortura por anos, ficando aleijado, desdentado, sofrendo, e a única coisa que sobrou pra ele foi ser inquisidor. Em alguns momentos cheguei a sentir muita pena dele, mas é um homem que, mesmo sofrendo, continua cruel, cheio de sarcasmo e planos malignos, além de ser capaz de torturar amigos e conhecidos, até obter confissões verdadeiras, ou criadas para seus superiores, ou para seu bel prazer. Ele tem seus momentos de pequenos sinais de compaixão (raros por sinal), o que me deixou desnorteada e sem saber o que sentir em relação a ele, e assim é com a maioria dos personagens.


Abercrombie fez questão de retratá-los tão bem em suas escolhas passadas e nas consequências que determinaram caminhos sem volta para alguns deles, e suas atitudes no presentes, que fica difícil definir quem é o mocinho e o vilão. Achei extremamente interessante essa forma do autor em retratar os personagens.

''Se você vai viajar com um homem, e talvez lutar junto dele, é melhor conversar, e rir se puder. Desse modo é possível chegar a compreensões, depois a confiança. A confiança é o que une um bando, e no ermo isso pode significar a diferença entre viver e morrer. Chegar a esse tipo de confiança exige tempo e esforço.''

Ao fim do livro, fiquei muito ansiosa para saber como toda a guerra se desenvolverá e qual será os futuro de cada personagem.


Ler O PODER DA ESPADA me deixou com gosto de ''quero mais'' e louca para ler os outros livros da trilogia.

Compartilhe este post:

20 COMENTÁRIOS

  1. Que capa daora!! Adoro livros com história medieval e aventura ♥ Já ouvi falar do autor e com certeza quero ler todos os livros dele pois me parece todos fantásticos! Quero mergulhar neste mundo de fantasia e luta! =D
    Quero ler a série inteira e se possível o box do autor haha. Por que não fazem sorteio desse livro? Eu iria amar! ♥

    ResponderExcluir
  2. Gabi, a questão é: sendo um livro assim tão envolvente, será que manterá a mesma ideia de deixar a gente com a sensação de que não há lado ruim e bom o tempo inteiro, porque se conseguir vai ser com certeza uma grande jogada do autor. O que fico aqui pensando é se esse mote de tramas vai sustentar por mais um livro. Gostei da resenha, da ideia geral e de como você expôs seu ponto de vista. Eu particularmente amei essa capa, e fiquei perdidad na incerteza de ler ou não! Muito boa sua resenha

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriella,
    Que sensação gostosa de ler e lembrar das Crônicas de Gelo e Fogo! Gosto muito do mundo medieval e O Poder da Espada tem aquela pegada magnifica de fazer o leitor ligar passado e presente, e acabar por torcer para um lado. O que mais gostei da sua resenha foi ressaltar que não sabe quem é realmente o mocinho e quem é vilão. Coisa que acho difícil em histórias assim kk todo mundo no mundo medieval tem seus pecados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que livros com magos não fazem muito o meu estilo, mas me pareceu bem interessante, principalmente por ser uma história complexa, creio que foge do clichê, né?!

    ResponderExcluir
  5. Ooi :) O poder da espada ao meu ver passa a ideia de ser um daqueles livros bem sangrentos,cheio de guerras , como eu não gosto disso eu acho que não seria um livro interessante pra mim, mas pra quem se interessa por histórias que envolvem muita ação e luta vai se apaixonar por esse livro pelo que eu pude ver!!

    ResponderExcluir
  6. Ooii Gabriela!
    Já tinha visto a capa do livro em algum lugar, mas não tinha lido nenhuma sinopse ou resenha dele, adorei o conteúdo do livro, o enredo parece bem fácil de ler tbm, gostei mto das ilustrações...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei a resenha!
    Confesso que livros com essa temática não chamam muito a minha atenção, mas achei a construção dos personagens desse livro diferente e fiquei curiosa pela leitura.
    Também achei a capa dessa edição muito linda :)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro chamou minha atenção assim que eu vi. Mas minha amiga leu e disse que a partir de uma parte ele fica super tedioso e eu tambem vi varias resenhas negativas a respeito dele :(
    porem eu gostei da sua resenha e me fez querer dar uma chance para a litura...vamos ver haha

    ResponderExcluir
  9. eu quero muito ler esse livro, quando eu vi que o Abercrombie foi elogiado pelo Martin, eu pensei tenho que conhecer.
    sem falar que um amigo meu fez a maior propaganda dele, tudo bem q ele disse q tinha partes arrastadas, mas que a história como um todo compensa, e agora sabendo que o livro tb tem um toque de humor negro, definitivamente vai para a minha lista
    que bom que vc terminou o livro com gosto de quero mais =)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e o enredo do livro, só pelo George R. R. Martin ter gostado já da para criar alta espectativas sobre este livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    É a primeira vez que leio a respeito desse livro. Que capa linda! E a premissa da obra é muito interessante, bem o gênero literário que eu adoro. Fiquei super curiosa para ler. E sendo uma trilogia, melhor ainda, mais expectativa sobre o desenvolvimento dessa rica história. Ótima sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi :)
    Nunca tinha ouvida falar desse livro e nem do autor. Gostei bastante da estória pois depois que conheci o mundo de Gelo e Fogo eu to sempre querendo ler alguma coisa parecida. E se foi elogiado pelo George R.R. Martin. então com certeza eu vou gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Car#lh###, gosto muito desse tipo de livro, estou lendo as cronicas de gelo e fogo, terminando o 4° livro, olha e a cada vez mais fico interessando em obras como essa, adoro quando em um livro tem aquele personagem inteligente que faz aqueles planos bem planejados depois chega com aquele sarcasmo. Tenho certeza que vou me viciar nesta obra, irei ver se consigo o primeiro livro, quero ler depois que terminar os livros de Martin.

    ResponderExcluir
  14. Sou doida pra ler esses livros e ainda não consegui. Vou colocar na minha lista enorme de coisas pra olhar em promoção porque necessito ler mesmo. Isso de lembrar got e senhor dos anéis me deixou curiosa, mas é tudo de guerra, sangue e lutas que me chamou atenção nele. Até por ter esse humor sarcástico também, acho que iria amar, simplesmente amar essa leitura.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada que tem como fundo a época Medieval, apesar de achar o assunto bem interessante. GOT está na minha lista de metas faz tempo, tenho todos os livros aqui, mas nunca tive coragem de pega-los. Quero ler antes de começar a série, mas tá difícil.. rs
    Gostei bastante da história de O Poder da Espada, essa indecisão de gostar ou não do personagem com certeza da um toque super legal para a história e meche com nós, leitores. Adoro livros assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. O problema desses livros de fantasia é sempre o tempo de espera pelos próximos livros da trilogia ou da série. Gosto de livros assim com essa pega de humor sarcástico e com personagens fortes. Ainda não conhecia esse livro. Fiquei feliz em conhecer.

    ResponderExcluir
  17. Não gosto desse tipo de Livro! Que pena porque se o Blog está falando bem do livro é porque ele é bom!
    Ótima Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei essa historia bem interessante principalmente por temos o mundo medieval que acho bem interessante, parece aquele tipo de historia onde encontramos varias tramas me deixando curiosa para conhecer melhor a historia e se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  19. Em geral eu amo esse tipo de história, uma vez que pertence a um dos meus generos favoritos, porém esse livro em si não me atraiu muito. Não sei se é pq ele parece ter uma atmosfera meio gore ou o que mas...

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente gostaria de falar da capa: que coisa linda! Acho que eu compraria só por ela Haha
    Espero que o livro seja tão bom quanto a capa, pela resenha percebi que tem grandes chances, também gostei de saber que tem humor envolvido (mesmo que seja negro). Mas fiquei com uma dúvida, os três livros já foram lançados ou só o primeiro?

    ResponderExcluir