ANNA VESTIDA DE SANGUE



Kendare BLAKE
Editora VERUS
2016
252 páginas

SINOPSE: Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

Eu sou fã de OS CAÇA-FANTASMAS, SUPERNATURAL e BUFFY. Então, é impossível, para mim, não gostar de ANNA VESTIDA DE SANGUE, porque a obra usa o que de melhor tem nesse filme e nas duas séries para construir sua história. Capítulo após capítulo somos levados para acontecimentos que impedem que a leitura seja interrompida. Simplesmente, temos que continuar lendo, e lendo, e lendo, e lendo, até que o livro termina e podemos, finalmente, suspirar... e torcer para que o próximo chegue logo ao Brasil.


Mas não é só a história que empolga. O casal principal, totalmente improvável, conquista assim que aparecem juntos. Cas, o caça-fantasmas (embora ele odeie ser chamado assim, mas que proporciona um momento hilário no meio do livro), chega à cidade para matar Anna, o fantasma de uma garota de 16 anos, que foi morta com um corte na garganta, e cujo assassino nunca se encontrou. Só que ela se mostra muito mais poderosa do que Cas imaginava, e já no primeiro confronto, ele se vê indefeso. E confuso, uma vez que Anna o deixa fugir. E no segundo confronto a mesma coisa. No terceiro, já estavam apaixonados. E é muito, muito fofo como tudo acontece.


Além dos dois, temos Thomas, um aprendiz de bruxo, que consegue ler mentes; e Carmel, a garota mais bonita do colégio, mas que não segue o estereótipo e se mostra inteligente, fiel e corajosa. Os quatro, Cas, Anna, Carmel e Thomas, formam uma equipe que funciona muito, muito bem. Os planos são construídos em conjunto, com tentativas e erros até que funcionem, o que é muito legal, porque a importância não fica apenas em cima de um personagem. Cada um deles, em certo momento da história, salva o dia e vira herói.


Temos outros personagens, que aparecem menos, mas que têm a sua função dentro do enredo. Nada fica ao acaso e nem está lá para encher páginas. As descrições são suficientes para que o leitor se localize no ambiente, e as ações, lutas, perseguições, magias, destruições, tudo é narrado com muita clareza. E todas são muito boas.

Ah, e temos o vilão. Sim, temos que ter um, uma vez que não é a Anna. Seria esse o ponto fraco da história? Não! Ele, o vilão, mete medo, aparece de surpresa, sem o leitor suspeitar, e dá para sentir um arrepio quando descobrimos que ele faz parte da história desde a primeira página. Não é spoiler, porque você não faz ideia de quem é e nem de onde ele está. Tente descobrir se for capaz.


Confesso que me surpreendi com a agilidade da obra de Blake. É uma aventura de terror que agrada, conquista, e deixa um gosto de quero mais na última página. Tanto, que ANNA VESTIDA DE SANGUE terá uma adaptação para o cinema, já no ano que vem. Infelizmente, com produção de Stephenie Meyer, autora de CREPÚSCULO. Vamos dar as mãos e torcer juntos para que Meyer não arrase com uma boa história. Seria um desperdício. ;)

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

24 COMENTÁRIOS

  1. Oii Carlos!
    Esse livro tá mto bacana heim! Gostei dmais da sinopse dle, pensei que fosse mais um terrorzinho ou algo assim...
    Me surpreendi! A capa é linda! Esse gênero me agrada mto. Pelo que vejo, eh bastante divertida msm, bem animada! Personagens tbm m e agradou dmais, deram vida á história tbm...
    Qro ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos,
    Quando vi a capa pensei que fosse um clássico sobre história de fantasmas. Mas não! Não é meu gênero favorito de livro mas fiquei com muita vontade de ler! Amo história que tem um grupo que combate um vilão.
    E quando acontece um mistério! Fantástico!
    Amei a Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa para ler esse livro, como não tenho o costume de ler livros com esse enredo nem sei o que esperar. Mas como gosto de histórias com suspense espero que a leitura seja bem agradável e envolvente. Pretendo ler assim que tiver a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii! O livro parece ser muito bom pra quem gosta desse gênero, confesso que apesar de não gostar muito de livros de terror essa história me pareceu diferente de tudo que eu conheço e eu fiquei curiosa, quem sabe um dia não dou uma chance né...! Valeu Carlos!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia ao certo o que esperar desse livro... tantas opiniões diferentes na internet.. Mas estava mesmo esperando sua resenha, que pra mim é sempre bem sincera, pra saber se add ou não a minha listinha!rs A conclusão é que ainda pretendo ler sim, mas não como prioridade, já que nós leitores temos uma lista imensa de leituras programadas...ehehhe
    ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Pela resenha essa leitura me parece que vale a pena, já ouvi diversas opiniões sobre este livro, tem um pouco de romance, mistério e até um vilão haha, seria clichê, se os personagens não fossem sobrenaturais e se o enredo não parecesse criativo e misterioso, estou curiosa para ler esse livro, já está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre a obra em questão.
    Parece ser uma leitura super interessante e empolgante.
    Que te prende do início ao fim, gosto disso.
    Estou vendo muitos comentários positivos a respeito do livro e por isso ele já está na minha listinha de leitura.
    Não conheço ainda a escrita da autora, mas acredito que seja ótima.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos,
    Eu li Anna vestida de sangue, achei a capa bem legal e esperava por uma história diferente. Eu esperava mais... Concordo que o livro é enxuto, tem bastante ação, perseguição, planos bem elaborados. Realmente eu não lembro do momento hilário envolvendo o Cas no meio do livro. Eu fiquei confusa no começo de como a Anna tinha morrido e de como ela aparecia, não sei se vc teve essa mesma impressão.
    Um beijo
    Paulinha S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Me referia ao fato dele não gostar de ser chamado de caça-fantasmas e no meio da história ele mesmo se chama disso e se xinga...rsssss
      Bjs

      Excluir
  9. Oi!
    Estou apaixonada por esse livro! Capa linda e a sinopse me conquistou de jeito. Ganhei essa belezura em um top comentarista e estou aguardando ansiosa para ler o mesmo. Amei sua resenha, perfeita! Adoro esse gênero e tenho certeza que será uma maravilhosa leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, com certeza já me interessei por este livro. Sou fascinada por histórias de terror e suspense apesar de ter um pouco de medo confesso. Tomara que o filme seja bom assim como a história aparenta ser. Já está na listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem..
    Estou bem curiosa desde o lançamento para ler esse livro, apesar de não ser o meu gênero preferido, a sinopse me conquistou bastante e espero não me decepcionar com a leitura. Não sabia que a história teria continuação, apenas sabia da adaptação o que por sinal estou mais ansiosa ainda para o lançamento devido aos personagens.
    Um abraço e muito sucesso:)

    ResponderExcluir
  12. Oi :)
    Sou uma pessoa muito medrosa mas eu gostei tanto da estória desse livro que vou enfrentar meu medo para poder lê-lo. Ainda mais por se tratar de uma fantasia também, o meu gênero favorito. Muito ansiosa para poder ler e Anna vestida de sangue pois tenho certeza que vou amar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, conheço esse livro desde que foi lançado, mas ainda não li. Não imaginava quão bom esse livro é, depois de ler sua resenha estou super ansiosa para lê-lo. Sei que vou adorar o livro, por todos os elementos que você citou e por ser de um dos meus gêneros literários favoritos. E também não sabia que faz parte de uma série. Nossa, já prevejo como vai ser a adaptação cinematográfica desse livro, principalmente tendo Stephenie Meyer produzindo-a.

    ResponderExcluir
  14. Estou bem curiosa desde o lançamento para ler esse livro, apesar de não ser o meu gênero preferido, a sinopse me conquistou bastante e espero não me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Oi Carlos.
    Quero muito ler Anna vestida de sangue, apesar de não ser tão fã de livros de suspense.
    É bom saber que os personagens são bem construídos e que todos tem uma participação importante no enredo.
    Fiquei bem feliz em saber que a narrativa é ágil e que não há enrolação. Leituras arrastadas conseguem acabar com uma boa história.
    Não sabia que iria ter a adaptação cinematográfica desse livro. Vamos torcer para que seja uma boa adaptação!

    ResponderExcluir
  16. Estou muito curiosa em relação há esse livro, principalmente pelo fato de ele ganhar adaptação cinematográfica pela Stephenie Meyer. Umas das coisas que chamou minha atenção foi o fato de na minha visão ser muito parecido com a mediadora da Meg Cabot, e lendo a sinopse e a resenha ele parece ser bem levinho e ágil o que o faz parecer seção da tarde, um daqueles livro levinhos mais com nenhuma leitura arrastada...

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é lindo, percebo que, Anna vestida de sangue consegue ser um terror com uma história se passando, com mistérios e dúvidas, o que torna a obra diferente e moderna, muito bom essa introdução do romance no livro, claro que, sem tirar o foco da história, assumo que no fundo, fiquei curioso para conhecer a obra, achei a história original de acordo com a resenha, parece ser um livro bastante enigmático . me interessei muito pelo livro . parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Desde o lançamento que to doida pra ler esse livro, não sabia que ia ter filme! agora fiquei com mais vontade ainda. rs a historia parece muito interessante e essa capa é linda.

    ResponderExcluir
  19. Nossaa, o livro tem meu nome e ainda parece ser mt bommm, ja quero muitoo, adoro essas coisas de fantasma, monstros, etc. Não creio que vai virar filme já, onde eu estava que não vi esse livro? (ps. tirando o livro e o filme crepúsculo é muito bom), espero que não estragem o filme. Resenha daora me fez querer mais o livro, que pelo que eu vi também, se passa numa época antiga, coisa que eu também adoro.

    Ana Carolina
    https://leitureira-filmeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu pretendo ler esse livro, porque não parece ser daqueles que desperta muito medo, já que temos um romance fofo no enredo, e também porque a capa desse livro tem um contraste que admirei desde que vi. Gosto de livros que te prendem e nos deixam curiosos para saber o que vai acontecer, e a narrativa aparenta ser na medida certa, que consegue nos inserir na trama, espero que a adaptação seja fiel

    ResponderExcluir
  21. Hey! :)
    Omg que resenha. Também sou fã de Supernatural e sinto uma saudade tao grande de Buffy.Adoro livros com essa pegada sobrenatural ,personagens com poderes.Isso eleva a leitura a outro level (se o autor souber aproveitar isso,é claro). Ja esta na minha listinhas de "livros que preciso ler". Sobre a produção de Meyer : Aaaaaahhh nãããããão O.O

    ResponderExcluir
  22. Stephenie Meyer? Uma da melhores escritoras, na minha opinião, já que a serie dela é uma das minhas favoritas. Agora, quanto ao livro. Amei a resenha e a historia, não curto muito terror, mas, esse livro me conquistou.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Quero muito ler esse livro, assim que vi a capa ela logo me chamou atenção e achei todo o enrendo bem interessante ainda mais esse romance bem improvisável, mas que parece funcionar muito bem e gosto muito quando a autora desenvolve os personagens secundários por isso fiquei curiosa sobre esse grupo no livro e suas aventuras !!

    ResponderExcluir