EXORCISMO


Thomas B. ALLEN
Editora DARKSIDE
2016
254 páginas

Sinopse: Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016.

O livro do escritor Thomas B. Allen, EXORCISMO, é uma obra-prima do horror. Com uma narração absurdamente densa e uma história totalmente fluida (fora uma edição super caprichada da DARKSIDE), temos um grande marco do terror difícil de se conseguir na escrita.


Conhecemos a trajetória de Robbie, um garoto comum, entrando na adolescência. Robbie vive com seus pais, os Mannheim, em uma pacata cidade dos Estados Unidos, até que sua tia Harriet, que é espiritualista, o presenteia com um tabuleiro de Ouija, usado para se comunicar com os mortos. Após a morte de sua tia, coisas estranhas começam a acontecer com Robbie. Batidas passam a ser ouvidas de locais inexplicáveis, o garoto passa a falar latim, objetos passam a se mover sozinhos.


Então, a família dos Mannehim vai atrás de um pastor, por desconfiar de possessão demoníaca, e é quando toda a saga do exorcismo começa. A obra é baseada no diário real dos padres William S. Bowdern e Walter Halloran. Nota-se ainda que os padres não sabiam muito bem como realizar o exorcismo. Quem ler pode esperar, de certeza, um terror de proporções épicas.


A narração dos eventos é dada de forma fria e certeira, quase como se fosse natural, o que faz com que o medo seja enorme. A família de Robbie teve de conviver durante vários meses com todos os ataques investidos pelo que ora se diz demoníaco, ora se diz ser apenas a alma atormentada de sua finada tia.


A única observação em negativa que tenho para a trama, é quanto à forma como a história é conduzida. A narração acaba se perdendo entre o que seria um documentário e uma forma fictícia, o que a deixa, por vezes, confusa. Entretanto, o medo sentido pela leitura compensa todos esses momentos de inexatidão das palavras.


Devo admitir que este foi um livro que conseguiu me incomodar. Desde a capa, escura, com letras desajeitadas e uma cruz, até seu interior, com o tabuleiro de ouija e seu marcador no formato de planchette (a pequena paleta que se move sobre o tabuleiro), sentimos um medo absurdo. Contando ainda com um prefácio, que diz toda a saga do jornalista Thomas B. em busca do registro do exorcismo, e com notas sobre os capítulos, notas do autor, a transcrição do diário e as fontes citadas. A DARKSIDE, como sempre, manteve a qualidade da obra impecável e majestosa.


O único sentimento que tive de verdade foi o medo. A forma fria como o livro foi escrito e as técnicas fortes e marcantes em como os exorcismos são feitos. E sobre o final, devo dizer apenas que não é nem um pouco esperado. Infelizmente, não tenho como falar mais do que isso, caso contrário darei spoilers enormes, mas posso revelar que, para mim, foi totalmente instigante.


Vale lembrar ainda que o livro e o filme O EXORCISTA (1971 e 1973, respectivamente), foram baseados nesta trama de Allen, lançado em 1949 e trazido de volta com tudo pela DARKSIDE.

Compartilhe este post:

Eduardo Carvalho

Sou uma pessoa que vive em muitos mundos: de Percy Jackson, de Jogos Vorazes, de Harry Potter, de Alice, da lua. Ler é um vício extremo que me garante muita raiva e alegria, e já me garantiu o título de louco muitas vezes (principalmente por olharem torto pra mim quado começo a rir sozinho de algo que li).

33 COMENTÁRIOS

  1. Olá Eduardo, eu desde pequena tinha aquela vontade misturada com medo de utilizar a tábua dos espíritos para saber mais do mundo extra corpóreo, mas confesso que minha mãe me vigiava porque por ser demasiada católica tinha medo do que eu estaria mexendo. Como dizem as pessoas mais sábias nunca mecha com o que não conhece, as consequências são imprevisíveis. Eu ganhei esse livro mas ainda não comecei a ler, e estou apaixonada por ele. Esqueci de contar que a capa além de bela tem umas ranhuras na cruz como se fosse proposital de ter sido arranhado pelos espíritos.

    ResponderExcluir
  2. Oii Eduardo!!
    Que livro eh esse gte, eu ameeei! Estava ansiosa pra ler uma resenha dle! Me surpreendi com a história, pesei que fosse mais um livro com algo misterioso, um pouco apenas de terror...Eu ameeei!
    A capa eh perfeita! Ilustrações lindas! Enredo mto bom!
    Qro mto ler! Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo,
    Gosto muito de filmes e livros de terro, mas tenho um pouco de medo, rsrs! Mas nada que me impede de ler um livro espetacular desse! Amei a capa, como sempre a DarkSide está de Parabéns!!
    Queria muito ler uma resenha dessas, porque tenho um pouco de receio com esse livro, pois é um tema meio complicado!
    Adorei a Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. não é esse o objetivo do livro: fazer vc sentir medo?
    eu estou apaixonada por essa edição da darkside (isso tá ficando repetitivo) e adoro histórias de terror
    sempre tem algo envolvendo um tabuleiro de ouija, afinal a gente tem medo do que não pode explicar
    eu preciso desse livro!

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Eu não gosto muito desse tipo de leitura, por já ter vistos vários filmes de terror que não me agradaram prefiro leituras mais amistosas, apesar de adorar um suspense , o terror não faz parte da minha lista de livros, mais valeu pela resenha!!

    ResponderExcluir
  6. Esse gênero não me agrada, então com certeza este não é um livro que vou ler. Mas uma coisa que não posso deixar de falar, é o capricho da editora com seus livros, a Darkside tem surpreendido a cada livro, tanto na capa quanto em suas páginas, difícil não querer comprar todos (ou quase todos)! Haha

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o terror e amo a Darkside. Esse livro não é para qualquer um, ainda mais sabendo que ele é baseado em fatos reais e que inspirou o filme O Exorcista. Fico imaginando se algum leitor já brincou com esse tabuleiro Ouija. ahaah

    ResponderExcluir
  8. Tenho medo só de ler o nome dele xD
    Coragem...pra ler esse aí tem que ter. Eu não pego de jeito nenhum, ainda mais porque fico com aquilo na cabeça e acho que o medo seria grande demais, uma neurose e coisa e tal. Se tem toda essa forma de escrever e impressionar então, coitadinho daquele menos corajoso! Mas de diagramação e detalhes o livro é maravilhoso. Adoro esse tabuleiro na capa, que demais *-*

    ResponderExcluir
  9. Que livro assustador! haha >< Não gosto de terror por isso que não pretendo ler esse livro, mas a Darkside fez um ótimo trabalho com as ilustrações e a diagramação =)

    ResponderExcluir
  10. Poucas histórias de terror possuem fama o suficiente para que a simples menção de seu nome cause arrepios e calafrios no mais corajoso cinéfilo de horror, O Exorcista é uma delas com seu nome carregado de maldade e terror. O Exorcista, 40 anos após seu lançamento, se transformou em um marco na história do cinema e segue sendo uma obra assustadora cercada de mistérios e maldições. É impossível ficar indiferente ao lançamento do Exorcismo, livro que traz a tona a história que serviu de inspiração a William Peter Blatty para escrever O Exorcista. Aposto em uma leitura agonizante e com certeza essencial para quem é fã de terror.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido comentários sobre o livro, o quando era surpreendente e bom, não sou muito fã de livros de terror, pois na maioria das vezes parece que não me impacta ou não traz algo novo ao enredo da historia, gostei da resenha, acho que vou apostar nessa leitura, espero que me amedronte muito haha. E como detalhes são importantes nos livros essa capa está maravilhosa!

    ResponderExcluir
  12. Tenho um pavor tremendo de filmes desse gênero.
    E por isso, acredito que não teria coragem de ler livros assim.
    Pra quê né? Só pra ficar com isso na cabeça e por fim nem conseguir dormir kk
    Sou dessas...
    Mas acredita que gostaria de ter o livro só por ser da Darkside?
    Acho as publicações deles tão caprichadas... Gostaria de fazer coleção <3
    Pra quem é fã de terror, tenho certeza que esse livro surtirá um efeito super positivo!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  13. Morro de medo desses livros da Dark, acho que eles arrasam nas capas e tudo mais, mas me sinto um pavor! Esse é um daqueles livros que minha mãe não gosta que eu tenha em casa, só pela capa e principalmente pelo conteúdo.
    Fiquei curiosa para saber o restante da história do garoto, que a tia parece ter dado um presente de grego para ele, hein? E ainda mais que é baseado em fatos reais... ui!
    Só não entendi bem, o livro é o sobre o Robbie, ou sobre os exorcismos e como ele surgiu?
    Uma bela resenha pra que não tem medo.
    Um beijo
    Paulinha S

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Eu sou uma pessoa muito medrosa, eu não consigo de jeito maneira assistir quase nenhum filme de terror, então com certeza não tenho coragem de ler esse livro, mesmo que a estória seja interessante. Essa é uma das edições mais bonita da DarkSide na minha opinião, a editora sempre se superando. Enfim, gostei bastante da resenha e as fotos ficaram muito lindas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ótima resenha! Amo Dark Side e quero muito esse livro. Tenho medo sim, mas creio que a curiosidade é maior. E esse livro está perfeito em seus acabamentos e detalhes de ilustrações e capas. Aguardando ansiosa para ter um exemplar na minha estante. Perfeita resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Assim que vi o livro já me imaginei morrendo de medo ao ler a história. Sou muito curiosa em fenômenos sobrenaturais mas o medo sempre acaba falando mais alto. Espero ter um pouquinho de coragem para ler este livro que me chamou atenção e parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem..
    Terror nao e meu tema favorito de livro nem de filme pra ser sincera,mas mesmo assim como curiosa acima ate mesmo do medo de filme ou livro de terror ,assisti o filme O EXORCISTA e como a darkside e uma editora que to louca pra ler os livros por suas belissimas capas e livros incriveis esse ja ta na minha lista ,principalmente por ter essa ilustrações que adoro e nos faz entrar mais ainda nao historia contada.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  18. MEU DEUS, me arrepiei toda com essa resenha, amo filmes e livros de terror e to loka pra ler esse livro, ao mesmo tempo morta de medo porque fiquei me cagando quando assisti o exorcista, mas com essa resenha e com essa edição da Dark Side (JESUS, como eles conseguem fazer esses livros tão perfeitos?), terei que ler.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de livros de terror e principalmente da DarkSide, que é minha editora favorita. Essa edição da Dark está maravilhosa(como sempre), principalmente por eles terem colocado esse "tabuleiro" Ouija. Esse livro com certeza é muito bom, e assustador também. Haha.

    ResponderExcluir
  20. A Darkside sempre faz edições maravilhosas, mas essa... eu passo longe. Apesar de ter uma premissa bem interessante, acho que não tenho psicológico para tanto

    ResponderExcluir
  21. Oi Eduardo.
    Eu não teria coragem para ler esse livro, pois morro de medo dessa temática do exorcismo e possessão demoníaca. Ainda mais que é baseado no diário de um padre, ou seja, fatos reais.
    A edição da Darkside é realmente linda!! Vou ficar admirando esse livro de longe rs

    ResponderExcluir
  22. Hi Eduardo.
    Ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro.Por medo (confesso)ainda nao vi nem o filme. Quero ler o livro primeiro,sentir como é a real historia.Depois ,quem sabe ,se me der coragem eu assisto ao filme.
    A edição esta tão linda.Enche os olhos.DarkSide arrebentando como sempre. Amei sua resenha. Sem spoilers e só me deixou com mais vontade ainda de ler Exorcismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admito que também nunca vi o filme XD. Eu não costumo gostar do terror de cinema, já que quase sempre ele é só pra causar sustos, não tem aquele horror psicológico que te deixa pensando. Prefiro os livros, imagino mais e consigo esse horror que tanto amo. É estranho admitir que gosto de ter medo, mas é verdade.

      Excluir
    2. Eu admito que também nunca vi o filme XD. Eu não costumo gostar do terror de cinema, já que quase sempre ele é só pra causar sustos, não tem aquele horror psicológico que te deixa pensando. Prefiro os livros, imagino mais e consigo esse horror que tanto amo. É estranho admitir que gosto de ter medo, mas é verdade.

      Excluir
  23. O que mais me encantou nesse livro, foi sem sombra de dúvidas a edição da darkisade. O que fiquei sabendo é que o livro realmente não tem nada a ver com o filme, mas ainda assim não tenho coragem nem psicológico para lê-lo, principalmente por ser um livro baseado em fatos reais, narrado por padres. Mas acredita que gostaria de ter o livro só por ser da Darkside? Acho que pra quem gosta de terror desse ser uma maravilhosa história

    ResponderExcluir
  24. Amo filmes de terror e livros eu nunca tive coragem de lê pois ficava com medo e desistia, mas de um tempo pra cá consegui combater esse nervoso e com certeza esse vai ser um livro que vai pra minha lista. Hahahah

    ResponderExcluir
  25. Essa edição me hipnotiza de uma maneiro que olha.... Mas tenho receio em comprar ele (apesar da vontade enooorme de ter na minha estante) Vamos ver, quem sabe daqui pra frente eu o compro.

    ResponderExcluir
  26. dark side é sinônimo de capricho , tenho que admitir que a edição é maravilhosa porem nunca vi o filme e tenho muito medo de ler o livro coisas sobrenaturais me assustam

    ResponderExcluir
  27. Darkside sempre arrasando *--* esse livro é um sonho, essa edição é muito linda, é maravilhosa, to paquerando ele a um tempinho já rs apesar de não gostar de filmes de terror os livros me interessam e esse então! quero muito <3

    ResponderExcluir
  28. Cara, eu sei que eu sempre falo que a dark side é perfeita, mas é muito perfeita, não posso com isso, olha essa edição. Eu amo filme e livro de terror, mas li poucos livros de terror, só um deles me causou uns arrepios poucas vezes, mas nada muito assim, mas como você disse que sentiu, boto fé, até porque os filmes que mais me cago de medo são filmes de exorcismo, ainda mais aqueles filmes de exorcismo bem elaborados com uma historia e tal como você disse na resenha, então ja ta no topo da lista!

    Ana Carolina
    https://leitureira-filmeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. DarkSide como sempre com as melhores edições, não leio terror, por isso não leria essa obra, até porque já assisti alguns filmes que envolvem o Ouija e não foram muito fáceis de superar. Na minha opinião a facilidade da escrita, que narra como se tudo fosse normal, ajudou ainda mais a aumentam o medo durante a leitura, mesmo que em alguns momentos seja um ponto negativo e que se prende a outros fatores. Como disse, não leria, mas com certeza indicaria para quem lê livros do gênero

    ResponderExcluir
  30. Só de ler a resenha fiquei com medo, imagina lendo o livro? Não obrigada, esse livro não tenho coragem de ler.

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Esse livro está lindo, adorei a diagramação que logo chama a atenção, a DarkSide arrasando como sempre, mas achei a historia do livro bem interessante e me surpreendi por temos uma historia que flui mesmo sendo um livro denso, mas esse não é um gênero que gosto de ler, pois geralmente fujo dos livros de terror !!

    ResponderExcluir