O LAGO NEGRO


Juliana DAGLIO
Editora ARWEN
2015
368 páginas

SINOPSE: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade. Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

O LAGO NEGRO possui 355 páginas, divididos 3 partes: Loucura e Sanidade, Respostas e Escuridão e O Lago Negro. Publicado pela editora ARWEN e escrito pela Juliana Daglio.


Nesta obra, somos apresentados a Verônica Cattani, uma universitária que se mudou recentemente para um pequena cidade no interior de São Paulo, Lagoana, junto com seu namorado, com quem está junta há muitos anos e são perdidamente apaixonados um pelo outro. Mas como na vida nem tudo são flores, novidades irão aparecer para este belo casal.

Contudo, o foco não fica no romance, ainda bem. Lagoana é uma cidade pequena, mas possui seus mistérios. Uma família muito antiga, os Caprini, não possuem um fama muito boa, devido a suas diferenças e pequenas ligações com assassinatos de mulheres e crianças, afastando um pouco a comunidade da família.


O casal Vicente e Katarina. da família Caprini, encontram Verônica, que procurava emprego, no quintal da casa, onde ela admirava o Lago Negro. Por coincidência, o mesmo lago do seu livro e dos seus sonhos. Contarei sobre isso daqui a pouco. O casal vê em Verônica uma boa moça, perguntam a ela se esta pode cuidar de sua filha, ela fica assustada, mas, no fim, acaba aceitando. E por causa deste emprego e desta família, a vida de Verônica, que já não era normal, se torna mais obscura.

Os capítulos da primeira parte se alternam entre o ponto de vista de Verônica e alguns pequenos capítulos do livro que ela escreve, O LAGO NEGRO, mas, no decorrer da história, vemos que algumas coisas que ela escreveu aconteceram na vida real, mas não do mesmo modo, e isso acaba deixando-a assustada, e me assustou um pouco também, vou confessar.


A segunda parte é contada pelo ponto de vista de Liam, um rapaz que é filho do professor, que era melhor amigo do pai da Verônica...deu pra entender?! hahahaha. Ele voltou para a cidade para ficar com seu pai. Mas Liam, por causas de algumas descobertas, acaba indo parar no hospital. Ele acaba se encontrando com Verônica, e esta lhe conta, aos poucos, sobre a fama dos Caprini.

O que eles não sabem, é que têm muito mais em comum do que imaginam. Quer dizer, do que Verônica imagina, já que Liam está na cidade por causa dela, mas não vou contar tudo, porque assim perde a graça, e vocês nem vão ler o livro.


Já na terceira parte, O LAGO NEGRO é onde acontecem todas as revelações que nossa protagonista descobre. Vou falar apenas isso ;)

Minha nossa, o que dizer deste livro que mal terminei e já considero a melhor leitura nacional que fiz este ano?! Vamos por partes. A cidade é encantadora com todos os seus mistérios. Todos os pontos se interligam, todos os personagens falam sempre a mesma coisa, enquanto Verônica e Liam fazem suas investigações sobre a família Caprini.

O LAGO NEGRO, pelo modo como é descrito, é belo, maravilhoso e bem perigoso, com muitos mistérios que o rodeiam. Contudo é o mesmo lago que Verônica tem em seus sonhos e pesadelos, e mais ainda, sobre o que escreve no seu livro. Ela escreve praticamente tudo o que aconteceu anteriormente, mas não se lembra de nada e com os nomes dos personagens trocados. Imagina se ela escrevesse com os nomes reais?!

A personagem de Verônica Cattani, apesar de ainda jovem, passou em primeiro lugar para Jornalismo, curso que pretendo fazer, se mudou com seu namorado, perdeu seu pai, tem trauma por isto até hoje, e pensou que iria estudar e ser feliz, mas tudo o que encontrou foram revelações e problemas com seu passado e seu futuro! Uma moça feliz, contudo triste por dentro, tem seus momentos de raiva, mas se sente abandonada e sozinha. Desde o começo, percebi que ela é o tipo de mulher que não desiste fácil, que vai até o fim.

Seu namorado é até legal e interessante no começo. No decorrer da história, ele se torna um rapaz afastado, não ajuda a namorada como fazia antes, e depois vai embora! Vocês irão toda a revolta que peguei dele quando lerem.


Liam, este sim, é um rapaz que merece toda a atenção. Com uma parte do livro totalmente sua, entendemos todos os motivos para ele ter saído da Europa e ter se mudado para uma pequena cidade do interior de São Paulo em busca de respostas que, meu Deus, até eu fiquei abismada com todas as revelações que ele faz no final para Verônica. Ajuda ela do modo que o idiota do namorado era para ter feito, tenta mantê-lá afastada da família Caprini, mas percebe que a garota é irredutível e acaba indo com ela nessa aventura.


Uma leitura fluída que me agradou do começo ao fim. Com todos os pontos interligados, sem deixar nada sem explicação neste primeiro volume. Páginas amareladas que ajudam na leitura, principalmente à noite por causa da luz. A diagramação está impecável, mas o melhor de tudo é a capa perfeita e maravilhosa. Capa mais linda da minha estante, a garota representa a protagonista no livro que Verônica escreve, mas também pode representá-la, apesar de tudo.

Compartilhe este post:

Larissa Maciel

Sou louquinha, alegre, muito difícil me encontrar de mau humor, apenas quando passo a manhã sem comer nada, apenas desse modo, kkkkkk. Os livros são parte da minha vida há 5 anos, então já li bastante, mas como sabem, ler nunca é demais e sempre acrescento mais leituras. Sou estudante de Recursos Humanos, contudo o sonho é cursar Jornalismo e sou resenhista em alguns blogs. Prazer, Lari.

25 COMENTÁRIOS

  1. Adorei conhecer um pouco mais do livro através da sua resenha. Fiquei ainda mais instigada pela trama. A capa desse livro é espetacular e assim que bati o olho na sinopse fiquei super curiosa. Espero poder conferir a história em breve.

    ResponderExcluir
  2. Quero! A capa é mesmo linda, a premissa é bem envolvente, então nada mais digno de adicionar o mesmo no skoob!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa! Faz tempo que namoro esse livro rsrs. Conheci a autora, Juliana, através de um vídeo no YouTube em que ela mostrava o livro e, na mesma hora, fiquei mega curiosa. Eu adoro livros que têm essa pegada sombria que vc citou na resenha. Gosto demais de mistério e armadilhas da mente. Acho até, que por a Juliana ser psicóloga, ela consegue trabalhar isso bem nas personagens, né? Vou falar: tô mais curiosa ainda agora rs. Vou comprá-lo assim que eu tiver um dinheiro sobrando!

    Bjão!
    Jess Ferreira
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que história interessante.
    Não tinha ouvido falar ainda sobre a obra.
    Esse lado sombrio na trama me deixou curiosa.
    E sua resenha me fez ficar ainda mais interessada em conhecer o livro.
    E sobre a capa? Que MARAVILHOSA <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. gostei da sinopse , e também da história . pois apresenta pontos de vista diferentes , gosto de livros assim ,me ajuda a enxergar os dois lados da história e me aproximar mais dos personagens. o melhor é a autora ser nacional isso nos mostra que temos que abrir mais espaço para esses autores pois eles também tem potencial , muito bacana essa obra nacional

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como já disse várias outras vezes, eu gosto muito de fantasias e por isso sou suspeita a falar que gostei da sua resenha e da história hahaah. Entrou pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa.
    Esse livro parece ser ótimo.
    Gosto quando o livro é dividido em partes e quando há narradores diferentes. Acho que é uma forma de deixar a leitura dinâmica e conhecer melhor os narradores.
    Parece que a autora interligou bem os acontecimentos e não deixou pontas soltas.
    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro. E ainda tem essa capa linda!

    ResponderExcluir
  8. Oii! Tô doida pra ler esse livro, tenho lido mtas resenhas dle, me interessei dmais pelo enredo que parece ser bem agradável, capa linda tbm, a história prende os leitores e deixa o gosto de qro mto mais...
    Precisando conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Não conhecia a premissa do livro, mas gostei bastante. A capa é realmente linda! Gosto desse gênero e a história desse livro é muito envolvente. Fiquei bem curiosa, já adicionei a minha lista. Ótima resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Larissa que legal a maneira com que você explicou o livor, facilitou e muito a minha interpretação dos personagens, e quero ler sim, a capa é indiscutivelmente bela, esse fato de ela escrever o que já aconteceu e de que alguma forma liga ela ao lago onde ela mora perto é muito curioso, meio que leva o livro numa vertente um pouco do suspense. Gostei da forma com que ele é escrito em três partes, onde uma é na visão dela, outra no do rapaz, e assim construímos uma linha mais profunda dos acontecimentos! Gostei!

    ResponderExcluir
  11. OOOI! O que falar de "O lado Negro" parece muito top, só de ver a capa me deixou afim de conhecer esse universo que a Juliana criou!!E a maneira como você descreveu que o livro é dividido me deixou com mais vontade de ler!!Valeu!!

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei sem saber o que pensar sobre "O lada negro" quando a editora lançou. Achei que era um livro com muito potencial para ser interessante, mas também podia ser uma daquelas histórias desastrosas. Por isso decidi esperar para ler algumas resenhas antes de resolver ler ou não.

    ResponderExcluir
  13. Que edição maravilhosa, estou simplesmente apaixonada por essa capa. O livro parece ser super envolvente, o modo como o livro foi dividido me lembrou muito "The Kiss Of Deception". Eu adoro essa forma como alguns livros são divididos, porque podemos ver a história de diversos pontos de vista, para entendermos os personagens e suas escolhas e caracteristicas, observar diversos pontos...

    ResponderExcluir
  14. A capa deste livro é magnifica e a história tem tudo para ser incrível.
    Já vou adicioná-lo na minha lista de desejados, porque preciso conferir esta obra.

    ResponderExcluir
  15. Oi :)
    Achei tão interessante a estória desse livro, é diferente de tudo o que eu já li, por isso que me chamou tanto a atenção. Além disso, vemos o ponto de vista de vários personagens, e gosto bastante quando isso acontece. Já vou adicionar nos meus desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom saber que existe ótimos livros nacionais, já tinha visto sobre e me interessado, mas não tinha visto nenhuma resenha ainda, gostei bastante da sua, quando puder lerei.

    ResponderExcluir
  17. oi tdo bem.
    Eu to muito curiosa para ler esse livro,depois de ler sua resenha, fiqyuei ainda mais,a capa é realmente maravilhosa e so por ela ja leria o livro,principalmente por ser bem perigoso e com muitos mistérios.
    m abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  18. Mano, eu amei essa capaaa, parece uma versão dark das capas dos livros da Kiera Cass, amei muito. Fiquei muito curiosa pra ler o livro, ainda mais sendo literatura nacional que geralmente não é muito valorizada ou fictícia, mas essa historia é muito intrigante e eu amo suspenses. Ta na minha lista.

    Ana Carolina
    https://leitureira-filmeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Linda capa! Fiquei curiosa para saber mais sobre o Lago negro dos sonhos, qual que é da família Caprini, se terá um romancezinho da Vê com o Liam... enfim esse livro promete!
    Já na listinha.
    Um beijo
    Paulinha S

    ResponderExcluir
  20. Estava interessada nesse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Fiquei curiosa para saber mais sobre os mistérios dessa cidade e dessa família. Amo nacionais,e esse é mais um motivo para dar uma chance a essa obra, que pelo que percebo foi muito bem construída pela autora, que soube interligar o fato aos poucos e surpreender o leitor. A capa esta linda

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro e a autora até essa resenha, fiquei com vontade de ler esse livro, adoro livros com um ar misterioso, os livros nacionais estão tendo mais visibilidade e podendo mostrar que são ótimos em muitos casos, esse já tem um lugarzinho nas minhas leituras, adorei a resenha e essa capa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  22. A primeira vez que vi esse livro ja pensei em Star Wars "o lado negro da força" hahaha. Falando serio,o livro não me chamou tanto a atenção a ponto de me fazer querer le-lo ,mas a capa é simplesmente linda.

    ResponderExcluir
  23. Amo livros nacionais e que tenham mistérios a serem desvendados. Achei interessante a autora ter alternado a narração dos personagens e de não ter focado no romance. Quero muito ler esse livro e já estou bastante curiosa! E a capa é muito linda *-*

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Gostei muito dessa capa e fiquei curiosa para saber mais sobre essa historia, com certeza a relação da personagem com o lago negro me deixou curiosa e as cenas parecem ser bem tensas, com certeza esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  25. Achei a capa muito parecida com a O Reino Das Que Não Se Calam, um linda capa. Parabéns pela resenha Larissa, adorei.

    ResponderExcluir