SEGREDOS DE UMA NOITE DE VERÃO


Lisa KLEYPAS
Editora ARQUEIRO
2004
285 páginas 

SINOPSE: Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar. Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle. No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz. As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela. Mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso. No primeiro livro da série As Quatro Estações do Amor, Annabelle sai em busca de um marido, mas encontra amizades verdadeiras e desejos intensos que ela jamais poderia imaginar.


Da coleção AS QUATRO ESTAÇÕES DO AMOR, SEGREDOS DE UMA NOITE DE VERÃO veio para nos emocionar. A autora, Lisa Keyplas, que já tem mais de trinta livros publicados, em mais de vinte e cinco idiomas diferentes, e traz esta história, que se passa em um dos meus lugares favoritos do mundo, a Inglaterra.



Um detalhe que me chamou a atenção, foi que o livro é narrado em terceira pessoa e, às vezes, não mostra apenas o olhar da protagonista. Eu acredito que é isso que muitos autores tentam fazer, mas esta foi a primeira vez que a transição entre os personagens não foi algo mecânico e, sim, como se dependesse desta mudança para que a história se encaixasse. E a fluidez que a autora fez isso, ajudou a que eu gostasse ainda mais do livro.



O primeiro capítulo trata de um episódio que aconteceu dois anos antes do resto da história. É um romance, passado no século XIX, que trata, além da história de Annabelle Peyton, do contexto que marcava a época. Então, vamos fazer uma pequena descrição desta situação. 


A predominância do poder era dos aristocratas e nobres. Por isso, eles eram o sonho da maioria das mulheres da época, onde também acontecia o início da Revolução Industrial. 


A nossa protagonista é Annabelle Peyton, como eu havia dito. Ela tem um irmão e uma mãe viúva, ou seja, seu pai morreu (really???). A situação financeira deles está cada vez pior e, por isso, ela se vê numa busca por um bom marido há quatro temporadas (não, não são séries de TV, mas acredite, seria muito melhor se fosse). Essas buscas, como você deve ter percebido, não têm obtido muito sucesso, apesar de Simon Hunt insistir para que eles dançassem pelo menos uma vez. Eles se conheceram no episódio de dois anos antes, lá no primeiro capítulo. E digamos que.... bem... ela não foi muito com a cara dele (só para deixar claro, esta é a opinião que Annabelle tenta defender com todas as suas forças. Eu acredito? NÃO).


Em um dos bailes em que ela vai, encontra outras três garotas com situações parecidas. Elas se chamam Evie (Evangeline, mas a única pessoa que a chamou assim foi a sua tia, então é Evie mesmo), e as irmãs Bowman: Lilian e Daysi (os outros três livros da coleção são delas). Elas decidem que vão mudar esta situação e passam a planejar como fisgar um marido, de preferência nobre. A primeira investida será no baile de Westcliff (isto é um nome. Esquisito? Veremos piores). Ele e o senhor Kendall são os únicos nobres solteiros da festa (que dura por quase uma semana), mas como annabelle não tem boas recordações de Westcliff, ela foca em Kendall.

Acredito que a situação de Annabelle só se resolveu por causa da partida de Rounders de calças curtas, onde elas foram flagradas por duas pessoas, A ameaça de ter sua reputação prejudicada a apavora, e ela terá que resolver isso. E talvez, os fins passem a justificar os meios (novamente, opinião de Annabelle, não minha), e então a história toma um rumo totalmente diferente. Talvez amor e ódio se encontrem, e uma nova realidade surja para Annabelle. Boa ou ruim, esta realidade mudará bastante a vida de muito mais que duas pessoas.


Pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Em breve, eu volto com mais uma história para a gente se emocionar.

Valeu!

Compartilhe este post:

ana lu

Sou Ana Lu e uma das coisas que mais gosto de fazer é ler e ouvir música. Meus livros favoritos são Perdida da autora Carina Rissi e Belo desastre de Jamie McGuire. Eu espero poder compartilhar muitas experiências literárias seguindo sempre o lema "a persistência fez os grandes líderes".

24 COMENTÁRIOS

  1. Romances de época sempre me encantam. As temporadas de bailes, as vestes, as moças debutantes, as danças... Tudo, tudo, tudo! Acho tudo um deslumbre maravilhoso! Já li Julia Quinn e Sarah MacLean, e conhecer a escrita da Lisa e da Loretta está na minha lista de metas para a vida! Gostei da resenha, Ana. Beijo grande para você!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já li outra resenha deste livro e estou simplesmente encantada. Quero muuuuito ler esta coleção e a sua resenha (que está muito boa) me deixou maia curiosa ainda. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Diferente do que podemos imaginar, nem todos os romances de época são completamente fúteis e bobinhos. Apesar de trazer sim histórias de amor recheadas de clichês, muitos deles conseguem bem expor o modo de vida da época retratada, assim como seus conflitos e problemas. Ou seja, além de divertidos e fofos, os romances de época podem nos dar uma boa lição de história (mesmo sem se prender a fatos reais)! O que descreve muito bem esse livro, amei a resenha Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!!! Amei a resenha, sou apaixonada por romance de época.
    Com toda ctz suas palavras só me fizeram ainda mais ansiosa pra conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro... Muito amor envolvido <3
    Me encanta ler romances de época.
    Adoro a escrita da Lisa e esse foi mais um dos livros que coloquei na listinha de favoritos.
    Me prendeu do início ao fim, amei conhecer a história do casalzinho.
    Mal vejo a hora de ler os outros livros da série :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. confesso que ao ler o título, pensei em Shakespeare, mas o dele são Sonhos de uma noite de verão kkkkk
    Já li muitas coisas sobre essa serie de livros, ainda não li nenhuma das histórias mas estou ficando cada vez mais curiosa a cada comentário que vejo

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de romances de época, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro e (nenhum livro dessa autora), gostei muito da resenha, foi a primeira que li sobre ele, me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo romances de época, principalmente quando o enredo é construído a partir dos costumes da época, também gosto de livros que se passam nas estações do ano, e acho que os próximos sejam com as outras garotas citadas. A narrativa da autora parece ser fluida, quero ler

    ResponderExcluir
  9. Ana Lu gostei muito da premissa, apesar de estar dentro de mais uma série bem estilo romance de época clichê, onde as amigas (e são quatro) procuram se ajudar a cada uma encontrar um marido (o quarteto de noivas da Nora Roberts era mais ou menos isso né?). Bom eu gosto de clichês, não sei porque mas tem sempre algo que é diferente e ajuda a fazer com que a leitura seja fluída. estranhei um pouco sua resenha estar cheia de comentários que eram das personagens e não suas, mas mesmo assim gostei.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Linda resenha, muito bem elaborada e convidativa a leitura. Gosto de romances de época, sempre tão envolventes, ricos em detalhes de costumes e personagens cativantes. Ainda não conheço a escrita dessa autora, mas acredito que essa série será um ótimo começo. Vou conferir! Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Adorei a resenha, adoro romances de época, ainda não li nada da Lisa, mas sei que ela é uma das favoritas nesse estilo. Achei mega interessante a história, apesar de clichêzona... já tinha visto essa série e olha que lindas as capas. Bela resenha.
    Um beijo
    Paulinha S

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro, me apaixonei muito, romances de época são tão bem elaborados, com riqueza em detalhes e gosto de viajar no tempo, é um clichê ótimo, esse casal é apaixonante, até quando não se dão bem. Essa capa é maravilhosa e a resenha tá ótima.

    ResponderExcluir
  13. não sou um leitor muito assídio quanto o assunto é romance . tenho muita dificuldade de imaginar um cenário que se passa em uma época tão distante da minha, como esse romance . essa me parecer ser uma história bem clichê sobre a questão do baile e sobre o casal , acho que não vou ler

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito chegada a livros de romances, porém confesso que eu leria esta serie sem problemas, a história me chamou atenção e sempre vejo comentários positivos.

    ResponderExcluir
  15. Oi :)
    Não costumo ler muito romances mas romances de época me encantam. Adorei a estória desse livro e me lembrou muito um livro que eu li recentemente e amei, que foi Sedução da Seda, então tenho certeza que vou amar ler Segredos de uma noite de verão.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana Lu.
    Gosto bastante de romances de época e eu AMO a escrita da Lisa Kleypas. Já li a série Os Hathaways e AMEI!!
    Comprei o livro SEGREDOS DE UMA NOITE DE VERÃO, mas ainda não o li.
    É bom saber que a autora não perdeu a mão na narrativa em terceira pessoa rs Anabelle, Evie e as irmãs Bowman parecem ser ótimas personagens e já sei que vão se meter em algumas enrascadas para atingir os seus objetivos rs

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem..
    Gosto bastante de romances de epoca principalmente quando a autora sabe colocar o livro em terceira pessoa,e ja tinha lido resenhas sobre essa serie,e fiquei bastante curiosa,adorei a premissa do livro e quero muito ler.
    muito boa resenha.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  18. Hey! :)

    Acho que tenho que começar a ler romances de época ,todo mundo diz que é bom e eu nunca li hahaha. Ja tinha visto o livro,mas não tinha me interessado em ler.Depois da sua resenha me bateu aquela vontade de ler sabe?! Então,um dia (quem sabe) eu leia.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive oportunidade de ler os livros da Lisa, mas acredito que começarei por esta série. O fato da autora abordar o período de declínio da aristocracia me chamou atenção, pois os demais romances de época que já li mostram apenas o lado rico da coisa rs.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhum livro de romance de época, mas estou querendo ler. Essa série é tão comentada, e tão bem, que com certeza vou começar por ela. A escrita da autora parece ser ótima e o fato de a narração ser alternada entre os personagens e de a trama se passar no século XIX são bem interessantes.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Gosto muito de romances de época mas ainda não li nenhum da Lisa, quero muito ler essa serie e achei a historia das quatro meninas bem interessante principalmente por elas se juntarem, achei legal o momento historia que a autora retrata no livro !!

    ResponderExcluir
  22. Romances de época me encantam, mas infelizmente ainda não li nenhum livro da Lisa, mas tenho bastante vontade, só me faltou a oportunidade, gostei muito da resenha, com certeza lerei esse livro quando puder.

    ResponderExcluir
  23. Apaixonada por essa série. 😍❤

    ResponderExcluir
  24. Eu sou apaixonada por filmes de época e eu acho que esse livro deve ser um belo romance, e como é uma série me deixaria mais apaixonada por ter continuação,e essa história parece dar em muita coisa ainda ! Obrigada pela resenha, espero ler em breve!

    ResponderExcluir