TRAÇOS

SINOPSE: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre - Eduardo CILTO - Editora OUTRO PLANETA - 2016 - 272 páginas.

Matheus é o melhor amigo de Beatriz, e vice-versa. Mas ele nutre um amor platônico pela menina e não sabe se pode ser correspondido. Beatriz desconhece os reais sentimentos dele, embora todos, no colégio onde estudam, saibam. Na noite de uma festa, os dois vão à casa de Fernanda, uma colega gótica/dark, e participam de um ritual de magia, onde a menina solta uma frase que dispara em Beatriz a resposta para o significado de sua vida: fugir para São Paulo atrás de um youtuber, que faz vídeos de auto-ajuda, porque ela pensa que está apaixonada por ele, que ele é a única pessoa no mundo que poderá entendê-la e que os dois poderão ficar juntos.


Nesse ponto, Matheus chuta tudo para cima, inclusive a relação estável com os pais, e foge com Beatriz, mesmo ela indo atrás de outro. No meio do caminho, eles sofrem assédio por parte de um motorista, roubam, se perdem, encontram drag queens, um lago místico, até que conseguem chegar em São Paulo, apenas para descobrirem que o youtuber foi sequestrado e está sendo obrigado a participar de vídeos de tortura, estilo o que foi visto no filme Jogos Mortais. Fora isso, Matheus encontra Samantha, uma antiga amiga, que balança seu coração para outro lado.


Bem... enfim... vou ser bem direto: realmente é muito ruim. Não gostei de nada do que li, e vou tentar explicar o motivo.

A história são várias ideias desconexas, e algumas realmente absurdas, que foram reunidas sem qualquer ligação entre si. Um apanhado de várias situações que foram costuradas através de coincidências, de forma que a história seja sequencial, com início, meio e fim.

É uma coincidência a frase que Fernanda menciona no ritual de magia, mesmo ela nunca tendo apresentado poderes paranormais; é uma coincidência eles serem resgatados pelas drag queens, que estão indo, exatamente, para o mesmo lugar que eles; é uma coincidência eles encontrarem Samantha, a antiga amiga de Matheus, quando eles não têm onde ficar na cidade; é uma coincidência Matheus ler uma notícia de um vídeo, que dá pistas de como descobrir onde o youtuber está sendo mantido em cativeiro; é uma coincidência que o local seja o mesmo local onde Beatriz e Matheus passaram poucas horas antes; é uma coincidência que eles sejam salvos em cima da hora quando estão sendo perseguidos. Resumindo, praticamente todos os problemas são resolvidos pelo destino, por coincidências, e não por ações pensadas, planejadas.

Mas isso não seria um problema tão grande se os personagens fossem, pelo menos, interessantes. Mas não são. Pelo contrário.


Matheus é extremamente indeciso, medroso e ingênuo na maioria dos momentos, mas em outros se mostra uma pessoa totalmente confiante e corajoso o suficiente para contrariar os pais, aventurar-se em uma metrópole imensa, enfrentar assassinos e um possível estuprador, entre outras situações. Mais que isso, até: todo o sentimento que ele sente por Beatriz, sua paixão desde sempre, e que é a motivação para tudo isso, de repente é colocado em dúvida apenas pelo fato dele reencontrar uma antiga colega de escola, Samantha.

Samantha é uma das muitas coincidências que não são explicadas. Em um momento em que Beatriz e Matheus estão sem uma solução para um problema, ela aparece do nada, em uma cidade com milhões de habitantes, e os resgata. Mais que isso: é ela quem está na capa de TRAÇOS ao lado de Matheus, e não Beatriz.


Beatriz é uma personagem egoísta, inconsequente, manipuladora e obcecada. Não há como simpatizar com ela. E isso afeta até o que sentimos por Matheus, porque as situações que vão sendo provocadas por Beatriz, e que ele aceita, acoberta e compartilha, apenas com base em um sentimento que ele não sabe se é correspondido, transformam Matheus em um mané completo.

Mas tudo isso não me causou tanto constrangimento quanto o final da história. O destino de Beatriz e Samantha, além da solução para os sentimentos que Matheus nutre, é tão abrupto, tão desproporcional... que me arrependo de não ter começado a ler pelo fim e ter poupado horas de uma leitura frustrante.


Então, se você é fã do youtuber, leia e talvez consiga ignorar todos os problemas.

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

28 COMENTÁRIOS

  1. Que pena que o livro possui tantas falhas, as minhas expectativas quanto a este livro estavam bem altas, mas agora quando eu for ler, já vou ler com outros olhos. Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro. Tanto o livro quanto o autor são novidades. Gostei da sua resenha e de sua sinceridade. Vou aguardar mais algumas resenhas para então decidir se ele entrará para minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  3. Eita, realmente o livro não foi como esperado. Já vi esse livro em outros blogs mas nunca me interessei, agora com essa resenha, vou poupar meu tempo de ler ou adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oii Carlos!
    Não conheço o youtuber, mas já tinha lido resenhas do livro e me agradaram bastante, qro ler com certeza que irei gostar da história dos personagens que tanto me agradou tbm...
    Excelente tua resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei da sua sinceridade em relação ao livro. Lendo sua resenha e a sinopse pude perceber que é uma história meio maluca pois reúne vários elementos improváveis como você mesmo mencionou. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro...

    ResponderExcluir
  6. Já tinha cogitado ler esse livro, contudo essa resenha me deixou indecisa, tantas falhas assim, acaba sendo um prejuízo compra-lo e lê-lo. Muito boa a resenha, deixou bem claro que esse livro não vale a leitura imediata, é uma pena, tinha curiosidade sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Carlos, que pena que você não gostou. Eu tinha visto ele há uns dias no Skoob e até pensado em ler, num futuro próximo rs mas acho que agora... bem, mudei de ideia. A capa é linda, a sinopse é curiosa, mas pelo visto é uma história bem bagunçada :/ talvez o autor escreva outros livros e não cometa as mesmas falhas presentes nesse. Vamos torcer, né.

    Bjs,
    Jess | Blog A Rosa do Príncipe
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carlos!
    Perfeita sua resenha, principalmente porque além de ser muito bem detalhada, é sincera! Sempre gostei desse livro por sua capa, acho muito bonita. A premissa não me chama tanto a atenção, mas mesmo assim estava na minha lista de desejados. Mas agora, lendo sua resenha, já me decidi por não ler essa obra. Tenho uma lista de leitura enorme e não quero perder meu rico tempo com algo que não vai me preencher, deixar uma boa mensagem. Bom saber. Muito obrigada! Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos.
    Parece que esse livro não é muito bom...
    Deu para ver que há muitas coincidência na história, mas não parece ter muito planejamento.
    A Beatriz parece ser uma personagem bem chata, egoísta e manipuladora. Matheus parece não ter muita opinião e só se deixa levar.
    Não fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos,
    Gosto de resenhas honestas iguais a esta. No momento que li que eles foram para um festa e menina faz um ritual de magia(até aqui tudo bem) mas fala para ir para sampa através de um youtuber, ah fala sério! rs Odeio quando a capa não condiz com o conteúdo do livro, como assim tem a Samantha na capa?
    Mas enfim, boa resenha.
    Um beijo
    Paulinha S

    ResponderExcluir
  11. Nossa!
    Confesso que ao ler a sinopse, senti uma vontade imensa de conhecer o livro.
    Mas dai veio sua resenha e UAU.
    Acho que acabei de desistir de conhecer a obra rs
    Achei super honesto o que você falou e admiro isso.
    E não que eu vá me deixar influenciar... Mas não, não leria o livro, não perderia o meu tempo.
    Acredito que a história não me prenderia :(
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos,
    Confesso que gosto dos vídeos do Youtuber e fiquei decepcionado com o livros ser ruim, queria muito ler mas agora fiquei indeciso sobre o Livro.
    Falar bem de um livro é fácil, mas ser sincero é essencial! Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu achei a história super interessante, mas me fiz uma pergunta que você deve ter feito também: "Porque diabos tem tanto conteúdo desconexo em um livro só?". Eu não sei como mas quero ler esse livro, parece ser interessante descobrir como o autor conseguiu incluir tudo isso em um livro só...
    A capa é muito linda e a diagramação do livro parece ser perfeita, mas ainda não entendi o fato de ter Samantha na capa e não Beatriz.
    Agora o que eu quero realmente descobrir é o sentido desse titulo com o livro. Pois é, acho que só lendo mesmo...
    Abração,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou muito ansiosa por esse livro, assim como quero muito ler Azeitona. Gosto muito do Bruno e do Eduardo e acompanho eles há bastante tempo então vai ser muito bacana ler algo escrito por eles :))

    ResponderExcluir
  15. OOi! Ao começar a ler a sinopse me deu até uma certa curiosidade em relação ao livro,mas após ver o seu comentário me desanimei na hora ! kkkk Poxa, realmente é péssimo um livro que tudo acontece por conhecidências e que as ações não são planejadas e acontecem do nada, isso faz o leitor pensar que o autor estava com preguiça de pensar na hora que estava escrevendo , é péssimo quando percebemos essas falhas !!

    ResponderExcluir
  16. Xézus como é bom encontrar uma resenha sincera, parece até que era eu quem estava escrevendo. Não que eu tenha lido, mas quando não gosto deixo isso bem claro, as vezes um livro precisa e deve ser criticado de maneira coerente para que não seja mais um no mar de vendas sem motivo aparente e que não tem nada que acrescente ao leitor (não estou dizendo que leituras mais leves e que são pura diversão não acrescentam). Mas o que digo é que muitas vezes queremos escrever pelo simples fato de que livros são bem vistos! Mas nem tudo é assim, já li tantos livros ruins que me pergunto se a editora realmente prestou atenção ao conteúdo que estava lançando no mercado. Bom, minha opinião sobre esse livro: a capa é bonitinha, mas de resto só isso! Não me interessei pela sinopse nem pelo que você descreveu como sendo cansativo e de um final abrupto!

    ResponderExcluir
  17. Sempre gostei desse livro por sua capa, acho muito bonita. Fiquei encantada pelo fato da resenha, achei super honesto o que você falou e admiro isso. A sinopse chamou muito minha atenção ao livro, mas mesmo após a resenha eu gostaria muito de ler para ver se nossas opiniões coincidem...

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que decepção!!!! Eu estava começando a me interessar pelo livro, até vê o seu comentário. É realmente péssimo quando esperamos uma coisa de um livro e ele acaba sendo totalmente o contrário.

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem..
    Ao ler a sinopse ja nao tinha gostando ,entao pensei vou ler a resenha pra ver se melhora em alguma coisa e so fez piorar e com certeza nao e um livro que eu leria,e nao e por preconceito mas ate agora livros que tenham a ver com youtuberes nao me conquistaram ainda..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  20. nossa me interessei muito da sinopse ,gosto um pouco do youtuber , mas logo abaixo vc fala que achou ruim o livro . gostei muito vc ter sido honesto , e apresentado sua opinião verdadeira .confio no seu gosto literário e por isso não vou comprar , um abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi :)
    Estava curiosa pra saber do que esse livro se trata pois a capa me chamou a atenção e também por ser do Eduardo Cilto. Porém a estória não me agradou muito, não me bateu aquela vontade de ler esse livro, ainda mais por você ter falado que não gostou do livro. Enfim, a única coisa que gostei foi da edição, ela ta muito bonita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da sinceridade, não conhecia o livro, também não me interessei muito, adorei quando você disse que se arrepende de não ter começado pelo fim hahah já tive essa sensação, é triste demais.

    ResponderExcluir
  23. Oi, nossa eu tava tão ansiosa pra ler esse livro, quando vi ele no canal do proprio autor Eduardo, não sabia que ele juntava umas coisas tão aleatórias, aparentemente o unico lado bom desse livro é o fato de não ser cliche kkk. Gostei da sua sinceridade, mas estou decepcionada, quebrou todas as minhas expectativas, talvez eu leia o livro mesmo assim só pra tirar minhas próprias conclusões, mas se ele for mesmo isso tudo que você falou sobre a história, ele é realmente frustrante.

    Ana Carolina
    https://leitureira-filmeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que decepção, eu amo tanto esse youtuber e por isso estava com grandes expectativas ao seu livro, até porque o enredo me pareceu bem diferente do que leio, mas ao ler a resenha, posso dizer que com certeza também não irei gostar, já que gosto de acontecimentos aprofundados, com uma lógica, não de serem pura coincidência, e também prefiro livros com personagens envolventes. Posso dizer que, pela história, acho que a outra protagonista deveria estar na capa, o que para mim é um grande erro, vou tirar o livro da lista de prioridades de compra

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro e, quando comecei a ler a sinopse, até me interessei. Por tudo o que você falou e, principalmente, pelos personagens já sei que não vou gostar nem um pouco desse livro. Se for ler, só vai ser para passar raiva, então nem lerei.

    ResponderExcluir
  26. Não leio muitos livros de autores nacionais ( o que é uma vergonha),acho que so li O Vilarejo até hoje. Estava planejando ler Traços depois da minha leitura atual,mas agora acho que vou deixa-lo pra outro momento "/

    ResponderExcluir
  27. Confesso que sou uma leitora que julga um livro pela capa, e eu amei a capa desse livro. Fiquei interessada na historia.

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Quando vi a capa desse livro fiquei curiosa para saber mais sobre a historia e lendo a resenha acabei me decepcionando, só esse começo da menina fugindo e o menino a acompanhando e muito doido, mas achei as aventuras deles alguns meio malucas e sem sentidos e por não ter gostado muito dos personagens esse não é um livro que gostei !!

    ResponderExcluir