FILME NOTURNO

SINOPSE: Em uma noite fria de outono, a bela e jovem Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandono em Manhattan. Embora a suspeita seja de suicídio, o veterano jornalista investigativo Scott McGrath acredita que haja algo mais. O interesse de McGrath pelas estranhas circunstâncias que cercam a vida e a morte de Ashley não é gratuito. A garota é filha do famoso e recluso diretor de filmes cult de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trianta anos e que, no passado, foi o responsável por virar a vida do jornalista de cabeça para baixo. Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, McGrath, com a ajuda de dois jovens que conhece no início da investigação, é cada vez mais atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Cordova. Mas, se da última vez que chegou perto de expor o diretor, McGrath perdeu seu casamento e sua carreira, dessa pode acabar perdendo mais ainda. - Marisha PESSL - Editora INTRÍNSECA - 2014 - 619 páginas

FILME NOTURNO é o segundo romance de MARISHA PESSL, um thriller impressionante e envolvente, que faz o leitor ficar intrigado a cada novo capítulo. A escrita da autora é fácil e completamente viciante, deixando qualquer leitor vidrado e hipnotizado no livro. O suspense e os mistérios estão presentes do primeiro capítulo ao último, e PESSL faz isso de modo que não deixa a leitura cansativa e nem torna o livro parado.


A história acompanha a vida de Scott McGrath, um repórter que teve a vida arruinada ao investigar e tentar expor o misterioso diretor de filmes de terror, Stanislas Cordova. Anos depois, Ashley, filha do diretor, aparece morta, e tudo leva a crer que foi suicídio, mas ao saber disso, McGrath se vê mais uma vez envolvido nos mistérios de Cordova e sua família.

McGrath começa outra investigação, dessa vez para descobrir se, de fato, Ashley cometeu suicídio e o que a levou a fazer isso. Ele começa a refazer todos os últimos passos da jovem, e é nesse momento que conhece Nora e Hopper, duas das últimas pessoas que Ashley teve contato antes de morrer. Os dois jovens resolvem se juntar a McGrath e investigar sobre os Cordova. Juntos, os três saem em busca de pistas que possam revelar os segredos obscuros da vida de Ashley e do seu excêntrico pai.


McGrath é um personagem que busca a verdade acima de tudo, mas nem sempre a verdade é fácil de aceitar. Sendo um jornalista investigativo, ele se prende a fatos que possam ser explicadas de forma racional, mas acaba cada vez mais em um beco sem saída, pois nada que envolva os Cordova parece poder ser explicado pela lógica, sendo a única forma de dar continuidade as investigações, acreditar que existem coisas que não podem ser explicadas.

E por mais cético que ele seja, chega um momento em que precisa escolher entre fatos concretos e que podem ser explicados racionalmente, ou se jogar de cabeça no mundo das coisas que ele considera impossíveis e mágicas, pois só assim ele poderá entender tudo que envolve a estranha e isolada família Cordova.


Mesmo depois de ter perdido sua esposa e a reputação, indo atrás de uma pista falsa dada por um telefonema anônimo anos atrás, quando investigava Cordova, ele tem esperanças de que dessa vez possa ter mais sorte e ser mais esperto, podendo, enfim, provar a todos que estava certo ao desconfiar do diretor, e provando que o diretor esconde muito mais do que a maioria das pessoas suspeita. McGrath acredita que a morte de Ashley é seu bilhete da sorte para se redimir e expor de uma vez por todos o monstro por trás do mito que o diretor criou ao longo dos anos.


Em contraste a McGrath, Stanislas Cordova chega a ser um personagem místico, como um deus do submundo, envolto em mistérios e boatos, sendo visto pela última vez em uma entrevista dada a uma revista em 1977. Em The Peak, onde mora e grava seus filmes, vários acontecimentos levam a crer que coisas estranhas acontecem lá. Nenhum dos atores que participaram de seus filmes falam sobre o que acontecia durante as gravações, mas fica claro que o diretor levava todos ao limite da sanidade, muitos deles nunca mais voltando a atuar.

Os filmes de Cordova são tão perturbadores que acabam gerando protestos, o que leva a ter um deles impedido de ser rodado nos cinemas. Com isso, o filme é lançado de forma clandestina e exibido de forma secreta em túneis e catacumbas, e assim vai sendo com todos os próximos filmes dele, tornando seus fãs mais fieis e fanático, que se denominam: Cordovitas.


MARISHA PESSL conseguiu fazer de Cordova um personagem tão intrigante e real que faz o leitor ter vontade de ver seus filmes, por mais macabros que aparentem ser, só para ter uma dose do horror que eles proporcionam, um horror com que todos se identificam, que despe a alma de todo ser humano e mostra o seu lado mais sombrio e até onde ele vai.

Ashley, assim como o pai, mostra-se um mistério, mas, ao contrário dele, ficamos sabendo de várias coisas sobre ela, que aparecem ao longo do livro. Além de ser encantadora, talentosa e inteligente, a jovem mostra que herdou do pai o lado sombrio e profundo da vida, e, graças a isso, chegou ao fim mais cedo que o normal. É uma personagem intensa e cheia de personalidade. Até as fotos que aparecem no livro provam isso.


Ao final do livro, alguns detalhes, que acabam passando com pouca importância, podem ser o caminho para novas perguntas sem respostas. Não é um final satisfatório pra quem gosta de ter todas as suas perguntas respondidas. Ao terminar a leitura, a sensação que dá, é de ter visto um filme do próprio Cordova, onde o final fica em aberto e cabe ao leitor tirar suas conclusões.


A autora apresenta mais de uma possibilidade, e cabe a você decidir no que vai acreditar, e qual a sua verdade. Seja qual for, FILME NOTURNO, provavelmente, vai ser uma das melhores e mais inesquecíveis leituras que você vai ter na vida.

Compartilhe este post:

Gabriella

Moro em Recife e sou uma apaixonada por animais, seriados, filmes e livros, sempre escolhi ficar em casa pra curtir melhor esses hobbies; sonho me formar em medicina veterinária e abrir uma ONG para ajudar animais abandonados.

12 COMENTÁRIOS

  1. Oii Gabriella! Que livro é esse!!! Eu preciso!!! Essas fotos estão dmais, assim coo o enredo tbm...
    A história prende a gte de uma maneira...Qro mto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela!
    Nossa eu adorei este livro logo de cara lendo a resenha. Suspense e mistério são meus gêneros preferidos, e este livro me chamou atenção por isto. A edição está muito linda e a capa também <3 Já quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, eu não conhecia o livro, mas agora está oficialmente na minha lista de desejados, ♥ Beijos.

    ResponderExcluir
  4. eu adoro um bom livro de suspense
    só pela resenha quis saber qual era a do cineastra
    mais um para a minha lista
    p.s. e essas fotos, quase não consigo ler a resenha só admirando as fotos!

    ResponderExcluir
  5. Vi esse livro várias vezes a dez reais em uma livraria aqui perto, mas nunca dei muita bola. Agora estou torcendo para encontrá-lo nesse preço de novo hahaha. Acho que darei uma chance. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Gabriela, adorei o post, as fotos, a resenha, enfim, já quero ler o livro demais, o que achei bacana é que da forma que foi colocado, cheio de tramas enroscadas uma na outra e de pontas amarradas com êxito pareceu-me a primeiro instante que se trata mesmo de uma história real. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela, tudo bem?
    Apesar de ter um certo medo de livros com essa temática, eu adorei a premissa!
    Realmente deve dar a impressão que estamos dentro do próprio filme, a forma como as fotos, pistas aparecem, devem incrementar a história de uma maneira maravilhosa!
    Adoro livros investigativos, e esse com um certo suspense, com certeza chamou a minha atenção!
    Adorei as suas fotos e a resenha, ficou maravilhosa e com certeza me instigou a ler :)

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e as fotos. Sou uma grande fã de mistérios e suspense, são os meus gêneros favoritos e pela resenha percebo que foi bem desenvolvido, colocando pistas que deixam o leitor em meio a muita adrenalina querendo saber cada vez mais.

    ResponderExcluir
  9. OOOi! Nossa que livro é esse?
    Me deixou com vontade logo de cara, parece realmente um bom suspense, é daqueles livros que é pra ler em um dia, parece envolvente e deixa o leitor na expectativa de descobrir o mistério, não vejo hora de ler, a edição é perfeita!!!

    ResponderExcluir
  10. Mas gente... Que livro! Sou apaixonada por histórias assim, que fisgam o leitor nas primeiras páginas e o fazem enlouquecer junto aos personagens. Sem dúvida já foi pra lista de desejados! Mas vou confessar... No meio da resenha eu não sabia mais se o livro se tratava de uma simples história ou se era caso verídico hahahahaha amei muito!

    Beijitos v<3

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas ele me chamou a atenção. A estória parece ser muito intrigante, que você não consegue parar de lê-lo, então com certeza vou gostar. A edição ta maravilhosa e a capa é muito linda. Já está adicionado a minha wishlist.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. A edição desse livro é linda, eu comprei porém ainda não li, mas vou passar ele na frente de vários haha

    ResponderExcluir