CÍRCULO

SINOPSE: Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola - Mats STRANDBERG e Sara Bergmark ELFGREN - Editora INTRÍNSECA - 2013 - 414 páginas.

Seis garotas em um círculo. Seis historias unidas em apenas uma. Seis mundos unidos, mas era para serem sete.


Olá pessoal, então, como vocês perceberam, o livro de hoje é CÍRCULO, de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren. Então, muitas pessoas não gostam de julgar um livro pela capa, mas, sinceramente, neste caso, ela praticamente estava gritando para ganhar um pouquinho da minha atenção. E ela conseguiu. Quando peguei a sinopse para ler, eu  já tinha me apaixonado pela capa deste livro fantástico, e, então, ela veio e simplesmente me chamou mais a atenção, principalmente por causa do tom de mistério e magia que ela carrega e que foi meticulosamente dosado nesta história, onde perigo se encaixa como um tremendo eufemismo.


Anna-Karin, Minoo, Rebecka, Linnéa, Ida e Vanessa são o Círculo. Ou pelo menos deveriam ser. Mas a diversidade entre elas na maneira de ver a vida, vai tornar esta uma das mais difíceis batalhas que elas já enfrentaram. Elas vivem em Engelsfors, caracterizada por Minoo como uma "cidade de merda, no meio do nada".  O que ela não sabia é que alguns poucos dias depois, ela e as escolhidas iriam desejar que a cidade realmente fosse só isso. Mas Engelsfors é muito mais. Imensuravelmente mais.


Basicamente, a história começa com o assassinato de Elias de uma maneira nada conveniente, não que existam assassinatos convenientes, mas este extrapola um pouquinho os casos mais gerais. E como isto ocorreu dentro do colégio onde as Escolhidas estudam, a diretora passa a averiguar a situação, e, após ter sua casa invadida pelas escolhidas, resolve começar o treinamento com o Livro dos Padrões, seguindo as ordens do Conselho, que é o que comanda pessoas como elas (elas inclui a diretora e não, isto não é um spoiler, não se preocupem). Elas terão que treinar seus poderes enquanto a batalha final se aproxima. E o destino de todos foi colocado em suas mãos. É delas a escolha, é delas a responsabilidade, é delas que depende o futuro, porque elas são a própria Escolha.


Em cada capítulo, uma das seis garotas toma frente da história e nos conduz segundo a sua maneira, mostrando a sua realidade, ou a falta dela. Nas cinco partes deste livro, você vai se enrolar cada vez mais, e, então, o Laço se tornará tão forte, que não será mais possível soltar. Eu fiquei simplesmente fascinada pela historia e por um certo professor de matemática, Max, que irá nos surpreender com uma das escolhidas, seja de maneira positiva, negativa e, quem sabe, até mesmo das duas. É uma história que está, com toda a certeza, marcada como uma das minhas favoritas e como uma das mais bonitas também, tanto pelo conteúdo, quanto pela estética.


Pra resumir: Leiam, sem sombra de duvidas e de maneira bem direta: vale a pena ler CÍRCULO.

Um pouco além da obra...

Eu tenho uma mania imensa de ler cada detalhe do livro, tanto da história, quanto da edição, e também dos autores. E uma coisa que eu amo em um livro são os agradecimentos e as dedicatórias dos autores. Esta é uma resenha sobre o Livro escrito por duas pessoas que dedicaram seu livro aos seus "eus adolescentes". Eu gostei disso,, porque no mundo de hoje se torna cada vez mais difícil se tornar um adulto sem se esquecer do que já se foi. Manter a humildade. E isto é algo que eu busco e que por isso eu me identifiquei. Os agradecimentos deste livro são verdadeiramente fantásticos. Acreditem, a gente capta um pouco da loucura destes dois autores nesta parte.

Valeu!!!!!

Compartilhe este post:

ana lu

Sou Ana Lu e uma das coisas que mais gosto de fazer é ler e ouvir música. Meus livros favoritos são Perdida da autora Carina Rissi e Belo desastre de Jamie McGuire. Eu espero poder compartilhar muitas experiências literárias seguindo sempre o lema "a persistência fez os grandes líderes".

24 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho esse livro em casa de uma promoção que ganhei a muito tempo atrás e sabe que ele foi ficando na estante e nunca mais tinha olhado pro canto dele. Agora lendo a sua resenha estou vendo que estava perdando um bom livro, vou procurar o livro esse final de semana. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc terminar de ler, me conte o que achou, eu achei simplesmente fantástico!!!!

      Excluir
  2. Bom dia Ana, que resenha incrível! Apesar de eu não ter me interessado nada pelo livro, parece ser muito bom, pra quem gosta.
    Um beijo.

    https://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda! Eu compraria o livro sem nem saber a história. É linda demais <3

    Mas meu deus, que história! Adorei, parece ser ótimo. Já tá na minha lista :)

    ResponderExcluir
  4. Oii Ana, que lindo esse livro!!!!
    O enredo tá excelente, qria tanto ler, tomara q consiga urgente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, o livro pelo visto é muito bom, fiquei curiosa para conhecer todo esse mistério que envolve essas meninas, espero ter a oportunidade de ler, e gente essa capa é linda demais.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu já esperava que a resenha fosse me arrebatar com o tom de envolvimento de quem leu. hihihihi, imaginei aqui um conto de adolescentes que se encontram e sem saber o motivo tem em suas mãos a história de outras pessoas e acabam tendo de se tornarem responsáveis pelo destino de muitos. Só me pergunto até onde essa história consegue ser boa sem deixar pontas soltas ou algo assim. Bom, eu achei a capa interessante, e a sinopse ainda mais, com certeza é um da minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo muito sincera, eu não achei um único furo, acho que isso aconteceu principalmente por que são dois autores que interagem muito bem entre si, a história é muito bem escrita, com certeza é uma das melhores que li.

      Excluir
  7. Primeiramente, eu já amei essa capa, não preciso nem falar. Em segundo lugar, eu amei o enredo, parece ser muito envolvente e cara, sua resenha foi muito boaaaa, é sério, eu amei muito, a melhor parte foi falando da dedicatória o livro: "...no mundo de hoje se torna cada vez mais difícil se tornar um adulto sem se esquecer do que já se foi. Manter a humildade. E isto é algo que eu busco e que por isso eu me identifiquei." Fiquei com MUITA vontade de ler, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado tanto!!! Esta dedicatória é sensacional.

      Excluir
  8. Ana realmente esse livro conquista já pela estética eu gostei da premissa é realmente quero muito conferir essa história

    ResponderExcluir
  9. Confesso, que tenho uma pequena queda por livros desse porte. Tudo que envolva um bom mistério eu estou dentro. Não conhecia a obra mas me bateu certo interesse em lê-la.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro é realmente muito bonita! E lendo a sinopse, já fiquei bem curiosa. Sua resenha está ótima e suas palavras tão positivas sobre a obra, me fez querer ler em breve.
    Gosto desse estilo de leitura. Valeu! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, ainda mais na parte que fala da capa (pq também me apaixonei ao ver) e ao ler a resenha fiquei com mais vontade ainda de comprar, principalmente por ter um toque de terror. QUERO JÁ!

    ResponderExcluir
  12. Amei o livro já pela capa e ao ler a resenha o amei mais ainda, a história me pareceu sensacional e cheia de segredos (me fascino por histórias assim), com certeza já vai entrar para minha lista.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, essa capa grita por atenção. Desde que li a entrevista com um dos autores fiquei super interessada pela obra e agora, vendo o quanto você gostou, meu interesse aumento 100x HAHAH
    Adoro histórias que envolve amizade e suspense, com certeza irei gostar dessa. Quero saber o que esse professor de matemática me reserva kkk
    Muitos adultos não gostam de lembrar da sua época de adolescente, e saber que esses dois escreveram tal obra para aflorar essa época de suas vidas é fascinante.
    Entrou para minha lista de desejados sem sombra de dúvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Achei a estória desse livro muito interessante, ainda mais por se tratar de bruxas, um tema que eu amo ler. Além disso, essa capa é maravilhosa, sempre quis ler esse livro só por causa dela, agora sabendo mais a respeito da obra minha vontade de lê-la só aumentou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi :) Para mim a capa já é um bom indício do que vamos encontrar ao abrir o livro e ao ver esse capa perfeita não tive dúvidas que o livro também seria,livros assim com suspense e mistérios são os que mais amo, quero ler, obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!! Gostei muito desse livro, amo livros que gira em torno de resolver mistérios , nunca ouvi falar desse autor, mais adoraria conhecer a partir desse livros, obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a proposta do livro, essa ambientação em uma cidade sueca já despertou a originalidade, e quem não gosta de uma boa história sobre protagonistas divergentes e deslocados que acabam percebendo que tem muito mais em comum do que se poderia aparentar? Eu simplesmente amo, porque são essas histórias que nos lembram sobre os significados de se criarem laços e de como isso extrapola as condições de afinidade. Gostei também do fato de termos a perspectiva das meninas colocadas na narrativa, isso com certeza deve ser um diferencial e tanto, ainda mais por se tratarem de personalidades tão diferentes.

    A edição realmente é um espetáculo a parte, a capa está linda e os detalhes da diagramação estão maravilhosos. Quem nunca fica inspirado na leitura com uma edição linda dessa?

    Julio Cesar Vieira

    ResponderExcluir
  18. Eu já estava super curiosa com esse livro. A capa realmente é tão bonita que dá vontade de ler só por causa dela. Achei a premissa interessantíssima, já quero saber o que acontece com as escolhidas, pois fiquei um pouco confusa com os acontecimentos. Vou ler assim que puder com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  19. Tenho esse livro há algum tempo porque me apaixonei pela capa....sim sou dessas que escolhem o livro pela capa e não lê sinopse (kkk...com emoção)! Mas acabei não lendo, não sei porque...acho que estava na vibe a louca dos livros e ele me escapou, ficou perdidinho nos livros pra ler!!!Mas agora ambientada na história, com certeza vou ler...adoro esse clima de mistério, e narrativa pelo ponto de vista de cada personagem se bem trabalhado facilita ainda mais esse clima. Adorei....muito obrigada pela dica e resenha!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana, tudo bem?
    Estou morrendo de vontade de largar minhas leituras atuais e começar agora mesmo esse livro, desde que vi a Preview, e depois a entrevista, e agora essa resenha, não paro de pensar no quando quero ler Circulo *-*
    Parabéns pela resenha, estou bem curiosa para saber como tudo acontece, e como Max vai surpreender o leitor, e como tudo isso vai acabar.
    Eu super julgo um livro pela capa (me julguem kk) e essa me conquistou muito também. E ainda mais legal você destacar a parte dos agradecimentos, eu também costumo ler tudo no livro, e achei incrível alguém que gosta disso também <3
    beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes, mas ainda não tinha parado para ler a resenha dele e sempre pensei que essa você uma historia de terror, mas lendo a resenha acabei me surpreendendo, achei essa trama bem elaborada e parece ser uma historia cercada de muito mistério, fiquei bem interessada nessa historia e adorei a diagramação do livro que ficou maravilhosa e logo me chamou atenção !!

    ResponderExcluir