TEMPORADA DE ACIDENTES

SINOPSE: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar. Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam - Moira FOWLEY-DOYLE - Editora INTRÍNSECA - 2016 - 256 páginas.

Todo ano, no mês de outubro, começa a temporada de acidentes. É a época do ano em que a família de Cara mais sofre acidentes. Desde pequenos cortes e hematomas, até a morte de alguns membros da família.


O livro começa com uma constatação de Cara: Elsie está em todas as suas fotos, ou pelo menos uma parte delas. O cabelo sem brilho, o sapato, a barra de sua saia xadrez, ou a manga do casaco feio que ela sempre usa. Elsie foi amiga de Cara quando eram mais novas, mas hoje em dia não conversam mais, apesar de estudarem na mesma escola. E desde quando Cara percebe esse fato, decide que precisa falar com Elsie para saber o motivo da garota estar em todas as suas fotos.

A história é narrada por Cara, uma adolescente que mora com sua Mãe, Melanie, sua irmã, Alice, e Sam, seu ex-irmão postiço, que continua morando com elas desde que seu pai fugiu e formou uma nova família.


Também não posso deixar de citar Bea, que é muito importante na história. Ela é a melhor amiga de Cara, uma personagem bem diferente, espirituosa e divertida, mesmo com todos os problemas que tem com a mãe. A menina é chamada de bruxa, pois diz que consegue ver o futuro com suas cartas de tarô.

O livro é bem fantasioso, mas as questões familiares se sobressaem na leitura. A família é bem unida. Apesar de suas perdas, continuam juntos, mas os segredos de cada um pesam sobre a relação entre eles. Todos têm segredos e, quando vamos descobrindo no decorrer do livro, vamos nos apegando cada vez mais a todos.

Cara tem uma imaginação muito fértil e tem consciência disso, mas algumas vezes as coisas acontecem, e ela acha que não foi real, tornando tudo ainda mais complicado para ela e para as pessoas ao seu redor. Ao ler essas confusões, fiquei um pouco perdida, tentando entender o significado de cada coisa. A autora usou uma espécie de metáfora para ilustrar coisas que estavam no subconsciente da garota, tornando a história ainda mais rica.


Gostei da escrita, muito simples, tornando-a fluida, mas com uma carga emocional muito grande. A autora soube levar a história com vários acontecimentos interessantes, e quando eu largava o livro, tinha vontade de pegar novamente para saber o que estava por vir.

Os personagens são incríveis, cheios de mistérios, traumas e segredos. A personalidade de cada um é bem definida e marcante, parabéns à escritora. Porém, achei-os um tanto imaturos e irresponsáveis em alguns momentos, bebendo, fumando (muito, a todo momento), e dando festas sem que os pais soubessem. E na temporada de acidentes, tudo isso é ainda mais perigoso!


Enfim, no final, tive vontade de abraçar os personagens e dizer que tudo ficaria bem. Com certeza esse ficará entre meus livros preferidos da vida.

RESENHA ESCRITA PELA THUANNE SOUZA PARA O GETTUB!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

24 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Eu ouvi muitas críticas positivas sobre esse livro então ele já está na minha lista de livros para ler. Eu também acho muito ridículos adolescentes inconsequentes nos livros, me incomoda bastante porque eu sou do tipo bem quieta e que quase nunca saio. Espero gostar do livro como você.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Eu gostei bastante da resenha, mas ficou bem claro a confusão que o livro te causou, percebi lendo a resenha. Eu sou louca para ler esse livro, acho a sinopse bem interessante. Um beijo.

    http://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li e adorei lol achei a história rica e que faz a gente pensar, a cara realmente fantasia muito e as vezes fica tudo confuso, também virou um dos meus livros de vida ♡♡♡

    ResponderExcluir
  4. Oi Thuanne, eu achei esse livro muito fofinho, pelo menos a parte final. Também tive a impressão de que as relações familiares se sobressaem. Não se tornou meu favorito, mas eu gostei muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Percebe-se mesmo que o livro é bem fantasioso, mas tem uma trama bem legal, principalmente porque se foca mais na família em si, e eu adoro esse tipo de drama. Gostei bastante da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde que esse livro foi anunciado pela Intrínseca eu me interessei, pois tem uma premissa diferente.
    Gosto de livros que se utilizam de metáforas, enriquecem muito a história e me deixam curiosa. Fiquei bastante animada quando li sua resenha, pois minha vontade de conferir essa história só aumentou. Os livros que quando colocamos de lado e em 5 minutos já estamos com saudades da história ou querendo saber o que acontece, são, na minha opinião, os melhores. Poucos livros já me prenderam assim! E espero que Temporada de Acidentes seja um desses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Curti muito a resenha e fiquei super curiosa para saber todo esse mistério que ronda essa família, como assim chega Outubro vários acidentes acontecem com seus integrantes? E por que Elsie aparece em todas fotos de Cara? Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi Thuane, logo no início fiquei pensando numa música da Pitty: "Encaixotem os livres
    Desinfectem os cantos
    Estuprem as mulheres
    Brutalizem os homens
    Despedacem os fracos
    Enfeitem a moda
    Sodomizem as crianças
    Escravizem os velhos
    Fabriquem as armas
    Destruam as casas
    Façam render a guerra"
    Quando vi esse livro no post de lançamento logo de cara fiquei intrigada com o mistério que envolve a família da Cara. Adoro histórias com muito mistério envolvido e com suspense presente durante toda a narrativa, isso sempre me fisga num livro. Estou bem curiosa pra ler esse livro, vai entrar pra minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, assim eu vou falir nesse black friday! haha (mais um pra lista com toda certeza), já gostei do livro só pelo nome e quando li a resenha fiquei com muita vontade de ler, a história me pareceu muito envolvente!

    ResponderExcluir
  10. Oi!Gostei muito da sua resenha, parece ser um livro bem fantasioso e como voce disse com foco maior na relação da família, quem sabe eu não leia em breve, apesar de não ser um livro que faz meu gênero,fiquei interessada, valeu !!!

    ResponderExcluir
  11. Que plot original e interessante! Adorei essa ideia de uma temporada de acidentes e fiquei bem curioso para saber as origens dessa maldição. Como você mencionou os dramas familiares, fiquei ainda mais curioso para ver como a autora conseguiu conciliar a estrutura fantástica com o drama e segredos familiares. Além disso, para o que deu para perceber, as personagens secundárias parecem ter um papel fundamental na história, o que é sempre bom, aposto que essa amiga de infância da protagonista tem alguma coisa a dizer sobre a temporada de acidentes...

    Julio Cesar Vieira

    ResponderExcluir
  12. Desde seu lançamento eu fiquei muito afim de ler esse livro, não sabia ao certo do que se tratava mas a sinopse, capa e título me chamaram bastante atenção. Agora, que li sua resenha e me inteirei mais sobre a obra só me fez querer lê-la mais ainda.

    ResponderExcluir
  13. Eu lembro de quando esse livro foi anunciado na turnê da editora e desde de lá tenho a vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo e com o tempo eu tinha esquecido desse livro mas graça a sua resenha a vontade voltou com tudo e pretendo ler esse livro com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Desde que a Intrínseca lançou esse livro que eu estou querendo ler. A história parece ser muito boa, e diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Estou super curiosa pra saber porque existe a temporada de acidentes e o por que a Elsie aparece em todas as fotos da Cara. Enfim, já está na lista de desejados, só preciso de dinheiro pra comprar o livro e tempo para lê-lo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei sua resenha, perfeitinha! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero muito! Estou curiosa por essa história e o desenvolvimento em torno dos personagens. Parece um pouco confuso e fantasioso, mas creio que não tira o encanto da leitura.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Parabéns pela excelente resenha!
    Já tinha lido algumas, e estou cada vez mais ansiosa pra ler, espero conseguir ler logo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. HAHA Cara, que interessante essa ideia. Espero que o livro seja bom pq eu tô louca pra ler ele agora! E também tô curiosa demais pra saber o motivo dessa temporada acontecer.

    Tava até pensando aqui, eu não sei como a autora fez no livro mas seria bem interessante se não fosse explicado isso. Ou sei lá, deixar a resposta meio explicada pros leitores tirarem suas próprias conclusões... bom sei lá. Uma hora leio :)

    barricadadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. OOI!! Eu adorei asua resenha, me deixou muito motivada a ler esse livro,livros de mistérios , cheio de acontecimentos inesperados são os que mais me atraieem , e quando os personagens são bem descritos, mostrando as suas respectivas personalidade fica mais interessante para mim , to querendo muito ler, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi :)
    Não costumo ler livros com uma grande carga emocional, prefiro os mais leves, porém esse parece ter uma estória muito interessante, cheia de mistérios que me deixou com vontade de lê-la. Enfim, já está adicionado na minha wishlist.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Cara, esse livro tá na minha lista faz um tempo, curti muito sua resenha, não creio que o livro entrou para seus favoritos, agora to muito mais empolgada pra ler, sempre achei pela sinopse, a história muuuito criativa, mas agora to louca pra ler, parabens pela resenha. Adoro esse tipo de livro assim inovador e tudo mais.

    ResponderExcluir
  21. Gente leiam logoo, eu confesso que comprei pelo título atrelado a capa (tenho desses costumes) e não me arrependi, livro maravilhoso e rápido de ler!

    ResponderExcluir
  22. Oi Thuanne, tudo bem?
    Eu li esse livro, e realmente conforme vai passando a leitura, vamos nos apegando mais ainda os personagens, concordo que eles foram bem imaturos em algumas partes, a questão da festa principalmente, e como você falou, ainda mais na temporada de acidentes.
    Eu não conseguia largar o livor, fiquei presa do começo ao fim, queria saber se a 'temporada de acidentes' era mesmo real, ou era algo relacionado a família de Cara, os personagens são muito cativantes, e no final fiquei bem surpresa com todos os segredos que a família escondia.
    Enfim, adorei a resenha.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  23. Acho que preciso parar de ler resenhas ou vou entrar em falência!!hauhauhau... Adoro livros com mistérios, quando bem escrito ele prende mesmo o leitor....ainda mais não é aquela coisa parada, a gente fica grudado no livro e esquece até de dormir (porque eu sou dessas...kkk)!! Adorei a resenha, fiquei com aquele gostinho de quero mais....curiosa pra saber o que acontece com todo mundo!!! Muito obrigada pela dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Quero muito ler esse livro, achei o enrendo bem diferente, misteriosa, intrigante e com uma ótima trama, achei bem interessante esse lado sobrenatural da historia e gostei de saber que a autora também foca na família, o que para mim deixa a historia ainda mais interessante. Esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir