AS FACES DA LUZ

SINOPSE: Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara, e elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade. Mas o que ela não sabe é que seu destino fora traçado muito antes de seu nascimento. Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele. Uma aventura repleta de magia e descobertas, se inicia - Tatiane DURÃES - Editora ARWEN - 2015 - 470 páginas.

A história começa como quase todos os livros de fantasia: uma humana que descobre ter poderes mágicos, e um mundo cheio de magia, repleto de seres que parecem ter saído de um conto de fadas.


Tayara e sua mãe, Sônia, levam uma vida comum, vivendo dentro dos limites de uma reserva ambiental no interior de São Paulo. Quando são coagidas por um lobo assustador, acabam entrando em uma floresta, onde, passando por um portal mágico, são levadas para Arcantatys. Lá, elas descobrem um mundo totalmente novo, com bruxas, elfos, fadas, dragões, vampiros, trolls, e que o lobo que as escoltou pelo portal, é na verdade um lobisomem chamado Ariosto.

Nesse novo mundo, elas descobrem que Sônia é descendente de uma antiga família de elfos, e que é a escolhida para liderá-los. Já Tayara descobre que é a reencarnação de Agatha, uma bruxa muito poderosa, responsável por ter causado o inicio da guerra em Arcantatys.


Tayara conhece o elfo Aodh, chefe da guarda do Rei Cedric. Ele a considera uma inimiga, já que ela usa a magia negra de Agatha. Contudo, ele tem o poder de ouvir os pensamentos de Tayara, logo percebe que ela não é uma pessoa perigosa e não vai causar nenhum problema para o reino de Haesbaert.

Aodh, que no passado foi o responsável pela morte de Agatha, descobre que ela, antes de morrer, o amaldiçoou, fazendo com que ele ficasse eternamente apaixonado por ela. Por causa da maldição, ele e Tayara têm uma forte ligação, fazendo com que se apaixonem.


Tayara, aos poucos, vai aprendendo a usar a magia e consegue invocar o espírito de Agatha, que lhe ensina as formas de usar seus poderes. Mas, para que seu poder chegue ao ápice, precisará encontrar o antigo livro de bruxaria, que usou em outra vida.

Tayara e seus novos amigos saem à sua procura do livro perdido, encontrando inúmeros inimigos, que querem dominar o mundo de Arcantatys. Ela e seus companheiros são forçados a lutar para se manterem vivos e salvarem o lugar que eles chamam de lar.

Gostei muito do fato de Tayara ter 21 anos e não 17, como ocorre na maioria dos livros de fantasia. Isso faz com que as atitudes dela sejam mais condizentes com as decisões que ela precisa tomar.


O casamente de Sônia com Rei Cedric foi algo meio forçado, já que os dois se conheciam há apenas algumas semanas. Eu sei que é um livro de fantasia e que tudo é possível, mas não fez muito sentido o amor repentino que surgiu entre os dois.

Algo que me incomodou um pouco é que há alguns erros de revisão por muitas partes do livro, principalmente erros de conjugação. No início até pensei que eu estava lendo errado e acabei relendo algumas frases, para me assegurar que o erro estava no texto e não na minha forma de interpretação. Contudo, seria interessante se houvesse uma nova revisão, para o caso de haver uma nova edição.


Apesar disso, a história é muito boa, tem um bom desenvolvimento entre os personagens principais e os secundários, a ambientação também é bem elaborada, e eu consegui me sentir em Arcantatys. Gosto muito quando um autor consegue descrever bem os detalhes das percepções dos personagens, faz com que eu me sinta dentro da história, vendo tudo de “perto”.

É muito bom ver autores brasileiros criando obras tão bem elaboradas. É um incentivo para que os leitores comecem a valorizar as obras nacionais, redescobrir a nossa literatura, não se apegando apenas aos escritores estrangeiros.


AS FACES DA LUZ é um excelente livro, para quem curte livros de fantasia, seres sobrenaturais, intrigas, romances e indecisões amorosas. Quem já leu, deve estar ansioso para o lançamento de AS FACES DA SOMBRA, continuação que deve ocorrer dentro de poucos dias.


Resenha feita pela VANESSA J. RASFASKI para o GETTUB
Instagram LITERACHA

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

11 COMENTÁRIOS

  1. Amo esse tipo de história...com fantasias, magias, romances e aventura.
    Amei sua resenha e a sinopse da história.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Gostei do livro, mas achei um pouco clichê algumas coisas que acontecem. A menina descobrir que tem poderes, a mãe se casar com o rei, ela precisar de um livro para potencializar seus poderes... parece que esta fórmula já foi usada antes. Mesmo assim, acho que vale a pena a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro, comprei já faz um tempo, porém ainda não li. A premissa me conquistou e tenho certeza de que vou gostar da leitura.
    Sua resenha está muito bem elaborada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. A capa é muito bonita, adorei a maneira com que você descreveu o livro porém discordo um pouco com a parte de que a personagem ter 21 anos e não 17 muda muita coisa. Acho que em 4 anos pode ser diferente mas pode não ser. hihih, mas entendi o que você quis dizer. Concordo que devemos dar mais espaço aos escritores nacionais!

    ResponderExcluir
  5. OOi! Como eu já disse por aqui, sou apaixonadaa por livros de fantasia, e um livro como este envolvendo elfos seria deiferente dos livros de fantasia dos quais eu já li, e pelo que você disse o livro é indicado pra quem curte magia e intrigas amorosas e bastante mistério, tenho certeza que vou amar, quero ler em breve! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! Adorei a sua resenha, e para mim mesmo quem é fã de livros "pé no chão" não tem como dizer que livros envolvendo, elfos, fadas, bruxas , seres mágicos de qualquer dimensão não derreta o coração de quem é muito realista!! Eu achei a ilustração linda e o livro com certeza deve ser mais lindo ainda, valeu!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que capa mais linda...E essas páginas...Perfeito!
    Eu qroooo! Vou anotar na listinha!
    Enredo mto bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo livros de fantasias, eles nos fazem viajar pra outros mundos, e também gosto de histórias que nos fazem entrar no livro, como se estivéssemos vivenciando tudo aquilo junto com os personagens, e a riqueza de detalhes nos proporciona tudo isso.
    E que capa mais linda, bem elaborada!
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da capa e do trabalho gráfico do livro, e a história aparenta ter algo de diferente das outras fantasias que li. Não sei se leria por agora, por ter tantos livros na lista, e este não ter me chamado tanto a atenção. Mas acho que é porque não curto muito histórias com elfos, ou reencarnação.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que a primeira coisa que me fez querer ler o livro foi a capa xD
    Vendo a sinopse me interessei mais ainda e parece que o livro é bem elaborado, tem romance e muita fantasia e os personagens são bem feitos. Dá pra sentir o que eles sentem e não parece ter coisas bobas na trama, forçadas e etc. Só os erros da escrita que parecem um tanto chatinhos. Dá uma pena quando acho uns erros gritantes...mas não interfere tanto.
    A história parece valer a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vanessa!!
    Que capa mais espetacular é essa!! Adorei a premissa do livro!! Já estou super curiosa sobre esse livro!! Espero ler em breve!!
    Beijoss

    ResponderExcluir