O GUARDIÃO

SINOPSE: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha. Julie está animada como havia muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que seu desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens. Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo - Nicholas SPARKS - Editora ARQUEIRO - 2016 - 352 páginas.

Vamos ao nome do livro: O GUARDIÃO. Acho que, desde o prólogo, sabemos que o título se refere ao Singer, um cachorro dinamarquês que Jim, marido de Julie, deixa de presente de natal após sua morte, prometendo que o animal não a deixaria sozinha. Singer, apesar de ser um cachorro, me cativou do inicio até o final.


Para começar, esse livro me parecia muito previsível, aquela típica história do melhor amigo apaixonado em que a garota só o vê como um irmão. Após isso, chega um homem perfeito, e a garota acha que ele é o homem dos sonhos. Mas, depois, entende que o homem ideal é o melhor amigo. 


Admito, nas primeiras páginas do livro, é isso que acontece mesmo. Além de tudo, Julie acha que, pelo fato de Mike ter sido o melhor amigo do seu marido falecido, relacionar-se com ele seria como uma traição. Então, Julie ignora o fato de que o amigo pode ter uma pequena paixão por ela, e começa a sair com outros homens para, talvez, poder seguir em frente e ser feliz novamente.

Nesses meios, ela conhece Richard, que parecia a personificação do príncipe encantado, e, bom, acontece toda aquela coisa clichê que vemos em filmes da Sessão da Tarde. Por isso, eu estava achando o livro monótono. De repente, acontece uma reviravolta, e foi isso que me impulsionou na leitura. A partir da página 100, mais ou menos, a historia toma outro rumo.


Em uma noite totalmente aleatória, Julie chama Mike para ir na casa dela, e o relacionamento dos dois começa a se desenrolar, o que leva a nossa personagem principal a ter uma atitude quanto a Richard, e desencadeia acontecimentos estranhos, desde telefonemas silenciosos, um seguido do outro, aparições de Richard em lugares diferente, e um suspense paira no ar. Claro que todos nós sabemos quem está por trás de tudo, é óbvio, eu estava quase intitulando o livro como O Previsível, mas, para minha surpresa, o livro se tornou muito mais do que isso. Personagens novos foram aparecendo e personagens habituais foram tomando mais força, tornando-se mais importante na história.


O suspense do livro é bem construído. Você sente todas as emoções com a riqueza dos detalhes de cada cena. Admito que as narrativas das investigações policiais me agradaram muito e foram, de longe, minhas partes favoritas. 

No livro, temos nosso vilão, sociopata, passado obscuro e vários quebra-cabeças para descobrir. Seus pensamentos maníacos são detalhados, e a perseguição que ele faz com Julie, tirando fotos de todas suas ações, observando-a e seguindo-a, também. Acredito que o autor quis mostrar o desespero das pessoas que convivem com perseguições, agressões, confinamento e afins, algo que ele projetou em Julie, e fez com que a personagem transmitisse todas essas emoções, como medo e angústia.


A narrativa, mesmo sendo em terceira pessoa, foi tranquila. Não é uma leitura que cansa. Você nem percebe que está passando o tempo e as páginas. O GUARDIÃO contém ação, suspense, romance, investigação e muitos segredos, o que faz qualquer um ficar intrigado.

Mesmo a história tendo partes previsíveis, ela consegue surpreender em outras. Os personagens são bem construídos, existem muitos enigmas, o foco principal não é o romance, principalmente depois que começam os ataques.


O final nem foi ruim, nem algo que faça você ficar perplexo por dias. Foi normal, foi bom. Indico para pessoas que não gostam muito de romance água com açúcar e apreciam uma pontada de suspense.


Resenha feita pela JÚLIA MELLO para o GETTUB

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

14 COMENTÁRIOS

  1. Tenho um trauma com Nicholas Sparks desde querido John... não leio mais nada do autor faz uns 5 anos. Achei interessante essa pontada de suspense que o livro traz, mas não sei se leria

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser realmente maravilhoso.
    Eu amo livro de suspense e com animais, então eu acho que vou dar uma chance.
    Amei a resenha do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia, tudo bem?
    Não gosto muito dos livros do Nicholas justamente por seguirem sempre o mesmo roteiro. Mas parece que este livro tem um diferencial, e o cachorro me chamou muito atenção pois adoro cachorros. O suspense também foi outro ponto que me interessou. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia, Infelizmente nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks , digo “infelizmente” porque sou fã de romances e o Sparks é bem reconhecido , quando o assunto é esse gênero, e adoro um mistério e investigações policiais, então esse livro caiu como uma luva!

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca li nenhum livro desse autor? Só ouço comentários positivos e que ele é um mestre em escrever romances. Gostei muito da proposta desse livro, principalmente por envolver um cachorro, morro de amores por histórias com animais. E melhor ainda saber que tem um pouquinho de suspense. Vou procurar preços.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Ainda não li nada do autor, apesar de sempre ver bons comentários sobre suas obras. Não é muito meu estilo de leitura, então vou deixando passar. Mas a premissa desse livro me chamou a atenção, fiquei bem motivada para ler!
    Sua resenha está muito completa e bem explicada. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nem parece ser um livro do Sparks, esse teor misterioso me deixou muito curiosa para ler. Amo os livros do Sparks, e costumo me encantar com os enredos, mesmo que não tenh lido muitos. Confesso que cansei um pouco por ler sempre a mesma temática. AGora este me deixou com muita vontade de ler. Vai entrar na listinha de 2017.

    ResponderExcluir
  8. Quando li gostei muito, o livro foi bem legal de acompanhar e fluiu bem. Mas isso já faz muitos anos e não sei se acharia essa graça toda hoje em dia. Ele tem mistério e um suspense legal, mas é clichê e bem previsível em muitas coisas. De qualquer forma, pra quem é fã do autor ou quer algo mais leve e interessante, essa é uma boa dica. Tem um romance bonito e um mistério legal.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Sparks arrebentando com suas escritas!
    Lindo lindo! Qro ler com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui muito chegada no Nicholas Sparks... o único livro que li dele foi A Última Música e depois nunca mais. Mas mto mais pelo tempo que eu li o livro, eu era mais nova e por algum motivo odiava histórias mais clichês romntico dele.
    Mas hoje em dia amo, vai entender. Por isso acho que finamente vou me mergulhar nos livros dele, começando por esse <3

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite!! Eu já li alguns livros desse autor, e confesso que achei a maioria muito meloso e o final não me surpreendeu. Mas eu daria uma chance ao Nicholas Sparks, me mostrar que eu fiquei enganada em relação aos seus livros e que esse vale a pena de ler!!

    ResponderExcluir
  12. OOi!! O primeiro livro que li foi A última Música, e eu ameei, porém agora procuro ler livros que fogem de romances , prefiro mais mistérios me deixam com mais curiosidade pra ir até o fim e não desanimar na metade , mas para quem gosta é uma ótima escolha !!!

    ResponderExcluir
  13. Adoro os livros do Nicholas Sparks!
    E esse me parece que não vai ser diferente, somente sua resenha já me deu arrepios, imaginando como é toda a história.
    Quero esse livro com certeza!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Adoro os livros desse autor!! Já li esse livro e é simplesmente maravilhoso!! Adoro como Nicholas Sparks consegui me surpreender!!
    Beijos

    ResponderExcluir