SIX OF CROWS



SINOPSE: A oeste de Ravka, onde grishas são escravizados e envolvidos em jogos de contrabandistas e mercadores, fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros - Leigh BARDUGO - Editora GUTENBERG - 2016 - 376 páginas.

As aventuras vividas pelos personagens de SIX OF CROWS se passam no mesmo mundo, criado por Bardugo, da série SOMBRA E OSSOS, que já conta com três volumes publicados no Brasil. Apesar disso, não é na mesma época ou local desses livros. O que permanece são os poderes mágicos que algumas pessoas controlam.


Um diferencial de SIX OF CROWS reside no fato de que não existe um mocinho, ou um herói, no sentido pleno da palavra. Motivados, cada um à sua maneira, pela vida que tiveram desde a infância, os seis personagens são corruptos em algum nível. Mesmo quando têm objetivos morais elogiáveis, por trás, eles possuem algum ganho, pessoal ou material.


Kaz Brekker, com suas luvas, que nunca tira, e sua bengala, com uma espada escondida no seu interior, é a personificação da dualidade entre o bem e o mal. O leitor nunca sabe o que esperar dele, e isso é o melhor do livro. Você só torce por ele, mesmo desconfiando que está sendo enganado de forma vergonhosa. O personagem é apaixonante, muito bem construído, com um passado que convence e justifica seu caráter e suas atitudes.


Inej, a jovem Espectro, com habilidades fantásticas na furtividade e no parkour, é a sombra de Kaz. Onde ele vai, ela vai atrás, escondida, invisível, pronta para defender o líder e, até mesmo se sacrificar. Toda essa lealdade não se deve apenas à gratidão por Kaz a ter resgatado de um destino deplorável. Ela ama Kaz. E Kaz ama Inej. Eles dizem isso um para o outro? Claro que não! E esse é outro ponto positivo na trama. O leitor se envolve no sentimento que um sente pelo outro, mas que escondem por causa do medo de se enganarem.


Nina é uma grisha, ou seja, ela tem poderes; e Mathias é sua paixão, que enganou e condenou a uma vida na cela de uma prisão. Os dois se odeiam. Os dois se amam. Com ajuda de Kaz, Nina resgata Mathias e, a partir daí, tenta reconquistar sua confiança e seu amor. Ou morrer nas suas mãos.

Ainda temos Jesper, exímio no manejo das armas, e Wylan, aprendiz na arte de criar bombas. Ambos são a ponta fraca da trupe, uma vez que não se sabe o nível da lealdade para com Kaz.


Os seis personagens partem em uma missão, cujo lucro poderá fazê-los ricos para o resto de suas vidas, para resgatarem um cientista da mais perigosa e protegida fortaleza do país. Óbvio que muita coisa errada acontece, muitas lutas, perseguições, planos, traições, sacrifícios, etc., etc., etc.

Mas o melhor do livro não é a ação, mas a relação entre os personagens. Principalmente no jogo de sedução entre Kaz e Inej. Apesar da frieza de um e dos segredos da outra, é apaixonante acompanhar o quão estão dispostos a sacrificar um pelo outro. Mas não é só isso. A relação de todos os seis é deliciosa de acompanhar. Tanto que você pode acabar esquecendo de todo o resto e se focar apenas nisso.


SIX OF CROWS é um dos melhores livros de fantasia que li este ano. Foi uma surpresa viciante, recomendada e o melhor: é apenas o primeiro livro de uma série. Que venham mais!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

15 COMENTÁRIOS

  1. Parece ser um livro maravilhoso, já quero ler <3

    ResponderExcluir
  2. Uma história envolvente e com muita ação.
    São esses tipos de livros que me prendem e fazem eu querer mais.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Já comentei sobre o modelo de vídeo lá no grupo e no youtube, agora falando sobre o livro: a primeira coisa que eu gostei foi a capa que achei belíssima, mas de acordo com a trama achei bem interessante, apesar de não ter lido a trilogia de fumaça e ossos, seria difícil acompanhar esse livro? A parte em que os personagens tem um poder específico achei mega mais do mesmo em muitas séries, mas acredito que o diferencial deva ser o que acontece com eles durante o decorrer da história.Não entendi muito bem a questão dos seis corvos, mas acho que é porque não li e fiquei aqui divagando sobre muitas possibilidades do que poderiam ser!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos!
    Eu quero muito ler este livro, sério! Já vi uma resenha dele e fiquei extremamente curiosa para conhecer este mundo criado pela Leigh Bardugo. Acredito que eu deveria ler os três livros antes de ler este, para me familiarizar mais com o mundo. Mesmo assim eu achei muito bem construída a estória e quero acompanhar a missão desses 6 personagens que parecem ser apaixonantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei pelo universo Griha na trilogia publicada anteriormente pela Gutenberg. Li os três livros muito rápido e foi uma das distopias mais diferentes que li. Tive a oportunidade de conhecer o Six of Crows no clube do mês passado, e percebi que a maturidade adquirida pela autora permitiu que ela escrevesse um livro ainda melhor, mais rico em detalhes e com vários temas bons de serem abordados. Aguardo ansiosamente pela continuação.

    ResponderExcluir
  6. Achei esse livro interessantíssimo, desde o enredo não possuir mocinhos ou vilões até a diagramação que está maravilhosa. Mesmo sendo uma série (coisa que eu tenho fugido no mundo literário), eu encararia com certeza. Já conhecia o livro por capa e nome, mas nunca tinha dado atenção a ele, acho que agora é hora.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei pela capa, e o conteúdo também não fica atras. Adoro essa mistura de personagens, onde não foca em um só. Quero muito ler, pra conhecer e entender esse mundo, e o desenrolar de cada um deles.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  8. Kaz usa bengala juro q na hora lembrei do Lucius Malfoy de HP rsrs
    Adorei a resenha e sem contar que o livro parece ser lindo demais pelas fotos. FAz muito, muito, tempo que não leio um livro de fantasia e este parece ser incrível com seis personagens tão instigantes.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Gostei muito da sua resenha em vídeo. Ainda não li a trilogia anterior, mas está na lista de desejados, assim como esse livro. Achei a premissa fantástica, estou muito animada para fazer a leitura.
    Resenha perfeita! Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Animei com essa série porque parece que todos os elementos da história são bem feitos e fica uma leitura viciante. Tem muita fantasia, ação, romance e parece que feito na medida certa pra não ficar chato em nenhum momento. Os personagens parecem que são fáceis de gostar de cara. Eu já gostei e nem conheço direito! xD
    Acho que iria adorar ler. E espero que lancem mais logo porque a série promete né. Muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Olá Carlos!
    Desde q li uma resenha desse livro tenho me surpreendido com os comentários...Qro mto ler...Essa capa tá excelente assim como o enredo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oiii! Livros de fantasia são os meus preferidos, e o mais cativante é que não é focado só em ação o tempo inteiro mais sim a relação dos personagens uns com os outros, quero ler!!!Obg.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite !! A ilustração desse livro é perfeita demais, e o melhor é que a história parece se tratar de mistérios e grandes revelações dos personagens, então to muito ansiosa para descobrir sobre essas relações entre eles, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite !! A ilustração desse livro é perfeita demais, e o melhor é que a história parece se tratar de mistérios e grandes revelações dos personagens, então to muito ansiosa para descobrir sobre essas relações entre eles, obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!! Amo livros com um bom mistério, e esse livro deve se tratar de um ótimo suspense com muitos segredos dos personagens vindo á tona, espero ter a oportunidade de ler em breve, valeu!

    ResponderExcluir