O LIVRO DE MEMÓRIAS

SINOPSE: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava - Lara AVERY - Editora SEGUINTE - 2016 - 346 páginas

Olá pessoal!!! Vou começar descrevendo uma cena, não uma cena do livro, mas uma cena de como eu fiquei no minuto que eu terminei de ler esta história: imagine uma pessoa lendo em cima da cama, enrolada nas cobertas, escutando a chuva caindo do lado de fora. E imagine que esta mesma pessoa simplesmente não conseguia parar de ler, mas ao mesmo tempo não queria que acabasse (sempre acontece comigo, com você também? Isso fica oficialmente registrado como um trauma de leitor), e a medida que os olhos corriam pelas páginas, eles iam se enchendo de água, deixando a visão turva de forma que, em uma das páginas, ainda estão marcados dois pontos, duas lembrancinhas das lágrimas que caíram, mais especificamente na folha das páginas 345 e 346 (não as leia primeiro). E então, esta pessoa lê a última palavra, observa o desenho do último ponto final desta história, e a única coisa que pode dizer é: MEU DEUS! QUE LIVRO! O MUNDO PRECISA CONHECER.


O que mais me atraiu para a leitura deste livro foi o que está escrito na capa (que, na minha opinião, tem uma disposição maravilhosa das cores): "Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, então estou escrevendo para lembrar".

O LIVRO DE MEMÓRIAS foi escrito com o objetivo de deixar registradas as recordações que Sammie tem para a pessoa que ela vai se tornar, a qual ela se refere como Sam do Futuro. Isto me chamou a atenção pelo fato de que eu também faço isto e, de certa maneira, isso ajuda bastante a entender o que vivencio.


No caso de Sammie, escrever foi a maneira que ela encontrou para lidar com o fato de que sua memória ficará cada vez mais escassa, uma vez que ela foi diagnosticada com Niemann-Pick tipo C, uma doença raríssima. Mas ela não se deixará levar por isso, ainda mais, porque sua memória é um de seus principais dons.


As duas das coisas que Sammie mais deseja, é ir para a faculdade e vencer o Torneio Nacional de Debate junto a Maddie. Para isso acontecer, é crucial que ela consiga manter o controle de sua memória, mas é praticamente impossível, pois sua doença acarreta os mencionados lapsos, que podem acontecer a qualquer momento.

À medida que avançamos na história, se torna bem clara a sua mudança de percepção do mundo, e então, ela terá que rever alguns conceitos para entender o que realmente importa e quem realmente importa.


Li este livro em apenas uma tarde, mesmo tentando me controlar para ler bem devagar. Foi impossível. A história nos prende bastante, e os capítulos tem duas ou três páginas, o que faz a gente perder a noção do quanto leu. Acredito que nunca tinha lido um livro em que o personagem principal se parecesse tanto comigo.

Exceto algumas poucas vezes, os personagens são aquelas pessoas ideais, ou aquelas pessoas que tomarão a decisão certa, ou serão apoiados. Talvez isto seja uma generalização da minha parte, mas são realmente raros os livros em que verdadeiramente me enxergo no personagem, e esta experiência literária foi muito boa, porque o processo de entender a maneira como Sammie pensava, foi algo extremamente fluido.


Nessa história, o amor é crucial e pode surgir de onde menos se espera. Confesso que tive uma péssima primeira impressão sobre a pessoa que ela ama, mas, pouco a pouco, ela foi entrando e foi ficando, e, de repente, eu já não conseguia mais entender como eles puderam demorar tanto tempo para ficarem juntos. É uma história também sobre superação, respeito e autoconhecimento. É como um choque de realidade, onde nós podemos aprender o verdadeiro valor de cada coisa.


Este é um livro que, com certeza, não esquecerei!!!! E se me perguntarem se eu recomendo, é óbvio que minha resposta é SIM!

Compartilhe este post:

ana lu

Sou Ana Lu e uma das coisas que mais gosto de fazer é ler e ouvir música. Meus livros favoritos são Perdida da autora Carina Rissi e Belo desastre de Jamie McGuire. Eu espero poder compartilhar muitas experiências literárias seguindo sempre o lema "a persistência fez os grandes líderes".

19 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito desse livro quando vi sendo lançado. A sinopse me pareceu bonita, mas vendo agora deu vontade de sair correndo pra arrumar o meu! Adoro livros que emocionam e prendem, que tem uma história ao mesmo tempo inteligente, jovem, cheia de emoção e gostosa de ler. Esse está parecendo assim. E ahh que inveja, queria poder ler em uma tarde só também, mas acho que se pegasse ia demorar muito pra ler porque no momento está complicado mesmo. Ainda vou esperar mais um pouquinho. Acho que esse livro merece aquela leitura que a gente se joga e não larga as páginas.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!! Ele é sem sombra de dúvidas um dos livros mais fantásticos que já li. Como já era de se esperar kk: estou relendo ele!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, quando eu vi essa capa já me apaixonei, ai li a premissa e quis ele pra ontem, mas tinha me esquecido dele, mas depois dessa resenha, eu realmente NECESSITO.
    Adoro esses livros que você acaba lendo em horas, mas que é tão bom quanto tantos outros.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está muito boa, eu não conhecia este livro, e foi muito interessante ler sobre o que se tratava a história e a impressão que ela passou a você, realmente é muito bom ler um livro que nos emocione a ponto de chorarmos e não conseguirmos parar de ler, mas mesmo assim não querer que acabe, por gostar desse tipo de livro que pretendo ler O Livro de Memórias, acredito que irei gostar muito da história.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro, mas acredito que se eu o visse em uma livraria eu o pegaria primeiramente por causa da capa. Ela é maravilhosa. Adoro livros que falam sobre a superação dos personagens, isso nos mostra que somos capazes de qualquer coisa. Fiquei bem curiosa em ralação ao o que vai acontecer no torneio, mas acredito que eu não me prenderia tanto assim na leitura como vc. Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Deve ser uma leitura muito gostosa e envolvente. Concordo com o que você falou sobre se identificar com o personagem, é tão bom quando nos identificamos com o personagem. A capa realmente está linda. Depois da sua resenha esse livro irá urgentemente para minha lista.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Que linda sua resenha, perfeita!
    A premissa do livro é bem diferente e interessante. Como também gosto de escrever e adorava fazer diários e agendas, me identifiquei. Com certeza deve passar uma linda mensagem, de uma situação tão apavorante.
    Dica mais que anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tá aí um livro que parece que vou chorar litros, já vi várias resenhas falando super bem dele, está na minha lista faz um tempinho mas fico adiando e adiando e até hoje não li, a história da Sammie parece ser bem tocante e acho que vou adorar essas leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! A história do livro é linda, vale muito a pena a leitura, apesar de ter um tema bem triste, a mensagem que o livro nos passa vale para a vida, nunca desistir dos nossos sonhos e fazer aquilo que nos deixa feliz.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Terminei de ler a resenha (e parabéns porque está incrível) com uma enorme vontade de largar tudo o que estou fazendo e ir ler o livro;
    Eu já tinha visto umas resenhas sobre o livro, mas a sua me convenceu;
    No começo você descreveu uma cena maravilhosa, livro e chuva, tem combinação mais perfeita?
    Eu amo livros que prendem o leitor dessa forma, que a gente nem vê o tempo passar. Ainda mais uma protagonista que o leitor se identifica tanto, é realmente raro.
    Vou procurar ler o quanto antes.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  11. A história do livro em si é tocante não só pela historia da doença da protagonista e sim pelo fato dela não querer esquecer da propria historia tentando escrever ela. E um livro fofo e de leitura tranquila que se tornou uma das mihas melhores leituras desse mês.

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro, mas ele realmente parece ser incrível como você descreveu e não vejo a hora de ler, obg!

    ResponderExcluir
  13. OOi,deve ser um desespero saber que a qualquer momento você nem se lembrará do seu nome, então escrever suas lembranças é com certeza primordial, deve ser um livro intenso e emocionante, não vejo a hora de conhecer beijos!

    ResponderExcluir
  14. OOi,deve ser um desespero saber que a qualquer momento você nem se lembrará do seu nome, então escrever suas lembranças é com certeza primordial, deve ser um livro intenso e emocionante, não vejo a hora de conhecer beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, esse livro deve ser bastante emocionante, saber que voce tem uma doença que fará se esquecer tudo deve ser desesperador, então encontrar um consolo escrevendo tudo o que vc vive, é incrível, espero ler em breve obrigada !

    ResponderExcluir
  16. Que capa mais amorzinho,adorei a resenha,já tinha ouvido falar mais ainda não li. Espero um dia ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana!!
    Não li a sua resenha pois esse livro vai ser uma das minha próximas leituras!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Agora fiquei bem curiosa sobre esse livro, a historia parece ser linda e com uma grande carga emocional, que acaba nos fazendo refletir muito, fiquei muito curiosa para saber o que ira acontecer com a Sammie e se tiver oportunidade com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  19. Que livro é este?!! Que estória emocionante e cativante!! A Sammie é uma guerreira, uma pessoa que sabe viver o momento, forte, determinada!! Fiquei super querendo ler este livro, conhecer os personagens, saber como termina esta estória. Sem dúvida esta é uma narrativa inspiradora, principalmente para mim!! Gostaria muito de ler, apesar de saber que eu irei me emocionar muito!!

    ResponderExcluir