STAR TREK: PORTAL DO TEMPO

SINOPSE: Capitão Kirk, Spock e dr. McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, estão prestes a viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, antes que seu planeta seja destruído. Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre a cultura vulcana, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história - A.C. CRISPIN - Editora ALEPH - 2016 - 256 páginas.

STAR TREK é a série de TV mais bem sucedida, comercialmente, de todos os tempos. Com apenas três temporadas, entre 1966 e 1969, ela rendeu 12 filmes, 4 séries derivadas, uma série animada, versões em quadrinhos, livros e mais uma infinidade de outros produtos. Não vou citar as razões de tudo isso, porque é tema mais para um livro, do que para um post em um blog literário. Vou sintetizar o que penso apenas na série clássica, onde Kirk, Spock e McCoy são os personagens principais, a trindade de STAR TREK, e o principal motivo de todo o sucesso.


Os três representam as principais características do ser humano: McCoy é a emoção; Spock é a razão; Kirk é o elo que une os três. Em todos os episódios da série de TV, e nos filmes, é assim que funciona. Essa química conquista e cria uma identificação que explica tantos fãs. É o mesmo fenômeno que explica Star Wars, com Luke, Leia e Hans. É uma fórmula que não tem como dar errado, porque é espelhada em cada um de nós.

STAR TREK: PORTAL DO TEMPO, embora seja uma história que não é reconhecida como parte do cânone oficial, é totalmente fiel à essência dos personagens. Ela dá continuidade ao último episódio da série de TV, quando Kirk, Spock e McCoy, acidentalmente, voltam no tempo, ao passado de um planeta condenado a ser destruído pela explosão de seu sol. Um dos efeitos da viagem é regredir Spock ao que seus antepassados viviam, uma época em que não havia a supressão das emoções. Ele acaba se apaixonando por Zarabeth, uma mulher nativa, mas ela fica para trás, quando ele regressa ao seu tempo original.


Em STAR TREK: PORTAL DO TEMPO, Spock descobre, através de fotos de pinturas encontradas em uma caverna do planeta destruído, que Zarabeth teve um filho seu. Assim, com a ajuda de Kirk e McCoy, ele consegue, novamente, voltar no tempo e resgatar seu filho. A partir daí, acompanhamos as consequências dessa ação, a difícil convivência de pai e filho e uma decisão, que realça o quanto uma pessoa pode se sacrificar para que as coisas sejam como devem ser.


STAR TREK: PORTAL DO TEMPO é, na sua essência, uma aventura sobre amizade e paternidade, onde os relacionamentos ficam acima da aventura, e onde a fidelidade sobrepuja qualquer dúvida sobre as atitudes de cada personagem. Toda a história caminha para um desfecho que deixa qualquer fã emocionado, e, confesso, não tive como segurar as lágrimas no final.


Depois desta resenha, a dúvida que fica, é se o leitor que não acompanha STAR TREK irá gostar do livro? A edição da Aleph traz um glossário com os termos mais usados, um descritivo de cada personagem, além de um prefácio escrito por Salvador Nogueira, um dos maiores conhecedores de STAR TREK do Brasil, onde ele explica tudo o que o leitor precisa saber para acompanhar Portal do Tempo. A história em si, como disse acima, é sobre as mesmas coisas que você encontra em vários livros, é um tema universal, transportado para a ficção-científica.


Então, respondendo à pergunta, sim, se você gosta de boas histórias, você irá gostar de STAR TREK: PORTAL DO TEMPO. E, talvez, se emocionar tanto quanto eu.

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi Carl, tudo bem?
    Tenho que confessar que NUNCA vi nada relacionado a Star Trek (#shame). Sei lá, não consigo me interessar por este tipo de estória. Acho que o que faltou foi dar uma chance, porque parece ser tão legal, e você mesmo disse que quem não acompanha a série tem grandes chances de gostar. Vou adicionar a meta de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer Star Trek, mas pretendo iniciar com a série logo e claro ler. Espero entender tudo, parece ser bem complexo, por tudo que eu escuto falar de Star Trek irá valer a pena.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou fã da série e dos filmes originais. Tenho o Guia da Saga e vou ler em breve.
    Claro que eu ai adorar ler esse livro! Nossa, só de ler seus comentários, fiquei muito ansiosa. E com certeza irei me emocionar!
    Já na lista de desejados, mas no topo.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Só vi um filme dos novos que lançaram sobre Star Trek, então não conheço quase nada sobre essa historia, mas achei bem interessante a historia desse livro e principalmente seus personagens, sempre vejo muitas referencias a eles o que me deixou bem curiosa para saber mais sobre essa historia, quero ver se pego esse livro para ler !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carl, sou fascinada por tudo que envolve Star Trek. Amo de paixão a história e esse trio que vive e participa de tantas emoções. Adorei o post.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não vi filmes nem li nd acredita...Vou tentar ler ou ver filmes ...Quem sabe me interesso...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Eu não acompanho e me perguntei isso logo no começo da resenha, se eu iria gostar e se eu iria entender algo lendo o livro aleatoriamente, mas você respondeu muito bem a pergunta háhá.
    Achei a edição linda (as fotos ficaram ótimas), e fiquei bem curiosa para entender mais essa 'viagem no tempo', se vai ter algum impacto, ou algo assim, e como essa relação de pai e filho vai ser.
    Enfim, adorei a resenha, vou ler sim :D
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, que ótimo que esse livro não é vinculado as histórias anteriores. Ganhei esse livro a pouco tempo e só estou aguardando chegar para ler, mas estava com receios, pois não conheço bem o universo. Adorei as fotos que você tirou.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi nem li nada relacionado a Star Trek, só conheço por nome mesmo, enfim, o livro parece ser legal, provavelmente se for lido por alguém que já acompanha a série seria uma experiência bem melhor, como não conheço nada desse mundo, acho que não leria, se fosse ler começaria na ordem, quem sabe um dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite !! Já percebi que é uma série bem famosa e que tem muitos anos, mas eu não me interessei pela história , apesar dela ser bem aventureira e com muita ficção não me causou interesse, mais quem sabe um dia, valeu!

    ResponderExcluir
  11. É, não sou fã desse estilo e não sei muito da saga. Então não sei se iria gostar muito de ler. Acho que fica a dica para entender do que tanto falam, ter algum tipo de introdução com essas histórias e umas coisas de ficção cientifica pra quem quer conhecer mais. Por isso eu leria, pela curiosidade. Mas de vontade mesmo ainda não deu muita =/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ta aí um livro/filme que nunca me interessou, sei que é bem comentada entre o seu público, mas acho que o gênero pouco me atrai.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha está muito boa, mas lendo um pouco mais sobre a história deste livro, percebi que é um estilo de história que não curto ler, não chama muito minha atenção, quem sabe futuramente eu leia, e acabe curtindo.

    ResponderExcluir
  14. Me sinto anormal por essa história ter rendido 12 filmes e 4 séries e eu nunca ter visto nada. Achei a história realmente interessante pois eu AMO ficção, e me sinto culpada por não conhece-la ainda. Meus olhos se arregalaram quando li que Spock teve um filho no passado. Não vejo a hora de ler o livro! Beijos

    ResponderExcluir
  15. A trama parece legal, bem escrita, para quem já é fã é uma dica boa. Não consigo gostar desta saga, sei lá não curto muito o tema ficção científica.

    ResponderExcluir

  16. Amei o livro! A autora criou uma história rápida, envolvente e bem amarrada. Os personagens foram muito bem descritos, principalmente o Spock. Estou louca pro mais livros sobre a série e mais da autora.

    ResponderExcluir
  17. Não curto ficção científica,então não me interessei pelo livro,mais para quem gosta é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Nunca li nada sobre o universo de Star Trek mas adoro ficção científica!! Gostei bastante do livro que parece ser bem interessante!!
    Beijoss

    ResponderExcluir