TUDO E TODAS AS COISAS



SINOPSE: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre - Nicola YOON - Editora NOVO CONCEITO - 2016 - 304 páginas.

Maddy tem IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave), uma doença que a torna alérgica a tudo. Por causa disso, vive em um ambiente estéril, livre de qualquer vírus, bactéria, poeira, ou qualquer outro agente que lhe possa causar um ataque mortal. Como companhia, ela tem sua mãe e Carla, a enfermeira e conselheira. Entre leituras, filmes, jogos de tabuleiro, a vida passa. E, aos dezessete anos, ela se conforma, razoavelmente, com sua situação. Isso, até Olly, um garoto hiperativo, que adora escalar qualquer coisa, se mudar para a casa ao lado.


TUDO E TODAS AS COISAS não é apenas um romance juvenil recheado de doçura e esperança. Ele é mais um relato de como não devemos nos conformar com uma situação que não nos deixa feliz. Ele é um empurrão de ânimo, que demonstra como a solução para um problema, por mais difícil que ele seja, e por mais absurda que a solução pareça, pode existir.


Como sempre, em um romance, o que mais pesa na qualidade da obra, é se o casal principal convence. Maddy e Olly combinam de forma perfeita. Embora opostos, e talvez por isso, eles parecem perfeitos um para o outro. O único porém, mas não se deve aos personagens em si, mas à construção deles, Olly peca pelo descaso em relação à saúde de Maddy.


A garota toma algumas atitudes durante a história que são totalmente compreensíveis e corajosas. Ela quer ter seu amor, quer tocar nele, quer viver plenamente ao seu lado. E Olly também, claro. Mas ele aceita as escolhas de Maddy quase sem questionar. Na minha perspectiva, se eu amo alguém, a última coisa que desejo é que esse alguém sofra, ou morra. Por mais desejo que eu possua por tocar nessa pessoa. Acho que esse é o único ponto falho do livro, mas, mesmo assim, não é suficiente para estragar o prazer da leitura. Nem de longe.


A narrativa em primeira pessoa é emocionante e engraçada na dose certa. E existem várias folhas simulando escritas à mão de Maddy, o que deixam a leitura mais leve e rápida, além de diferenciada. Um agrado bem-vindo.


Por fim, sem dar spoilers, preciso comentar o desfecho da história. Existem alguns pontos que dão pistas do que irá acontecer. Basta o leitor ficar atento. Mesmo assim, nos capítulos finais, somos apresentados a um drama comovente, embora totalmente egoísta, por parte de um terceiro personagem. Foi uma saída inteligente para a situação de Maddy e Ollly, e não senti que foi forçada, nem que foi uma artimanha. Na verdade, fez com que esse terceiro personagem ganhasse ares mais simpáticos, embora suas atitudes mesquinhas não o sejam.


TUDO E TODAS AS COISAS é, sem dúvida, uma leitura leve, comovente, romântica, engraçada e, por isso mesmo, obrigatória. É um daqueles livros que conseguem dar um pouco de cor a um dia cinza, ou melhorar o humor de quem está passando por algum momento mais difícil. Leia. Vale muito a pena.

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Esse livro está na minha lista de leituras há séculos, mas eu fico só enrolando e não começo. Vou tentar ao máximo agora, não sei se gostarei do final ou do Olly, até porque as suas atitudes me irritam, mas vou dar uma chance a obra.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Uau que resenha mais intensa, vi o seu vídeo e fiquei muito curiosa sobre a resenha, achei o livro mega interessante, com temas bem curiosos, como a Doença de Maddy, imagina só viver isolado de tudo e todos, por tantos anos...
    Eu sempre tive certa dúvida quanto a esse livro, já tive várias oportunidades de adquirir e nunca o fiz, mas depois dessa resenha, com toda a certeza irei comprar!
    Parabéns pela resenha, ela me prendeu tanto, que nem percebi quando tinha terminado a leitura e me fez ansiar por mais, um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Achei a história muuito interessante (só achei a capa meio feinha haha). Adoro livros que abordam temas mais delicados, a condição física da protagonista é um assunto do qual nunca li em nenhum livro e fiquei curiosa em saber mais a respeito da doença, mas, pelo que percebi, a autora não irá focar nisso.
    Madeline pode ter esta doença rara, mas ainda assim é uma adolescente e os dramas que envolvem esta fase não poderiam ficar de fora da história. Olly será aquele personagem que irá balançar a vida de Madeline e, como consequência, mudará o rumo do livro. Adorei a resenha, beijoss

    ResponderExcluir
  4. OOi! Eu achei a ilustração da capa incrível, tanto a capa quanto o interior do livro, muito fofo, e a história parece ser de emocionar e deixar qualquer pessoa encantada, quero ler, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Eu amei a sua resenha, e esse livro deve ser muito lindo, a história parece ser muito intensa capaz de deixar qualquer um com lágrimas nos olhos, não vejo a hora de poder ler , parece um romance fofo demais, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já tinha ouvido falar um pouco desse livro, sabia só o básico, e depois da sua resenha me interessei pelo livro, deve ser muito difícil para os personagens espero que eles sejam fortes e consigam vencer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou a um tempão querendo ler este livro, e ler sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda em conferir o desfecho dessa história, eu adoro romance, e não só pelo romance, por ser uma história com um desfecho diferente, em que ela tem uma doença alérgica as coisas, pretendo ler este livro em breve, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha,adorei a história também que nos impulsiona,nos dá ânimo,esperança,amo livros assim,já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    É a primeira resenha que leio desse livro. Parece ser uma leitura leve e divertida. Apesar de não ser muito meu estilo, se tiver oportunidade, vou conferir.
    Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, que resenha maravilhosa, eu estou mega curiosa sobre esse livro, só leio maravilhas sobre ele.
    Imagina você ter uma doença dessas?! Fiquei muito curiosa sobre como é a vida dessa personagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos, tudo bem?
    Já vi algumas resenhas desse livro, mas a sua está maravilhosa, parabéns.
    Gostei de saber que o casal não é forçado, e gostei de você citar sobre quando você ama alguém quer ver ela bem mesmo com vontade de toca-lá, ainda bem que isso não estragou o livro.
    Quero muito saber quem é esse terceiro personagem, e saber o que acontece no final.

    Ps:. Que lindo esse marcador do Gettub *-*
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  12. Ainda não consegui ler esse livro, mas queria muito! E por não ser só um romance juvenil normal e sem muito mais, como pensei da primeira vez que vi. Ele parece retratar muitas questões interessantes e de uma forma que consegue até emocionar o leitor. Deixar uma mensagem. Achei isso legal.
    Tem uma diagramação bacana também pelo jeito e sempre acho que isso dá uma carinha única ao livro. Ele ter uns detalhes como esse da foto deixa a leitura mais interessante até. Muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adorei a resenha, o livro já está na minha lista de desejados, ainda mais com essa capa linda e todos esses detalhes da diagramação, Espero poder lê-lo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Adorei a resenha ela traduziu esse livro!! Li esse livro em um dia de tão bom que ele é!! É um livro muito legal com a diagramação maravilhosa é faz nos leitores nos apaixonarmos a cada página!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Faz um tempo que quero ler esse livro, achei bem interessante essa historia, ela parece nos fazer refletir muito ao longo da leitura, de uma forma leve, fiquei curiosa para saber mais sobre a Maaddy e fiquei torcendo para terminar bem sua historia !!

    ResponderExcluir