UMA LOUCURA DISCRETA

SINOPSE: Boston, 1890. Asilo Psiquiátrico Wayburne. Grace Mae vive um pesadelo: forçada a passar seus dias reclusa num manicômio, em meio a insanos de todo tipo, sobressaltada por gritos de horror a cada noite. Grace não é louca. Apenas não consegue esquecer os terríveis segredos de família. Terríveis o suficiente para calar sua voz – jamais ouvida por ninguém, a não ser ela mesma, dentro de sua mente brilhante. Mas, quando uma crise emocional violenta traz sua voz à tona, Grace é confinada em um porão escuro. É nesse momento em que ela conhece o dr. Thornhollow, um estudioso de psicologia criminal. Dona de um olhar aguçado e de uma memória prodigiosa, Grace passa a auxiliar o médico em investigações. Ambos escapam para uma instituição mais segura em Ohio, em busca de amizade e esperança. Mas a tranquilidade dura pouco: surge um assassino em série que ataca brutalmente jovens mulheres. Grace seguirá no encalço do criminoso, mesmo tendo de enfrentar seus próprios fantasmas. Em Uma Loucura Discreta, Mindy McGinnis explora com maestria narrativa a tênue linha entre sanidade e loucura, revelando o lado obscuro que existe em todos nós. - Mindy MCGINNIS - Editora PLATAFORMA21 - 2016 - 388 páginas.

Grace Mae não é louca, mas passou por coisas que fariam qualquer um se tornar. Grávida, foi mandada para um asilo por seu pai, para que ficasse escondida da sociedade. Lá, ela vê coisas realmente perturbadoras, que marcam sua vida e a moldam de uma forma diferente.


No asilo, ela se fecha para preservar sua mente de toda a insanidade que a cerca, mas, em determinado momento, ela acaba agindo com violência e vai parar no porão, como uma forma de castigo. É aí que seu destino muda, e ela conhece Falsteed, um ser das trevas, que a ajuda a sair daquele lugar com o Dr. Thornhollow.

Dr. Thornhollow é um médico conhecido pela cirurgias que faz em pessoas loucas. Essas cirurgias deixam as pessoas mais calmas, mas também sem personalidade alguma. Além disso, ele é um investigador, ajuda a polícia em casos de assassinato. Ele é muito inteligente e analisa muito bem as cenas, ligando fatos, conseguindo desvendar muitos mistérios.


Grace é muito bonita, inteligente e observadora, também. Ela consegue memorizar muito bem pequenas coisas que vê nas cenas de crime, algumas coisas que o próprio Dr. Thornhollow deixa passar. Assim, os dois formam uma bela dupla, em busca de um pouco de justiça.

O machismo da época é muito evidente nesta obra, pois se o marido diz que sua esposa é louca, todos passam a acreditar, e, com apenas uma assinatura, uma mulher vai parar num asilo.


Sifilíticos também vão para esses asilos, pois, na época, os tratamentos não eram tão eficazes como são hoje, então,  eles eram isolados juntamente com os loucos.

Alguns personagens são muito interessantes, como Heedson e Croomes. Eles trabalham no asilo e são muito maus, não tem piedade nenhuma com os pacientes. Às vezes, parecia que eles, sim, eram os insanos no local.


Lizzie e Nell também me chamaram muita atenção: uma é sifilítica, e a outra diz que há um barbante próximo de sua orelha, que conta tudo o que acontece no asilo. Elas viraram amigas de Grace quando ela foi para o asilo de Ohio, e são muito espertas! Tem tantos personagens na história, que não dá pra mencionar todos. Mas posso dizer que a autora fez um bom trabalho ao moldar a personalidade de cada um.


A escrita de Mindy McGinnis é muito envolvente, leva-nos além, não dá vontade de parar de ler. O livro é consideravelmente extenso, possui 388 páginas, mas dá pra ler rapidinho!

Mesmo não sendo um terror explícito, tem lado psicológico bem interessante, e quando as investigações começam, parece uma aventura de Sherlock Holmes, só que com um pouco mais de loucura ao redor!

RESENHA ESCRITA PELA THUANNE SOUZA PARA O GETTUB!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi!
    Adorei a premissa do livro, nunca li algo assim, fiquei muito curiosa em conhecer os personagens e saber do final, espero que a Grace consiga sair e que tudo dê certo com o bebê. A capa está linda. Espero ler em breve. Parabéns pela resenha.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia esse livro, ainda, mas acredito que vou gostar bastante, pois segue a linha de suspense-mistério-terror. Estou super curiosa para ler e descobrir o destino da Grace.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse livro heim? Achei legal essa mistura de mistério e investigação com muita loucura envolvida e até aquele estigma machista da época. Acho que ficou muito bem feito pelo jeito. Estou com vontade de ler e se lembra até de uma aventura de Sherlock deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thuanne, tudo bem?
    Vi esse livro esses dias, mas não sabia sobre o que era;
    Gosto de livros com investigação e um ar sobrenatural.
    A Grace parece ser uma protagonista e tanto, quero muito ler para saber oque vai acontecer.
    E pelo jeito o livro fala muitas coisas das quais eu nem imaginava;
    Hááá e essa capa? *-* Maravilhosa.
    Parabéns pela resenha. Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  5. Que livro meio doido. Que tipo de família interna a própria filha? Acho que a unica parte que me prenderia ao livro é a parte em que fala sobre os assassinatos. Deve ter um suspense e tanto. Espero muito ler o livro um dia e tirar minhas próprias conclusões. beeijos

    ResponderExcluir
  6. OOI! Pelo que eu li deu pra perceber que é um livro realmente insano, com muita tensão psicológica envolvida só por se tratar de um asilo onde tratam pessoas normais como "loucas", eu achei interessante apesar de dar um certo pavor e pena das crueldades , mas mesmo assim eu iria gostar de ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido algumas resenha sobre este livro, já tinha despertado meu interesse, mas ler sua resenha fez com que eu ficasse bem curiosa e interessada em ler este livro, já adicionei em minha lista de leituras, a história parece ser bem diferente, espero gostar de ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei a capa maravilhosa, mas não curti muito a premissa do livro.
    Quando li a sinopse ate me interessei um pouco, mas com certeza não é um livro que eu leria, um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro. A premissa é bem interessante, diferente e me despertou curiosidade.
    Espero ter a oportunidade de conferir. Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thuanne!
    Adorei a resenha do livro que parece ser uma história bem interessante! Sem dúvida quero muito ler esse livro por envolver temas psicológico e um pouco sobre investigação policial.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde! Eu gostei da sua resenha, esse livro parece ter muita tensão psicológica envolvida, e bastante mistérios para serem descobertos ao longo do livro, fiquei muito interessada em ler em breve , parece ser um ótimo suspense, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito bem desse livro,parece ser uma história bem interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Quero muito ler esse livro, gostei muito dessa historia e achei ela diferente, a autora consegue tratar de assuntos importantes e gostei de ela dar atenção aos personagens secundários também, adorei essa parte de investigação que tem o livro e ele está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir