PÓ DE LUA

SINOPSE: Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como Pó de Lua, sua receita infalível "para tirar a gravidade das coisas". Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense, de apenas 26 anos. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.  -  Clarice FREIRE  -  Editora INTRÍNSECA  -  2014  -  192 páginas.

PÓ DE LUA é uma obra encantadora, com a proposta superbacana de "diminuir a gravidade das coisas", tratando de temas cotidianos de forma leve, sensível e muito poética. A autora dividiu o livro em quatro partes, inspiradas nas fases da lua, e o preencheu com poesias e ilustrações referentes às várias fases da vida: tempo, sentimentos, dilemas amorosos... Dessa forma, o livro se torna extremamente cativante, fazendo com que leitor se identifique com o que lê e reflita sobre sua própria vida.


A edição ficou apaixonante com todo o capricho da editora: o formato moleskine ficou um charme; a capa, super-fofa; a diagramação das páginas, ficou incrível; e o corte do livro em azul claro, fechou com chave de ouro. Os desenhos que acompanham os textos, possuem traços leves e despretensiosos, que torna tudo mais fofo e agradável.


Esse é um dos livros mais diferentes que já li, pois, além da edição lindíssima e inovadora, possui poesias, jogos de palavras e versos, que tornam o ato da leitura mais divertido e cativante. Apesar de ser um livro pequeno e com textos curtos, ele é cheio de significados.


Clarice soube abordar temas tão banais com tamanha sensibilidade, que dá a impressão de que escreveu algumas frases especialmente para você. Ela fala de sentimentalismos com humor leve e delicadeza, tocando o leitor, que se deixa mergulhar naquelas palavras e desenhos, e, se este quiser entender as entrelinhas de cada página, ele tem que se entregar mesmo à leitura, abrir o coração e ter sensibilidade.


O mais interessante é que a autora, indiretamente, nos convida a refletir sobre nossas vidas, nos despir de preconceitos e medos, buscar nossa felicidade, lutar pelo que queremos, ter amor próprio, nos libertar de tudo que é negativo, sermos livres e otimistas. Em suma, ela nos chama para levar a vida com leveza e mais sensibilidade, dando valor às coisas simples. 


Super-indico esse livro para aqueles que gostam de uma leitura tranquila, reflexiva e fácil. A leitura é bem rápida e pode ser uma boa escolha para períodos de ressaca literária. O talento de Clarice Freire com a escrita e sua capacidade de traduzir sentimentos em palavras é encantador,  os adoradores de poesias e livros fofos vão amar. 

Compartilhe este post:

Sara

Mineira, bookaholic e futura fisioterapeuta. Sou apaixonada pela vida e por tudo que ela nos oferece. Ler, viajar, conversar, dançar, comer e dormir são algumas das coisas que mais amo.

19 COMENTÁRIOS

  1. O livro é muito fofo conquistou meu coração ❤ As ilustrações são lindíssimas,de ótima qualidade se tornando o forte do livro. Sem deixar de lado as poesias que são um amor! Leitura leve para ler em uma tarde. super-indico também

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sara
    Que livro gostoso e leve! Adorei sua resenha! Imagino o quanto a autora acertou em fazer o leitor refletir sobre essas coisas da vida, pois todos quase dizem o mesmo sobre o livro.
    Adoraria fazer a leitura, mesmo que não no momento. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sara, tudo bem?
    Achei a capa desse livro lindinha, e o nome também. Essas obras que tem o poder de fazer com que nos identifiquemos com a história logo de cara são os melhores né.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Achei um livro super criativo e lindo acho que o título da uma ótima impressão e dando um lindo toc com as cores.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros que trazem textos bem sentimentais de uma forma diferente, e que faz a gente pensar e refletir sobre certos temas.
    Achei bem diferente mesmo as imagens do livro e como ele é escrito, mas é lindo!

    ResponderExcluir
  6. A edição desse livro está incrível! Taí uma coisa que os livros digitais nunca conseguirão nos proporcionar (eu acho rs)
    Conheço a página, mas faz tempo que não entro lá. Deve bombar ainda mais depois do lançamento do livro!
    Com certeza essa é uma ótima opção pra quando estamos de ressaca literária.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sara!
    Bom poder apreciar uma leitura lúdica e ao mesmo tempo carregada de ensinamentos que nos fazer refletir, ao tempo que nos faz relaxar e ficarmos descontraídos.
    Fico orgulhosa de ver uma conterrânea pernambucana ter tanto estilo para escrever um livro lindo!
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Que amor a autora é de Recife <3
    Eu não conhecia o formato moleskine, que vergonha :x Mas é lindo mesmo.
    Eu gosto muito de ler livros que tragam pensamentos sobre vários sentimentos, sempre uma leitura leve e aprecio bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Aaaah sou fã da Clarice!
    A forma q ela cativa seus leitores, qro mto os livros dela, gosto mto das frases dela...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito encantada com essa resenha!! As fotos são lindas e realmente te fazem querer devorar o livro. Não conhecia o projeto mas vou buscar no facebook

    ResponderExcluir
  11. Ola Sara!
    O livro e tão fofo, carinho, tão delicado...não parece esses contos que lemos em livros normal como aventura, acão, romance...esse já é um livro para poder refletir, pensar...e perfeita pra quem pensa muito e quer fica tranquilo!!
    ameiii!!

    ResponderExcluir
  12. Poise né, gostei da resenha mas eu tenho que admitir que livros de poesia não fazem parte da minha vida literária, tenho amigos que gostam desse tipo de leitura então irei indicar o livro pra eles mas eu mesmo ler está difícil.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sara,que edição mais linda!!! E obrigada por postarem foto de algumas páginas do livro para termos noção da forma do conteúdo apresentado,se nÃo eu iria ficar morrendo de curiosidade kkk

    Eu adorei que a editora manteve o formato original dos escritos,desenhos e as formas desenhadas da autora,para assim se manter fiel ao trabalho da autora que conquistou muitos leitores exatamente por suas características próprias. Além disso,o trabalho na capa,as cores da edição,estão muito caprichadas e bonitas visualmente...dá gosto de comprar e ter livros assim né,p/ quem curte.

    Apesar da edição belíssima,textos mais em forma de poemas e relacionados,textos aleatórios,não fazem o meu estilo,pois gosto de ler algo com um enredo linear sabe,e não curto poemas :/ A a mensagem que ela traz,de levar a vida com mais leveza e positividade,que pelo visto é o propósito final de seu trabalho,acho de suma importância sabe,atualmente precisamos de livros que evocam o melhor em nós mesmo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! que livro mais encantador!! Até hoje não vi essa página no face , mais pelo que você descreveu parece ser mesmo ótima, e a ideia dela colocar suas reflexões num livro foi ótima, é muito linda a ilustração algo que qualquer pessoa pode ler , e nos levar a pensar com essas palavras, gostei muito, bjo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha,sempre quis esse livro,mais não tive a oportunidade de ler ele ou comprar,mais espero em breve adquirí-lo,adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  16. A edição realmente é muito bonita, com um ar de adolescente escrevendo na sua agenda ou diário e enfeitando com tudo o que encontrava e achava significativo. Me lembrei dessa fase de minha vida, onde tudo era poético e bonito. Adorei a proposta!

    ResponderExcluir
  17. Vi alguns poemas dela, e são incríveis.
    Achei lindo o livro, e as fotos.Ela trás sua paixão em frases reflexivas ao leitor.

    ResponderExcluir
  18. Já vi esse livro em vários sites, instagrams, livrarias, etc. Parece ser muito fofo e delicado mesmo, daqueles que você lê em um dia e pode ler algum trecho sempre que sentir falta.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    A capa desse livro está muito fofa mesmo, e adorei a formato da historia, acho bem interessante esse livro que nos trás frases e palavras, do tipo que a cada dia podemos ler uma pagina com uma mensagem, quero muito esse livro !!

    ResponderExcluir