ARENA 13


SINOPSE: Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida - Joseph DELANEY - Editora BERTRAND - 2016 - 320 páginas.

Assim como em sua série mais famosa, AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇOS, Joseph Delaney apresenta vários monstros conhecidos com uma roupagem nova. Mas ele não faz isso com displicência. Ele faz com uma competência sem igual. E consegue que essas mesmas criaturas sejam mais apavorantes do que as originais.


Em ARENA 13, ele vai bem além. Ele cria um mundo que não chega a ser distópico, uma vez que ele é nosso mundo, mas no futuro. Algo aconteceu e destruiu toda a civilização. Não existem mais máquinas, nem cidades com seus prédios, nem nada. O ser humano foi jogado nas trevas medievais, onde só consegue aproveitar certas partes da tecnologia.

Leif é um jovem órfão que chega à cidade de Gindeen com o plano de lutar na Arena 13 e vingar a morte dos pais pelas mãos do Hob, uma criatura que aparece de vez em quando para desafiar os lutadores. Ninguém sabe quando o Hob vai aparecer, mas sabem que isso só acontece na Area 13. Para conseguir vencer, Leif tem um cartão que permite que seja treinado por Tyron, o mais competente e famoso treinador da arena.


Tyron leva Leif para morar com ele, como faz com todos os aspirantes a lutadores, e Leif conhece e se apaixona por Kwin, a filha de Tyron, exímia lutadora, mas que não pode competir na arena por ser uma garota. Os dois começam uma relação de amizade, que muitas vezes coloca em risco a permanência de Leif como aluno de Tyron, além de também colocar sua vida em risco.

Leif e Kwin funcionam como casal até certo ponto. Não fica claro se Kwin gosta de Leif, ou se o usa quando precisa. Em diversas partes da história, a vida de Leif é colocada em risco por caprichos de Kwin, que não mede consequências para suas ações e nem para quem vive com ela. Talvez, por isso, não consegui sentir simpatia pela personagem. Já Leif age como todo adolescente e baba pela garota bonita.


Aos poucos, conforme Leif demonstra como pode ser tornar um dos melhores lutadores que já passou pela Arena, conhecemos todo o terror que o Hob representa, bem como as criaturas que ele comanda. Também aprendemos como as lutas funcionam com o uso de lacs, criaturas que parecem humanas, mas que podem ser programadas para obedecer ordens e auxiliar os lutadores nas arenas.

Os detalhes fornecidos por Delaney para as lutas com o uso dos lacs são muitos, mas todos têm suas funções para entendimento de como funcionam as lutas. No início do livro, temos um manual das regras dentro da arena; e no fim do livro, temos um glossário. Isso acaba sendo indispensável para o leitor.


Vários detalhes são obscuros e não são explicados neste primeiro volume. Como o mundo ficou daquela forma? Como o Hob, após ser morto, consegue voltar à vida com um corpo igual ao que perdeu? Por que ele precisa sugar o sangue de mulheres? Como ele comanda as outras criaturas? Por que o hob e os lacs foram criados pelos militares? Os lacs podem pensar por eles próprios? O que existe além da grande muralha que separa o mundo onde Leif mora? Quem vive além dela?


Enfim, são muitos os mistérios que prometem ser revelados com o avançar da série. E Delaney esconde as respostas de forma a deixar o leitor ávido para conseguir ler os próximos volumes. Eu estou. Muito!

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Carl
    Os autores adoram nos deixar curiosos pela continuação, né?
    Que bom que está animado, mesmo que algumas respostas não foram dadas nesse volume. Li resenhas em que as pessoas não curtiram muito o livro por conta disso, mas acho que às vezes é essencial deixar algo no ar em um primeiro volume.
    Eu não sei se leria o livro, pelo menos não agora, mas valeu muito a dica. Parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  2. CArl!
    Não conhecia a série, mas deve ser uma distopia interessante de ser lida, principalmente porque tem características medievais misturadas ao mundo futurista.
    Não gosto muito de livros que tem como objetivo de vingança, mas gostei da forma como ele planejou fazê-la, através da luta na arena, assim fica de certa forma uma vingança 'lícita'.
    Talvez cause mesmo um pouco a forma de estranheza a nova forma de lute e fique mais complicado para o leitor entender, ainda assim, acredito que deva ser um livro de boa leitura. Mesmo com suas ressalvas justificáveis.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Tipo o que são lacs? kkk preciso do glossário kk
    Amo muito fantasia ainda mais com monstros repaginados. Nunca li nada do autor, mas estou mas que curiosa com essa série

    ResponderExcluir
  4. adorei sua resenha, e senti uns spoilers no final ein kkkkk, mas só me deixou mais interessada, o livro parece ser bom, não é um dos livros que estou acostumada a ler, mas achei bem interessantel, e esse glossário vai ser bem util, porque não faço a minima ideia do que são lacs kkkkk sobre leif, alguns meninos quando acham uma garota bonita e possuem uma paixao por ela, ficam meio bobos mesmo hahaha, pelo jeito acho que não vou conseguir gostar muito de kwin, mas vms ver né haha !

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Carl...Mesmo não sendo acostumada á ler o gênero tenho interesse por essa série...Quem sabe me breve consigo ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Eu não conhecia a escrita do autor até ler este livro, gostei bastante da história, achei bem original, o único problema é por se tratar de uma série algumas coisas ficaram em aberto e teremos de esperar até o próximo livro para ver se o autor vai fechar isso e tal.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carl!
    Eu coloquei o livro na minha lista de desejados a um tempo, mas é a primeira vez que li uma resenha sobre ele com mais detalhes. Eu me irritaria com as atitudes de Kwin, mas também to super curiosa para saber como o mundo ficou daquela forma e etc..
    Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  8. OMG que livro incríveeel!!Uma mistura de aventura,fantasia e até mesmo um pouco de mistério,parece ser um livro super viciante e apenas pela resenha consegui visualizar o quão interessante e fantástico é o enredo.Gostaria de saber o nome dos outros volumes para poder ler todos em ordem quando forem lançados.Estou super curiosa para ler e vou agora adicionar essa série a minha lista de leitura haha.Ótima resenha,bjss

    ResponderExcluir
  9. Achei esse livro bem interessante quando vi e pelo jeito dele parece que prende. Tem esse tom fantástico,luta, toques de mistério e muita coisa que não é respondida nesse e faz querer ler os próximos. Deve ser bom. E gosto de histórias assim, essa criação de mundo quebrado, das ideias do que pode ter acontecido pra ficar daquele jeito e de o que a civilização faz, os novos costumes...acho legal.
    Parece um bom livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço superficialmente a primeira série desse escritor mas precisamente só o enredo mas sem muitos detalhes. Eu tenho que dizer que o enredo parece legal, o cara que quer vingar a morte dos pais derrotando uma criatura que só aparece pra combate ... interessante. Mas por esse tempo, não estou na vibe desse tipo de livro por isso o enredo não me foi tão atrativo. Mas vou deixar ele marcado para dar uma olhada qualquer dia.

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Livros assim sempre me interessaram, muita ação, mistérios, suspenses , e o principal a busca pela vingança , não vejo a hora de colocar minhas mãos nesse livro, valeu!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O aprendiz do joseph ta aqui na minha estante faz um bom tempo to tentando reunir forças para começar essa série de livros que rendem tantos comentários positivos e que me atraí bastante. Minha relação com o livro arena 13 é meio diferente. Não consigo gostar do que o autor propõe, sinto que já vi isso em algum outro livro. Contudo, se eu gostar muito do autor depois de ler alguns da série as aventuras do caça-feitiço, talvez eu dê uma chance para arena 13.
    abraços!

    ResponderExcluir
  13. eu não li o caça-feitiços, mas vi vários elogios
    isso joga um monte de perguntas sem respostas que a pessoa aqui que é super curiosa vai ler e ficar desesperada pela continuação, eu já estou como assim ele morreu? hã? quero entender tudo!
    enfim, resumindo vc fez com que esse livro fosse direto para a minha lista do preciso para ontem

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro e nem o autor, mas fiquei com vontade de ler. Ele tem tudo que eu gosto, ação, aventura e fantasia. Fiquei super curiosa para saber como a história termina. E achei esse enredo muito interessante.
    Com certeza já entrou para a minha listinha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que resenha hein, estou super curiosa para ler o livro, tenho certeza de que vou gostar, quero saber que futuro é esse que o autor deu ao nosso mundo. Sabre essas criaturas, e tem uma muralha que separa onde eles moram do resto do mundo? Gente eu quero saber, e mais uma coisinha, tinha que ser rapaz bobo, para ficar fazendo tudo que a menina manda, mas tudo bem, pretendo ler assim que for possível hahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada da série e quero muito ler agora!
    Gostei da trama e dos mistérios que tem ai!
    Vou ler muito em breve esse livro!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Gostei dessa historia, parece ser uma serie interessante principalmente por esse mundo que o autor cria, o que me deixou curiosa para saber mais sobre ele e a adorei esse glossário que temos no final, também fiquei curiosa para saber mais sobre o que ira acontecer com o Leif, me deixando curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir