SIMPLESMENTE AMOR

SINOPSE: Um amor que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar. Imagine encontrar o amor verdadeiro, vivenciá-lo em sua plenitude e depois perdê-lo nas entranhas da mente. Ao realizar uma viagem de férias à Europa, Alicia vive momentos que não só podem mudar seu futuro, mas também lhe trazem revelações do passado. Quando retorna ao Brasil, um acidente a coloca entre a vida e a morte, tendo como consequência a perda das lembranças. Sem consciência de suas experiências, ela retoma sua vida, casa com o antigo namorado e deixa o acaso conduzi-la. Porém, seu corpo começa a mostrar-lhe que existem mistérios por trás da amnésia, algo tão profundo que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar - Helena ANDRADE - Editora LER - 2016 - 210 páginas.

"Uma linda flor, pode brotar das cinzas."
Escrito em primeira pessoa, o livro nacional, SIMPLESMENTE AMOR, nos faz viajar na vida da personagem Alícia Ribeiro, uma linda advogada de 25 anos que, infelizmente, só teve relacionamentos superficiais, e acaba de terminar um namoro de anos. Porém, uma viagem de férias para Paris e Londres reserva muitos momentos inesquecíveis para ela, tanto que a faz voltar para o Brasil cheia de mistérios, lembranças e suspiros por um certo alguém. Ao desembarcar no território brasileiro, Alícia está determinada a contar aos pais sobre o homem que conheceu e a história que viveu.

A chuva caía grossa naquela noite, Alícia e sua cunhada Milena estavam indo para casa, quando inesperadamente o carro perdeu o controle no asfalto molhado e um caminhão bateu no veículo delas, deixando em Alícia apenas um profundo vazio.

"A luz intensa me cegou, o torpor tomou conta do meu corpo. Então, fui jogada no vazio."
Três semanas depois, Alícia acorda do coma sem se lembrar dos últimos meses, nem mesmo de sua maravilhosa viagem dos sonhos. Com muita força e coragem, ela tenta o mais rápido possível retomar a sua vida. Volta com o antigo namorado Caio e descobre, em seguida, que se tornará mãe. Com a inesperada notícia, Alícia e Caio decidem se casar.
"Tinha que admitir que algumas escolhas, por mais corretas que pudessem parecer, nem sempre nos levavam ao melhor caminho."
O livro não relata muitos detalhes do casamento, mas mostra com clareza o seu parto e, meses depois, a sua separação. Por mais que tentasse, Alícia sentia que algo estava errado em sua vida e, principalmente, em seu casamento, pois ambos não estavam sendo felizes. Procurou saber o que aconteceu em sua viagem, mas nunca encontrou informações. Afinal, não deu tempo de contar nada a ninguém. Como seu celular foi perdido no acidente, ela também nem sequer conseguiu resgatar o número.
"Como posso continuar vivendo, com a certeza de que algo essencial falta em minha vida?"
Dois anos se passam, e ainda sem se lembrar, Alícia consegue finalmente um trabalho em uma famosa empresa de advogados. Seu atual chefe, Jorge, lhe entrega um caso sobre questões ambientais, onde ambos se esforçariam para fechar contrato com o dono de uma construtora. Henrique, um homem simpático e muito gentil, é um cliente fantástico, que se preocupa exclusivamente com um mundo sustentável e com a preservação da mata atlântica. Ao convidar os advogados Jorge e Alícia para uma viagem de trabalho, ele mostra os seus planos e recebe em sua casa ,não apenas os convidados esperados, mas também o seu simpático irmão.


Miguel tem 30 anos e trabalha em Londres como arquiteto. Sempre encantador e cativante, é dono de um sorriso lindo e de um corpo atlético. Ao voltar para o Brasil, ele esperava rever seu irmão e aproveitar a praia local, mas encontra muito mais do que isso: a resposta que tanto procurava.
"O tempo pareceu congelar a minha volta. O estranho continuava a me encarar. A energia perturbadora que emanava dele me fez dar um passo para trás. Queria fugir, ou talvez, que o chão se abrisse sob meus pés."
Alícia não entendia o motivo, mas seu corpo reagia estranhamente ao misterioso desconhecido. Será que ela o conhecia? Por que seu corpo reagia de forma tão inesperada? Por que não conseguia se lembrar?
"Havia um turbilhão de emoções envolvendo meu corpo... O rosto dele não abandonava minha mente. Conseguia lembrar cada detalhe, até as pequenas sardas sob os olhos. O olhar enigmático, seu sorriso...”.
O livro começa com a personagem Alícia em Londres, e com certo mistério acontecendo. Confesso que neste momento fiquei um pouco confusa e muito curiosa em saber o que estava acontecendo e de quem se tratava. Ansiosa e esperando por mais explicações, eu continuei a leitura com esperança de descobrir, pelo menos, o nome do personagem. Mas, para melhorar, a autora resolveu tirar as memórias de Alícia, deixando o mistério no ar. Os acontecimentos, em seguida, foram relatados superficialmente, sem muitos detalhes, e isso me deixou bastante intrigada, afinal existem cenas que precisam de mais atenção. Entretanto, isso não atrapalhou o desenrolar da história.

Na metade do livro, a autora deu uma parada e detalhou cada cena com perfeição, nos dando a oportunidade de conhecer mais a história do encantador casal. Com a escrita leve, o livro me cativou desde o Prólogo. Gostei bastante da história, que me ensinou que o amor verdadeiro consegue ultrapassar todas as barreiras, e que, mesmo no vazio, existem as fortes batidas do coração para nos despertar. As lembranças podem ser apagadas, mas o sentimento verdadeiro jamais sai de dentro de nós.

O livro é super fofo e recheado de surpresas. Traz consigo, também, lindas ilustrações em todo o começo de capítulo, personagens marcantes e, na última página, uma MARAVILHOSA playlist que me encantou.

"O amor está na essência da alma. Ainda que não tenhamos consciência, ele habita no mais íntimo de nosso ser."
Indico esse livro a todos que amam um maravilhoso romance leve e cativante, cheio de mistérios e com cenas tão intensas, que não conseguimos parar de ler. Tenho certeza que você irá se apaixonar, assim como eu.

Compartilhe este post:

Natalia Jesus

Sou capixaba (ES), apaixonada por livros, filmes e séries. Minha série favorita é "Sobrenatural" e meu livro é "Por lugares Incríveis" (Como não amar esse livro, gente?). Enfim, espero que gostem das minhas resenhas, da mesma forma que eu amo fazê-las. Um grande beijo!

15 COMENTÁRIOS

  1. Amei a playlist!!!
    Fiquei bem curiosa e pela capa não esperava essa história. Gosto de perda de memória e se reapaixonar. Fiquei me perguntando se reencontrar o amor de verão abalou o casamento, e como ou se ela voltou a amar o ex namorado e atual marido. Quem é o pai da criança??? muitas dúvidas na cabeça kkk

    ResponderExcluir
  2. Que legal Natália, acho livros que trazem uma playlist uma fofura só, porque além das imagens que criamos em nossa mente sobre cada cena e personagem as músicas nos ajudam a completar o ambiente, como se estivéssemos realmente lá! Quero ler, gostei da premissa! E sua sinopse está muito gostosa de ler!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de romance e esse parece ser bem gostoso e viciante de ler. E adoro quando tem uma playlist pra entrar no clima da história ou pra escutar depois e lembrar de tudo.
    A narrativa dele parece boa, a história deve passar muitos sentimentos. E essa parte de mostrar com clareza o parto? Fiquei curiosa, será que dá a impressão de a gente estar ali ou coisa assim? Gosto muito quando detalham umas coisas assim, essas experiências tão fortes na vida de uma mulher...é bacana.
    Muito boa dica =)

    ResponderExcluir
  4. Já quero na minha estante pra ontem, aí que não posso ver um romance que já fico querendo ler kkkkk O verdadeiro atrativo dessa história é que ela encontrou o amor da vida na viagem e não se lembra depois do acidente aí fico com aquela sensação de que tá tudo errado. Não resisto e quero mesmo na minha estante e o bônus é que é de uma escritora nacional. Obrigada por essa ótima indicação.

    ResponderExcluir
  5. Natália!
    Como amo romances e se é tão intrigante como falou, já estou curiosa para fazer a leitura, descobrir o que ela vivenciou fora do Brasil, como será seu reencontro com ele, além de apreciar a playlist indicada pela autora.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Querida, Natália! Linda resenha! Parabéns!!!
    Eu amei a forma como descreveu a trama e por saber o quanto a narrativa conseguiu envolvê-la. A história de Alicia e Miguel é especial. Eu adorei criá-la!
    Gratidão pelo carinho com minha obra.
    Sucesso com seu blog �� Simplesmente Amor pra você!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    amei conhecer essa obra, faz tempo que não leio nada do gênero. me parece ser um bom livro!
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. eu não conhecia a autora
    fiquei super curiosa para conhecer a história de alicia e miguel, a pessoa esquecer os bons momentos deve ser muito dificil
    parece ser um bom romance
    espero ler em breve

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas esse livro parece ser realmente bom. A capa esta linda, a sinopse chama a atenção, adorei saber as suas impressões e já o adicionei a minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas já fiquei com bastante vontade de ler ele! Achei a história super interessante, e muito diferente. Gostei muito de saber que o livro é leve e cativante, eu adoro romances assim. Mas eu acho que essa falta de detalhes no começo, vai me incomodar um pouco, mas eu acho que vou gostar do livro mesmo assim :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, gosto de livros nacionais e assumo que ainda não li nenhum livor no qual tivéssemos uma protagonista que perdesse a memoria, amo romances, e acredito que esse é uma boa pedida, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi Natalia! Não sou de ler livros nacionais, mas esse parece envolver um romance intenso com bastante mistérios a serem desenvolvidos ao longo da história, e me deixou bastante animada com a historia porque não li nenhum romance desse tipo! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Awn quero ler!
    Preciso de algo fofo para minha vida!
    kkkkkkkkkkk
    E ainda é nacional!
    Vou ler em breve!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quero muito ler esse livro, quando vi esse livro no lançamentos achei a historia interessante, mas lendo a resenha ela me conquistou, adorei essa enrendo de perda de memoria, e fiquei curiosa para saber mais sobre esse casal e sobre o reencontro que promete, parece ser uma historia linda e está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Natália
    Também gostei muito do livro. Achei que algumas cenas poderiam ser mais detalhadas também, mas gostei do romance entre o casal ter sido bem trabalhado. Uma história bem gostosinha de ler. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir