ARMADILHA

SINOPSE: Linda, uma escritora best-seller, vive reclusa em sua casa à beira de um lago desde o assassinato de sua irmã mais nova há doze anos. O assassino nunca foi pego, mas Linda o viu de relance, e agora ela acaba de reconhecer seu rosto na TV. Ele é Victor, um brilhante jornalista. Pensando numa saída para pegá-lo, ela escreve um best-seller baseado no assassinato da irmã e concorda em conceder uma única entrevista à imprensa, em sua casa, para Victor. A partir daí tem início um embate perturbador. Cheio de reviravoltas, tensão e terror psicológico. - Melanie RAABE - Editora JANGADA - 2016 - 304 páginas.

Linda Conrads é uma escritora bem sucedida, que vive reclusa em sua casa há cerca de onze anos. Ela sofre de síndrome do pânico, que piorou muito desde que sua querida irmã foi assassinada. A partir daí, ela decide se privar do mundo.

Este casarão é meu mundo. A sala com a lareira é minha Ásia; a biblioteca, minha Europa; a cozinha, minha África. A América do Norte está no meu escritório. Meu quarto é a América do Sul, e a Austrália e a Oceania estão no meu terraço. Apenas uns passos mais adiante, mas totalmente inacessíveis.
Ela continua escrevendo livros periodicamente, e seu editor faz todo o trabalho para a publicação. Linda também conta com a ajuda de um jardineiro e de Charlotte, uma moça que faz suas compras, cuida de algumas coisas da casa e do seu cachorrinho.
Certo dia, assistindo TV, Linda recebe um choque: reconhece o assassino de sua irmã. Ela o reconhece pelos olhos, os olhos que ela nunca se esqueceu, que atormentaram seus sonhos  em todos esses anos solitários. Ele é Victor Lenzen, um grande jornalista, que faz matérias em outros países.

Linda decide que precisa fazer algo para que o assassino seja preso, e lhe ocorre a ideia de escrever um novo livro e dar uma entrevista, coisa que raras vezes aconteceram nos últimos anos. O entrevistador será Victor Lenzen. Linda prepara a armadilha para que o monstro confesse, ou que deixei alguma amostra de seu DNA, para que pague pelo seu crime.


Primeiramente, preciso dizer que o livro é muito mais que essa breve introdução que citei acima. Não pude escrever mais para não dar spoilers. A história possui muitas reviravoltas. Linda e Victor são muito dissimulados e sabem esconder seus  sentimentos. A autora soube manipular muito bem toda a situação, causando sempre aquela dúvida no leitor.

Não dá pra ter certeza de quem está mentindo. Linda tem uma imaginação muito fértil, tanto que usa isso para escrever seus livros. Durante toda a leitura, permaneci com a dúvida se podia confiar nela e em suas histórias, uma vez que, no decorrer do livro, percebemos que a irmã e ela não tinham um relacionamento tão bom assim...


O livro escrito por Linda se chama Irmãs de Sangue, é sobre a história do assassinato de sua irmã, ela recriou tudo o que aconteceu no dia do crime e o que aconteceu após, dando apenas um final fictício, o final idealizado por ela. ARMADILHA é narrado por Linda, já o livro que ela escreve é narrado em terceira pessoa, o que tornou tudo mais interessante, pois pude conhecer um pouco sobre a escrita de Melanie Raabe. Não posso deixar de citar que o livro é vencedor de Stuttgarter Krimipreis, prêmio de melhor suspense policial de estreia.


Confesso que senti falta de mais detalhes no começo do livro, até achei que faltou certa profundidade. Mas no decorrer da leitura, vi que todas as minhas perguntas estavam sendo respondidas. Vários detalhes do passado foram se revelando aos poucos, a autora soube os momentos certos onde inserir cada informação, deixando a leitura bem dinâmica.

O livro possuiu um pouquinho de romance, uma coisa bem leve mesmo, que não sei se seria realmente necessário. Porém, trouxe um pouquinho mais de detalhes à obra. Isto só é evidenciado em um capítulo que não foi inserido em Irmãs de Sangue, e outro na própria história de Linda. Talvez ao colocar este detalhe em seu livro, Melanie quis tirar um pouco a tensão da história e mostrar que tudo pode ser melhor um dia, mesmo com todas as perdas e tragédias.


O livro é curto, li em pouco tempo. A história se passa quase que inteiramente na casa de Linda, mas ainda assim não é monótona. Os acontecimentos prendem o leitor até o último momento. Durante toda a leitura, tentei deduzir o que realmente tinha acontecido, até esperava o final que teve, mas sempre me surgia aquela dúvida: "E se não for nada do que estou pensando?".

Enfim, é uma boa leitura, um prato cheio para quem gosta do gênero.

RESENHA ESCRITA PELA THUANNE SOUZA PARA O GETTUB!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

20 COMENTÁRIOS

  1. Me pareceu um pouco assustador a historia, mais é realmente bem mirabolante e super bem elaborado, o titulo do livro tem tudo a ver com a historia e isso eu acabo apreciando bastante, apesar de achar de um clima meio tenso eu adoraria ler e conhecer melhor a obra.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thuanne, tudo bem?
    Achei essa premissa super instigante, lendo sua resenha fiquei com muita vontade de ler este livro, que até o momento eu não conhecia. Gosto muito de suspense, e quero conhecer a escrita desta autora. Achei interessante o fato do livro ser narrado em primeira pessoa e o livro ficcional em terceira pessoa, quero ver como ficou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Esse livro conseguiu me prender do inicio ao fim, são tantas reviravoltas para descobrir o que realmente aconteceu, adorei o final, um thriller psicológico superinteressante.

    ResponderExcluir
  4. Achei legal esse clima de dúvida que permanece ao longo da leitura. De ler e ficar desconfiado até da personagem e sem saber no que acreditar. Só isso já renderia uma leitura interessante pra mim.
    A história parece legal, acho que iria gostar. Achei bacana esse detalhe de como ela conta, de fazer uma história em terceira pessoa dentro da com primeira...meio louco, mas bom pra conhecer mais da escrita da autora mesmo.
    Desse gênero faz um tempo que não pego nada, então gostei da dica. Se puder ler vou tentar com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Historias assim me prendem, apesar de nunca ter declarado que gosto do gênero. Já li algumas coisas desse tipo, nada muito profundo. Adorei a resenha, não só a parte que cita o enredo, mas em todo. Você soube muito bem expor sua opinião em suas dúvidas quanto aos fatos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Thuanne!
    Faz tempo que não leio um bom enredo policial em livro e adorei toda premissa desse, a dúvida que causa no leitor, um liro dentro de outro livro, enfim, uma leitura que não quero perder.
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thuanne
    Tenho muita vontade de ler esse livro. MUito bom saber que temos as respostas no decorrer do livro. Eu não ligo que tenha um pouco de romance. Fico feliz qu tenha aprovado a obra. Quero ler.

    ResponderExcluir
  8. oi, fiquei super curiosa para ler , saber se o cara e mesmo culpado e se so imaginação dela amo livros assim

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de suspense e mistérios, uma leitura em que a tensão é o ponto forte, achei a história desse um pouco diferente, um livro em que a personagem escreve outro livro para contar uma história, quero ler só pra saber o que raios aconteceu no final!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu ADORO esse tipo de livro, adoro não saber em quem confiar e nem entender direito o que está acontecendo.
    É comum que no começo a narrativa pareça meio rasa mas acho que é proposital, justamente para poder ir revelando os mistérios ao longo da obra.
    Não conhecia esse livro, mas super já coloquei na minha lista de QUERO LER

    ResponderExcluir
  11. Oi florzinha, não sei se foi intencional, mas achei um pequeno furo nessa trama que me incomodou muito, a questão da personagem sofrer de síndrome do pânico e ao invés de se isolar mais e mais vai atrás de uma maneira estranha do cara que ela acredita ter assassinado sua irmã. Pessoas com síndrome do pânico não fariam isso (pelo menos não é uma atitude muito pontual de uma pessoa assim), mas pode ser que esse ponto seja explicado melhor no livro!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Desde q li uma resenha desse livro tenho me apaixonado pelo enredo, curiosa pra conhecer essa história em breve!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Thuane, tudo bem?
    Interessante a escolha da protagonista em, ao reconhecer o assassino da sua irmã, escrever o livro para atraí-lo. Fique imaginando os dois sentados uma na frente do outro, fingindo a tal entrevista e cada um deles fingindo ser algo que não é.
    Esse livro acabou de entrar para lista de leitura desse ano!
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  14. Olá Thuane..
    Bem interessante esse livro, a trama também e bem legal...achei bem misterioso essa historia dela com a irma e também com assasino, deve ser cruel ver a propia irma sendo assasinada em sua frente, é algo ruim...mas adorei resenha, estar estrando para minha lista de leitura esse ano..!

    ResponderExcluir
  15. Quando li a sinopse vi que seria bom manter um mistério, ainda bem que você não deu spoilers. Rsrs Fico feliz. Ainda não havia visto nem ouvido nada sobre a obra, então já é mais uma que foi adicionada agora na minha lista de leitura. Quero saber qual vai ser minhas expectativas quando estiver lendo, para ver se consigo adivinhar qual o final correto e qual dos dois fala a verdade rsrs Obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  16. Oi Thuanne! Eu acho sempre bom um suspense, porque eles conseguem prender bastante a minha atenção, então pelo que fiquei sabendo desse livro eu colocaria na minha lista, porque parece haver um mistério do início ao fim e amo livros desse gênero! Valeu!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Nunca tinha ouvido sequer falar desse livro,e confesso que não li muito livros do gênero(que é um coisa que espero mudar em breve,mas eu fiquei super interessada nesse livro,e ele é bem pequeno né? Amo essa coisa de misterios e amo quando quebro a cara (no bom sentido rs),espero le-lo em breve! Valeu pela dica : )

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Quem está ficando com a síndrome do pânico sou eu deste que fui assaltada, estou até indo para o psicologo. Não conhecia o livro, mas é claro que já coloquei na lista dos desejados.
    Fiquei confusa na parte que você falou dos livros da Linda, no decorrer do livro também lemos os livros da linda. é isso?

    ResponderExcluir
  19. Oi, Thuanne!!
    Fiquei bem curiosa para ler essa história e saber se Linda estava certa!! Pela resenha que você escreveu percebi que esse é muito instigante!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Oi! Eu achei muito bom esse livro,parece ser um bom suspense, e a história parece ter um final surpreendente,escrever um livro descrevendo a história do que aconteceu com a morte da irmã me aprece ser bem tenso, fiquei ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir