LADRÕES DE SONHOS

SINOPSE: Ladrões de sonhos, o segundo volume da Saga dos Corvos, traz de volta a imaginação selvagem e as reviravoltas eletrizantes que somente uma autora original como Maggie Stiefvater é capaz de criar. Ao lado de Blue, os garotos corvos — o privilegiado Gansey, o torturado Adam, o espectral Noah e o sombrio e perigoso Ronan — continuam sua busca pelo lendário rei galês Glendower. Mas suas explorações enfrentam um duro contratempo conforme segredos, sonhos e pesadelos começam a enfraquecer a linha ley — um canal invisível de energia que conecta lugares sagrados e que pode levá-los até o rei. Será por isso que a floresta mística de Cabeswater sumiu inexplicavelmente? Quem é o misterioso Homem Cinzento e por que ele está procurando o Greywaren, uma relíquia que permite tirar objetos de sonhos? E o que isso tem a ver com o indecifrável Ronan? Conforme Blue e os garotos corvos procuram respostas a essas e outras questões, o perigo que os envolve se torna cada vez mais real, e será preciso apostar todas as fichas nessa aventura enigmática - Maggie STIEFVATER - Editora VERUS - 2014 - 429 páginas.

LADRÕES DE SONHOS é o segundo livro da SAGA DOS CORVOS. A sequência de OS GAROTOS CORVOS mantém a qualidade do primeiro livro e traz novas e surpreendentes reviravoltas para a história. Lembrando que esta resenha contém spoilers do primeiro livro!


Ao fim de OS GAROTOS CORVOS, descobrimos que: 

1. Noah está morto. Ele foi assassinado por Whelk (professor na Aglionby), sete anos atrás. No mesmo dia em que Noah foi morto, Gansey morreu e recebeu de Glendower o direito de continuar vivendo, pois alguém na Linha Ley estava morrendo (o próprio Noah); 

2. Blue e Adam engataram um romance, mas Blue teme beijá-lo e matá-lo; 

3. Adam começou a desejar que ele próprio encontre Glendower e ganhe o direito de lhe fazer um pedido; 

4. Adam se sacrificou para despertar a linha ley localizada em Cabeswater e, logo depois, permitiu que Whelk morresse; 

5. Neeve desapareceu; 

6. Ronan é Greywaren (ele pode tirar coisas de seus sonhos).

No segundo volume da saga, Ronan ganha maior destaque, e descobrimos vários fatos de sua vida antes desconhecidos. Agora, sabemos que Ronan possui o poder de tirar coisas de seus sonhos, assim como seu pai tinha. O clima está cada vez mais tenso, e todos estão preocupados com Adam, que se sacrificou para despertar a linha ley e, desde então, tem estado diferente.


Blue começa a duvidar de seus reais sentimentos por Adam e está cada vez mais difícil negar a atração que sente por Gansey. Vale lembrar que o primeiro livro começa com ela vendo o espírito de Gansey na véspera do Dia de São Marcos, o que significa que ele morrerá nos próximos 12 meses e quen ou ele é o verdadeiro amor dela, ou ela o matará. Além disso, surge um novo e ameaçador personagem na história. Conhecido como Homem Cinzento, esse assassino de aluguel vem para Henrietta, a mando de Greenmantle e em busca de Greywaren. No entanto, o que ele não sabe é que Greywaren não é um objeto, mas, sim, uma pessoa. Outro personagem que aparece no livro é Joseph Kavinsky, também estudante da Academia Aglionby, dono de um Mitsubishi branco e que adora provocar Ronan.

Ronan se sente cada vez mais tentado a voltar à Barns, a fazenda em que vivia com sua família antes de seu pai morrer. No entanto, seu pai deixou muito claro em seu testamento que retornar à antiga propriedade é extremamente proibido, mesmo a mãe de Ronan estando lá. Gansey quer encontrar Glendower, Blue acredita que encontrá-lo é a solução para salvar Gansey da morte certa. No entanto, Adam também quer encontrá-lo, pois acredita que é ele quem mais precisa de ajuda. E, para piorar, Cabeswater some de uma hora para outra.


O destaque negativo do livro, infelizmente, é Blue. Ela possui pouca importância nesse segundo volume e suas preocupações continuam sendo irrelevantes e desproporcionais, se comparadas com todo o resto. Ela se sente inferiorizada por não ser tão rica, ou tão confiante quanto os garotos corvos, e por ser uma não médium em uma família de médiuns. Além disso, ela passa boa parte do livro depositando suas energias em negar o que sente por Gansey.

Adam também continua preso no mesmo discurso de sempre, sobre ser o menino pobre em meio aos ricos, e sobre querer conquistar tudo com o próprio esforço, sem aceitar ajuda de ninguém. Acredito que se a autora tivesse se prendido menos a esses dramas pessoais e se preocupado mais em desenvolver o plot central, o livro teria sido ainda melhor. A impressão que tive é que a autora tenta, o tempo todo, lembrar o leitor que os cinco ainda são jovens e que possuem seus problemas pessoais (o que é bom), mas, a forma insistente com que ela fez isso, me incomodou.


Noah, por sua vez, quase não aparece e é completamente irrelevante para a história. Sem dúvidas, o verdadeiro destaque do livro é Ronan, que se mostra um personagem muito complexo. A escrita da autora continua incrível, o livro é longo e denso, mas, a narrativa envolvente torna a leitura dinâmica e agradável. Apesar das ressalvas, eu amei esse livro tanto quanto amei o primeiro. A história me prendeu de uma forma indescritível, e já me tornei uma aficionada pelo Universo criado por Maggie Stiefvater.

A autora continua investindo muito na construção dos personagens, o que torna essa saga única. A complexidade de cada personagem torna a história verossímil e plausível. LADRÕES DE SONHOS consegue manter o ritmo de leitura do primeiro livro, impedindo que o leitor se sinta entediado. Mais uma vez, os plot twists são surpreendentes. A edição mantém a qualidade do primeiro livro e a diagramação está ótima.

Aproveite, e compre o livro:

Compartilhe este post:

Priscila

Sou psicóloga, casada e a leitura sempre foi parte essencial em minha vida, assim como a escrita e o cinema.

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Priscila. Que bom que a autora conseguiu manter o ritmo do primeiro livro, pois só de saber isso já dá vontade de ler os dois. rsrs Bom, pelo que li aqui, acredito que eu vá gostar da leitura, só que como não li o primeiro ainda, estou achando q vou me arrepender de ter lido os spoilers (mesmo tendo visto o aviso), principalmente o de que Noah está morto, pois talvez essa seja uma revelação e tanto que eu adoraria ter ao ler, rsrs . De qualquer forma, gostei da resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila!
    Ainda não li o primeiro livro, qro ler em breve, gostei do enredo e me parece ser uma ótima leitura, as capas são lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Como não li o primeiro livro e nenhuma resenha fiquei um pouco perdida na resenha mas quando li a sinopse deu para perceber que não é um daqueles livros que pode ler com pressa, um bom motivo para ler com calma e atenção, a historia é muito boa.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, já ouvir fala desse livros, e acho que já li a resenha do primeiro livro, porém adorei muito a historia do segundo, gosto bastante de livros que tem sequencia, acho super legal, porque você fica super ansioso pra proxima leitura e saber o que vai acontece...adorei esse segundo livro, a resenha esta perfeita, só não gostei de ter contando as historia do primeiro livro...mas adorei mesmo assim!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Não conhecia essa série, parece ser uma trama recheada de ação e aventura, gosto de livros assim que não são nada parados, fiquei curiosa sobre a saga, espero que os personagens e a história me conquistem.

    ResponderExcluir
  6. Essa história me deixou bem curiosa quando vi o primeiro livro. A continuação parece estar muito boa, a história vai ganhando novos ares e tal. Mas e esse negócio dos personagens heim? Parece que fica batendo na mesma tecla e com coisas um tanto sem importância...meio chatinho isso. Mas talvez seja feito assim pra ressaltar o quanto vão mudar nos próximos volumes? Pode ser né...tem autor que faz umas coisas assim...
    Queria muito ler essa série, mas ainda não deu =/
    Ela parece ser tão boa...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Priscila!!
    Ainda não li nenhum dos livros da Saga dos Corvos!! Mas adorei a resenha e a história dos livros!! E que capa mais linda é essa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. ME DESVIEI DE TODOS OS SPOILERS kkkkkk
    Essa é uma das séries que to louca pra ler,acho as capas lindas além de ter gostado da historia, mas ate agora nao consegui comprar os livros porque eles são muito caros :( to esperando uma boa promoção pra enfim começar a ler!
    Beijao

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscila, tudo bem?
    Eu fico aliviada quando o autor mantém a qualidade e o ritmo da história em todos os volumes. Ainda não li esse livro, mas pretendo ler os livros em breve.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Spoiler do primeiro livro foi uma difícil de não ler, esse livro parece ser muito bom, ainda bem que o autor conseguiu manter a qualidade do primeiro livro no segundo, admito que por não querer ver os spoilers do primeiro livro, fiquei um pouco perdida na resenha, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler e as capas achei lindas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Priscila!
    Muito bom ver um segundo livro de uma série, manter a qualidade do primeiro e ainda poder fazer com que o leitor conheça um pouco mais sobre os protagonistas.
    E vem cheio de reviravoltas e muita ação, deve ser bom mesmo.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. OOi! Eu me perdi na resenha, por não conhecer a história do primeiro, mas mesmo não conhecendo essa série me pareceu muito boa,e só do autor conseguir manter a ótima qualidade do livro, como foi o primeiro, já é bastante importante!Obg!

    ResponderExcluir
  13. à primeira vista eu não tinha achado nada no livro anterior, mas aí li uma resenha (acho que foi aqui, mesmo) que me fez desejá-lo!
    Como tem spoiler nessa resenha preferi ler apenas o último parágrafo. Amo quando os livros mantém a mesma qualidade dos anteriores e que bom que continua tendo bons plots! Isso é o que mantém nossa curiosidade para continuar lendo

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esta saga, vi um vídeo da Tamirez do Resenhando Sonhos fiquei super curiosa. Fico muito feliz quando o autor consegue segurar uma história e manter a qualidade e a autora parece ter feito isto.
    Beijos

    ResponderExcluir