NINFEIAS NEGRAS

SINOPSE: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela - Michel BUSSI - Editora ARQUEIRO - 2017 - 352 páginas.

Do mesmo autor de O VOO DA LIBÉLULA e vencedor de cinco prêmios literários, NINFEIAS NEGRAS foi o romance policial mais premiado na França em seu lançamento.


A história se passa em Giverny, cidadezinha parisiense mundialmente famosa por ter sido o lar do pintor Claude Monet, onde ele buscou inspiração para sua série de quadros mais famosas: As Ninfeias. Uma morte abala os moradores, e cabe a um investigador muito excêntrico, tentar desvendar o crime.

O morto era um médico que foi apunhalado no coração, teve a cabeça esmagada por uma pedra e depois afundada num rio de pequena profundidade. Em seu bolso, um postal parabenizando alguém pelo seu aniversário de onze anos e uma frase de um livro.


Mais do que a cena do crime, as três protagonistas é que chamam atenção. Três personagens femininas muito diferentes: a pequena Fanette, uma garotinha muito talentosa, que sonha em seguir os passos do pintor que trouxe fama à Giverny; a professora da única escola da cidade, a bela Stéphanie Dupain, casada como um homem tido como ciumento; e, por fim, uma velha moradora de um moinho, que aproveita sua invisibilidade perante os preocupados apenas com a beleza do cenário, para transitar por aí sem ser percebida. As três teriam algo a ver com o crime? Ou poderiam ser as próximas vítimas?


O inspetor Laurenç Sérénac e seu assistente, Sylvio, terão que descobrir essas respostas, uma tarefa que não será nada fácil. Ainda mais pelo fato do inspetor desenvolver um interesse inesperado pela segunda das três mulheres.

Esqueça todos os romances policiais que você já leu! NINFEIAS NEGRAS, provavelmente, traz o caso mais difícil de ser solucionado. Com uma narração que alterna constantemente seu ponto de vista, enquanto conhecemos um pouco da bela Giverny, com seus cenários dignos de quadros, e aprendemos um pouco sobre a pintura e Monet, vamos recebendo pistas que, aparentemente, não fazem sentido algum. Numa história assim, todos são suspeitos, todos mesmo!

Eis que o desfecho surpreende, choca, mas também traz certo alento. Michel Bussi criou uma história inigualavelmente criativa, que pode não ser como alguns leitores esperam, mas que me conquistou com seus capítulos finais, onde tudo, antes tão obscuro, finalmente se tornou claro para mim.


Uma história sobre a crueldade humana, com personagens surpreendentes, numa edição bem bonita da Arqueiro. Leiam! 

Compartilhe este post:

Maria José

Maria, futura pedagoga, mineira e apaixonada por livros.

19 COMENTÁRIOS

  1. Caramba, intrigante e curioso, preciso ler, até hoje li dois livros do Harlen Colben, e me chamaram bastante atenção devido a temática, o suspense, creio que esse seja um livro que atrai mesmo minha leitura. É angustiante você se deparar com augo enigmático mas é prazeroso a forma como os casos vão sendo desvendado a cada capitulo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!!!!
    Quero ler esse livro agora para saber como funciona esse quebra cabeças dessa historia super incriminável, até que ponto o ser humano chega para esconder algo para própria sobrevivência, acho o autor sabe como escrever um bom livro que prenda o autor ao máximo.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. eu estou louca para ler esse livro!
    eu adoro um bom thriller e está todo mundo elogiando esse livro
    ainda não tive oportunidade de ler o voo da libelula (que tb está na minha lista, mas sabe como é são tantos livros que você acaba de esquecendo de um ou outro)
    ah, eu tenho que ler em breve
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria!
    Parabéns pela resenha, gostei mto!
    Qro tanto ler esse livro, desde q li uma resenha dle me prendeu atenção...Espero conseguir ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está na minha lista, uma capa muito bonita, sinopse instigante e agora com sua resenha fiquei mais curiosa!!! Preciso ler logo!!!
    One

    ResponderExcluir
  6. Esse autor me conquistou com O voo da libélula. Que livrinho bendito de bom!
    Eu vi umas resenhas desse livro aqui que me fizeram pensar se ele não seria um pouco como aquele outro dele. Mas se for mesmo já sei que vou adorar.
    Gostei de ver que ele tem esse clima de que todo mundo é suspeito e a incerteza vai até o fim. E que o final surpreende. Deve dar um gás na hora de ler, essa vontade de saber o que acontece, solucionar o mistério do livro e tal. Pode não ser o que a gente espera, mas parece que faz valer a leitura.
    Quero muito ler essa história. Ela parece ser bem criativa e muito bem feita.

    ResponderExcluir
  7. Já vi tantas pessoas falando sobre esse livro que ainda não acredito que não li, gosto bastante de livros sobre romances policiais, acho que Ninfeias Negras deve ser daqueles livros que quando começamos a ler não conseguimos parar até ter terminado, achei a história dele bem interessante e cada resenha que vejo, minha vontade de lê-lo aumenta cada vez mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Maria!
    Apenas pelo fato de falar sobre arte e mostrar um pouco mais do impressionista Monet, o livro já valeria a pena fazer uma leitura, e saber que ainda tem um assassinato a ser desvendado e três mulheres de gerações totalmente diferentes, podem de alguma forma, estarem envolvidas, causa ainda mais curiosidade e suspense.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! Não conhecia o autor e fiquei bem curiosa a respeito do livro, portanto é claro que quero muito ler, eu adoro um bom thriller, e este parece realmente ser uma leitura que te prende. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre este livro e a opinião é unânime, sempre falam muito bem sobre a história. Estou curiosíssima para ler este livro porque é um dos meus gêneros preferidos que é romance policial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já estou interessada em fazer essa leitura. Pelo que li aqui, Ninféias negras parece ser bastante surpreendente mesmo. Quero ler, juntar as pistas e tentar descobrir o(s) culpado(s) para ver se minha intuição está boa rsrs Muito obrigada pela indicação. Mal posso esperar para me surpreender.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    já li varias resenhas desse livro, e historia me deixa curiosa, ansiosa pra ler...não vejo a hora de compra...e super interessante, cativante e ainda mas os misterio que tem nesse livro e incrivel, adoro misteiro, poder descobrir o que esta acontecendo!!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Ja li comentários sobre esses livros, e eu até participei de um sorteio para concorrer a ele, suspenses policiais são os que gosto e acho que esse livro surpreende qualquer leitor, sendo fã ou não de mistérios! Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei triste quando a arqueiro fez sorteios desse livro e eu não ganhei :( Primeiro que eu compraria o livro pela capa porque SIM SOU DESSAS,e segundo eu amei que é policial e tem toda essa questão de desvendar o mistério,quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Oii, Maria!
    Quero muitooo ler esse livro, mas cadê o dinheiro para comprar? Gosto muito de livros que envolve mistério e principalmente quando não sei o que vai acontecer. O cenário do mistério foi o que chamou minha atenção primeiro e depois essa capa LACRADORA (eu achei)rsrs

    ResponderExcluir
  16. Amo demais quando todo mundo é suspeito e não sabemos qual pista seguir (aliás, nem entendemos as pistas pelo que parece rs)
    Antes mesmo de saber do que se tratava a obra ela já me ganhou pela capa ♥ sim, sou dessas haha
    Essas três mulheres me deixaram muito "encucada". Fiquei pensando no que disse sobre elas terem algo a ver com o crime ou serem as próximas vítimas... histórias sobre a crueldade humana muito me interessam!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Maria!!
    Adorei a resenha. Fiquei bem empolgada quando li sua resenha e vi que o livro é maravilhoso!! Gosto muito de livros em que tentamos adivinhar quem matou e por que matou!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria, tudo bem?
    Romances policiais são muito instigantes né. Na minha opinião só ficam atrás dos romances de época e fantasia. Desde que vi do que se tratava a história que fiquei animada para inciar a leitura. Tenho visto várias pessoas que leram falando sobre como o final do livro é maravilhoso. E para uma curiosa nata como eu, não posso deixar de conferir.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  19. Oi! Esse livro é lançamento e tá bem caro na Saraiva, to esperando abaixar o preço kkk Suspense policial é comigo mesmo, descobrir as pessoas envolvidas em um crime deixa tudo envolvente, não vejo a hora de conseguir comprar, parece que vale a pena! Beijoos!

    ResponderExcluir