A PROMESSA

SINOPSE: Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação. Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas. Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria. Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias - Harlan COBEN - Editora ARQUEIRO - 2017 - 352 páginas.

Resenha feita por SASKIA, a convite do GETTUB ;)

A PROMESSA conta a história do desaparecimento de Aimee Biel, uma jovem de 18 anos, com um futuro promissor, prestes a entrar na faculdade Duke, que tem dom pra música, uma garota normal. Tudo começa com Myron Bolitar, ex-jogador de basquete, que tem o costuma errôneo de se meter em situações difíceis por acreditar que deve sempre proteger e ajudar alguém. E foi numa dessas situações que Myron se meteu, quando ouviu uma conversa de duas garotas no seu porão.


Aimee Biel, filha de uma amiga de infância, e Erin Walder, filha da sua atual namorada. Na conversa, Aimee diz ter entrado no carro do namorado quando o mesmo estava alcoolizado, levando Myron a lembrar de diversas histórias da sua adolescência, assim acaba entrando na conversa, dá seu número e pede que elas lhe liguem caso precisem de ajuda ou carona a qualquer hora da noite.

Até ali nada perturbava Myron, nada até o dia que recebeu a ligação, e Aimee Biel está apavorada. Naquele momento, ele foi acometido pela sensação de que algo extremamente errado estava acontecendo, mas prometeu a ela que não perguntaria nada e nem contaria aos seus pais. Ele prometeu. Levou-a até onde ela pediu e Aimee sumiu dentro da casa.


Um dia depois, Aimee Biel está desaparecida, e Myron Bolitar é o maior suspeito.

Após ser interrogado e levar os policiais a casa que Aimee pediu, os policiais descobrem uma ligação com Aimee e Katie Rochester, outra desaparecida que acham ser uma fugitiva.

As duas utilizaram o mesmo caixa eletrônico, Myron sabe que isso não pode ser coincidência, e alega não ter feito nada. Mas ele prometeu a Claire, amiga de infância e mãe de Aimee, que a traria de volta pra casa, e ele iria cumprir sua promessa.

Afinal, Aimee Biel fugiu ou foi sequestrada?


A história é extremamente instigante e bem desenvolvida, há mistérios, teorias e fatos novos a cada página, formando uma trama cheia de peças para o leitor tentar montar.

A leitura é leve, fluída e muito envolvente, te surpreendo muito, porque você espera algo completamente diferente do que ele te propõe,  e você acaba mergulhando num mar de teorias até a última página. A narração é descritiva na medida certa, o suficiente para deixar em aberto sua imaginação, te deixando livre para examinar cada pista. Os personagens são bem construídos, fazendo-se possível a associação de seus atos com seu passado e presente, apresentando bastante coerência.


A PROMESSA é um livro que mostra ao leitor que nem tudo é o que parece, levando-o de uma maneira leve, mas real, ao centro de problemas familiares da vida moderna. 
- Que promessas queremos para o nosso futuro? E o que somos capazes de fazer para cumpri-las?
Não deixe de comprar o livro:

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

18 COMENTÁRIOS

  1. Carl parabéns pela resenha, adorei!
    Eu ainda não li nenhuma obra de Coben, tenho mta curiosidade de conhecer, dica anotada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu apena a uma obra do autor mas pelo meno sobre o Myron eu notei que ele sempre se mete em encrenca e da pesada, e nesse livro pelo visto vai ser a mesma coisa em relação a intrigas, revelações e confusões.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do estilo de história desse autor porque ele consegue deixar a gente com um nó na cabeça, criando teorias e mais teorias mesmo e fica uma leitura bem mais interessante. É difícil parar de ler alguma história dele! E parece que esse é mais um livro assim. Tudo bem interessante, feito na medida certa e com uma trama que prende e surpreende e bons personagens. Está na minha lista de desejados com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Acho muito interessnte o autor por ter criatividade de criar a cada novo livro uma nova história instigante e carregada de mistério, sem nunca se repetir e apesar de todos os problemas que afligem o protagonista.
    Gostaria de ler e desvendar todo mistério.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Promessa é promessa, prometeu, tem que cumprir! Neste caso, a personagem Myron se vê no meio de uma investigação nada fácil.
    Parece ser uma leitura bastante instigante e cheia de mistérios, um prato cheio para os leitores de Harlen Corben. Eu li apenas um livro do autor e na época não gostei muito, preciso fazer uma nova tentativa. Quem sabe esse não seja o livro indicado? A resenha me chamou atenção por se tratar de uma trama coerente com muitas teorias e pistas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não sou fã da escrita do Harlan, mas essa capa tem me deixado bem curiosa, por ser a mais bonita que já vi das obras do autor.
    Gostei muito da premissa, e acho que poderia dar uma nova chance ao autor.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Até agora não li nada do Harlan Coben,mas sei que a maioria dos livros dele são de suspense etc,ouço falar super bem dele mas ainda não tive um desejo de ler alguma obra,mas quem sabe em um futuro? ahhaha
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Li esse livro durante minhas férias, e maravilhoso é pouco para ele. Intrigante e com um final surpreendente, que sinceramente não consigo decidir se foi feliz ou triste...super recomendo este é aquele tipo de livro que te emociona e você nunca se esquece.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sas, eu não sou de ler Harlan coben apesar de muitos amigos me indicarem a leitura de suas obras. Achei bem legal a premissa apesar de parecer com algumas de outros escritores de suspense. Imagino que o fato de ela "sumir" esteja super ligado à família dela. Bom, fiquei aterrorizada com o nome da personagem (mesmo nome de minha filha) só muda a escrita (se ela sumisse eu enlouqueceria)

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Harlan, mas já ouvi falar dele e bem por sinal. Não tive a oportunidade de ler, mas gosto de um mistério, um suspense. Gostei de saber que o autor dá pistas sutilmente. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Aimee.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adorei a resenha, pois sou fã de Harlan Coben. Coleciono seus livros e a cada leitura, sempre é um prazer. Gosto de enredos cheios de mistérios, personagens inteligentes e finais que sempre surpreendem.
    Então, mais um livro para a estante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esses livros.
    Parece que cada livro realamente é uma intriga diferente!
    Estou super doida com isso. A capa é linda e a sinopse me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carl...
    Até hoje não li nada do Harlan Coben, mas já estou super curiosa para ler "A Promessa"... Tenho visto excelentes comentários sobre esse livro e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler essa obra... Parece ser um daqueles livros que não conseguimos largar enquanto não concluímos a leitura... Já quero esse lvro em minha estante...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Esse livro está dando o que falar e agora entendi o porquê, parece ser uma trama com muitos mistérios que vão se desenvolvendo com uma boa dose de suspense, eu gostei muito de saber desse livro porque adoro histórias que me prendem atenção! Obg, um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carl!!
    Gostei bastante a resenha do livro, ganhei esse livro recentemente mais ainda não li por medo de me sentir perdida na leitura pois não li nenhum dos livros anteriores de Harlan Coben, mas depois da sua resenha decide ler é da uma chance a esse autor!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. O Harlan tem esse dom de fazer o leitor criar mil e uma teorias e no final ele surpreende sempre.
    Adoro a escrita do autor, e adoro o modo como ele constrói tudo, desde personagens até o enredo que é sempre envolvente.
    Ainda não li A Promessa mas fiquei bem curiosa para saber que foi sequestro ou ela simplesmente fugiu, acho que vou ter que ler para descobrir haha
    Parabéns pela resenha, beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sas! Não li nada desse autor ainda, na verdade, ainda não li nenhum livro de suspense, estou começando um. Espero me dar bem com a leitura, assim, em breve darei oportunidade para os demais livros, como esse que está indicando. ☺️

    ResponderExcluir
  18. Oi!!Vi esse livro nas livrarias, e fiquei curiosa , livros de suspense são os que eu gosto , e a história me atraiu por parecer ir envolvendo o leitor na trama até o fim!! Valeu!

    ResponderExcluir