ASTRONAUTA: ASSIMETRIA

SINOPSE: Na trama, Astronauta não consegue ficar muito tempo na Terra. Sua nova missão envolve o enigmático planeta Saturno, mas a investigação tomará contornos inesperados - Danilo BEYRUTH - Editora PANINI - 2016 - 96 páginas.

Depois de ASTRONAUTA: MAGNETAR, uma edição muito inspirada, cheia de sensibilidade; e de ASTRONAUTA: SINGULARIDADE, uma edição contrária à primeira, devido a um roteiro preguiçoso e mal desenvolvido (leia a resenha, AQUI), chega ASTRONAUTA: ASSIMETRIA, que, embora não seja tão bom quanto o primeiro, consegue ser melhor do que o segundo.


Desta vez, Astronauta tem que investigar um evento em Saturno, e acaba se deparando com algo surpreendente. Ele encontra uma versão de si mesmo, de um universo paralelo, onde ele se casou com Ritinha e teve uma filha. Curioso, que o livro MATÉRIA ESCURA, da Intrínseca, cuja resenha sai amanha, aqui no blog, trata do mesmo assunto: a existência de multiversos, criados a partir de diferentes escolhas que fazemos durante nossas vidas.


Quem cria a porta entre os dois universos, é uma criatura, a que causa o efeito desconhecido em Saturno, que é claramente inspirada em Galactus, o personagem onipotente da Marvel. Há até a aparição de um arauto, que existe para proteger e guiar seu mestre. Isso não chega a incomodar, mas acho que os autores poderiam ter sido mais originais e criado algo novo, ao invés de aproveitar o que já existe.


De qualquer forma, isso não incomoda ou atrapalha o desenvolvimento da história, mesmo porque a essência da narrativa está focada na relação que é criada entre os dois Astronautas para resolverem o problema que têm nas mãos. E só por causa disso, a edição não cai por terra, da mesma forma que foi SINGULARIDADE.


É interessante e emocionante testemunhar o dilema que o Astronauta de nosso Universo, aquele que optou por seguir o caminho das estrelas, ao invés de ficar com o amor de sua vida, tem ao constatar que sua contraparte conseguiu as duas coisas. Ele percebe que, às vezes, para alcançarmos nossos sonhos, basta ter força de vontade, abandonar o egoísmo e achar uma forma de conciliação.


A forma como ASSIMETRIA termina, ou melhor, não termina, uma fez que tem continuação, tem tudo para abrir portas para um quarto álbum, que, se bem desenvolvido, pode ser o mais emocionante até agora. Só depende dos autores, porque a base, já está criada.

Vamos torcer, vamos torcer...

Aproveite, e compre o livro:

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

24 COMENTÁRIOS

  1. Mano que interessante essa trilogia!! Fiquei com muita vontade de ler... A narrativa parece ser bem leve e facil!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Carl estou me tornando admiradora desse gênero...gostando mto do que tem trazido pra gte... Vai pra listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Carl!
    Tenho conhecido muito sobre HQ por sua causa, obrigada.
    O fato de usar enredos parecidos com outros, não tira mesmo o brilho da estória, ainda mais que as ilustrações parecem bem feitas, gostei dos traços.
    Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de amar essas novas vertentes das histórias do Maurício, confesso que ver o astronauta magrinho e quase um galã de filme dos anos 90 me deixou bem tristinha, adorava a ideia dele ser envolvido naquela roupitcha redondinha e quando estava sem ela ser um cara normal. Até com uma barriguinha saliente (tem um episódio que ele comenta sobre isso) hihihi, Mas adoro essas novas versões, a gente se emociona em cada trecho, porque são lembranças de uma infância cheia de risadas!

    ResponderExcluir
  5. Como assim tem Quadrinhos do Astronauta? Eu nem reconheci, fizeram um trabalho totalmente diferente mesmo.
    Realmente não sabia desses quadrinhos, mas pela resenha percebi que realmente eles poderiam trabalhar melhor e fazer algo completamente único e novo.
    Mas gostei da mensagem que passou Carlos, realmente quando queremos algo não precisa de tantas desculpas, para quase tudo se tem um jeito.
    Obrigada por sempre trazer essas novidades :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto dessa temática de universos paralelos e coisas assim. Acho legal de ler e a história parece muito boa. Gostei desse foco que falou na relação que é criada entre os dois Astronautas, deve ser interessante acompanhar o desenvolvimento disso. A trama parece deixar umas mensagens boas também, dá pra tirar muitos ensinamentos dali.
    Tinha visto um desses quadrinhos em outro lugar e gostei da história dele, mas não vi muito mais do que sinopse. Acho que adoraria ler.

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei do astronauta essa nova evolução dele quase não reconheci a hora que vi os desenhos, mas curti bastante quero ver ser volto a comprar e começar uma coleção gostei tanto dos desenho tão bem feitos.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Bem chatinho quando o primeiro livro de uma série é tão bom e os outros não conseguem acompanhar o mesmo ritmo, no começo fiquei interessada, mas conforme fui lendo a resenha, esse interesse acabou desaparecendo, me pareceu que a série possui um bom enredo, mas não é tão bem contada por parte do autor, bom, quem sabe um dia eu acabe lendo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Posso confessar uma coisa?
    Não me matem.............
    Não gosto de HQs.
    Eu nunca li pra falar a verdade! Mas tipo eu não tenho interesse nenhum em ler!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de HQs mas o tema não chamou muito a minha atenção e quando começam a se decair é muito chato, era muito melhor fazer um só acredito que poderia atrair um publico maior.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei bastante dos HQs que você ultimamente, não sou muito fã mas estou gostando das historia que você coloca, e super legal e interessante!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carl...
    Sou apaixonada por HQ's e esses livros do Astronauta estão impecáveis... Tenho visto excelente comentários sobre eles e não vejo a hora de ter essa coleção maravilhosa em minha estante...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Como sempre comento, não tenho costume de ler HQ's, mas acho tudo muito interessante. E as edições tem um capricho todo especial, tanto nas capas , como parte interna. Fico sempre muito curiosa!
    Ótimas dicas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu não gosto de Hq's, já li muito gibi quando pequena, e só.
    Gostei bastante de saber que gostou tanto a ponto de ter sido emocionante!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar dessa HQ,mas ok,confesso que não leio faz aaaanos,então normal não conhecer ne? mas das que você resenhou,essa foi a que menos me interessou,acho que só leria se ganhasse hahaha
    Abraço <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Carl, eu acabei lendo a resenha de "matéria escura" antes, e conforme fui lendo essa, logo pensei -"nossa que coincidência", até que você mesmo citou tal fato. Já li alguns HQs que me indicou e SUPER AMEI, pois estou saindo da minha zona de conforto (que são os romances), e conhecendo leituras realmente incríveis. Suas dicas são sempre maravilhosas.

    ResponderExcluir
  17. Hi! Não sou especialista em hqs, porém que não conhece os personagens do Mauricio De Sousa? Mas realmente não reconheci o Astronauta, fui perceber conforme fui lendo a resenha... gente, que mudança!

    ResponderExcluir
  18. Essa nova fase da turma da mônica ta bem interessante... E essas do Astronauta explorando universos paralelos é demais!! Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  19. Confesso que o astronauta nunca foi meu personagem favorito das HQs do Maurício. Não conhecia essa coleção, igual a Tatyely tive dificuldade de reconhecer o personagem... mas acho que tá bem caprichado a parte gráfica e tomara que a continuação seja mais cativante. Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carl!!
    Gostei de conhecer um pouco sobre esse Hq que por sinal tem uma edição fantástica!! Adorei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  21. Oi Carl! Eu não gosto de HQs apesar de achar muito legal a ilustração e as aventuras que parecem ter de sobra, mas foi uma ótima indicação pra eu começar um novo gênero literário, quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  22. Olá!!! Embora HQ não seja um gênero de leitura que eu goste muito, são tantas as suas dicas, que estou começando a me interessar pelo tema...gostei de mais essa indicação e, dessa vez, vou incluí-la na minha lista.

    ResponderExcluir
  23. Já li "Mônica Força" e "Bidu caminhos", acredito que são da mesma coleção.
    Em relação ao Astronauta, era a personagem que eu menos gostava quando criança, quando tinha historinha dele, eu até pulava as páginas!!
    Esta HQ, no entanto, parece ter sido muito bem construída, pena que faz parte de uma trilogia e a segunda parte teve um enredo mal desenvolvido.
    Desta vez vou passar, vou me aventurar em outras HQ resenhadas aqui que me chamaram mais a atenção!

    ResponderExcluir
  24. Oi! Eu quero mudar um pouco o meu gênero e estilo e procurar por HQS , acho que é bom sair um pouco do que to acostumada e dar uma explorada , com esse HQ que parece ser uma grande aventura, já ta na lista! Bjo!!

    ResponderExcluir