EU TE DAREI O SOL

SINOPSE: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar. - Jandy NELSON - Editora NOVO CONCEITO - 2015 - 384 Páginas.

Noah e Jude são irmãos gêmeos inseparáveis. Exatamente como imaginamos ser quando se trata de gêmeos. Eles sentem as mesmas emoções e compartilham o amor pela arte. Às vezes, acham que são apenas um só.

Noah é um garoto fechado, não tem amigos e gosta de desenhar. Ele sempre soube que era gay, mas nunca revelou para ninguém, até que se apaixona pelo novo vizinho.

Jude é uma garota popular, sabe surfar e os garotos gostam dela. Ela se destaca esculpindo na areia e costurando.

 "Viro-me, lembrando novamente que fomos feitos juntos, célula a célula. Somos a companhia um do outro desde quando não tínhamos olhos ou mãos. Antes mesmo de termos alma."
A mãe deles começa a incentivá-los a se inscreverem em uma escola de arte. E é ai que começam as divergências. Além de já disputarem o amor dos pais, agora vão travar uma disputa silenciosa, pra ver quem é capaz de entrar nessa escola. Além disso, Jude tenta se aproximar do vizinho novo, despertando a fúria do irmão.

O livro é narrado intercalando entre o ponto de vista de Noah, com 14 anos, quando acontece uma fatalidade que muda a vida de ambos, e o ponto de vista de Jude, com 16 anos.

"Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve – você vai reconhecer a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar" 
A impressão que temos quando lemos, é que a autora quis nos deixar na dúvida quanto ao caráter dos irmãos. Às vezes, achamos que Jude é a vitima, e o irmão o vilão; e outras vezes, estamos na defensiva de Noah e odiando sua irmã. Confesso que fiquei mais tempo odiando Jude.

A autora soube muito bem escrever de forma diferente nesses parágrafos, enfatizando a diferença no tempo e, claro, nos personagens.

"- Se ao menos o coração ouvisse a razão, não é? - ele me envolve com o braço. - Vamos lá, o que é ruim para o coração é bom para a arte. A horrível ironia da nossa vida como artistas."
EU TE DAREI O SOL é um livro que traz conhecimentos diversos, somos apresentados desde nomes de obras de arte famosas, seus criadores, até nomes de doenças estranhas. Um pouco sobre animais, teorias conspiratórias e superstições. Isso tudo pra conhecermos melhor os gostos dos irmãos.

Outra coisa interessante é a bíblia da vovó. São ensinamentos que Jude nos mostra vez ou outra, como por exemplo, ritos e mitos de sorte e azar, nos quais sua avó acredita, e, consequentemente, ela acredita também.

Os personagens secundários, em certo ponto, são iguais aos principiais, pois nos deixam em dúvida sobre suas atitudes, boas e ruins. Isso é o que leva a leitura a ser rápida, pois queremos saber como se solucionará os mistérios de cada um. Até mesmo sobre o papagaio que fica gritando direto: "onde está o Ralf?".

"Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes) Reconstrua o mundo."
Todavia, o final foi um pouco corrido. Somos apresentados a personagens incríveis, mas o modo que finaliza, deixa um gostinho de quero mais. Porém, não tira nem um pouco do encanto do livro.  

Aproveite, e compre o livro:

Compartilhe este post:

Brena Carvalho

Sou cearense, amo música, livros, filmes, café, bebês, gatos, viagens (…) adoro escrever. Sonho cursar psicologia, viajar o mundo, enfim, ser feliz! (não necessariamente nessa ordem).

25 COMENTÁRIOS

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA EU AMO ESSE LIVRO É UM DOS FAVS O HINO <3333 sério,esse livro é meu amorzinho,ele foi um dos livros mais esperados por mim ano passado,e superou todas as minhas expectativas <3 Recomendadissímo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha altas expectativas e posso dizer que foram superadas! <3

      Excluir
  2. OI Brena, que lindo, eu quero muito ler esse livro, achei a capa simples e muito bonita, afinal ela traz tudo o que precisa de certa maneira. Falar de sentimentos como arte me deixa muito muito curiosa e acredito que esse livro já tem um lugarzinho muito especial em mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa capa é mesmo um amorzinho! <3

      Excluir
  3. Nossa! Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia que se tratava disso!
    Gostei bastante da resenha!
    Agora estou com super vontade de ler ele. Me parece ser um livro bastante bom e que nos faz refletir!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece muito bom, gostei do que vi dos personagens e de toda a história. E achei legal esse negócio de ficar na dúvida com o que sentir por esses dois. É interessante que a autora passe essa incerteza, a história ganha mais graça assim. Mas parece que tem um negócio que todo mundo fala e é desse final. Corrido, parece que deixa a gente querendo um algo a mais ou só querendo mais mesmo. Vi muita gente reclamando que a trama tinha tudo pra ser ótima mas o final acabou estragando as coisas pra muita gente. Sei lá, só lendo mesmo pra entender do que falam. Pra mim ainda parece muito bom e gostaria de ler =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a autora nos deixa curiosos nesse final. porém, concordo, você tem que ler pra ver o que acha. :)

      Excluir
  5. Brena!
    Gosto de livros que falam sobre gêmeos, porque tenho gêmeas e elas são tão unidas que faz até medo, elas se entendem apenas de olhar.
    Pena que Jude leva mais para o lado competitivo e fiquei bem curiosa por saber o que aconteceu para mudar sua perspectiva.
    Deve ser um ótimo livro e quero poder ler.
    Boa Páscoa!
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rudy, então você entende mesmo como é! rsrs e sobre o livro: recomendo mesmo.

      Excluir
  6. Interessante entrar um pouco no mundinho de gêmeos e o que eles pensam um do outro, não concordo muito com essa coisa de irmãos ficarem brigando o tempo todo mas a história me pareceu bastante intrigada.

    ResponderExcluir
  7. "Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes) Reconstrua o mundo." Depois dessa frase já quero ler esse livro!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Brena!!
    Gostei muito da premissa do livro e devo confessar que já faz um tempo que estou de olho nesse livro!! Quero saber que tragedia aconteceu na vida desses dois!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Dizem que esse livro é lindo, e só a premissa já me conquistou!
    Se eu não me engano tem continuação né?!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È lindo mesmo, mas infelizmente não tem continuação. :(

      Excluir
  10. Oiii! Adorei o enredo, a capa é uma gracinha, fiquei curiosa pra conhecer a escrita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Fiquei curiosa sobre o desenvolvimento desse livro. Nunca li nada parecido, mas acredito que iria gostar!
    Ótima resenha. Fiquei bem motivada a ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Brena...
    Já há algum tempo estou querendo ler este livro, pois tenho visto ótimas resenhas e excelentes comentários sobre ele... Quero conhecer de perto a história de Jude e Noah, bem como sua relação, semelhanças e diferenças... Parece ser uma história incrível que mexe com nossos sentimentos do início ao fim... Espero poder ler em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. Este livro já está na minha estante e estou querendo ler há algum tempo. Agora desta vez vai!
    Pelo jeito a autora, ao alternar as narrativas, faz um trabalho muito bom, uma vez que confunde o leitor quanto a quem é o vilão da estória. Gosto bastante de livros com narrativas alternadas, parece que conhecemos melhor as personagens.Fiquei curiosa para solucionar os mistérios!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Brena,
    Gostei da sua resenha, gosto quando o autor mescla os pontos de vista, torna o livro mais completo, e quando aborda a competitividade entre irmãos, isso existe a tempos, e nada mais intenso do que entre irmãos gêmeos... deve pegar fogo. Adicionado a listinha de desejados.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna!! Que livro encantador!! Eu achei muito legal um livro que mostra a personalidade e a vida dos irmãos, até hoje eu não li nenhum livro que retratou isso, e a capa desse livro é muito linda, já me apaixonei !

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Essa é a primeira resenha que li desse livro e gostei bastante, parece que ele irá causar uma mistura de sentimentos por meio de fatos reais que acontecem no nosso dia a dia. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  17. Olá Brena.
    Eu não conhecia o livro, inclusive é a primeira resenha que leio sobre ele, achei super interessante e já me deu aquela vontade de ler. Vou colocar com toda certeza na lista de desejados. =)

    ResponderExcluir
  18. Essa capa <3
    Eu não sabia sobre o que era o livro, e me surpreendi com sua resenha.
    Saber que o leitor fica em dúvida de quem é o bom e quem é o mal de deixou curiosa, quero saber para que lado vou pender haha se vou gostar mais da Jude ou do Noah, gostei também de saber os temas abordados no livro, e já quero saber quem é Ralf, e porque o papagaio fica falando isso kk
    Adorei a resenha, mais um pra listinha, socorro haha
    Beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna!! Me apaixonei de cara com a capa!! Não li até hoje livros com dramas familiares, ainda mais quando se trata de gêmeos, bem opostos como pude ver!! Eu espero ler pra fugir um pouco da minha zona de conforto, é sempre bom! Valeu!

    ResponderExcluir