HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

SINOPSE: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais - J. K. ROWLING - Editora ROCCO - 2000 - 224 páginas.

Uma das séries que faltava resenhar no blog, era HARRY POTTER. Por sua fama, pela quantidade de leitores, pela abrangência de sua obra, era uma falta imperdoável. Assim, começamos a publicar as resenhas de todos os SETE livros, trabalho dado à AMANDA, com sua escrita descontraída. Aproveitem!


Harry Potter é um clássico da literatura, há quem goste, há quem não goste. Já assisti aos filmes, é claro, e ler HP pela primeira vez, foi incrível. É impossível não comparar o livro e o filme, ainda mais quando tem todo um encaixe entre os dois.


Cada capitulo que se passava de HP, eu ficava: “AI MEU DEUS, NÃO ME LEMBRO DISSO” ou “DISSO EU LEMBRO”.

Eu estava maluca para ler e ver suas diferenças, que alias, são mínimas!


Então vamos lá: Harry Potter é um garoto de 10 anos, órfão, que mora com seus tios e seu primo, os trouxas (trouxas são as pessoas que não são bruxos!), Dursley. Harry sempre teve alguns problemas e acontecimentos inexplicáveis ao seu redor (como aquela vez em que o cabelo dele foi cortado ridiculamente e no dia seguinte já havia crescido), e até então, ele era sempre castigado por isso. Os Dursley tratam Harry como um encosto, alguém desnecessário, e o menino acha que talvez seja mesmo.


Seu primo, Duda, faz aniversário, e Harry não tem com quem ficar. Então, os tios são obrigados a levar o garoto ao zoológico. Duda tenta chamar atenção de uma cobra que está dormindo, e não consegue nada, mas assim que Harry olha para a cobra, eles começam a conversar. Duda, pé no saco, empurra Harry para ver a cobra. AI OCORRE ALGO REALMENTE ESTRANHO! O vidro some, e a cobra se vai!

Novamente, Harry é castigado.


Quando está chegando seu aniversario, uma carta endereçada ao nosso pequeno bruxo chega, e os Dursley o proíbem de abrir. Então, dia após dia, novas cartas chegam, cada vez mais. Mesmo assim, Harry não consegue pegar nenhuma delas. Valter, tio de Harry, leva a família pra outro local, até as coisas se acalmarem.

Faltando 5 minutos para o aniversario do menino com a cicatriz de raio, ele que pensava comemorar sozinho, recebe uma visita inesperada. Hagrid, ou Rúbeo, entrega a carta, e Harry descobre parte de seu passado.

Harry, então, compra seus materiais para Hogwarts, que é a melhor escola de magia do mundo, e vai em busca de seu destino. Durante essa compra, ele acaba conhecendo um menino mesquinho e pé no saco, que depois se tornará um dos babacas de Hogwarts.


Na viagem de trem, Harry conhece Rony, que já se torna seu amigo, pois a família do ruivo o ajudou a encontrar a estação; Hermione, a sabe tudo do grupo e que todos detestam; e Neville, o desengonçado que tenta ajudar, mas se atrapalha. Eles se tornarão seus amigos. Acaba encontrando também o babaca, DRACO.

Durante seu primeiro ano em Hogwarts, Harry tem aulas com diversos professores, e se sai tão bem em uma delas, que se torna apanhador do time de quadribol da Grifinória!

Pra quem não sabe quem é quadribol, é um jogo onde temos 7 jogadores em vassouras, cada um com um objetivo de jogo. Como Harry é o apanhador, o objetivo dele é achar o pomo de ouro!

Porém, Harry tem alguns problemas nas aulas com Snape, que é um dos professores de Sonserina, e tem um passado com os pais de Harry.


Harry vive diversas aventuras muito perigosas no livro, como enfrentar um trasgo (esse trasgo faz a amizade com Hermione florescer), transportar um dragão, entrar na floresta proibida e ter que enfrentar Voldemort cara a cara pela Pedra Filosofal.

Voldemort, o bruxo mais poderoso que já existiu, foi o assassino dos pais de Harry. Porém, ele não conseguiu atingir o garoto, e ninguém sabe como ou porquê.

É simplesmente incrível ler HP, pelo simples fato de que não importa sua idade, o livro foi escrito para todos.

A amizade entre os garotos tem um foco tão grande, que é simplesmente incrível.


Que venha A CÂMARA SECRETA!

Aproveite e compre o livro:

Compartilhe este post:

Amanda Mesquita

Moro em Guarulhos, São Paulo, sou do signo de trouxas, amo comer coxinha, torta de bis com morango, açaí e cachorro-quente de 50 metros de comprimento, sentada em uma mesa, ao lado da minha melhor amiga, no meio da bienal.

19 COMENTÁRIOS

  1. Oi Amanda!
    Que linda sua resenha!
    Sou apaixonada por Harry Potter! Tenho todos os livros, mas ainda não comecei a ler.
    Mas sei que quando começar, vou me envolver de tal forma, que terei que ler todos os livros!
    Também penso que essa linda história, esses personagens tão cativantes e esse mundo de magia, faz bem a todos os corações, independente da idade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler, só assisti a alguns filmes mas espero começar minha coleção em breve, acho a autora incrível e todo leitor que começa a ler os livros não para mais nem por um minuto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda....
    Apesar de não ser uma fã incondicional de Harry Potter, já assisti aos filmes... Não tem como não conhecer pelo menos um pouquinho do mundo de Harry Potter pelo sucesso que faz, né? Não é uma série que pretendo ler, mas vou adorar acompanhar todas as suas resenhas por aqui...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAA O HINO <333 desconfio seriamente em quem não gosta de Harry Potter. Não tenho como medir o meu amor por essa saga,que pra mim são mais do que livros,me ajudou em situações que ninguém seria capaz de me ajudar,realmente Hogwarts esteve ali pra mim quando eu precisei. Enfim,não posso ver algo de harry potter que da logo vontade de falar algo ahahhaha quero muito reler esse ano por motivos de porque eu adoro reler hp <3 sempre é uma emoção!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Amanda!!
    Tenho mta vontade de ler a série, já q vi os filmes tdos, a curiosidade é dmais!
    Capa linda, enredo mto bom, td lindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que às vezes me dá vontade de ler, mas nunca animei pra pegar mesmo. Vi uns filmes e foi isso. Mas acho legal pra quem já conhece os filmes porque a gente deve ficar ali vendo o que tinha igual, outras coisas que não lembrava e outras que mudaram...aí tem até uma graça por perceber essas diferenças, por essas e outras me dá vontade de ler. Acho legal também que o livro tenha essa narrativa, esse jeito de poder ler com qualquer idade e apreciar a história. Fico pensando que quando estiver mais velha e se tiver uma coragem pra pegar mesmo ainda vou gostar por isso. É uma história e tanto.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda.
    Eu tenho todos os livros, mas ainda não consegui terminar a leitura, e os que li, amei. Eu sei que muitas pessoas não gostam, mas eu curto bastante, inclusive os filmes. HP é maravilho. =)

    ResponderExcluir
  8. Harry Potter é a paixão da minha vida!!! Já li todos os livros assim que foram publicados! Muitos deles eu comprava no lançamento em inglês porque não aguentava esperar pela tradução. É um amor que me acompanha por grande parte da minha vida! Com o lançamento das versões ilustradas, comecei as releituras, desta vez em português, e como é bom lembrar desta estória tão linda depois de tanto tempo. As personagens parecem nossos velhos conhecidos e os acontecimentos parecem que foram presenciados por nós mesmos, após assistirmos a tantas pré-estreias, DVDs e transmissões dos filmes na televisão!!
    Um prazer ver Harry Potter aqui!

    ResponderExcluir
  9. Amanda!
    Harry é realmente um clássico e fazia tempo que não lia uma resenha dos livros da série, é bom para matar a saudade e relembrar os bons momentos de leitura.
    Principalmente com uma resenha tão detalhada e cheia de minúscias como fez, até explicou o quadribol, simplesmente adorei a nostalgia e recomndo o livro para todos.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  10. Amanda,
    Harry Potter é o queridinho dos queridinhos! Já li emprestado faz muito tempo, vi os filmes e quando saiu essa versão que está uma graça eu comprei. Não li ainda, mas vou ler, sua resenha me motivou a relembrar e fazer as devidas comparações.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Ler a saga HP, é quase como uma obrigação para quem gostou da franquia de filmes, depois que você lê, fica se perguntando se perguntando se as adaptações foram realmente boas né...
    Hp é puro amor ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Eu amoo muito HP. Já li os livros, já vi os livros, já li coisa nos pottermone.
    Sou viciada nesse mundo. Li quando tinha 12 anos e me apaixonei.
    Já reli 3 vezes e estou pronta para a próxima rodada!
    Ano que vem relerei de novo!
    UNIVERSO MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Eu já li e assistir todos os livros e filmes da série Harry Potter e amei todos! Os primeiros filmes realmente são bem fiéis aos livros. Harry Potter é mesmo maravilhoso, fico sempre feliz quando mais uma pessoa lê os livros e gosta, espero que você leia e goste dos outros também.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde!! Vi todos os filmes de Harry Potter, e to há anos com vontade de ler os livros e até hoje não consegui, espero conseguir ler esse ano ainda porque amo toda a magia que esse livro tem,com aventuras e a amizade entre os bruxos, um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Amy, não tem como não ficar encantada com os livros e sua história, é lógico que tem algumas pessoas que não gostam seja por puro preconceito e que criticam sem nem ter lido, como pessoas que leram e não se identificaram, mas é inegável a escrita de leitura fácil e envolvente, os personagens de forma caricata e que nos trazem para perto deles. Eu gosto e muito e minha filhota Aimê amaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  16. Oi, Amanda!
    Que resenha maravilhosa!! Amei todos detalhes da história que você colocou na postagem!! Ainda não li nenhum livro de Harry Potter só assistir todos os filmes!! Acho que vou criar coragem e finalmente ler essa série!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. AI MEU CORAÇÃO, VOCÊS RESENHANDO A MELHOR SAGA DE TODA A VIDA, MINHA MAIOR PAIXÃO <3
    Feliz demais com a sua resenha, no decorrer dos livros você vai ver personagens que não tem nos filmes e que conquistam o leitor de uma forma única, sem falar na Gina que no livro sim é uma personagem e tanto.
    Eu amei a resenha, já li esse livro 5 vezes e se deixar leio todo ano <3
    Sério, parabéns pela resenha e pelas fotos, apaixonada aqui *-*
    Beeeeijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu gosto muito da saga, e eu acho que a cada livro que passa , você fica mais apaixonado pela magia e por um universo que todos gostariam de viver, então com certeza todos devem ler essa série , aposto que vão se apaixonar de cara!

    ResponderExcluir
  19. Oi!! Essa saga é muito boa, e tenho certeza que todo mundo que curte um ótimo mundo de ficção com muito magia , vai gostar , simplesmente é demais! Beijo!

    ResponderExcluir