ISLA E O FINAL FELIZ

SINOPSE: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais - Stephanie PERKINS - Editora INTRÍNSECA - 2015 - 304 páginas.

ISLA E O FINAL FELIZ é aquele romance onde não acontece nada, nada mesmo, e é centrado apenas em conversas, encontros e desencontros dos dois personagens principais. Os diálogos são gostosos de ler, e as situações, embora sem nada de especial, são românticas e entretém.

Então, qual o problema?


Isla gosta de Josh há três anos e nunca teve a coragem de se aproximar dele para se declarar. Até que, devido a um contratempo, ela acaba revelando seus sentimentos. E descobre que o que sentia por ele, era reciproco pelo mesmo tempo. E isso não é spoiler, porque acontece logo no início no livro. O que vem a seguir, é o amadurecimento dessa relação.

E a leitura vai bem, até que algumas situações são estragadas pela autora. Vou citar apenas duas, porque prometi ser breve, mas existem, pelo menos, umas cinco.


Em uma determinada parte do livro, Isla e Josh compartilham um dos momentos mais eróticos e criativos que já li. A maneira como esse trecho em particular é construído, usando o corpo de Isla como uma tela para a pintura de Josh, é lindo, muito mesmo. E o que acontece? É totalmente estragado, desperdiçado, para ser retomado mais para a frente, de forma totalmente comum, sem qualquer emoção.


No final do livro, no clímax, todo o envolvimento de Isla e Josh é ofuscado pela introdução dos quatro personagens dos livros anteriores da autora. E pior: o foco é mudado para esses personagens, enquanto o casal principal, e o resultado do que será a relação dos dois, fica em segundo plano. Não entendi a necessidade disso. Se a autora desejava criar um link com suas obras, teria sido mais coerente e benéfico se tivesse feito em outro momento que não no ponto onde o leitor desejava conhecer o destino de Isla e Josh.

"Josh me disse que eu nunca vou sabe quem eu sou se não me arriscar. Pedir desculpas seria um risco, rastejar seria um risco, implorar pelo perdão dele, de joelhos, seria um risco. O que foi que eu fiz? Eu o amo. É claro que o risco vale a pena."
Enfim, confesso que gostei do livro pelas partes criativas e românticas que são estragadas pela autora, porque consigo abstrair o que me comoveu. O trecho onde a história em quadrinhos da vida de Josh e refeita com base no que ele sente por Isla, é linda! Mas lamento que ideias tão criativas sejam estragadas sem qualquer motivo que eu consiga compreender.

Você pode comprar o livro, aqui:

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

19 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tinha muita curiosidade em ler esse livro, mas vi alguns comentários sobre não acontecer nada na trama, e isso ficar um pouco vago na leitura.
    Já risquei esse livro da lista há tempos, e sua resenha só reafirmou o que eu já sabia.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Uma pena a historia ter tudo para ser uma maravilha e ai a autora estraga tudo, já tive tantas decepções que depois disso vale a pena conferir opiniões antes de adquirir a obra, aos dois livros anteriores dizem que são bons ainda quero conferir.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, mas esse livro foi bem uma montanha russa pra você heim? Gostei muito dos outros da série e esse ainda queria ler. Mas achei um tanto chato que toda a criatividade de algumas coisas acabe ficando sem graça no geral. É decepcionante quando a gente vai ler e fica com a sensação de que o autor estragou as coisas. Quero ler, mas espero que me agrade mais...

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Eu li esse livro ano passado e amei!
    Amo todos os três livros!
    Prefiro muito o primeiro, mas a Isla e o Josh me prenderam de uma forma bem boa!
    Sei que tem pessoas que não gostam, mas eu gostei!

    ResponderExcluir
  5. Carl!
    Já li os livros anteriores dessa série e gostei, porém fique um tanto triste por saber que nesse livro, ela não trouxe os rompantes românticos que tanto nos conquistam como leitores e ainda conseguiu estragar os trechos melhores do livro...
    Desejo uma ótima semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carl!
    Qdo li a sinopse desse livro fiquei mto curiosa pra conhecer, depois das resenhas me desinteressei, não curti mto não...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Carl,você disse tudo o que eu senti quando terminei de ler esse livro. Sério,tinha partes que eu achava extremamente fofo mas ai do nada o cenario mudava e eu ficava "o que?" Eu sei que o livro é bem clichê ( e eu amo clichês) mas acho que não foi bem construido,tanto que nem fiquei com vontade de ler os outros livros =/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Espero que sim!
    Sua resenha, como sempre, muito bem escrita e sincera em seus comentários. Não conhecia o livro, mas de pronto percebi que não é uma leitura de meu gosto. E por tudo que você comentou, mas certa fiquei de que não pretendo ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Até pouco tempo atrás, Anna e o beijo francês e Lola e o garoto da casa ao lado estavam na minha lista de leituras, mas fui desanimando, até por conta de alguns comentários. Daí que depois de ler esse post fiquei com a certeza de que não foi ruim ter deixado pra lá, esse tipo de coisa quando acontece num livro me deixa muito sem vontade de ler mais nada da autora!

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive curiosidade com os livros dessa série por causa dessas capas MARAVILHOSAS! Muito bom o post. bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carl!!
    Gostei muito da resenha!! Nunca li nenhum livro da série mais gostaria muito de fazer isso algum dia!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Carl os, rs essa é uma daquelas resenhas que mesmo vc não adorando o livro, me deixam curiosa para ler e descobri a parte de que vc não gostou. Não li nada da Stephanie e não sei opinar sobre suas obras, mas leria Isla e o final feliz... será que é tão feliz assim?
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Carl...
    Ainda não tive oportunidade de ler essa série... Uma pena que a autora ter deixado essa história tão vaga e com potos mais baixos do que altos... Talvez mais pra frente eu até dê uma chance a essa leitura... Quem sabe...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Que pena!! Comprei esse livro em uma promoção e não esperava que tivesse tantos pontos fracos! Sabia que era conectado a outros dois livros, mas não havia necessidade de exaltar a conexão no climax do romance, né?
    Mas, como foi dito no começo da resenha, é romântico e entretém. Parece aqueles filminhos da sessão da tarde. Perfeito para ser lido após a leitura de algo mais pesado.

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Eu adorei toda essa série. Já tinha lido os outros dois livros e fiquei encantada com esse também, adoro todos esses romances fofos...

    ResponderExcluir
  16. Poxa, pelo visto esse livro tinha tudo pra ser realmente bom, mas a autora conseguiu estragar as melhores partes.
    Eu tenho ele na minha lista de desejos por indicação de uma amiga, e embora apresente esses defeitos apontados na resenha, ainda vale a pena a leitura. =)

    ResponderExcluir
  17. Tava muito ansiosa para ler algo sobre esse livro, a capa tinha me chamado atenção, e queria muito saber se valia a pena, mas estou decepcionada com a autora :/
    Confesso que gosto desse clichê de encontros e desencontros, mas uma pena a autora ter estragado tudo isso, fiquei curiosa apenas para saber como é essa primeira cena estragada que você comentou, mas essa segunda ela pecou e muito, o livro teria tudo para ser bom, um livro leve, aqueles para sair de ressaca literária sabe?
    Vou passar longe haha
    Ótima resenha, beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  18. Oi Carl!! Justamente por ser uma leitura com mais conversas , e indecisões do futuro é que me dá vontade de ler! As vezes precisamos de livros pra um fim da tarde, sem maiores preocupações, já quero ler! Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi!! Gostei demais d sua resenha, a ilustração é muito linda do livro, e amo romances, e com certeza ao ler esse vou procurar por outros títulos da autora! Beijos!

    ResponderExcluir