DIARIO DE UMA PAIXÃO

SINOPSE: Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça. Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos. Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo - Nicholas SPARKS - Editora ARQUEIRO - 2017 - 176 páginas

O livro DIÁRIO DE UMA PAIXÃO começa a ser narrada por Duck, um idoso numa clinica de repouso que ama ler poemas para os demais pacientes. Mas principalmente para uma linda senhora que sofre de Alzheimer. Ele lê um diário e conta a história de amor entre Noah Colhoun e Allie Nelson.


Noah e Allie se apaixonaram na juventude, durante um verão em que a família de Allie passa no sul do país. O casal se conhece logo depois do baile de formatura do ensino médio da turma de 1932, mesma noite da abertura do Festival do Rio Neuse. A partir dessa noite, começam a se encontrar todos os dias, constantemente, e Noah mostra a Allie coisas simples, típicas de uma cidade sulista, mas que a encantam a olhos vivos.

Eu simplesmente me apaixonei pela história de Noah Colhoun e Allie Nelson. Não fiquei imune ao encanto deste amor despretensioso e inusitado... e puro. 


Noah, um jovem de uma classe financeira media. Allie, de uma família de boa reputação e nome. Os pais de Allison julgam que Noah não é o homem perfeito pra ela, e se mudam, sem mais nem menos, separando os dois para sempre. Catorze anos depois, Allie fica noiva de Lon, que poderia se encaixar no modelo de marido perfeito, se não trabalhasse tanto na empresa que era de seus pais. Um dia, enquanto conversa com as amigas em uma das provas do vestido de noiva, vê uma reportagem sobre Noah no jornal. Três semanas antes de seu casamento, sem que ninguém saiba, Allie decide procurar por Noah, que nunca deixou de amar, apenas para uma despedida final.

Quando volta a Nova Berna e se encontra com seu antigo romance, ela começa a se apaixonar novamente por ele, e ele por ela, e logo os dois começam a relembrar os tempos antigos, e se entregam a um romance como no verão em que se conheceram, e é justamente neste período que, tanto sua vida, quando a de Noah, irão mudar para sempre, e eles jamais serão os mesmos.


DIÁRIO DE UMA PAIXÃO é o melhor livro que alguém poderia ler na vida. Cada palavra é regada de beleza. O enredo é empolgante e leva o leitor pra dentro da história, fazendo ter a sensação de que está ao lado dos personagens, visualizando todas as suas falas, atitudes, sentimentos e emoções.

O livro é tão bem escrito que, quando você começa a leitura, é impossível parar, porque só queremos saber o que vai acontecer capítulo após capítulo. É simplesmente perfeito, e o autor consegue transmitir suas intenções, que é a de nos levar a refletir sobre o amor verdadeiro, que ele existe, que é possível vivencia-lo todos os dias de nossas vidas, que embora haja dificuldades durante o percurso, é o amor que vai superar tudo, é o respeito ao companheiro (a) que ficará em evidência e que servirá de alicerce para todos os momentos de nossas vidas, sejam eles bons ou não, mas o que importa é que o amor e somente o amor é que muda o mundo e as pessoas.


A história é consistente, é firmada em uma linha de acontecimentos que se cumprem a risca, e o leitor não se sente perdido, muito pelo contrário, se surpreende com cada nova revelação. Os personagens são perfeitos em todos os sentidos, suas personalidades coincidem  exatamente com cada um de seus atos, e não há falta de verdade em suas palavras ou ações. Os protagonistas principalmente, são apaixonantes do princípio ao fim.

E o final... ah, o final...

RESENHA ESCRITA PELA ANA DOLORES PARA O GETTUB!

Não deixe de comprar o livro:

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

19 COMENTÁRIOS

  1. Que linda resenha. Sparks amor pra vida toda.
    Arrasou Anu Bandida 💜

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, Nunca li nada dele, mas acho que deve ser muito bom, pois as pessoas falam com tanta e tanta força no amor que ele deposita em cada palavra que não tem como não pensar em ler logo logo que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana...
    Sua resenha ficou simplesmente maravilhosa... Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti à adaptação várias vezes... E sempre me emociono... Quero muito poder ler ao livro, pois sempre é mais completo e mais detalhado do que o filme... E Nicholas Sparks sempre tem o dom de nos surpreender e nos levar Às lágrimas...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Resenha perfeita, parabéns!
    Ainda não li nada do autor, mas resenhas lindas como a sua, me fazem querer ler muito em breve. Mais uma leitura com uma emocionante mensagem.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei primeiro pelo filme e até hoje é um dos meus favoritos. Achei a história linda. Mas quando fui ler não posso negar que fiquei meio decepcionada. Acho que fui com muita expectativa =/
    Não que seja ruim, é muito boa mesmo. E até interessante por ter algumas diferenças do filme que achei mais consistentes e reais. Foi gostoso de acompanhar a história desses dois e é um livro bonito. O autor consegue passar umas coisas legais mesmo, fala sobre a vida de uma forma bonita, que mostra o que realmente importa e valoriza demais o amor e as pessoas que estão na nossa vida. Que o amor ajuda a gente a superar muita coisa...achei isso muito bom.
    Queria reler alguma hora pra ver se acho diferente da primeira leitura. Talvez por ter ido com tanta expectativa não tenha conseguido apreciar mais essa história...
    Mas vale a pena mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    Esse foi o primeiro livro do Nicholas que li e simplesmente me apaixonei por sua escrita aí...
    Li porque mainha tem Alzheimer e na época queria saber um pocuo mais sobre a doença, embora só depois que percebi que o livro é mais um romance do que fala sobre a doença, ainda assim, valeu a pena.
    Alguns anos depois, assisti o filme e foi a mesma emoção que senti ao ler o livro.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Lindo!!!
    Confesso que só conheço Nicholas Sparks pelos filmes! E, dentre eles, este é o meu favorito. Uma estória de amor verdadeiro e puro.
    Me emocionei com o desenrolar dos acontecimentos e chorei com o final! Acredito que o livro deve ser melhor ainda! Uma pena que agora já sei o final, o filme foi um grande spoiler!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa história esse autor tem o dom de mexer com o coração do leitor e com essa escrita perfeita impossível não ler e emocionar.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Eu já li e já vi o filme, simplesmente é Sparks né...Ameeeei dmais esse livro!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Anaa, esse livro não li ainda, eles resolveram mudar a capa. Ficou bonita. Sou fã do filme... adoro a adaptação, um dos melhores filmes de romance que assisti, também amo o Ryan!!! Li sua resenha e achei bem parecido com o filme... adoraria lê-lo e ter na estante.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Eu já li esse livro há um tempo e amei muito. Essa é a história que eu mais gostei do Nicholas Sparks, já que retrata de uma maneira sensacional o grande amor entre Noah e Allie, que independente da distância e dos obstáculos, sobrevive e vai ficando mais forte.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Ah esse é o clássico do tio Nick, quem não se apaixonou por Noah???
    Ele é meu eterno crush, ♥
    Adorei a sua resenha, e essa nova edição está muito linda!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAH fiquei tão agoniada lendo essa resenha pra saber mais do livro!! Pasme ou não mas eu nunca li e nem vi o filme também! Essa capa tá linda demais <3 fiquei muito curiosa pra saber o que acontece quando eles se reencontram! Espero ler em breve <3 beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não posso expressar o amor por esse livro!
    Amo tanto o livro quanto o filme!
    Acho a história muito tocante e envolvente!
    Choro toda vez que o leio!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana , eu gosto do Nicholas, alias quem não gosta de um bom romance? Eu gostei da resenha acho que é uma boa história com várias reviravoltas e com muita paixão! Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana!!
    Adorei a resenha ficou maravilhosa!! Infelizmente não li esse livro da Nicholas Só assistir o filme mesmo assim adorei a história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, tudo bem?
    Eu não li nada ainda do autor, só tenho 'O Guardião' aqui em casa, mas não li ainda.
    Mas confesso que fiquei com vontade de começar por Diário de uma paixão, acho incrível essas histórias de amor e que o casal se separa e depois de alguns anos se reencontram, se reapaixonam e quem sabe ficam juntos.
    Adorei a resenha, me deixou curiosa para saber o final.
    Beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  18. Oie... Eu li poucos livros do Nicolas, mas dos que li, esse é um dos que mais gostei. É lindo. 😊

    ResponderExcluir
  19. OOi! Já li alguns livros desse autor e acho que todos seguem uma mesma linha de romance, e isso me agrada muito nele, a emoção que ele consegue retratar é o mais importante, eu com certeza quero ler em breve!!

    ResponderExcluir