VELOZES E FURIOSOS 8

SINOPSE: Dom e Letty estão curtindo a lua de mel em Havana, mas a súbita aparição de Cipher atrapalha os planos do casal. Ela logo arma um plano para chantagear Dom, de forma que ele traia seus amigos e passe a ajudá-la a obter ogivas nucleares. Tal situação faz com Letty reúna os velhos amigos, que agora precisam enfrentar Cipher e, consequentemente, Dom.

DIREÇÃO: F. Gary GRAY
DISTRIBUIÇÃO: Universal Pictures
PRODUÇÃO: 2017
DURAÇÃO: 2h16
ELENCO: Vin DIESEL, Dwayne JOHNSON, Jason STATHAM, Charlize THERON e Michelle RODRIGUEZ

Franquia iniciada em 2001, VELOZES E FURIOSOS é um excelente exemplo de aceitação do público. Mesmo sendo não tão bem vista perante a crítica, é inegável seu sucesso nas bilheterias, onde cada nova produção ultrapassa a anterior. Agora, temos a era dos bilhões em bilheterias, marca obtida pelo episódio sete e que será passada em poucos dias pelo novo filme. Para se ter uma ideia, VELOZES E FURIOSOS 8 arrecadou, em 4 dias, 530 milhões de dólares, quase duas vezes o valor de seu orçamento, e novo recordista em arrecadação de estréia na história.


A franquia passou de filmes policiais sobre corridas de carro, para, basicamente, “Os Vingadores”, onde uma equipe de indivíduos, cada um com sua habilidade, é chamada pelo governo para resolver determinada situação. Tal mudança foi feita aos poucos. Reflexo disso é a aceitação do espectador. Aqui, tal panorama funciona muito bem. O pecado da produção é seu roteiro extremamente patético, recheado de diálogos sofríveis e reviravoltas pra lá de obvias. O mérito da produção está em suas mirabolantes soluções para problemas, tudo é claro, envolvendo carros. As piadas, na sua maioria, funcionam e tem, pelo meno,s duas reviravoltas que pegam o espectador de surpresa.


A grande trama de VELOZES E FURIOSOS 8 não é original, já foi trabalhada em outros filmes, mas não deixa de ser divertida. Todo o contexto de família criado na franquia é reforçado aqui, seus objetivos e motivações convencem, mesmo ambos sendo às vezes bizarros. Outro ponto positivo é a direção de F. Gary Gray (o mesmo de UMA SAÍDA DE MESTRE), refrescante e deixa a produção muito menos pesada. É um filme de quase duas horas e vinte, e o público não sente o tempo passar. Tenha certeza que você não irá assistir a um filme chato.


Vin Diesel comanda o elenco com seu típico semblante de robô, com muita cara de mau e heroísmo. Seu personagem continua transmitindo bastante liderança para o grupo. Um fato interessante é que tem determinada cena em que o personagem deixa cair uma lagrima num momento difícil, se isso de fato aconteceu, entreguem um Oscar para esse homem, porque, finalmente, tivemos algum indício de emoção em meio a seus enormes músculos. Dwayne “The Rock” Johnson e Jason Statham, agora trabalhando juntos, entregam cenas hilárias e com ação para ninguém botar defeito. O contraste entre o bruto e o ágil está aqui em sua melhor forma.


Charlize Theron, ganhadora do Oscar, estreia na franquia como a melhor vilã que a mesma já teve. Por incrível que pareça, não é caricata, liga vários pontos de filmes anteriores, quase criando um universo cinematográfico (Os Vingadores de novo?). Para a nossa felicidade, provavelmente aparecerá nos próximos filmes, e fica aqui nosso agradecimento ao roteiro capenga que desenvolveu a melhor personagem depois de oito filmes. Antes tarde do que nunca. O resto do elenco está idêntico a seus personagens em filmes anteriores, sem crescimento ou amadurecimento, funcional apenas, nada marcante.


Outro ponto positivo é a parte técnica. Com um orçamento mais gordo, foi possível investir em cenas ainda maiores, e o filme não decepciona nesse aspecto. São corridas alucinantes, perseguições enormes e muita destruição. É gratuito, mas é deleite para os olhos. Não respeita nenhuma lei da física, mas dentro de sua proposta é aceitável. Já foi confirmado o nono e décimo episodio para a franquia, havendo até boatos de um filme no espaço sideral. Absurdo ou não, VELOZES E FURIOSOS 8 transmite adrenalina e diversão para o espectador. Apenas tenha cuidado com os carros voadores, mas fora isso não tem nada a temer.

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

20 COMENTÁRIOS

  1. Comecei a assistir o primeiro filme e parei não foi bem o tipo que assisto mas os novos que estão sendo estreados acho que vai tendo uma ótima evolução o elenco é ótimo animo a tentar assistir novamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu apenas vi o primeiro, não curto esse gênero não..Deixo a dica pra quem gosta de velocidade ... rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Rafael!
    A gente querendo comprar um carro novo e tantos sendo desttruídos...kkkkk
    Fato é que gosto muito da ação e nem me importo se os diálogos e o roteiro são fracos e nem tanto originais, os atores compensam tudo isso e pelo visto, a super produção também.
    Quero assistir.
    Bom final de semana!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. Depois de tanto filme confesso que já me perdi do que vi e o que não vi. Não sou muito de assistir filme assim mas os que vi da franquia me agradaram bastante. Parece que esse continua com todo aquele estilo cheio de adrenalina, muita perseguição e corridas que são a marca da história. E gosto desse elenco, veria o bendito filme pela adição da Theron na história. Essa atriz é muito boa mesmo.
    É uma boa dica pra curtir nesse feriadão.

    ResponderExcluir
  5. Rafa,
    Eu gostava de assistir Velozes e furiosos, assisti ao 1, o 2 e ponto. Acho que eles prolongam pela bilheteria somente. Mesmo não assistindo as continuações, conforme você acho que vale a pena pela adrenalina e diversão.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Sou fã de Velozes e Furiosos! Adoro os efeitos, velocidade e adrenalina. Estou ansiosa para ver, pois também curto muito os atores. Mesmo que o enredo não seja muito complexo, vale pela ação.
    Parabéns pela crítica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não me lembro em qual filme parei. Depois de um tempo comecei a achar tudo muito parecido, somente carros correndo e batendo e explodindo!!
    As sequências valem, como dito, pela adrenalina e efeitos especiais. Esta foto dos carros voadores está o máximo, ótima para curtir no cinema. Acredito que para assistir em casa não terá o mesmo efeito.
    Acho que vou passar mais uma vez, não sou tão fã assim!

    ResponderExcluir
  8. A CRITICA FICOU MUITO BOA. UM TOQUE DE HUMOR E TUDO BEM DOSADO. BOM, EU AINDA NÃO DECIDI SE QUERO VER O FILME, PARECE MAIS UM FILME IGUAL AOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  9. olá, tudo bem?
    Ah eu parei de assistir aos filmes no terceiro, não vejo muito diferencial nessa franquia.
    Adorei a sua crítica, e confesso que me deixou bem curiosa sobre a adaptação.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Não pretendo assistir esse filme no cinema, acho que a franquia está ultrapassada, perdeu seu sentido e precisa se reinventar, desistir de acompanhar no filme 5.

    ResponderExcluir
  11. Vou fazer que nem aquele filme
    CHEGA DE FILMES DE VELOZES E FURIOSOS
    HAHAAHHAHA
    esse é um daqueles filmes que nem faço questão de ver,nem lembro muito dos que eu vi,foram só os primeiros,mas não vejo o por que de tanto filme assim

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafael, apesar de ser uma franquia bem cara e cheia de efeitos e gastos eu não passei mais do que do segundo filme, achei que ficou bem mais do mesmo. A velha sensação de que não havia novidade e que de alguma maneira perdeu a graça pra mim, mas se tem tantos filmes e público deve ser eu a chata mesmo! hihihihi

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto muito dessa franquia!
    Admito que é legal, mas sei lá. Não sou uma pessoa que gosta muito de filmes de ação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafael...
    Gostei bastante da sua crítica... Apesar de gostar de filmes de ação e achar a Charlize Theron uma atriz incrível, não assisti a todos os filmes da franquia, mas ainda pretendo fazer isso em algum momento. Os efeitos são realmente muito bons e as corridas simplesmente alucinantes...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafael! Fico surpresa que tenha estreiado o oitavo filme já! Confesso que nem o primeiro eu vi , porque não sou fã de muita ação, mas pra quem gosta é uma boa pedida, sei que todos os filmes com Van Diesel são bons, então aposto que esse vai ser surpreendente pra quem gosta! obg!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafael!!
    Só assistir os dois primeiros filmes depois fiquei sem vontade de continuar a assistir a continuação dos filmes.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?
    Não vi o filme ainda, mas sou suspeita para falar porque amo todos os filmes da franquia haha
    Que bom que não decepcionou e que fizeram um vilão a altura, estou curiosa para saber essas duas reviravoltas.
    "tivemos algum indício de emoção em meio a seus enormes músculos" tô rindo disso kkk, concordo haha
    Mas os próximos é bom ter cuidado, filmes no espaço com carros não sei se rola haha
    Parabéns pelo post, adorei.
    Beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafael, eu assisti o primeiro, segundo, terceiro,... Aí foi cansando, se tornado repetido, chato... hahaha! Então hj não vou mais ao cinena assistir esses filmes, e sim espero passar na TV. Seus comentários como sempre ótimos! 😊

    ResponderExcluir
  19. Oi!Filmes de ação como esse não são o meu forte, sei que tá fazendo um sucesso danado, senão não teria já o oitavo filme,mas não sou fã de tanta ação e carros kk mas os atores são ótimos, quem sabe não dou uma chance? BEIJO!

    ResponderExcluir
  20. Pisa menos, por favor. Adorei.

    ResponderExcluir