A GUERRA DOS TRONOS

SINOPSE: "O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki; cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys - George MARTIN e Daniel ABRAHAM - Editora CASA DA PALAVRA - 2013 - 240 páginas.

A GUERRA DOS TRONOS narra a já tão conhecida e comentada história dos habitantes do país de Westeros e o caminho penoso da jovem Daenerys Targaryen para voltar a dominar Westeros através do Mar Estreito.


Já com uma série televisiva feita pela HBO, o mundo criado por GEORGE MARTIN ganha mais uma mídia para nos agraciar com detalhes que só podíamos imaginar lendo o livro e que foram modificadas na série de TV.

George Martin tem um talento extraordinário para criar personagens bem construídos e que podem te trair a qualquer momento, ninguém é 100% confiável. Nessa graphic novel primorosa me choquei com a aparência de todos os personagens. A imagem dos atores que interpretam tão bem os habitantes de Westeros estão entranhados já no meu subconsciente e isso gerou um grande choque, foi difícil me desapegar deles e aceitar ver uma Catelyn Stark com o corpo torneado/magro e seios firmes, assim como os Outros tendo imagens inumanas que mais parecem personagens de games de luta do que seres que um dia foram humanos.


Reconheço a trabalheira que tiveram para tentar traduzir a riqueza de cenários que o autor George Martin descreve em seus livros, mas senti que o avanço por entre os cenários era corrido e não fluído, durante a leitura senti uma pressa para cortar cenas e juntar ao máximo os cenários,  o enredo me pareceu extremamente compactado e isso me incomodou bastante. Entretanto, tenho que bater palmas para cenas que me trouxeram uma riqueza que não senti nem quando li o livro e muito menos quando vi a série televisiva. Um exemplo delas foi os ovos de dragão que Daenerys recebe em sua festa de casamento, foi uma experiência completamente diferente ver os ovos com formatos distintos entre eles.


Há uma diferenciação na cor de fundo dos quadrados em que o narrador é presente. Enquanto que os quadrados das cenas da família Stark são azuis, as cenas da família Lannister são vermelhas e as dos Targaryen são roxos.

Um detalhe que me deixou muito feliz, e por si só me faz recomendar tal graphic novel, são os olhos dos Targaryen finalmente serem roxos (que é a descrição feita nos livros), o que infelizmente não é na série televisiva da HBO.


Ver Winterfell e o trono de ferro tão mais parecidos com o que imaginei ao ler a obra me deixou cheio de felicidade. É como se tivessem sido corrigidas todas as falhas que não puderam ter sido corrigidas antes, mas que foram nessa nova mídia visual.

As folhas finais mostram os detalhes e o trabalho que foi para adaptar e trazer todo uma roupagem nova ao mundo criado pelo George Martin. Ficamos por dentro de como foi o processo para a seleção dos desenhistas, assim como a elaboração de cada página e a escolha das cores que trouxeram todo um charme especial para os cenários.


Recomendo tal obra para aqueles que leram os livros das AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO, que viram a série televisiva e que buscam um novo olhar sobre o mundo rico de Westeros. Infelizmente, fica inviável recomendar a leitura para aqueles que nunca adentraram esse mundo dos tronos, pois pode ser que a experiência seja incompleta, visto os furos e as demasiadas cenas cortadas para a confecção dessa mídia visual.

Compartilhe este post:

Bruno Marukesu

Um guri que é apaixonado pela 7ª Arte. Desde cedo procurou abrigo nos livros e de lá não saiu mais. Quando está em momentos de dificuldade os livros são o seu porto seguro. Atualmente, ele vive em vários fandons. Tornou-se seriador, é bookaholic, dorameiro em hiatus, kpopper desatualizado. Ah, e que é apaixonado por pandas, zumbis, lasanha, pizza e farofa.

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bruno, tudo bem?
    Assisti apenas aos primeiros episódios da série, mas desisti porque queria ler os livros antes, mas esta cena da "lua de mel" da Daenerys está bem parecida com a da série. Achei bem bacana este novo formato da série, e assim que eu conseguir ler os livros acho que foi partir para as graphics.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou louca nessa edição! Parece muito linda e bem diferente, é um jeito muito interessante de ver a história. Já li os livros e vejo a série, mas imagino só como é ter essas histórias e esses personagens assim para conhecer. Tem toda uma riqueza visual a mais e fica bem interessante pra quem já conhece a história dos livros poder ver nesse novo formato. Mesmo que corra ou corte algumas coisas ainda parece muito bom. Ahh, mas essa edição é maravilhosa! *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno, Tenho alguns dos livros mas confesso que de tanto burburinho de algumas pessoas ainda não tive aquela vontade de ler nenhum, acho que fiquei meio traumatizada com o mimimi em torno de quem nunca leu/assistiu à série que fiquei mesmo sem vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Bruno!
    Pelo jeito é realmente uma leitura para quem já conhece todo o mundo criado por Martin em seus livros ou quem como eu, acompanha a série pelo HBO, porque a identificação com as personagens fica mais fácil, já que aqui, os traços são bem característico pelos livros e não pelos atores que interpretam na tv.
    Seria interessante ler, gostei da força dos quadros e dos traços.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Ai, taí uma obra pela qual não consigo me interessar. Além disso, o formato graphic novel também não faz muito meu estilo de leitura.
    Como você disse, há muitos furos nesse formato e, mesmo que eu quisesse não poderia ler pois não entenderia nada, já que nunca li nem assisti nada relacionado à série.
    Legal que os quadros tenham cores relacionadas às famílias que aparecem, só não entendi por que essa página amarela então :p brincadeira!

    ResponderExcluir
  6. As cenas parecem ter ficados o máximo mesmo!!
    Eu li o calhamaço a muito tempo, nem me lembro direito dos detalhes. Acredito que quando o próximo livro for lançado já nem saberei mais quem é quem!
    Uma pena que o enredo ficou compactado, mas acredito que a graphic novel venha trazer uma visão diferente da obra. Fiquei curiosa para ver os olhos dos Targaryen, tão lindamente descritos nos livros, mas não não aproveitados na série!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruno!
    Adorei conhecer a obra, só conhecia por nome, adorei as ilustrações, vou anotar a dica e aguardar uma oportunidade de ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os livros, só assisti a algumas temporadas e depois parei porque pretendo ler os livros algum dia, porém vou esperar o autor terminar de publicar os livros para não ficar tão curiosa. O livro ficou lindo nesse formato.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei a indicação. Que edição linda!Acompanho a série e tenho os livros, apesar de ainda não ter começado a leitura.
    Seria ótimo rever cenas que marcaram, com personagens tão significativos e com uma riqueza maior de detalhes.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir