GIGANTES ADORMECIDOS

SINOPSE: Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós - Sylvain NEUVEL - Editora SUMA - 2016 - 328 páginas.

Este livro é diferente de todos os outros que li. A narração é feita como uma entrevista, com os personagens da premissa, apenas em alguns momentos que possuímos páginas dos diários destes mesmos personagens contando o que está acontecendo, o que pensam e o que pode ocorrer em breve.


Rose, nossa protagonista, ainda é criança quando passa por um acontecimento nada agradável para a época. Ganhou um bicicleta nova de seus pais e resolve ir passear no meio da noite, escondida, é claro, e quando menos espera, cai dentro de um buraco enorme. Sem conseguir sair, ela cai no sono. No outro dia, seu pai a encontra junto com os bombeiros, retiram a garota de lá e todos ficam boquiabertos com o tamanho da cratera, bem ali no meio de um bosque.

Alguns dias depois, batem na porta da casa de Rose. É um bombeiro que lhe entrega uma foto do dia do acidente em que a garota caiu da cratera. Olhando bem para a foto, pode-se perceber que Rose caiu em cima de uma mão gigantesca, que esta no fundo. Algo bem extraordinário e que foi estudado por algum tempo pelo exército, mas estes não conseguiram descobrir o que era o artefato e o projeto foi arquivado.


A história tem um pulo de 17 anos, onde Rose, agora adulta, tornou-se ph.D em física e conseguiu autorização para estudar o artefato que encontrou quando era pequena. Rose consegue uma grande equipe e a liberdade de estudar o objeto de uma maneira que nunca imaginou. Assim, nossos outros personagens aparecem.

Kara Resnik se tornou minha personagem favorita deste livro, é 3ª subtenente do Exército dos EUA, piloto de helicóptero. Participou de uma missão para resgatar um objeto que não sabe informar o que seria, mas sofreu um acidente, já que o motor parou e, com isso, ficou sem seu posto, já que houve um deslocamento na sua retina, assim perdendo um pouco da visão de um dos olhos.

Ryan Micthell era um personagem agradável, mas se tornou arrogante no decorrer da história, 4º Subtenente do Exército e co-piloto. Trabalha lado a lado com Kara, contudo os dois não possuem um relação amigável, Kara não colabora tanto, já que sempre é arrogante com ele e com todos os homens do exército que trabalham ao seu redor, mas é uma boa mulher e uma ótima piloto de acordo com Ryan.


Já apresentados os personagens principais, voltamos para o enredo. A tal mão encontrada pela dr. Rose faz parte de um corpo de um um robô gigantesco. Suas partes estão escondidas ou, no caso, soterradas por todo o planeta. Nosso entrevistador, que não sabemos o nome, tem o devido poder para conversar com o presidente e consegue toda a liberdade possível para "entrar" escondido em territórios inimigos para resgatar todas essas peças.

Poderia ser algo inofensivo, mas o robô se torna algo que chama a atenção por todo o planeta, não pelo tamanho, mas pelo modo que são encontradas as peças. Estas sobem para a superfície quando ativadas por um objeto feito pela equipe da dr. Rose. Estão localizadas em qualquer lugar possível, no meio do mato, em estradas e em cidades e vilas.

Os governos de todos os países caem em cima dos Estados Unidos, querendo descobrir o que esta causando todas essas destruições e também querem fazer parte, ou roubar algumas peças do objeto que não foi criado por mãos humanas, já que o material é quase inexistente na superfície terrestre e o tamanho é inimaginável para lugares grandes.


Uma leitura agradável. Com grandes reviravoltas, traições, perdas, alegrias e tristezas. Personagens que possuem pensamentos grandiososs mas que podem trazer consequências desastrosas por causa das suas escolhass que muitas vezes são precipitadas. O livro me mostrou que devemos pensar muito bem nas pessoas que queremos ao nosso lado e pensar mais ainda se vamos colocá-las em nossa vida, me fez pensar mais ainda sobre a confiança que muitas vezes damos para as pessoas que mal conhecemos.

Aproveite e compre o livro:

Compartilhe este post:

Larissa Maciel

Sou louquinha, alegre, muito difícil me encontrar de mau humor, apenas quando passo a manhã sem comer nada, apenas desse modo, kkkkkk. Os livros são parte da minha vida há 5 anos, então já li bastante, mas como sabem, ler nunca é demais e sempre acrescento mais leituras. Sou estudante de Recursos Humanos, contudo o sonho é cursar Jornalismo e sou resenhista em alguns blogs. Prazer, Lari.

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Já faz um tempo que estou interessada nesse livro, acho a capa e o título muito curiosos mas nunca tinha lido a resenha até agora. Parece ser muito bom, gosto de livros bem escritos, com reviravoltas e que trazem bastante reflexão para o leitor.
    Dica anotada <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A capa foi um dos fatores para desejar este livro. A premissa te deixa ansiosa para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Espero que possa ter a oportunidade de ler.
      Beijos!

      Excluir
  2. Narração como entrevista é uma coisa que achei bem interessante no livro. Parece um tanto diferente mesmo. Pode gerar uma curiosidade maior pra entender as coisas.
    E gosto dessa ideia do salto no tempo depois. Parece que assim a nossa vontade de entender melhor as coisas, os personagens, de ver o que mudou e como ficaram fica bem mais legal. Ele parece ter bons personagens também.
    E um enredo cheio de traições e reviravoltas é sempre bom de ler. Faz a gente ficar ligado na leitura. Se consegue até gerar algumas reflexões é um bônus a mais.
    Gostaria de ler ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa. Gostei muito da resenha pelo fato de ser bem descritiva. Começando pela queda da personagem na cratera e depois sobre o desenrolar da história. O que serão essas peças, o que farão quando reunidas num robô gigante, e como será usado.. Tantas coisas pra desvendar. Sem mencionar as relações dos personagens, que pelo que você conta, são bem desenvolvidas, já que nos fazem refletir sobre nós mesmos.
    Tenho alguns livros do Neil, mas esse ainda não li ainda. Vou correr com a leitura!
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Sempre que encontro resenhas como a sua, detalhando o enredo dessa obra, me pego curiosa e com vontade de fazer a leitura. A premissa é muito interessante e essa proposta de narrar como uma entrevista aos personagens, é inovadora e chama a atenção.
    Sinceramente, espero ter a oportunidade de ler.
    Parabéns pela resenha, muito bem construída.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Larissa!
    Bem intrigante encontrar partes do que parece ser um robô, espalhadas por todas as partes do mundo e ainda ter que descobrir se é do bem ou do mal.
    Fiquei intrigada também com essa história de saber quem devemos ou não ter do nosso lado. A verdade é que é algo bem complicado, porque o ser humano se tornou tão egoísta e comete atitudes tão sórdidas apenas para ealizarem seus 'sonhos'...
    Quero ler!
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro interessante.
    Primeiro a capa: ela é linda!
    E a história parece ser bem boa! Nunca li nada parecido. Estranho esse buraco no chão que parece uma mão gigante! Bem intrigante. Não sei se gostaria da forma da escrita, ela sendo em entrevista, acho que me atrapalharia um pouco!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lari!
    Nossa, nunca havia ouvido falar desse livro! De cara já amei a capa, sério mesmo, que linda <3
    Quanto à história, MUITO LOUCO. Eu adoro essas histórias de ficção relacionadas com "corpos não sabemos de onde", mas geralmente acabo ficando com essas histórias só nos filmes mesmo, poucos foram os livros que li com essa pegada. Mas me parece ser um livro muito top, sério. Talvez o estilo da escrita me incomode, mas queria pagar pra ver! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa!
    Eu não tinha lido resenhas desse livro ainda, estava mto curiosa pra conhecer mais á respeito do enredo, eu gostei mto, é mto bacana, a escrita super agradável, vai pra minha listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Bom saber que ele já está na sua listinha. Tenha uma boa leitura e espero que ele lhe agrade!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Larissa :)
    Gostei do da premissa do livro. A queda da Rose e o fato dela ter se tornado física e procurar investigar a mão que a salvou me deixou muito interessada. Já tinha visto esse livro e comentários positivos à respeito. Vou adicionar na lista de desejados.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha espero que a leitura lhe agrade, do mesmo modo que me agradou.
      Beijos!

      Excluir
  10. Achei a ideia legal, porém como não sou muito fã de ficção cientifica acho que eu não daria inicio a leitura, e também o fato da narração ser como um diário com entrevistas sobre o fato ocorrido. Mas, boa leitura para quem irá ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Uma pena, mas tenta dá uma chance depois no futuro, mudar um pouco de gênero de leitura!
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu não conhecia este livro, mas após ler sua resenha fiquei bem curiosa em ler a história, nunca li livros em que a narração foi feita como uma entrevista e a história é bem diferente, por ser relacionada a partes de um robô, fiquei bem curiosa para saber o desenrolar da história, então sem dúvidas eu leria este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Olha a narração deste modo me encantou, no começo fiquei com o pé atrás já que fiquei impressionada com a capa e só depois com a premissa, mas com o decorrer da leitura, você acaba pegando o ritmo deste modo da premissa e o livro acaba sendo maravilhoso, assim como a capa. Leia o quanto antes se puder!!
      Beijos!!

      Excluir
  12. Boa tarde!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia que a trama era tão cheia de reviravoltas, o que me deixou bastante interessado. Esta cobiça por esses objetos tão misteriosos — e, aparentemente, poderosos —, pelo visto, fará com que muitos personagens mostrem-se verdadeiros traidores.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A premissa foi a segunda coisa que me encantou após a capa, haha.
      Beijos!

      Excluir
  13. Me interessei por esse livro há um tempo atrás, e o consegui através de uma troca no Skoob. No entanto, acabei não lendo e ele ficou na prateleira.
    Me arrependo agora, após ler a resenha e ler a estória que me fascinou na ocasião da troca. Muito interessanate a teoria de haver partes de um robô enterrado sob a gente! O clima de mistério também parece ser bastante interessante, quando se buscam o que causam as destruições em vários lugares.
    Gostei também da definição dos personagens, parecem ser muito bem construídos. Vou caçar o livro e colocar nas próximas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Menina pois tire esse livro da estante e lei, está perdendo uma maravilhosa leitura!!!

      beijos!

      Excluir
  14. Hello, :D

    Permita-me fazer uma pergunta chave: a leitura flui bem? *0* Porque a sua resenha já me convenceu a comprá-lo! Amo ler livros que envolvem um tipo de "poder extraordinário" e a sua consequência na humanidade!

    Ps: A capa é tão simples, mas tão linda. ♥

    Abraços,
    Jessie. ♥

    ResponderExcluir