No. 1643 (RESENHA + SORTEIO)

SINOPSE: Uma garota (Camila, aprox. 25 anos), em posse das chaves da casa em que morou a ex-namorada de um amigo seu, resolve adentrar a residência vazia. Lá, passa a registrar num diário todo especial, a) suas impressões de viagem no local e b) seus pensamentos (de então e de antes, numa complexa mistura de sentimentos) - Wellington FOCHETTO - Editora CHIADO - 2017 - 112 páginas.

A narrativa de Camila, a garota que passa alguns dias em uma casa aparentemente assombrada, é totalmente subjetiva. Ela é alternada em pequenos trechos contemplativos, com outros descritivos, onde o leitor pode supor o que está acontecendo, quem é ela, porque está naquele lugar e se o que ela vê e ouve, realmente é verdade.

Toda história precisa possuir uma parcela de objetividade e subjetividade: a primeira, convence o leitor de que a segunda é possível. Por isso, no caso de No. 1643, por diversas vezes, fiquei um pouco perdido no que acontecia, no que a narradora queria nos passar, para onde a história caminhava, o objetivo dela estar naquela casa e tudo o mais.

Também fiquei meio perdido na menção a alguns personagens secundários, que apenas conhecemos através dos comentários que Camila faz deles, e sempre utilizando as iniciais dos nomes. Isso, de certa forma, causa uma áurea de mistério, uma incerteza que aguça a curiosidade, mas prejudica o entendimento e o objetivo desses personagens na história.

Por ser um livro de poucas páginas, onde algumas possuem apenas um par de frases, outras nem isso, a leitura se dá bastante rápida, o que ajuda a não ser influenciado negativamente por tanta subjetividade, e por pensamentos da personagem que, às vezes, se confundem com os do próprio autor.

Para você entender bem do que falo, que melhor maneira de ter o livro em mãos? Por isso, o autor enviou DOIS exemplares para serem sorteados, e não apenas um, como está na imagem. Sim, tive preguiça de mudar, ela já estava prontinha quando vi o erro. Perdoem-me!

Para participar, basta preencher o formulário abaixo e cruzar os dedos para ser um dos sortudos ;)

a Rafflecopter giveaway

REGRAS

1. Os vencedores precisam residir, ou ter endereço de entrega, em território nacional; 
2. O período de inscrição será do dia 11/06/2017 ao dia 30/06/2017
3. O GETTUB será responsável pelo envio dos PRÊMIOS. O prazo de envio é de até 30 DIAS ÚTEIS, e o GETTUB não se responsabiliza por danos, extravios ou retornos das encomendas; 
4. Os vencedores terão um prazo de 48 HORAS, após o resultado, para entrar em contato com o GETTUB. Caso contrário, o sorteio será refeito; 
5. O contato com os vencedores será feito POR E-MAIL, apenas. Então, é muito importante que ele esteja correto ao preencher o formulário;
6. O resultado da promoção será divulgado no dia 01/07/2017;
7. Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita;
8. O blog GETTUB se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.

Quer conhecer mais do autor? Vá no seu FACEBOOK!
Ele também tem vários textos publlicados, AQUI!
E um blog, AQUI!

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Carl!
    Uma pena a leitura ter sido confusa para ti.
    Também acho que, em qualquer livro, subjetividade e objetividade devem se complementar, sem exageros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se conseguiria continuar a ler se eu não entendesse bem o que a narrativa quer me passar!
    Mas fiquei curiosa por causa do mistério!
    Vou participar do sorteio e torcer para ganhar um exemplar!

    ResponderExcluir
  3. Carl, parabéns pela resenha, adorei, eu já tinha lido apenas uma sobre o livro, já qria ler logo de cara pq o enredo me prendeu bastante.
    Vou participar!
    Aline Santos
    liihgomes87@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Fiquei bem intrigada, confesso e quando isso acontece, procuro sempre fazer a leitura do livro para entender como tudo acontece de fato e poder experimentar uma nova leitura e conhecer mais um autor através de sua escrita, portanto, gostaria de ler.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um ótimo domingo!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Deve ser encantador este livro, me lembrou de um filme: 1408, estou louca para ler vou participar, quem sabe eu ganho!
    Bs!!
    http://coisasdeanalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não penso que seria muito meu tipo de livro, mas tinha achado interessante a história dele, me deu uma leve curiosidade. Pra quem curte umas coisas assim pode ser uma boa dica. Só que é chatinho quando a trama fica confusa ou com esse sentimento de não saber onde isso vai parar e coisas assim =/

    ResponderExcluir
  7. Achei a trama e o desenvolvimento bem confuso. Essas divisões em subjetividade e objetividade é estranho pra mim, que não lembro de ter lido algo assim. Porém, despertou minha curiosidade e capa é bem chamativa.
    Abc

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Pois é, essa questão da leitura ser um pouco confusa, realmente é um problema. Mas, de qualquer forma, fiquei curiosa para saber mais do desenvolvimento dessa história. Gostaria de ler!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. hey, Carl. Eu fiquei interessada na história mesmo que vc tenha se perdido algumas vezes em alguns trechos. Participando do sorteio e espero ganhar para conferir a leitura :d

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Fiquei muito curiosa para saber o desenrolar dessa história.
    Já estou participando do sorteio <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Também fiquei bastante curiosa para ler o livro.
    dora101966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei bem curiosa para ler este livro, e por ser um livro de poucas páginas, isso acaba tornando a leitura rápida!
    Participando do sorteio!
    mariiantonello@outlook.com

    ResponderExcluir
  13. O livro me chamou a atenção pelo título e capa. Li sua resenha e estou mais curiosa ainda. Claro que quero ler e bem depressa.

    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Eita que resenha sincera ! kkkk cheguei a tempo de participar desse aqui tbm <3

    ResponderExcluir