ONÍRIA (RESENHA + SORTEIO)

SINOPSE: "Oníria" são pedaços de uma vida, aconchegada entre o passado e o presente, entre o sono e o sonho. Inquietações que nos apanham de olhos ainda cerrados, desligadas da realidade apenas na medida certa. Esta é uma obra de sobressaltos que podiam ser os nossos, povoada por desassossegos que são de todos. Feita de momentos que, ao romper da aurora, nos fazem seguir em frente. - Joana Santos SILVA - Editora CHIADO - 2017 - 72 páginas.

Vou ser sincero logo de início: não gosto de fazer resenhas de livros de poesias. Aí vocês acham que é porque não gosto de poesias. Não! Estão errados. Eu gosto, e muito. Então qual o problema? Bem, fazendo um paralelo, poesias são como pinturas, e isso quer dizer que a interpretação delas é, em grande parte, subjetiva. Cada pessoa pode compreender e sentir de forma completamente diferente.

Por isso, o que eu abstrair de um poema, terá um significado único para mim, eu farei uma interpretação do que ler com base no que eu sinto com cada uma das palavras. Ler um poema é uma tarefa, acima de tudo, emocional.

ONÍRIA, o livro de Joana Santos Silva, é composto por poemas ordenados cronologicamente. Ao final de cada um, existe o ano em que ele foi escrito. A maioria descreve o amor nas suas diferentes fases, desde o primeiro olhar, até a perda e a dor decorrente. Mas também existem poemas sobre magia, sobre laços familiares, sobre morar em um país diferente, sobre festas, sobre a natureza, sobre vícios, entre outros.

Nem todos os poemas possuem rima. Alguns são líricos, outros são narrativos. Todos, porém, são escritos de forma simples, com uma sequência de versos que não confundem e que se completam. Isso é agradável, porque não exige do leitor o exercício de se concentrar para tentar compreender o que o poeta quis passar.

Acho que um livro de poesias é uma aquisição que passa a fazer parte da pessoa de uma forma diferente de um romance. Em dias tristes, ou alegres, você pode ler aquele poema que mais combina com seu momento, sem precisar de efetuar uma leitura sequencial. É como conversar com aquele amigo, ou amiga, que diz o que você precisa ouvir.

Assim, a Joana Santos pediu ao GETTUB para presentear um leitor com um exemplar de seu livro, ONÍRIA. E como participar? Só preencher o formulário abaixo e ficar atento para as regras.

a Rafflecopter giveaway

REGRAS

1. O vencedor precisa residir, ou ter endereço de entrega, em território nacional; 
2. O período de inscrição será do dia 18/06/2017 ao dia 02/07/2017
3. O GETTUB será responsável pelo envio do PRÊMIO. O prazo de envio é de até 30 DIAS ÚTEIS, e o GETTUB não se responsabiliza por danos, extravios ou retornos das encomendas; 
4. O vencedor terá um prazo de 48 HORAS, após o resultado, para entrar em contato com o GETTUB. Caso contrário, o sorteio será refeito; 
5. O contato com o vencedor será feito POR E-MAIL, apenas. Então, é muito importante que ele esteja correto ao preencher o formulário;
6. O resultado da promoção será divulgado no dia 03/07/2017;
7. Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita;
8. O blog GETTUB se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.

BOA SORTE!

Compartilhe este post:

Carlos H. Barros

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

16 COMENTÁRIOS

  1. Concordo que a leitura de poemas é completamente subjetiva.
    Aliás, a mesma pessoa pode interpretar de formas diferentes o mesmo poema, dependendo do momento de vida em que o lê. Então a interpretação pode ser subjetiva mesmo em relação da pessoa com ela mesma!
    Não costumo ler muito esse gênero, costumava ler bastante quando era adolescente, talvez seja uma coisa que precise mudar em mim mesma.

    ResponderExcluir
  2. É difícil mesmo falar de poemas e livros assim. Porque como disse cada um tira uma coisa e é interessante que a pessoa pegue e leia pra ver o que acha, o que vai sentir com tal poema e etc. São sempre legais de ler porque dão uma flexibilidade ao leitor, essa coisa de pegar um mais alegre em dias que a gente tá feliz ou mais tristes em dias melancólicos e etc. Fica uma coisa interessante e é por isso gosto. Esse me pareceu legal ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros desse estilo. Me despertou a vontade de lê-lo. Participando do sorteio :)

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Concordo com você, poesia é bem difícil de resenhar, porque depende da empatia do leitor com os poemas e tudo vem de acordo com nossas experiências de vida, o quanto podemos ser 'atingidos' por elas e por esse motivo mesmo é que são fascinantes.
    Fiquei com a maior curiosidade em apreciar as experiências e Oníria.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo uma ótima semana!!
    “Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Carl, adorei Oníria, eu amo poesias, espero ler em breve, pois fiquei bem curiosa pra conhecer a escrita....
    Bjs

    Participando!
    Aline Santos
    liihgomes87@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Já li muita poesia e poemas na infância. Na verdade eu até escrevi uns com uma amiga, mas nunca resolvi publicar.
    Realmente é bem subjetivo, mas vai muito da forma que o autor passou a mensagem.
    Gostei e estou participando :)

    ResponderExcluir
  7. Participando !

    http://sheisabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Participando
    dora101966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Gosto de poesias, sempre há aquele momento especial em que você precisa de uma leitura assim. E, adorei a capa, muito significativa.
    Ótima resenha.
    Participando do sorteio!
    Abraços.
    marciasaltao@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Participo! Seguindo como Aline M. Oliveira
    alinemartinsoliveira1@gmail.com
    Bjoxx ♥ ♥

    ResponderExcluir
  11. Gosto de ler poemas, e também acredito que cada um tem uma interpretação do que lê no poema, pois cada pessoa pode compreender de uma maneira.
    Participando!
    mariiantonello@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros de poesia, esse me interessou bastante e a capa é maravilhosa! <3

    ResponderExcluir
  13. participando
    daniela_barros2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Participando <3 ehehe
    que capa mais linda esse livro tem!

    ResponderExcluir
  15. Amei a capa e concordo com o que tu disse na resenha! Participando!

    ResponderExcluir