CARAVAL

SINOPSE: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele - Stephanie GARBER - Editora NOVO CONCEITO - 2017 - 359 páginas.

Para você poder ler essa resenha, o preço é dois pesadelos que você tem com frequência, aceita a proposta?

Bem-Vindos ao Caraval, um espetáculo onde você precisa se lembrar a todo o instante que isso é apenas um jogo, será que você consegue? O livro segue as irmãs Scarlet e Donatela, que vivem em uma ilha distante com seu pai, que é um monstro. Ambas sofrem abusos físicos e mentais do pai psicopata e sonham em fugir desse inferno. Scarlet é obcecada pelo Caraval, que é um espetáculo mágico, onde todo o ano os participantes precisam desvendar um mistério. Quem desvendar, tem direito a um desejo, pode ser qualquer coisa. Acompanhamos a jovem em sua luta para conseguir dois convites, para ela e sua irmã. Porém, o problema acontece mesmo quando os benditos dos ingressos chegam em suas mãos.

O livro é narrado por Scarlet, acompanhamos de perto seu sofrimento e vontade de proteger sua irmã menor com todas as forças. É uma personagem fácil de se identificar e muito indecisa. Quando está em jogo mais que sua vida, é difícil ser ousada e destemida. Mesmo apavorada, a moça tenta fazer o melhor e, na maioria das vezes, a coitada acaba se ferrando.

Preciso deixar claro que você ficará louco(a) logo nas primeiras páginas, é um mundo muito rico e cheio de detalhes, e a forma como a escritora nos apresenta os fatos é fascinante. Impossível ler apenas um capítulo e parar. Claro que o ritmo vai caindo, conforme a trama avança para territórios onde o raciocínio e a calma são necessários para se desvendar o mistério do jogo. Nesta edição, Scarlet se vê no desafio de achar sua irmã, que foi raptada logo ao chegar à misteriosa ilha, onde é realizado o Caraval. Com apenas cinco dias, pistas limitadas, grande medo no coração e um rapaz que só presta para desviar a mesma do seu objetivo, a moça precisa correr contra o tempo, fazer o possível e impossível para conseguir enganar alguém e não ser enganada a todo o momento.

Aplausos para a autora, que conseguiu empregar muita novidade e força na sua trama. Os desafios parecem inofensivos, porém são a destruição de quem aceita qualquer proposta sem pensar duas vezes, então tome cuidado ao entrar no Caraval. É uma experiência intrigante e muito reveladora, não é apenas ilusão, nem tudo que está aqui é magia. Admito que as partes onde há violência contra a mulher são muito fortes, causando até certo espanto ao ler lido pela primeira vez. O pai das garotas é um demônio? Sim, mas seu desenvolvimento é muito limitado. Sabemos pouco a seu respeito, a trama tenta jogar todos os problemas do mundo nas suas contas, e 99% são culpa dele mesmo, porém um pouco mais de personalidade e tempo em cena criariam um vilão mais impactante.

O livro usa muito de cartas, tanto antigas, quanto de novas. As conversas entre personagens são muito reveladoras para a trama, então dê atenção a todos os detalhes. O desfecho é gritante, e a frase final do livro é uma porrada na sua cara. Ainda não acabou, o preço ainda precisa ser pago e a única coisa que sentimos é dor no coração, porque não sabemos quando saíra uma continuação.

Felizmente, um grande estúdio de cinema já comprou os direitos para uma adaptação do livro para as telonas nos próximos anos, então já podemos ficar mais calmos. Um mundo rico, um mistério, magia e muito suspense te aguardam em CARAVAL!



Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rafael! Tudo bem?

    Tive o prazer de ler esse livro e vi um mundo lindo e mágico e que agora será colocado nas telonas (que novidade boa li aqui)!

    Acho a mensagem do livro maravilhosa. Ele é tão cheio de cor né? Mas também senti falta de um aprofundamento melhor em alguns momentos que poderiam ser mais enriquecedoras.

    De modo geral foi uma leitura gostosa que fiz também.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, faltou um cuidado melhor com alguns personagens e fatos, mas felizmente não é nada que prejudique o resultado final.

      Excluir
  2. Oi Rafael! Tudo tranquilo?

    Este livro me parece muito bom apesar de eu já ter visto críticas negativas sobre ele. Sua resenha me fez ter outra concepção dele. Me parece ser muito bom só de olhar.

    Parabéns pela resenha!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance para o texto, te garanto que logo nas primeiras paginas você já ficava curioso para saber mais sobre Caraval. Me surpreendi muito positivamente.

      Excluir
  3. Oi Rafael!
    Primeira resenha que leio do livro, me agradou bastante o enredo e que bom saber que terá uma adaptação pra as telonas, espero ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo e sinopses chamam bastante a atenção né? Li sem expectativas e gostei muito

      Excluir
  4. Ainda não li e confesso que não é uma leitura que faria!
    Mas tem tanta gente falando que é bom que fiquei com vontade!
    Mas não sei se vou ler!
    Acho que verei só o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um filme com uma produção grandiosa e consistente faça o seu interesse pelo livro aumentar né? garanto que não vai perder tempo.

      Excluir
  5. Oi Rafael :)
    Acho a capa do livro muito linda e tem tudo a ver com história. Desde que foi lançado a vontade de ler tá grande.
    Adoro a premissa do livro e to ansiosa pra acompanhar a Scarlet no objetivo de salvar a irmã. Curiosa pra saber como vai ser adaptação que vão fazer. Tomara que seja bem compatível ou melhor do que o livro.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tomara que o filme seja bom e valorize sua trama intrigante. A capa é lindíssima e cheia de detalhes

      Excluir
  6. Rafael!
    Confesso que achei que o livro não seria lá essas coisas, que estaria mais envolvido com a mágica em si, de mágicos mesmo e que grata surpresa ver que não é o que parece, que tem muitas reviravoltas e que participamos como leitores para ir desvendando toda trama da protagonista e vivenciando suas próprias experiências.
    Uma semana esplendorosa!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti dentro do jogo, a autora esta de parabéns por conseguir jogar o leitor dentro da magia e misterio

      Excluir
  7. Olá Rafael,
    Eu amei a resenha, mas não quero ter pesadelos não!!
    Este livro está na minha lista de desejados desde antes de seu lançamento, devido a todo o marketing feito pela editora. Pelo jeito, vale a pena mesmo!
    A realidade de Caraval é tão ofuscante que já tem seus direitos vendidos para o cinema! Eu nem sabia! Preciso arrumar logo o livro para ler.
    Gostei bastante da estória, a protagonista parece ser muito forte, enfrentando desafios para escapar de uma vida miserável e de abusos, bem como livrar a irmã menor do mesmo tipo de vida.
    O pai (abusador) tem, interessantemente, esta incorporação do demônio, e talvez as partes de exploração das mulheres sejam chocantes para mostrar o poder desse demônio (???)
    Bom, fiquei com mais água na boca para fazer uma imersão no mundo de Caraval (mesmo não esquecendo que é apenas um jogo!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro mexe com a nossa percepção de realidade e ilusão, uma grata surpresa, não esperava nada desse livro também.

      Excluir
  8. Olá!
    Vi algumas resenhas negativas no booktube brasileiro e resenhas super positivas no booktube gringo. Estava na dúvida entre ler o livro ou não. Mas você conseguiu expressar muito bem o quanto gostou desse livro e como ele parece ser bom. Espero ter a oportunidade de ler em breve <3
    Fiquei feliz porque os direitos já foram comprados para virar filme (:
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja uma adaptação épica e que respeite o livro, vamos torcer!

      Excluir
  9. Eu não conhecia esse livro!!! Vou procurar urgentemente. Adoro livros nesse estilo. E eu nunca tinha havido falar nessa Stephanie Garber. Sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci ele a pouco tempo também e foi uma grata surpresa, nem sabia que gostava desse tipo de livro e gostei bastante

      Excluir
  10. Olá Rafael, adorei sua resenha. Parabéns!
    Este livro acabou de entrar para minha lista desejados. Terei tempo de ler antes da adaptação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai dar tempo pra todo mundo ler antes do filme

      Excluir
  11. Oi, esse deve ser o livro que eu mais desejei esse ano, mas como sempre vem outros lançamentos me tiram o foco e eu não tenho como ter todos.
    Fico dividida entre ler e esperar, ou deixar pra ler só quando estiver perto de lançar o próximo, sou super ansiosa.
    O filme deve demorar bastante também :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser uma dor esperar até até a continuação desse livro, o filme deve demorar uns 5 anos ou mais. Mais tente encaixar Caraval na sua grade de leitura, vale muito a pena!

      Excluir
    2. Posso até demorar, mas vou ler sim!

      Excluir