CONTAINER COM LETRAS


No fim do ano passado, um trio se uniu para criar um projeto incrível: BIBLIOTECA DE COMPARTILHAMENTO. A ideia é receber doação de obras e distribuí-las dentro de containers itenerantes, onde qualquer pessoa pode ler, pegar o livro para si, deixar algum ou trocar. Além disso, também existem atividades culturais, como oficinas, palestras e lançamentos de livros.

Em Belo Horizonte, atualmente, existem dois containers que recebem mais de 200 visitas por dia e compartilham mais de 500 livros. Um deles fica na esplanada do Mineirão. O outro, no Hall das Bandeiras, bem em frente à Assembléia Legislativa, no coração da capital. 


O projeto foi criado porFagner Diniz, e é dirigido por Giane Drumond e Wiler Guerra. Quem visitar o container da Assembléia, especificamente às 16:00 horas, poderá assistir a dois shows: o primeiro, do violoncelista Cid Ornellas; o segundo, um sarau com a poeta Fátima Soares.


A parte interna dos containers possui estantes de madeira, onde ficam organizados todos os livros, que são de todos os gêneros, de ficção e não-ficção. Também ficam disponíveis um cafezinho e água, que podem ser consumidos de graça, enquanto a pessoa procura pela obra que mais lhe agrada e que deseja levar para casa.


Mas existem outros projetos independentes espalhados por toda a cidade, como aqui mesmo no bairro onde moro. Uma professora colocou uma estante na rua, cheia de livros, à disposição de quem passar. No mesmo esquema dos containers, a pessoa pode pegar qualquer livro e levar com ela, ou deixar algum, ou trocar. 


São lindas iniciativas que ajudam a criar e a compartilhar o gosto da leitura. Com elas, você pode conhecer livros que nunca ouviu falar, ou que sempre desejou ler. E também pode dar a chance a alguém de ler os livros que gostou de ler. 

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

5 COMENTÁRIOS

  1. UAU!!! Que projetos sensacionais, adorei. Fico me perguntando por onde tem destes projects aqui em SP.

    Parabéns pela matéria Carl!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o projeto!
    Espero que tenha aqui em SP <3
    Gostaria de participar (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii Carl!!
    Eu amei essa novidade e iniciativa dles, pq não criam uma aqui na minha cidade ... rsrs
    Arrasaram!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Todos os estados deveriam adotar essa iniciativa, é um grande incentivo para mais pessoas terem acesso à leitura.
    Quem não tem um livro em casa? E poder trocá-lo ou mesmo ir escolher um outro nesses locais, é fantástico.
    Apoio demais essa iniciativa.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, a iniciativa é linda. Coisas desse tipo poderiam ter em várias cidade do país, inclusive na minha rsrs.

    ResponderExcluir