HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES

SINOPSE: Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir - Elena FAVILLI e Francesca CAVALLO - Editora V&R - 2017 - 220 páginas.

HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES é um compilado de 100 fábulas, naquele estilo “Era uma vez...”, que contam as histórias de 100 mulheres diferentes, todas reais, de diversas áreas, campos de conhecimento, tempos e lugares. O livro é organizado da seguinte forma: em uma página temos a história da mulher em questão e, na página ao lado, uma belíssima ilustração dessa mesma mulher. A propósito, vale mencionar que o livro foi ilustrado por sessenta ilustradoras.


Nesse livro, iremos conhecer ativistas, rainhas, modelos, escritoras, bailarinas, pintoras, piratas, aviadoras, halterofilistas, cientistas, astronautas, marinheiras, espiãs, cantoras, exploradoras, médicas, boxeadoras, enfim, a diversidade entre essas mulheres é o ponto forte do livro.


Algumas delas são mais famosas, como, por exemplo, a escritora Jane Austen, a pintora Frida Kahlo, a política Hillary Clinton, a ativista Malala e a rainha Cleópatra, enquanto outras são menos conhecidas, como Grace O'Malley, que, mesmo com seu pai dizendo que garotas não podiam ser marinheiras, se tornou uma pirata; ou Jessica Watson, que, aos dezesseis anos, velejou sozinha por seis meses; ou ainda, Lella Lombardi, que se tornou competidora de Fórmula 1 em uma disputa que só continha homens.


Todas as mulheres presentes nessa compilação de fábulas, mesmo as menos conhecidas, foram, e continuam sendo, importantes, pois elas abriram muitas portas e ajudaram a tornar o mundo menos desigual. Essas histórias nos mostram que é possível vencer obstáculos, e essa é a maior lição do livro. O espaço que nós, mulheres, temos hoje, é fruto das lutas dessas mulheres.


HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES é um livro feito apenas por mulheres e sobre mulheres. No entanto, aproveito para ressaltar que esse livro deve ser lido por todos, e não apenas por mulheres, como o título sugere. Afinal, não são apenas as garotas rebeldes que devem conhecer essas mulheres que desafiaram as normas e lutaram para provar que eram tão capazes de realizar grandes feitos quanto os homens.


É impossível falar desse livro sem comentar o trabalho incrível da Editora V&R. O livro é um pouco maior que o tamanho padrão, a capa é dura e com textura emborrachada. Ele possui fita de cetim vermelha, um prefácio inspirador e, ao final do livro, há um espaço onde você pode escrever a sua própria fábula e desenhar seu retrato.


Enfim, eu realmente amei o livro. Todas as fábulas me prenderam, eu conheci muitas mulheres incríveis, muitas histórias inspiradoras, a narrativa é linda, poética e super gostosa de ler, e as ilustrações enchem os olhos. Eu recomendo o livro e considero leitura obrigatória para todos.

Compartilhe este post:

Priscila

Sou psicóloga, casada e a leitura sempre foi parte essencial em minha vida, assim como a escrita e o cinema.

16 COMENTÁRIOS

  1. Que edição linda e maravilhosa, eu ainda não conhecia este livro de contos e fábulas sobre mulheres que se destacaram em nosso mundo por serem rebeldes, e lutarem por aquilo que almejava, porque todas as meninas que saem fora do padrão da sociedade são consideradas rebeldes, desobedientes, gostei bastante a forma como esta metáfora e usada. Realmente esta e uma obra que deve ler lida também por homens, eu não irei perder esta oportunidade.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que edição mais linda, hem? Amei as ilustrações! Não conhecia a obra, mas fiquei muito interessada. Como não querer um livro desses na estante? Além de trabalhar um assunto tão importante e merecedor de destaque, acredito trazer uma leitura inteligente e cativante. Quero ler!
    Ótima indicação.
    Obrigada; beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fui apresentada a essevlivro tem uns dois meses, na disciplina de literatura infanto-juvenil.
    Que livro maravilhoso!
    Esteticamente falando? Lindo!
    As ilustrações também merecem palmas.
    Só senti falta de um maior desenvolvimento nas histórias, pois, é uma página para o texto e outra para a ilustração.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Obrigada por esta resenha, amei saber um pouco mais sobre este livro. Já tinha visto algumas vezes, mas não tinha noção do que se tratava. Surpreendente... Conhecer um pouco mais sobre estas mulheres guerreiras e admiráveis de uma forma poética, através de fábulas é no mínimo algo lindo. E achei muito bacana incluir mulheres de várias áreas, mesmo não sendo tão conhecidas.
    Preciso dessa leitura.
    A edição é linda, a capa é maravilhosa (e ainda é de capa dura 😍).
    Ótima resenha... Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, como amooooooo esse tipo de história de "era uma vez" e fábulas e coisas assim. Sou viciada e com certeza esse livro me deixou curiosa. Ainda mais pela coisa toda das mulheres e de ter gente de verdade ali. Ahh que lindo deve ser *-*
    Algumas que citou já conheço e me deixaram com ainda mais vontade de ver como são descritas no livro. E deve ser legal conhecer algumas outras que não são tão famosas mas tem uma importância na história. Fica bacana a gente ver assim e deve dar vontade de procurar saber mais também.
    Parece um livro muito bom. E com ilustrações ainda, ahh mas só melhora!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, aresenha e inspiradora, indicado por você, ja entrou pra minha lista. Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Priscila! Tudo bem?

    Além de ser um livro muito lindo com ilustrações e diagramação totalmente caprichosas a sua resenha também está muito boa, apesar de eu não curtir muito as fábulas.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  8. Que livro lindo !!! Realmente o espaço que conseguimos no mundo é lindo! E hoje podemos ser o que quisermos !!! Ss ilustrações estao lindas e fiquei de cara com o tanto de ilustradoras q o livro teve. Eu não curto muito fábulas mas quem sabe eu tente a sorte hahaha

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscila :) Eu amei essas ilustrações! O trabalho tá lindo mesmo. Nem imagino todas essas ilustradoras fazendo os desenhos... trabalho enorme! Adorei saber que tem uma coletânea sobre mulheres com os mais variados tipos de profissões, além de ser em fábulas que eu adoro, elas trazem algo de real dentro delas.
    Obg pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá Priscila!
    Este livro é muito lindo, porém muito caro! Estou esperando ele entrar em alguma promoção kkkkkk
    Agora, então, você me deixou salivando! Ele é lindo por dentro também! E gostei muito de saber que você amou as estórias! Muito legal também você considerar como leitura obrigatória, e não somente para as mulheres, mas por todos!
    A diversidade de mulheres retratada é bem grande,e todas elas contribuíram para estarmos aqui hoje. Comprei um livro parecido no Amazon day, se chama Wonder Women. Ainda não li, mas também parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  11. Priscila!
    Em época onde o empoderamento feminino está tão em alta, adorei a ideia da editora em compilar contos referentes a essas 100 mulheres que ajudaram a tornar o mundo menos desigual, e o mais importante é que são mulheres de diversas áreas que são ao não conhecidas, mas que trazem em si de alguma forma a mudança.
    Sem contar com as ilustrações, adorei!
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Não conhecia este livro, mas agora já quero comprar e ler ! kkkk As fotos estão lindas, a sinopse maravilhosa assim como tudo que o livro propõe e toda beleza em seu interior. Com certeza uma ótima dica de leitura !

    ResponderExcluir
  13. Um livro recheado de amor como este, já está na minha lista de desejados! Depois desse post fofura, só aumentou mais ainda minha vontade de ler e ~abraçar~ essa preciosidade!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo!!! Não conhecia o livro e me encantei com as imagens. A mensagem do livro para as pessoas parece ser ótima. Não vejo a hora de adquirir o meu.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei a resenha e fiquei empolgadíssima para iniciar a leitura, super me identifiquei com o titulo do livro. Poderei conhecer um pouco mais da história das mulheres que tanto me inspiram, e amei o fato de que no final poderei contar a minha história, sem dúvida vai para a minha lista de desejos. O livro como um todo tá lindo demais.

    ResponderExcluir
  16. Que livro mais fantástico ♥ Ainda não conhecia ele, mas fui pega de surpresa por tua resenha, com certeza um livro encantador para conhecer mais inspirações femininas que é sempre válido e de que forma elas inspiram outras mulheres. As ilustrações um show à parte. Com certeza vai para a lista de desejados!!

    ResponderExcluir