MEU LIVRO. EU QUE ESCREVI.

SINOPSE: Duny (lê-se Dani) é uma celebridade de alcance mundial, alçada ao estrelato por seu imenso talento, inteligência, classe e beleza incomparáveis. Ou, pelo menos, era isso o que ela esperava da vida - que, no caso de Duny, se resume basicamente a um loop infinito de lacres, barracos e baixarias cometidos em busca da fama. Meu livro. Eu que escrevi é o maior deles - Raony PHILLIPS - Editora INTRÍNSECA - 2017 - 168 páginas.

Quando se tem um blog, às vezes é necessário fazer a leitura de um livro de que se tem quase certeza de que é uma bomba, ruim mesmo. E quando a história é escrita por um youtuber, aí a coisa piora, principalmente pelos péssimos exemplos de livros que já li. Mas como eu já conhecia o canal do Raony Phillips e os vídeos que ele produz, cheios de tiradas que representam aquilo que nós mesmos sentimos vontade de dizer em diversos momentos de nosso dia a dia, resolvi arriscar mais uma vez e começar a leitura de MEU LIVRO. EU QUE ESCREVI.

E não é que gostei?

A história é narrada em primeira pessoa e é episódica, ou seja, em cada capítulo, acompanhamos Duny contando alguma situação de sua vida. Existem pequenas ligações entre eles, como quando reaparecem alguns personagens. As situações seguem a mesma linha dos episódios no Youtube, e o humor escrachado e desbocado está todo lá.

Quando se faz a análise de um livro de humor, não há como fugir da subjetividade, uma vez que a arte de fazer rir está diretamente ligada à percepção emotiva de quem vê, ouve ou lê. Dependendo do emocional de quem recebe, não há piada boa o suficiente para fazer rir, ou então, apenas uma simples frase já é capaz de fazer surgir uma enorme gargalhada.

Assim, vou dividir a resenha em duas pequenas partes. Primeiro, de forma objetiva, a primeira coisa que reparei quando peguei o livro, foi na qualidade da produção da obra. A Intrínseca fez um trabalho caprichado, que vocês podem conferir no vídeo no fim desta página. E também fez um ótimo trabalho na revisão do texto, praticamente sem erros e muito bem escrito. Nota-se que houve uma preocupação para que a narrativa seguisse o padrão das obras da editora, algo que não foi feito em outras obras de youtubers não pertencentes à Intrínseca.

A lógica sequencial das aventuras de Duny está muito bem construída, os eventos se ligam de forma perfeita e, em algumas partes, até surpreendem. Para um texto que é essencialmente cômico, é muito gratificante fazer a leitura sem ficar incomodado com erros bobos ou em algum descaso no que é narrado.

Partindo para o lado subjetivo, eu gosto de situações onde a personagem vive com o botão do foda-se ligado o tempo todo. Duny só entra em frias, só faz merda, mas mantém sua autoestima, fala o que pensa, doa a quem doer, e se ferra com isso. Mas, mesmo assim, mantém sua integridade e sinceridade. Em algumas partes, não tive como segurar gargalhadas pelas coisas que ela diz, faz e pensa.

As situações em que Duny se mete, tudo para conseguir dinheiro e fama, refletem perfeitamente as atitudes de 90% dos youtubers, que são capazes de fazer qualquer idiotice, por mais escrota que seja, por mais amoral que seja, apenas para conseguirem o mesmo que ela.

Por causa desse humor ácido, talvez a leitura não agrade a todos. Por isso, fiz questão de separar a resenha em duas partes. Não há como contestar que MEU LIVRO. EU QUE ESCREVI. é um bom livro, uma vez que ele é, tecnicamente, irrepreensível. Entretanto, ele não é para qualquer público, muitos não irão conseguir rir do que acontece. Mas isso não se deve a uma falha na criação do texto, mas apenas ao que a própria pessoa considera como engraçado.

Se você está em dúvida, assista alguns vídeos feitos por Raony no Youtube. Se você rir, compre o livro sem qualquer medo. Se você não rir? Bem, compre assim mesmo, quem sabe lendo, não mude de opinião?​


Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

20 COMENTÁRIOS

  1. Achei que ia abrir a resenha e ler um massacre por ser um livro de um youtuber. Me surpreendi bastante com a sua crítica e até fiquei curiosa pra ler, porque sempre dou muita risada dos vídeos do Raony mas não esperava que o livro fosse interessante. Às vezes uma leitura bobinha faz até bem pra cabeça, hehe!

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer que este livro te surpreendeu de diversas formas, principalmente se tratando de algo relacionado a youtuber, enfim, eu não conhecia o trabalho desta autora até o lançamento deste livro, e até hoje não tive curiosidade de ir assistir. Talvez seja porque o conteúdo em si não me agrade, não costumo gostar de humor forçado. No entanto lá vem a bomba, pela sua resenha acredito que e uma leitura divertida, e que flui de maneira super natural, por isto pretendo sim dar uma chance a está obra, e quem sabe eu me surpreenda como você.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã é louca nessa série da personagem e amou a ideia de um livro. Tá me azucrinando pra arrumar um pra ela xD
    Parece que ele é divertido se for bem como as coisas que a gente vê na série. A personagem fala e faz cada coisa que é muito louca e absurda pra não rir. Adoro as verdades que joga na cara e essa mistura de humor ácido e de cutucar é muito legal. Pra mim acho que funcionaria. Pode ser que pra outros não seja tão legal mas ainda depende do tipo de humor da pessoa mesmo. Gostaria de ler pra ver o que esse garoto fez aí.

    ResponderExcluir
  4. E ai Carl! Tudo bem?

    Tive algumas experiências com livros de youtubers também e não me agradaram muito. Vi o dia do lançamento na editora através do instagram deles e também não me chamou muita atenção. Não conhecia o youtuber até então e até que achei a ideia do livro interessante principalmente por ser episódico.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carl. Acabei de comprar esse livro e estava esperando um resenha. Como eu acompanho GITH há muito tempo, eu não tenho dúvida que o Raoni arrasou nesse livro. Ele faz vídeos pro YT através do the sims, não sei se isso faz dele um Youtuber, pq o conteúdo dele é diferente, são personagens que ele inventou. O livro é sobre uma personagem que ele criou, a Duny, então eu não fiquei com um pé atrás quando comprei. Já estou acostumada com o humor ácido da Duny e espero rir muito com as doidices dela rsrs

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro de um youtuber, mas esse pode ter certeza que vou ler.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro (que me fez rir até no nome).
    Me surpreendi ao gostar da série, portanto vou dar esse voto de confiança ao livro.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser bastante interessante.
    Também não conheço esse canal kkkkk
    Mas parece ser diferente dos demais livros de youtuber, talvez eu dê uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da série do youtube Girls in the House e eu adoro a Duny, dou altas gargalhadas com ela. Acho que ao ler esse livro não será diferente, gosto do humor que o Rao trás. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quando tiver com certeza eu vou lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carl, tudo bem?
    Confesso que tenho um pouco de preconceito em relação a livros escritos por youtubers, e acredito que não vai ser dessa vez que vou apreciar.
    Apesar de a leitura ter surpreendido, as situações cômicas descritas nele não são do tipo que me fazem rir ou que eu considere engraçadas. Acredito ser um pouco cliché esta atitude das pessoas que "ligam o foda-se" e seguem em frente sem se importar com os demais.
    Mas, como você disse, o humor é algo subjetivo, portanto o livro vai agradar a muitos leitores. Desta vez, eu vou passar!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. No geral não é meu hábito passar muito tempo no Youtube, então conheço pouquíssimos Youtubers e raramente gosto do trabalho de algum. Mas o Raony é uma exceção! Gosto muito de GITH e praticamente assisto pela Duny. Quando eu soube que haveria um livro e com foco nela, me empolguei bastante. Infelizmente não sei quando vou ler, mas está na minha lista :D

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não acompanho nenhum Youtuber, então, não tinha conhecimento dessa autora.
    Até vou dar uma espiada nos vídeos, por curiosidade.
    A capa do livro, gostei bastante, mas não tenho certeza se terei interesse pelo conteúdo. Vamos ver!
    Ótima resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Carl!
    Assim... gosto dos livros com humor cáustico e com muita confusão, porque pelo visto a protagonista super gosta de um barraco, mas não gosto muito dos livros escritos por youtubers...mas, sempre gosto de dar uma oportunidade, afinal, não tenho preconceito em relação a leitura e se recomentdou, para mim é grande indicação.
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  14. Oi!! Não tenho nada contra livros de humor, que satirizam as coisas, mas eu sou daquelas difíceis de achar graça em comédias , a não ser que seja muito boa mesmo,mesmo assim para quem gosta ta aí a dica, valeu!!

    ResponderExcluir
  15. Oi! Já assisti os vídeos e eu adorava. Adoro um bom humor ácido e com certeza iria dar boas risadas com esse livro. Acho que esse seria o único livro de youtuber que eu pegaria para ler. Beijoss

    ResponderExcluir
  16. As vezes não nos damos conta dos tipos de livros que blogueiros tem que ler para resenhar, que não são títulos da lista de vocês! Eu dificilmente lerei livros de youtubers, mas saber do que se trata através de resenhas é sempre válido.

    ResponderExcluir
  17. Sabe quando se sente perdida sobre um assunto? Confesso que não conhecia nem o autor nem a temática do livro. Cabana conferir a resenha positiva sobre a forma de sua escrita. Confesso que não sigo muitos youtuber e nem teria interesse em realizar a leitura dos livros.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Apesar de não conhecer a autora e ser um livro de uma youtuber, a sua resenha me deixou curiosa para conferir o livro, parece ser divertido, e seria uma maneira de conhecer melhor esse universo dos youtubers, quem sabe eu não o leia algum dia desses.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carlos!!
    Nunca me interessei em ler algum livro de qualquer youtuber. Tanto que fiquei bem surpresa ao começar essa resenha e descobrir que esse livro era escrito por um. Mas como achei bem legal a resenha fiquei bem curiosa para descobrir mais sobre esse livro e dar uma chance para ele.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Confesso que eu morria de preconceito com essa série hahahaha eu dei uma chance depois que um amigo meu falou pra eu ver (e ele não tá na minha lista de pessoas que provavelmente veriam).
    E antes de ver, o livro já tinha saído e aí mais um preconceito: ala os iutuber lançando livro aff.
    Bom, tirando que achei as ilustrações bem feias no meio do livro, acho que vou dar uma chance haha já dei pra série mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir